quarta-feira, 21 de maio de 2008

Que Jogo!

Como diria Galvão Bueno. Haja Coração. Que dia para o futebol. Como não comento jogos da Europa aqui. Continuarei assim. Tem muitos jogos de times brasileiros. Se eu for comentar de forma mais ampla. Não vai caber tudo em um BLOG. Mas queria dar umas linhas só para dizer. Que jogão. Manchester e Chelsea. E que jogão também Fluminense e São Paulo.

COPA DO BRASIL

SPORT X VASCO

Sport fez o que tinha de fazer. Ganhar. E ganhou. Fez 2 x 0. O que amplia um pouco a vantagem. Nada que o Vasco não possa reverter. O jogo em si foi fraco. O Sport tentou matar o jogo no primeiro tempo. Matou. Em partes sim. Mas depois disso ficou com medo de tomar um gol e perder a vantagem. O Vasco com medo de tomar mais um e complicar para reverter no Rio. Em tese o Sport é o grande favorito para levar o caneco. Derrotou Palmeiras e Internacional. Dois campeões estaduais. Mas ainda faltam 3 jogos para poder gritar “É Campeão”. E o Vasco não está morto não.

LIBERTADORES

SANTOS X AMÉRICA-MEX


Começar pelo jogo que ainda vai ocorrer. O Santos enfrenta o América-MEX. Derrotados por 2 a 0 no México. O Peixe tem justamente a virada do América sobre o Flamengo como inspiração. “Nada é impossível”, avisou o zagueiro Fabão. “Se eles venceram por 3 a 0 no Maracanã, também temos totais condições de ganhar por esse resultado na Vila Belmiro, com a ajuda dos nossos torcedores”, acrescentou. Difícil. Mas não impossível. A intenção do América é marcar ao menos um gol na Vila Belmiro, o que obrigaria o Santos a golear por 4 a 1 para se classificar (2 a 0 a favor do Peixe levará a decisão para os pênaltis). A preocupação de Leão não é só com o Cabañas. Carrasco do Flamengo e do próprio Santos. No jogo de ida, a arbitragem anulou um gol legal de Kléber Pereira. “Se valesse, precisaríamos só de 1 a 0 para conseguir a classificação. Veja como um erro pode prejudicar um time. Agora, o árbitro é o mesmo uruguaio [Jorge Larrionda] que me expulsou contra o Cúcuta. Temos que deixá-lo de lado e jogar futebol”, rugiu o comandante. Jogo este que deve ser emocionante também. Aposto em pênaltis.

FLUMINENSE X SÃO PAULO.

Que jogo! Um belo jogo mesmo. Emoção logo no início. Fluminense atacando. E eu previ. Um gol antes dos 15 minutos do primeiro tempo. Washington fez aos 12. Também vinha falando, (durante a partida, aqui em casa), que o São Paulo empataria. Mas acreditava eu que seria no primeiro tempo ainda. Adriano fez, aos 25 minutos do segundo tempo. O Fluminense deu bobeira. Deixou que o São Paulo crescesse. Mas era o dia do Flu. Tomou um gol aos 25 e fez outro aos 26. Gol de Dodô. Que apesar de cansado e tudo mais. Deveria ter entrado no primeiro tempo ainda e ampliado para 2 x 0 a vantagem. Mas nada poderia tirar o brilho da partida. Um jogaço mesmo. Clima de mata-mata. Agora sim a Libertadores está ficando com cara da competição que realmente é. Mais de 70 mil pessoas no estádio. Se tivesse que dar um nome de melhor jogador em campo. Eu diria o Conca. Isso se ele não tivesse tentado simular agressões a todo o momento. Não tem como dar outro nome a partida de que WASHINGTON. O Coração Valente. Foi valente mesmo. Quase aos 47 do segundo tempo subiu mais alto que todos e colocou lá 3 x 1 Flu. Após o jogo o atacante estava muito emocionado. Quem se lembra, ele que teve sua carreira no futebol ameaçada por um problema no coração. “Hoje era o dia que o Fluminense mais precisava. Eu sabia que eu estava iluminado, sabia que o meu dia ia chegar”, desabafou Washington, que não marcava há oito jogos. “Foi o gol mais importante da minha vida”
Ao contrario do que se via no técnico Renato Gaúcho. Aliviado pela vitória. O técnico Muricy Ramalho disse que sofreu um “Nocaute”. Que não esperava tomar dois gols assim. “Conversar com os jogadores não dá depois de uma derrota como essa. Agora, ninguém consegue conversar”. Do jeito que eu conheço o São Paulo mais dois resultados ruins e vão pedir a cabeça do Muricy. O que seria errado. Já que não tem técnico no mercado com a capacidade dele.

PONTOS CORRIDOS X MATA-MATA

Muitos vão se emocionar com as partidas finais da Libertadores e Copa do Brasil e vão pedir a volta do mata-mata no Brasileirão. Acho errado. Cada campeonato com sua formula. Antes de pedir o fim dos pontos corridos. Era melhor se pedir uma série A com menos times. Assim os 3 pontos valeriam bem mais. Uma séria A com 18 times faz uma série B forte também. E revive a série C. Agora com a criação da série D isso seria bem possível.

PALMEIRAS

O clima no Palmeiras é de paz e sossego. Após a vitória contra o Inter. O time só vem treinando e recebendo visitas de ex-jogadores e jogadores que já passaram pelo Verdão. Segundo o ex-jogador de futebol Neto. A seleção mexicana, sem comandante desde que Hugo Sanchéz saiu do cargo, estaria de olho no Luxa. O assessor de imprensa de Wanderley Luxemburgo, Luis Lombardi, confirmou que dirigentes da Federação Mexicana já procuraram o treinador com uma tentadora proposta (US$ 15 milhões por três anos) e que viriam ao Brasil nesta semana para tentar sua contratação. Outras pessoas já dizem que o Luxa vai e o Muricy vem. Não passam de especulações. Muito cedo para se falar de qualquer coisa. Até porque o nome do Luxa não é o único na lista da seleção mexicana. Sites mexicanos apontam o sueco Sven-Goran Eriksson como principal candidato ao posto. Tudo indica que ele está para deixar o comando do Manchester City, (da Inglaterra), e dar uma resposta aos mexicanos até a próxima sexta-feira. Como eu sempre digo. É esperar.

QUIZ

Hoje não irei colocar uma nova pergunta. Na Sexta eu coloco. Acertou o QUIZ de ontem quem respondeu a alternativa “d)”. 1985. Foi o único ano que o Coritiba foi Campeão Brasileiro. Parabéns ao Thiago que respondeu e acertou. Quem respondeu no meu MSN não vale.

terça-feira, 20 de maio de 2008

Duelo de Tricolores

Voltando ao ritmo. Apos escrever de forma mais ampla ontem. Estou hoje aqui detalhando jogos. Que aconteceram e que irão acontecer. Como de costume divido, Copa do Brasil e Libertadores. Vamos lá:

COPA DO BRASIL

BOTAFOGO X CORINTHIANS

O Botafogo conquistou uma vitória importante contra o Corinthians. Depois de estar perdendo. O time do técnico Cuca conseguiu a virada no segundo tempo. O jogo em si foi fraco. Bem longe do ritmo que se espera de uma decisão. Preocupados em se conhecer, os dois times mostraram nervosismo e medo de atacar. Placar final 2 x 1 Botafogo. Que terá muito trabalho em SP para passar para a final. Muito difícil o Corinthians deixar escapar. Quem sabe neste jogo não se mostre mais futebol.

SPORT X VASCO

É o jogo da busca de um título inédito para ambos os clubes. Sport ainda embalado por eliminar Palmeiras e Internacional. Já o Vasco confia na força da dupla Leandro Amaral e Edmundo. E como futebol é jogo de empurra-empurra. O Vasco diz que o Sport é favorito e vice-versa. Os times são basicamente os mesmos que temos visto na Copa do Brasil. Muito difícil colocar um favorito. Espero que quem passe para a próxima fase. Ganhe do Corinthians na final. Superstição a parte, este jogo acontece exatamente um ano depois de Vasco e Sport se enfrentarem na partida que ficou marcada pelo suposto milésimo gol de Romário. Informação esta que nada interfere no jogo, mas é legal saber.

LIBERTADORES


SÃO PAULO X FLUMINENSE

O São Paulo tem péssimas lembranças dos últimos dois confrontos de mata-mata contra adversários brasileiros: foi eliminado por Grêmio e Palmeiras. Após o final do jogo da semana passada. O Fluminense “comemorou” a derrota por 1 a 0. Diz que confia em sua força no Maracanã, onde tem 100% de aproveitamento. "Eles acharam bom negócio essa derrota, mas não considerei um desrespeito. Acho que houve um respeito do Fluminense, que sentiu a necessidade de administrar o placar", opina o técnico Muricy Ramalho. E as outras declarações foram aquelas velhas coisas. Um dizendo que o outro é favorito. O que é certo é que teremos mais de 70 mil pessoas no Maracanã. Podendo chegar a 80 mil pagantes. Marca muito grande para os atuais públicos de futebol. Não tem como arriscar palpite. Tem como torcer. E torço para o tricolor. Carioca claro.

MARADONA X PELÉ

Briga antiga. Não tem nem como discutir quem é melhor. Pegue os feitos e a carreira de um. Compare com a de outro. E saberão a resposta. Quantos gols Pelé têm? Títulos mundiais? E por ai vai. Mas estou aqui gastando linhas para falar outro assunto. Para falar das declarações do Maradona. O ex-camisa 10 argentino não perdeu a oportunidade de mais uma vez cutucar Pelé. Maradona questionou Pelé afirmando que este não teria “dignidade” para comentar sua trajetória. A rixa entre os dois reacendeu quando um jornalista português pediu para o argentino comentar uma suposta declaração de Pelé, que teria dito que os prêmios recebidos por Maradona deveriam ser devolvidos. Já que Don Diego tem um passado obscuro. O argentino soltou o verbo: “Eu lamento por ele. Se eu não tivesse feito as coisas que fiz na vida, Pelé não chegava nem em segundo...” e disse mais “Quando Pelé fala de mim, não respondo, porque ele não tem dignidade para falar de mim” concluiu Maradona. Não é que eu morra de amores por Pelé. Mas o Maradona usar a palavra “dignidade” é um pouco demais.

PALMEIRAS

Que o David é um bom zagueiro tudo bem. Mas querer comparar ele ao Luis Pereira é demais. É colocar muita pressão no menino. Calma gente. Tudo tem seu tempo e sua hora. Já vimos muitos jogadores ficarem só na promessa por colocarem muita pressão. Parece mesmo que o ingresso vai baixar. E que o boicote da torcida está surtindo efeito. É esperar para ver. O que não pode é a diretoria abusar da paixão do torcedor e querer cobrar R$ 60,00 arquibancada. O atacante Alex Mineiro engrossou a torcida pela queda nos preços dos ingressos em jogos no Palestra Itália. “Sou a favor que o torcedor vá ao estádio, pois, quando o Palestra está com sua lotação máxima, o Palmeiras dificilmente perde. Se para isso tiverem que abaixar o preço dos ingressos, acho importante que aconteça”.

QUIZ

O pessoal ficou tímido depois que eu pedi para não usar o Google. Tivemos o único palpite e acerto que foi do Buda. Resposta correta “d)”. Roberto Dinamite. Foram 190 gols nos 21 Brasileirões que ele disputou. Atrás dele vem Romário e depois Edmundo. Nova pergunta:

Em que ano o Coritiba foi Campeão Brasileiro?

a) 1973
b) 1975
c) 1982
d) 1985
e) Nunca foi Campeão Brasileiro.


Perguntinha bem fácil esta também. Continuamos no mesmo esquema. Sem Google por favor.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Desculpem a demora.

Voltei ao Blog. Sim depois de muito tempo. Desculpem. Sei que perturbo. Mando scrap, mensagens no MSN e depois fico quase uma semana sem atualizar. Foram 4 dias na verdade. Mas estive muito ocupado neste período e como o Blog é um passatempo. Deixei ele em segundo plano. Prometo não fazer isso de novo. Como já se passaram grandes rodadas e muitos jogos. Não tem como eu comentar tudo o que se passou. Irei comentar do jogo do Palmeiras. Só pelo fato de eu usar este blog como um registro pessoal também. Irei voltar com o QUIZ. Mas, por favor sem consulta de google. Senão perde toda a graça. Tem de responder de bate pronto. Vou colocar mais uma curiosidade aqui também. E falar da arbitragem. Alias irei começar com ela:

ARBITRAGEM

Eu já havia previsto. Já comentei. A arbitragem vai de mal a pior. O que foram estes pênaltis? Não vi um penalti na rodada. E marcaram vários. Em uma rodada deixa o pau comer solto. Ai levam bronca. Na outra apitam tudo. De certo levarão bronca também. O que será da próxima rodada? O pênalti que o São Paulo reclamou foi ridículo. Como um cara de costas faz pênalti? E o pênalti do jogo Fluminense x Náutico? O Paulo Almeida só encosta na bola. É nítido. O do Valdívia tambem não foi. Ele se jogou. Só quero ver oque será da terceira rodada do Brasileirão.

PALMEIRAS

O Palmeiras jogou bem contra um debilitado Internacional. Um dos melhores jogos do Palmeiras no ano. E o melhor jogo do Denilson. Com certeza o Luxemburgo voltará a usar ele de titular. O Kleber com sua mania de arrumar encrenca. Vai arrumar um lugar no banco. Falar em Denilson, o clima no verdão é resgatar quem fez sucesso nos anos 90. Apos contatos com Roberto Carlos. A bola da vez é Cafú. Depois de fazer história com a camisa do Milan. O lateral se despediu do clube italiano e retornou ao Brasil livre para negociar com qualquer clube que esteja interessado. A torcida pela vinda de Cafú é grande por parte dos jogadores tanto que Denilson já adiantou: “O Cafú, como pessoa, é fantástico e como jogador, pela idade que tem, apresentou uma regularidade incrível em um futebol difícil, que é o italiano. Se ele acertar a vinda para o Palmeiras, será ótimo. O Wanderley (Luxemburgo) gosta de jogadores que acrescentem com experiência e o Cafú pode ajudar muito o nosso grupo”. Como eu sempre digo. É esperar. O campeonato é longo. Tem a Sul-Americana. Pode ser uma boa. O Luxa já deu sua opinião: “O Cafú e o Roberto Carlos tem mercado aberto em qualquer equipe do Brasil. São dois veteranos, entre aspas, mas com muita saúde e condição física privilegiada. A desconfiança é natural do brasileiro nesses casos, mas eu não vejo problema nenhum”. Se quiser contar com Cafú, o Palmeiras terá apenas que se sentar para negociar com o jogador, livre de qualquer clube. Já Roberto Carlos, apesar de estar na Academia, já avisou que não pretende deixar o futebol da Europa tão cedo. Como de costume vou deixar embaixo a ficha técnica do último jogo.

FICHA TÉCNICA: PALMEIRAS 2 X 1 INTERNACIONAL

Local: Estádio Palestra Itália, em São Paulo (SP)
Data: 18 de maio de 2008 (domingo)
Horário: 18h10 (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ)
Assistentes: Milton Otaviano dos Santos (Fifa-RN) e Marrubson Melo Freitas (DF)
Cartões amarelos: Henrique, Pierre, Martinez (Palmeiras), Edinho, Fernandão, Orozco, Índio (Internacional)
Cartões vermelhos: Edinho e Guiñazu (Internacional)
Renda: R$ 377.412,00
Público: 10.081 pagantes

GOLS:
PALMEIRAS: Denílson, aos 30 minutos do primeiro tempo, Alex Mineiro (pênalti), aos 16 minutos do segundo tempo
INTERNACIONAL: Índio, aos 47 minutos do primeiro tempo

PALMEIRAS: Marcos; Élder Granja (Wendel), David, Henrique e Leandro; Pierre, Martinez, Léo Lima (Lenny) e Valdívia; Denílson (Sandro Silva) e Alex Mineiro Técnico: Wanderley Luxemburgo

INTERNACIONAL: Renan; Jonas, Índio, Sorondo (Orozco) e Marcão; Danny Moraes, Guiñazu, Edinho e Alex; Nilmar (Ricardo Lopes) e Fernandão (Adriano) Técnico:Abel Braga

CURIOSIDADES

Você sabia que no ano de 1971 o regulamento foi alterado no meio da competição? Em meio à disputa, decidiu-se aumentar para 12 o número de times que passariam a segunda fase. Detalhe só tinha 20 times disputando. A CBF criou uma fórmula que no final culminou em um triangular. Como eu já disse. Absurdos do futebol brasileiro.

QUIZ


Quem é o maior artilheiro do Brasileirão? Não é aquele que mais fez gols em uma só edição e sim somando todos os campeonatos que disputou. E ai quem é o maior goleador do Campeonato Brasileiro?

a) Pelé
b) Romário
c) Washington
d) Roberto Dinamite
e) Túlio Maravilha

Está bem fácil esta tambem. Nem precisa de google. Vamos lá. Arrisquem.

Só para avisar de novo o pessoal. Fiquei um tempo sem postar. Prometo postar novamente nesta terça-feira. Então este QUIZ vale até terça-feira a meia noite. Mesmo eu blogando denovo com a cobertura completa da próxima rodada. Hoje quero agradecer mais uma vez a quem vem comentando e pedindo mais. E agradecer aqueles que tiveram a paciência de voltar a ler aqui. Depois do período que fiquei parado. Obrigado.

terça-feira, 13 de maio de 2008

O novo Palestra Itália

Como de costume abro o Blog dizendo que tem mais uma rodada da Libertadores e da Copa do Brasil. E vou separar por campeonatos:

COPA DO BRASIL

BOTAFOGO X ATLÉTICO-MG

Jogo de volta. No primeiro jogo ficou tudo igual. Agora o Galo se quiser continuar vivo na competição vai ter de ganhar, fora de casa, de um ferido Botafogo. Tem tudo para ser mais um clube no seu centenário fazendo feio. O Botafogo que vinha poupando seus titulares no Campeonato Brasileiro, deve ter a única novidade a presença da torcida. Torcida esta que vinha fazendo “greve” em protesto a derrota na final do Campeonato Carioca.

SPORT X INTERNACIONAL

O Inter tem a vantagem porque venceu o primeiro jogo por 1 a 0. E os Colorados prometem, apesar da vantagem, de jogar atacando o Sport. Eu não vejo diferente. Já que acredito no Internacional Campeão deste torneio.

CORINTHIANS-AL X VASCO

Jogo de festa para torcida alagoana. Já que não é sempre que se ve times tradicionais pelo sertão a fora. Depois de vencer por 5 a 1 no jogo de ida. O Vasco pode até perder por três gols de diferença que se classifica para as semifinais da Copa do Brasil. Se fizer um gol então a vantagem aumenta mais ainda. Jogo para cumprir tabela.

SÃO CAETANO X CORINTHIANS

Clássico da série B. O Corinthians, que precisava apenas empatar, ganhou de 3 a 1, no Estádio Santo Cruz, em Ribeirão Preto. Já que o estádio do São Caetano está interditado. A partida começou com as duas equipes tentando impor um ritmo acelerado, mas ambas abusaram dos erros de passes. Faltou talento e sobrou vontade. O público pagante foi superior a 22 mil pessoas. Um bom publico para uma terça-feira.

LIBERTADORES

SÃO PAULO X FLUMINENSE

Equilíbrio. Essa é a palavra-chave para este jogo de quartas-de-final da Libertadores. Duelo de tricolores. O time paulista tenta reunir todas as forças e promete um resultado positivo nesta quarta-feira. “Melhor seria vencer e não tomar gol, mas, entre empatar e vencer levando gols, eu prefiro vencer, nem se for por 4 a 3”, diz o volante Hernanes. Já foram vendidos antecipadamente mais de 40 mil ingressos. A diretoria acredita em 55 mil torcedores, marca que bateria o recorde do clube na Libertadores de 2008. Nosso amigo e leitor do blog, Robson Gamba, estará lá. Torcendo para o seu tricolor das laranjeiras. Quem sabe não teremos também uma entrevista com ele. Pelos lados do Fluminense a ordem é atacar. O clube carioca afirma que vai manter um time ofensivo já no jogo de ida. “Eles jogarão em casa e sabemos que virão para cima. Mas nosso time tem qualidade e não vai se limitar a defender, vocês podem ter certeza”, garantiu Renato Gaucho. Sou Tricolor de coração......

ARBITRAGEM

Como eu já havia adiantado a arbitragem no Campeonato Brasileiro vai de mal a pior. Tanto que nem bem começou e a CBF já afastou alguns. Três árbitros e um assistente foram afastados pela Comissão Nacional de Arbitragem da CBF e estão fora do sorteio da próxima rodada. Vou colocar aqui os nomes dos árbitros e os jogos que eles apitaram:

Ricardo Marques Ribeiro: (Coritiba 2 x 0 Palmeiras)
Wallace Valente: (Atlético-MG 0 x 0 Fluminense)
Gutemberg de Paula Fonseca: (Corinthians 3 x 2 CRB-AL), na Série B.

Além deles, fica de fora do sorteio da próxima rodada o assistente:

Ednílson Corona: (Botafogo 2 x 0 Sport)

O assistente fica de fora por que anulou um gol legal dos pernambucanos. Sérgio Corrêa que coordena a comisssão de árbitros no nacional, comentou o porque de punir: "Isto (punição) serve para que todos reflitam no sentido de apoiar os árbitros a cumprirem a regra". Mas antes de punir tem de dar condições para que o “juiz” faça seu trabalho. Com cursos, palestras e etc. O cara já é ruim. Só se pega ritmo apitando. E ainda vai tirar ele. O ideal seria um curso de reciclagem. Uma escola de árbitros. Cada clube daria uma verba destinada a isso e profissionalizava de vez esta classe. Sérgio Corrêa ainda justificou: "Sabemos que não haverá 100% de acertos, mas esperamos que os árbitros consigam proteger o bom andamento do espetáculo". Ele ainda explicou erro por erro de cada árbitro. Mas no geral seria por falta de critérios. Amarelo para um que fez uma falta. Outro faz uma falta identica e fica sem amarelo. E por ai vai.

PALMEIRAS

Apesar de não estar saindo constantemente na mídia. A construção da Arena multiuso segue a todo vapor. Daquilo que foi apresentado anteriormente à imprensa, muda-se pouca coisa. A única mudança que poderá ocorrer é na capacidade máxima. Antes de 42.500 espectadores pode chegar até 45.000 torcedores. A data do lançamento da Pedra Fundamental, que marcaria o início das obras, está prevista para o começo de julho. As obras no Palestra Itália começarão pela parte social do clube, que ganhará novos bares, restaurantes e um amplo e moderno estacionamento. Somente depois disso que irão começar a mexer no estádio em si. “O Palmeiras irá disputar todo esse Campeonato Brasileiro e também o Paulistão do próximo ano em sua casa. Depois de iniciadas as obras no estádio, prevemos um tempo de aproximadamente um ano para que tudo fique pronto”, adiantou o diretor de planejamento do clube, José Cyrillo Júnior. Deixando claro que o Verdão passará boa parte do Campeonato Brasileiro de 2009 e todo o ano de 2010 mandando suas partidas fora do Palestra. Um preço alto, mas de bom tamanho para a torcida que sonha em poder ver os jogos da Copa do Mundo de 2014, (Se ela vier mesmo para o Brasil), dentro do nosso estádio. Dando assim um enorme “chapéu” no São Paulo. O que poucos sabem é que a FIFA não autoriza dois estádios sediando jogos diferentes na mesma cidade. O São Paulo dá como certa a vinda de jogos da Copa do Mundo de 2014 para o Morumbi. Mesmo o Morumbi precisando de uma enorme reforma para estar dentro dos padrões de sediar uma Copa do Mundo. Só que o tricolor está entrando na briga com várias cidades brasileiras para que sejam os jogos da seleção brasileira em seu estádio. Enquanto o Palmeiras já está apalavrado com a seleção da Itália para que mande seus jogos ou ao menos os treinos no Palestra. Contando também que o Palmeiras terá o seu estádio pronto, dentro dos padrões FIFA, em 2011. Enquanto o Morumbi ainda nem tem um projeto de reforma. É esperar para ver. Enquanto isso lá na academia os treinos seguem tranqüilos. Semana vazia. Somente se preparando para enfrentar o Internacional. Quanto ao mercado de vai e vem. Parece que o Keirrison não vem mesmo. Ao menos por enquanto. Mas o Palmeiras assegura que não tem pressa de contratar ninguém. Que seria só um nome para somar e etc. O que dá mais chances ao jovem Max. Que está voltando de contusão e vem sendo observado pelo Luxa. Quem está de malas prontas é o experiente zagueiro Dininho. Sabe-se que ele vai. Só não sabemos ainda para aonde. Está entre Flamengo ou Arábia.

RIVALIDADE

A rivalidade entre Palmeiras e São Paulo é tanta que cedemos o CT para o Fluminense treinar. E de fato o clima no CT palmeirense é de apoio ao Flu. Tanto que o técnico Vanderlei Luxemburgo teve uma reunião particular com Renato Gaúcho antes do treino desta terça-feira. O teor da conversa não foi revelado. Mas deve ter sido algo como: “Cuidado com a mão do Adriano”, ou “Cuida. Que o bafo de cachaça do presidente do São Paulo é muito forte”.

QUIZ


Apesar dos pedidos ele ainda segue suspenso. Quem sabe na sexta-feira eu volte com ele.

Esta ficando clichê demais, toda vez que eu termino o Blog agradeço os comentários. Mais uma vez. Muito obrigado aos que vem comentando aqui.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Empresários ou Picaretas?

Mais uma vez o Blog vem trazer um tema polemico. Os empresários de futebol. Desde a extinção do chamado passe. Clubes e mais clubes vem sofrendo na mão destes empresários. A famosa “Lei Pelé” quis que o jogador deixasse de ser escravo. Somente mudou o senhorio e escravizou também os clubes. Desta vez foi o Santos. O Peixe tem aquele famoso contrato de gaveta com o Renatinho. Daqueles que só registramos quando há necessidade. E houve. Por que o empresário (?), Juan Figer, apareceu com proposta do Sporting, de Portugal, querendo levar o Renatinho embora. Alem disso contesta a renovação de seu contrato com o Santos e orientou o jogador a não jogar no Maracanã. O Leão ficou maluco e soltou estas calmas palavras: “Já cansei de falar que os atletas têm dono. O dono do Renatinho falou para ele não vir. Os empresários mandam no clube”. Só para explicar melhor o caso. O último contrato de Renatinho com o Santos venceu no dia 7 de maio, mas o jogador já havia acertado a prorrogação automática, (o que chamei de “contrato de gaveta”), até 2011. Para não perder o atleta sem ser ressarcido, o clube da Vila Belmiro validou o novo acordo na CBF. Por isso o Leão está tão bravo. E ainda ameaça: “O contrato dele já está registrado. Isso é justa causa. Ele pode parar de jogar futebol o resto da vida”. O homem está bravo mesmo: “Você ensina tudo para o jogador o tempo todo; aí, vence o contrato e ele vai embora sem nem dar satisfação”. Mas a bronca do técnico não é com o atleta e sim com o empresário: “Passou da hora de ter uma punição séria e honesta para esses empresários que fazem lavagem cerebral nos jogadores. Já é um problema de polícia. Tem que prender”, exigiu. Brigas a parte. O fato é que o jogador já da entrevistas vislumbrando o fato de jogar na Europa: “Estou bastante feliz com essa possibilidade. É um sonho jogar no Sporting, um clube de primeira linha. Sei que é um time com bons jogadores. Conheço alguns, como o Liedson, um atacante que admiro bastante, além do Tiuí e do Pedro, que são meus grandes amigos”. É esperar e ver como tudo será resolvido.

SÃO PAULO

Falando de contratos. Vamos dar um pulo no Morumbi. O São Paulo acertou a volta do zagueiro Rodrigo, que pertence ao Dínamo de Kiev, da Ucrânia, e que estava encostado no Flamengo. O Tricolor já acertou a liberação do atleta tanto com o clube europeu quanto com o Mengo. Ele fica por empréstimo até o final deste ano. Para o São Paulo é uma boa. Não que seja grande jogador. Mas o atleta conhece bem o clube e a torcida. Alem de o Tricolor estar bem carente no setor. Ainda falando de São Paulo. Para este jogo da Libertadores contra o Fluminense a diretoria colocou a venda quase 68 mil ingressos e espera vender algo em torno de 55 mil. Eu acredito que até ultrapasse estes números. Levando em conta a fila que já se formava nesta segunda-feira em frente ao Morumbi.

CORINTHIANS

No time do Parque São Jorge. As coisas amanheceram bem agitadas nesta segunda. Muitos jornais davam como certa a contratação do argentino, Martin Palermo (aquele que perdeu 3 pênaltis no mesmo jogo). O presidente do Corinthians logo tratou de negar: “Ele é um grande jogador e seu contrato acaba agora no fim de maio. Com o sucesso do Tevez e agora com o Herrera, muitas coisas surgiram, mas a princípio não teve contato, nem nada. Não sei de onde vieram essas coisas”, afirmou Sanchez. “Precisamos ver quanto ele (Palermo) quer ganhar. Sabemos das condições do clube e não quero aumentar esse buraco. Estamos em uma situação difícil”, acrescentou e afirma estar satisfeito com atual elenco corintiano. Palermo nunca escondeu sua simpatia pelo Corinthians e já até posou com a camisa do clube brasileiro. O veterano atacante, de 34 anos, foi casado com uma brasileira, Jaqueline Dutra corintiana fanática. Ambos se conheceram no Guarujá (SP), em 1995, e tiveram um filho.
Nesta época de sua carreira, Palermo dizia ter o sonho de jogar no Corinthians algum dia. Apesar dessa simpatia do jogador com o time brasileiro, o Corinthians nega, em nota publicada em seu site oficial, qualquer interesse em contratar Palermo. A diretoria não quer causar instabilidade no atual elenco, que começou a disputar a Série B.

PALMEIRAS


O clima no Palmeiras é esquecer a derrota de 2 x 0 na ultima partida. O Luxemburgo achou melhor dar folga para os jogadores nesta segunda já que a maioria deles não vê a família há muitos dias. Os treinos voltam normalmente nesta terça-feira na parte da tarde. O pentacampeão mundial, Marcos, engrossa o coro do treinador e diz: “Temos que esquecer essa partida e nos prepararmos bem para o jogo contra o Internacional”. Jogo este que será bem mais difícil que o do ultimo domingo. Apesar de pegar um Colorado cansado do jogo do meio da semana. O único problema do técnico Wanderley Luxemburgo para tentar a recuperação no Brasileiro será o meia, Diego Souza, expulso de campo no ultimo jogo após trocar empurrões com um adversário (Carlinhos Paraíba). Não vai fazer muita falta. Ele desde que estreou não mostrou o porquê custou mais de R$ 10 milhões. É um bom jogador. Mas está devendo muito. Outro que vem caindo muito de produção é o lateral-direito Elder Granja. O atleta que teve um bom início de Paulistão. Vem deixando a desejar. Quem sabe agora com a sombra da contratação do jovem Fabinho Capixaba. Ele não reencontre o velho futebol. Mas nem tudo é preocupação no Palestra. Em fase final de recuperação de uma lesão muscular que o tirou das partidas finais do Paulistão. Léo Lima tem chances de retornar ao time e ocupar o lugar de Diego no setor. Também já saiu a numeração fixa que o Palmeiras usará no Brasileirão 2008. Ficou assim:
01 - Diego Cavalieri; 02 - Elder Granja; 03 – Gustavo; 05 – Pierre; 06 – Leandro; 07 – Diego Souza; 09 - Alex Mineiro; 10 – Valdívia; 11 – Martinez; 12 – Marcos; 13 – Wendel; 14 – David; 17 – Mauricio; 19 – Denílson; 20 - Sandro Silva; 21 - Fabinho Capixaba; 23 – Lenny; 25 - Jorge Preá; 28 – Henrique; 30 – Kleber.

Os novos jogadores que vem chegando devem pegar os números que ficaram espaçados 04, 08, 15, 16 e etc.

CURIOSIDADES

Estou inaugurando esta seção hoje. Não vai ter todo dia. Mas quero sempre que possível colocar uma curiosidade aqui sobre o campeonato brasileiro. Você Sabia? Que no ano de 1974 o Fluminense e o Nacional (AM) foram os primeiros clubes a se classificarem por renda no Brasileirão. Era uma bagunça só aquela época. Vários grupos, ninguém se entendia. Por estes moldes de se classificar por renda, Bahia seria campeão do mundo.

QUIZ

Desta vez muita gente acertou o quiz. Alguns responderam 2 tópicos abaixo. Outros no tópico novo. Mas acertou quem escolheu a resposta “c)”. Em 1979, o Internacional com um super time que contava com Falcão; Mauro Galvão; Mário Sérgio e cia. Conseguiu a proeza de ser campeão invicto. Mas o pessoal não entendeu o espírito do quiz e andou apelando pro google. Gente. Não era esta a intenção. Mas beleza. Fica então suspenso o QUIZ. Deixando a seção CURIOSIDADES no lugar. Assim eu informo e ninguém tem de pensar em nada, pesquisar nada e etc.
Mais uma vez eu gostaria de agradecer ao pessoal que vem comentando. Aos comentários que recebi no orkut. Muito obrigado mesmo. Na medida do possível estarei colocando mais e mais notícias.

domingo, 11 de maio de 2008

Assim caminha a humanidade

Muita gente ficou confusa neste final de semana. Eu fui um deles. O erro foi que a CBF soltou uma tabela antecipada e agora soltou outra. Então muitos sites de esportes e muitos bolões por ai estão com tabelas erradas. Se tratando de CBF não dá nem para comentar. Os jogos da rodada são estes mesmos. O que muda é só o dia. Alguns jogos estão com data de Sábado, mas se realizou no Domingo e vice-versa. Coisa que sempre ocorre no Brasil. Depois querem realizar uma Copa do Mundo aqui. Este campeonato existe há 37 anos. Já mudou a fórmula umas 35 vezes, mais até se contar as vezes que se mudava a fórmula no meio do campeonato. Não conseguem soltar uma tabela antecipada correta. No Sábado teve Corinthians x CRB no Pacaembu (SP) e também São Paulo x Grêmio no Morumbi (SP). Dois jogos de torcida de massa no mesmo dia e na mesma cidade. Sendo que no outro dia, nenhum time de massa jogou na capital paulista. Quando começar as brigas, vão aparecer babacas oportunistas colocando culpa nas organizadas, culpa na PM. Para este Blog o único culpado disso tudo é a CBF. Bando de incompetentes que estão lá trabalhando a nossas custas. Você pode até pensar: “Ah, as minhas custas não. Por que eu não dou dinheiro para estes caras”. Mas são as suas custas sim. Por que a CBF recebe dinheiro do governo.

CAMPEONATO BRASILEIRO

Para quem não acompanhou a 1º rodada, ficou assim: São Paulo 0 x 1 Grêmio; Vitória 0 x 2 Cruzeiro; Náutico 2 x 1 Goiás; Atlético-MG 0 x 0 Fluminense; Coritiba 2 x 0 Palmeiras; Internacional 1 x 0 Vasco; Ipatinga 0 x 1 Atlético-PR; Flamengo 3 x 1 Santos; Botafogo 2 x 0 Sport; Portuguesa 5 x 5 Figueirense. Destaque para a média de gols que subiu, do Sábado para o Domingo, de 2 gols por partida para 2,9. Grande diferença? Sim, grande diferença. Para um campeonato que muitos times entraram com equipes mistas, jogadores chegando, se conhecendo. Está muito bom. Vou destacar mais alguns jogos:

PORTUGUESA X FIGUEIRENSE

Eu acreditava em empate neste jogo. E um empate daqueles bem chatos. Um joguinho daqueles de série B. Times com baixa técnica e só força de vontade. Eu chutei, em um bolão que participo, o resultado de 1 x 1. O Empate aconteceu. Mas foi bem mais emocionante que eu esperava. Com gol saindo aos 47 do segundo tempo. E um placar de 5 x 5. A Portuguesa se conseguir passar tranqüilidade a seus jogadores, pode até brigar por uma vaga na Sul-Americana.

FLAMENGO X SANTOS

Sem seus torcedores nas arquibancadas do Maracanã por sanção do STJD, (como eu já havia previsto ontem), mas com o, agora sim, estreante Caio Júnior no banco. O Flamengo conseguiu uma vitória fácil, como todo mundo já sabia. O Rubro-negro derrotou 11 jogadores com a camisa do Santos, por que estava bem longe de ser o time do Peixe aquilo. 3 a 1 foi o placar neste jogo, gols de Marcinho, Ibson e Juan. Moraes descontou. Com esta vitória. Mengo somou seus primeiros três pontos e chegou à liderança da competição. Engana-se quem acha que vai continuar o campeonato inteiro assim. O jogo foi bem chocho. Demorou quase 20 minutos para se dar um chute ao gol de um Santos desfigurado. Jogo terrível. Ainda bem que foi de portões fechados.

CORITIBA X PALMEIRAS

Muita gente esta esperando para ler o que eu vou escrever sobre este jogo. No duelo de dois clubes embalados por títulos estaduais, não foi surpresa o fato de ambos mostrarem coragem para buscar o ataque logo no início. A surpresa foi a falta de jogadas perigosas dos dois times durante o primeiro tempo. O Palmeiras não teve nem de longe o futebol que o credenciou para conquistar o troféu do Paulistão. Perdemos sim. 2 x 0. Mas perdemos para um time de nível. O Coritiba se jogar o resto do campeonato o que jogou hoje é sério candidato ao título. Tem jogadores de muita qualidade. E não estou falando de Keirrison. Falo de Pedro Ken; Carlinhos Paraíba e Michael. Destaque para este ultimo nome. O grande nome do jogo. Michael. Muitos times chamados de grandes, como São Paulo e Corinthians. Não tem um meio campo como ele. Estava lá, largado no Guaratinguetá e o Coxa o buscou. O meia-atacante marcou um gol e ainda deu o passe para o outro. Dificilmente fará os 6 jogos limites pelo Coritiba. Logo, logo estará encarando novos ares. Vou colocar aqui os dados técnicos do jogo. Já que para mim este Blog funciona como um registro de fatos.

FICHA TÉCNICA: CORITIBA 2 X 0 PALMEIRAS

Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data: 11 de maio de 2008 (domingo)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Assistentes: Dibert Pedrosa Moisés (Fifa-RJ) e Helbeth Costa Andrade (MG)
Cartões amarelos: Ricardinho e Nenê (Coritiba); Alex Mineiro, Sandro Silva, Valdívia, Kléber, Pierre (Palmeiras)
Cartões vermelhos: Carlinhos Paraíba (Coritiba); Diego Souza (Palmeiras)
Gols: CORITIBA: Michael, aos 8, e Hugo, aos 38 minutos do segundo tempo

CORITIBA: Édson Bastos, Nenê, Mauricio, Jeci e Ricardinho; Alê (Douglas Silva), Rodrigo Mancha, Pedro Ken e Carlinhos Paraíba; Michael (Léo) e Keirrison (Hugo) Técnico: Dorival Júnior

PALMEIRAS: Marcos; Elder Granja, Henrique, Gustavo e Leandro; Pierre (Denílson), Martinez (Sandro Silva), Diego Souza e Valdivia; Alex Mineiro (Lenny) e Kléber Técnico: Wanderley Luxemburgo


ARBITRAGEM

Não é discurso de chorão. Mas esta arbitragem do Brasileirão está muito ruim. Temos de abrir os olhos. Os “juizes” sem segurança alguma de seus atos. Jogadores “apitando” faltas. Ridículo.

REGULAMENTO

Ontem mesmo o técnico da Lusa, Vágner Benazzi, ressaltava que cair 4 para segunda divisão era muita coisa. Já que não são todos os clubes que recebem a mesma cota, tem a mesma folha salarial e etc. Concordo com ele em partes. Acredito sim que cair 4 e subir 4 seja muita coisa. Mas eu sou a favor de em 2009 cair 4 e subir 2. Este campeonato faz tempo que está inchado. São muitos times. O ideal é termos um campeonato com no máximo 20 times e ideal de 16. Fazendo uma média, 18 times estão mais que bom. Depois de estabilizada a fórmula. Caindo 2 e subindo 2. Teríamos um campeonato emocionante de começo ao fim. Sendo que os times brigariam o campeonato todo e qualquer deslize deixaria um time grande na segunda divisão. Com a implementação da série D no próximo ano. Isso seria bem possível.

PALMEIRAS

Sim. Depois de falar do jogo ainda falarei do Palmeiras. São duas coisas diferentes. Uma coisa é o jogo em si. Outra são os bastidores do Verdão. Vamos lá. O Luxa reclamou e com razão da atuação do árbitro nesta ultima partida, foi pífia mesmo. Em sua coletiva o técnico bravejou: “Ter seminário é muito legal, mas é preciso colocar em prática. Foi muito falado sobre seqüência de faltas lá. Mas o Coritiba fez 30 faltas aqui, não deixando o jogo fluir, e acho que ele (árbitro) não viu o seminário”. Já que antes de se iniciar o campeonato houve um seminário para todos os árbitros que apitarão neste campeonato. Mas isso não é desculpa para a derrota. Os jogadores de certa forma assumiram sua culpa. Pierre disse: “A equipe não conseguiu produzir no segundo tempo e demos muito espaço para o Coritiba. O Brasileiro será difícil e está no começo. Teremos de fazer o dever de casa contra o Inter, respeitando o adversário”. Já o atacante Kleber preferiu outro discurso: “Os times virão retrancados e temos de saber sair dessa marcação no decorrer do campeonato. Os times vão jogar fechados porque sabem da qualidade do nosso time”. E o pentacampeão Marcos usou estas palavras: O Coritiba jogou melhor e mereceu vencer. O Michael jogou muito bem. Marcou um gol e deu o passe para o outro, numa grande jogada”. Agora é esperar a reação diante do Internacional. Apesar de jogar em casa a partida será dificílima.

QUIZ

Ninguém arriscou seu palpite neste ultimo quiz. Está tão difícil assim? Eu acredito que não. Já que muitas pessoas me responderam no MSN. Gente no MSN não vale. Tem de vir chutar aqui. Se não acertaram, não desanimem. Ao menos respondam de bate pronto e não usem recursos de pesquisas. Pois senão acaba com a brincadeira. Enquanto ninguém responder a pergunta permanece a mesma. Boa sorte no quiz:

Pergunta: Em que ano o Internacional foi Campeão Brasileiro invicto?

a) 1975
b) 1976
c) 1979
d) 1982
e) Nunca foi campeão invicto.


Perguntinha fácil vai. Eai? Cadê coragem? De seu palpite. Comente.

sábado, 10 de maio de 2008

O Show já começou

Ontem inovei no Blog e deu resultado. As pessoas voltaram a comentar aqui. Isso é muito legal então vou manter o quiz. Quem sabe um dia eu consiga dar prêmios as respostas corretas. Vamos começar devagar. O Blog está engatinhando ainda. Bem. Ontem escrevi um texto explicando o que era a emoção de se assistir o Brasileirão. E ele começou bem. Irei comentar mais nas linhas abaixo:

CAMPEONATO BRASILEIRO

A 1º rodada começou com: São Paulo 0 x 1 Grêmio ; Vitória 0 x 2 Cruzeiro; Náutico 2 x 1 Goiás. Destaques para média de 2 gols por partida. Apesar de muitos considerarem baixas. Para inicio de Brasileirão está ótimo.
Ainda para completar a 1º rodada temos: Atlético-MG x Fluminense; Coritiba x Palmeiras; Internacional x Vasco; Ipatinga x Atlético-PR; Flamengo x Santos; Botafogo x Sport; Portuguesa x Figueirense. Jogos equilibrados. Alguns chegam a ser clássicos interestaduais. É esperar e ver o que acontece este ano. Quem será o cavalo paraguaio? Qual time grande vai derrapar nas primeiras rodadas? Em particular queria falar de 3 jogos:

SÃO PAULO X GRÊMIO

Clássico dos tricolores. Os dois acostumados a serem os queridinhos da mídia. Estão com sua moral um pouco abalada. Tinha tudo para ser um jogão com cara de final na primeira rodada. O tricolor paulista entrou com time mistão, daqueles bem frios. Perdeu. 1 x 0 Grêmio. Os dois clubes são favoritos ao título e irão brigar até o final por uma vaga na Libertadores.

FLAMENGO X SANTOS

Será que o Flamengo vai esquecer da bordoada que levou no meio da semana? E o Santos? Vai priorizar mesmo a Libertadores? Pelas atitudes do Leão, parece que sim. O Santos vem com seu time mais que reserva. Ao que tudo indica o Peixe entra assim: Douglas; Adoniran, Marcelo, Domingos e Carlinhos; Adriano, Húdson, Paulo Henrique e Vitor Júnior; Wesley e Lima. Alguém conhece este time? Aposto no Flamengo e um Maracanã as moscas.

CORITIBA X PALMEIRAS

Os dois campeões estaduais vem com a força máxima neste Brasileirão. O Palmeiras quer o título e o Luxemburgo prega aquele discurso de “não-favorito” dizendo que quer a Libertadores. Já o Coritiba busca fazer um bonito campeonato. Já que é o ano de seu centenário e ao menos uma vaga na Libertadores cairia como uma luva para diretoria. Tem tudo para ser um jogão. Dois campeões estaduais. Dois times completos. Dois buscando títulos. Aposto em 3 x 1 Palmeiras. Parece que acabou a novela. O Coxa parece que terá o Keirrison pelo menos por este ano. O Coritiba abre mão de receber sua parte de 20% sobre os direitos do jogador. Assim, a partir de novembro, ele estará livre para assinar contrato com qualquer clube. Na visão da diretoria do Coxa, mesmo abrindo mão dos cerca R$ 1,2 milhão por sua fatia dos direitos do jogador, o clube sai ganhando, pois tem um grande reforço para o Brasileirão. Eu não sei. Acho que o assedio não irá parar e o Coritiba que é um clube que não tem uma renda assim tão grande. Perde a chance de ganhar um bom dinheiro. Só vai conseguir manter ele por 6 meses. O que dá a chance de o Palmeiras já assinar um pré-contrato. Ter um jogador em um clube com a cabeça no outro vale a pena? Mas cada diretoria age de uma maneira.

SÉRIE B

E a Série B ficou assim: ABC 3 x 2 Vila Nova; São Caetano 3 x 0 Ponte Preta; Corinthians 3 x 2 CRB; Ceará 2 x 1 Juventude; Bahia 1 x 1 Fortaleza; Criciúma 1 x 0 América-RN. Destaques? Sim. Primeiro destacar a descida de ladeira brava da Ponte Preta. Os jogadores ficaram bravos que eram chamados de cavalos paraguaios. Bem são 3 derrotas em 3 jogos. O goleiro destaque (???) do paulista leva seu nono gol em 3 partidas. Não é tirar méritos do Azulão. Mas esta Ponte está bem longe de ser aquele time que ganhou do Guará. Outro destaque é para a média de gols da série B. 3,1 gols por partida. Para quem acha que a segundona é fácil. Vai se acostumando. Destacar o susto que o timinho da marginal s/n levou. Mas no final ganhou. 2 gols novamente do “quase-gol” Herrera. Será que desencantou?

QUIZ

Gostei muito de você que participou do “quiz” passado. Quero agradecer ai quem teve a coragem de se expor, mesmo tendo a chance de errar a resposta. Por falar em resposta. Acertou quem escolheu a opção “d)”. Washington. O cara fez 34 gols no Brasileirão de 2004. Marca esta que ninguém superou até hoje. Acertou o quiz somente o Marcelo Durst. Parabéns. Aos que não acertaram, não desanimem ao menos responderam de bate pronto e não usaram recursos de pesquisas. Boa sorte no quiz de hoje:

Pergunta: Em que ano o Internacional foi Campeão Brasileiro invicto?

a) 1975
b) 1976
c) 1979
d) 1982
e) Nunca foi campeão invicto.

Perguntinha fácil esta também. Eai? Tem coragem? De seu palpite. Comente.

Estréia do Quiz

Hoje quero mudar um pouco o ritmo do Blog. Claro que é importante falar de jogos que vão ocorrer e os que já ocorreram. Mas vou implantar algumas curiosidades e alguns “quiz”. Vamos ver se você entende mesmo de futebol.
Já que o Brasileirão está para começar eu vou fazer um pequeno texto sobre o que realmente penso dele.

CAMPEONATO BRASILEIRO

O Show vai começar. É hoje. A elite do futebol brasileiro se enfrenta. Cada jogo é uma decisão. Quem quer ser campeão não pode deixar escapar pontos bobos. Mas antes de criar uma formula para um time ser campeão. Gostaria de contar a aqueles que não sabem. Como que começou o Brasileirão. O Campeonato Brasileiro começou para valer mesmo em 1971. Ai alguns vão me perguntar: Antes não tinha um campeonato no Brasil todo? E não é a mesma coisa? Brasileirão? Roberto Gomes Pedrosa?
Não. Não é. Nem mesmo esta edição do Campeonato Brasileiro chega perto daquela edição de 1971. Sim começou só este ano. E vocês sabem quem foi o primeiro campeão? Esta está fácil. Claro que foi o Clube Atlético Mineiro. Desde então tivemos 17 equipes que já levantaram o caneco nestes 37 anos de Brasileirão. Este campeonato já teve os maiores nomes do futebol mundial disputando ele. O Zinho é o jogador que mais ganhou Brasileiros, tem 5 na bagagem. Na mesma contagem Luxemburgo segue como o técnico mais vitorioso. O clube que mais vezes levantou o caneco foi o São Paulo, 5 vezes também. Se querem falar que foi o Flamengo. Para mim quem se recusa a disputar a final, é perdedor. Eu também não considero o 4º título do Vasco. Por que aquilo foi Copa João Havelange. O que para mim não é a mesma coisa que Campeão Brasileiro. São polemicas. Histórias antigas. Que rendem muito bate-boca nos botecos espalhados pelo Brasil. Brasileirão é isso. Emoção do começo ao fim. Já teve formulas mirabolantes. Com times disputando Série A e B simultaneamente e times se classificando por renda. Absurdos que só o futebol brasileiro concede. Talvez por isso sejamos o que há de melhor neste esporte. Por ter de driblar até absurdos destes. Diga-me. Que país tem um campeonato nacional que você liste 10 possíveis campeões antes mesmo de começar? Nenhum. Na grande maioria male-male você lista 4 candidatos ao título. No decorrer do campeonato eu vou contando mais sobre ele. Que abram as cortinas e comece o espetáculo.

RODADA DO BRASLEIRÃO.

Campeonato Brasileiro começa com os seguintes jogos: Atlético-MG x Fluminense; Botafogo x Sport; Náutico x Goiás. Amanha dou o resto da rodada e falo um pouco sobre os jogos.

Série B

Iniciou-se ontem com dois destaques. Um para o empate do Brasiliense x Marília, 2 x 2, com o Dimba marcando duas vezes. Outro destaque. Agora negativo. Fica por conta de que nem começou o campeonato e já teve jogo adiado de Sexta para Sábado. A Federação se orgulhava de ter soltado a tabela no inicio do ano e antes mesmo de começar o campeonato já alterou. Esperamos que isso não ocorra no meio do campeonato também. Hoje todos os olhos estarão voltados a Corinthians x CRB. É a luta da gambazada para tentar voltar à elite de futebol. Sou CRB desde que nasci.

GOZAÇÃO

Ainda no espírito de gozação. Recebi esta musiqueta no MSN, cantada no ritmo de Marcha Soldado:

Chora flamengo, Cabañas dançou Créu
Agora eu quero ver esse time sem Joel

O Bruno chorou, o Obina deu Piti
Torcida de otário, vagabundo e travesti.


É isso eu acho legal. Torcida tem de responder na arquibancada e não na porrada. Quem adora tirar sarro. Tem de saber levar também.

PALMEIRAS

A preparação está a toda. São caras novas e bem novas por sinal chegando ao Palestra. O Verdão é um dos favoritos a levar este campeonato. Elenco tem. Já estamos reforçando o nosso banco de reserva. É ter a cabeça no lugar e os pés no chão.

QUIZ


Vamos lá. Como eu havia prometido no inicio. Quero ver quem vai acertar esta. Podem responder aqui mesmo no comentário. Para começarmos vou mandar uma bem fácil:

Pergunta: Quem é o recordista de gols em uma única edição do Brasileirão?

a) Roberto Dinamite
b) Reinaldo
c) Edmundo
d) Washington
e) Romário

A resposta amanha eu passo aqui no Blog, como mais uma pergunta. Espero que vocês arrisquem. Ou tem medo de errar?

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Novidades

Hoje é o dia mais “tranqüilo” que dá para escrever melhor o Blog. A rodada foi mais curta. Tendo um jogo na Copa do Brasil e um na Libertadores. Quando digo um jogo de cada é porque é os únicos que vale a pena comentar. Vamos começar pela:

COPA DO BRASIL

O Atlético-MG e o Botafogo-RJ fizeram o “clássico dos vices” e um jogo de comadres. Azar do Atlético que vai ter de decidir a vaga no Engenhão. Mais uma vez o público pagante do Mineirão não foi revelado, não ao menos até eu dormir, mas o que pode se ver foi um público superior a 40 mil pessoas. A torcida do Galo fez mais que certo, esqueceu o estadual. Cantou. Incentivou. Mas isso não vai bastar ao Galo que vai penar muito para levar esta vaga. Eu aposto todas as minhas fichas no Botafogo. Que se quer acabar com este negócio de “chororô” vai atrás de um título de expressão como este e cale os Flamenguistas.

LIBERTADORES

O Santos, como eu citei no tópico passado, tem se mostrado todo Libertadores. Ontem mesmo com a vantagem, foi lá e meteu mais 2 x 0. Para mim este Santos tem mais chances de levar esta Libertadores do que aquele time do Robinho. Não que este time seja superior tecnicamente. Bem longe disso. Mas este time tem mais força de vontade. Este time quer a Libertadores. E isso numa competição como esta, faz toda diferença. Eu aposto em mais uma final: Santos e Boca. E da-lhe Boca!!

SÉRIE B


Inicia-se hoje a tão disputada Serie B. Hoje já temos jogos fortes como: São Caetano x Ponte Preta e Brasiliense x Marília. Qualquer um destes 4 times tem chance de subir para a divisão e elite. O Corinthians estréia amanha contra o temível CRB. Mas amanha escrevo mais deste jogo.

PALMEIRAS


O Palmeiras segue na mesma política que vem dando certo. Jogadores que possam vir a despontar, somados aos que já estão. No Parque a conversa é que sai só quem não está sendo aproveitado. Ficando então o Valdívia e Cavalieri nomes que a todo o momento são dados como certo para irem a Europa. O Verdão trouxe mais um para compor o elenco trata-se de Jumar. Ontem mesmo Cippulo declarou que: “só faltam alguns detalhes para o Jumar, mas devemos acertá-los até o final de semana”. Já no caso do Keirrison o cartola disse: “As negociações continuam e o interesse do Palmeiras pelo Keirrison ainda existe. Não dá para precisar quando poderemos fazer um acerto, mas o Palmeiras e a Traffic não desistiram do jogador”. O Palmeiras insistirá em ter Keirrison, nem que para isso tenha de esperar o mês de outubro, quando, pela Lei Pelé, o jogador estará livre para assinar com qualquer clube.


Queria mais uma vez agradecer as palavras de carinho que recebo no MSN. Isso me incentiva mais e mais a escrever aqui. Também queria avisar a vocês que durante o Brasileirão vou passar toda a tabela da rodada e algumas curiosidades de alguns times e do Brasileirão em si.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Agora tudo muda

Vamos abrir o Blog hoje com aquele velho clichê, “Futebol é uma caixinha de surpresa”, e foi isso que ocorreu mesmo. Um grande clichê do futebol. Time com tudo na mão para se classificar, perde a classificação. Time argentino mostrando porque são tão temíveis na Libertadores. Grandes ganhando na Copa do Brasil e por ai vai. A exemplo de ontem, vou dividir o Blog com as duas competições:

COPA DO BRASIL

O Internacional fez oque tinha de fazer. Venceu o Sport, esta certo que só por 1 a 0. Mas fez este placar com muitas dificuldades para se acertar em campo. O Colorado nem de longe lembrou aquele time do ultimo domingo que goleou o Juventude por 8 a 1. Mas ao menos conseguiu garantir uma importante vitória em casa neste jogo de ida das quartas-de-final da Copa do Brasil. Pedreira lá em Recife.
No jogo que reapresentou o atacante Leandro Amaral a torcida. O Vasco fez bonito e goleou o Corinthians de Alagoas por 5 a 1 e praticamente garantiu sua passagem para a próxima fase da Copa do Brasil. A não ser que de uma de Flamengo, o Vasco está com a próxima fase mais que garantida. Destaque também para Edmundo. O eterno ídolo da torcida fez dois gols, mostrando que ainda tem muita lenha para queimar.

LIBERTADORES

Olha só como é a vida. Ontem mesmo eu escrevia que os times argentinos pareciam mortos na competição e o Boca mostrou toda a sua força e já decretando que a final da Libertadores será um Brasil e Argentina.
O que tinha tudo para ser o jogo mais bonito do ano. Seria o jogo que torcida do Cruzeiro iria repetir por anos e anos. Mas do outro lado tinha o Boca. O time mais copeiro que eu já vi. Pode falar o que quiser dos argentinos. Que são catimbeiros. Que o Brasil tem um futebol mais bonito. Mas quando se trata de disciplina tática e vontade de vencer isso é com eles mesmos. A torcida do Cruzeiro está de Parabéns. Mineirão lotado. Festa o jogo todo. Mas logo no primeiro tempo o Boca já havia matado o jogo, 2x0 no primeiro tempo. Missão impossível de ser virar no segundo. Já que contava os gols do outro jogo, mais os gols fora. Era meu time brasileiro favorito na Libertadores. Não deu e esta com cara que esta Libertadores vai dar Boca, denovo.
O São Paulo me calou. Eu esperava um jogo mais feio do que foi. Não que o jogo tenha sido bonito. Mas ao menos foi jogado. O Tricolor foi lá e fez 2x0, Dagoberto e Adriano. Fez o que tinha de fazer. Ficou com a vaga e com moral para prosseguir na Libertadores. Bom para o Muricy que consegue respirar.
Apesar de eu quase nunca falar do Santos aqui. É o time brasileiro hoje com mais cara de Libertadores. É fraco. É limitado. Mas os jogadores estão com força de vontade e futebol são 11 homens para cada lado.
O Flamengo ontem quebrou qualquer comentarista esportivo. Até este blogueiro aqui. Por que estava muito simples ganhar esta vaga. Podia se perder até de 2x0. E o time que estava enfrentando o Mengo não era nada daquilo também. Mas é isso, jogadores com a cabeça na final ainda. “Papai Joel”, camisa nº 100, festa e mais festa. Resultado: “Água no chopp do Mengão”. Cabañas é o nome da fera e começou aos 20 de jogo e Esqueda ainda ampliou aos 38 minutos do primeiro tempo. O Flamengo bem que poderia ter feito uma reação no segundo tempo. Mas ficou só na vontade. Já Cabañas decretou a vaga aos 32 minutos do segundo tempo. Agora é chorar e comemorar muito este titulo Carioca. Por que este ano não ganha mais nada. O pior é que mal perdeu e já tem musiqueta nova: "Tu és... time que só me faz rir... a raça só tem travesti... e o Ronaldo é bi!!!

PALMEIRAS

O Palmeiras terá um novo “manto”. A Fiat estampará um de seus produtos no uniforme que já será usado na estréia do Brasileirão. O já conhecido FIAT que vem estampando o manto sagrado dará espaço para a Case, marca dos tratores também produzidos pela empresa de automóveis. O evento contará com a presença da “modelo oficial” do Verdão, a apresentadora Adriane Galisteu, palmeirense apaixonada. É esperar e ver. Não creio que mude muito, mas eu gostaria de uma camiseta diferente em todos os sentidos e não só a estampa do patrocínio. Ou uma terceira camisa nova. Sei lá. O Keirrison esta cada vez mais longe do Parque Antártica, agora o Coxa quer o dobro por ele. Sabe o que vai acontecer? Ele vai arrumar um jeito de sair e o Coritiba vai acabar ficando sem nada. O Contrato do cara vence em 2009, seis meses antes ele já pode assinar com outro clube e não precisa pagar multa rescisória, ele tem 19 anos ainda. Pressa para que?

Mais uma vez agradecendo ao pessoal que tem comentado, aqui, no orkut e no msn.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Copa do Brasil e Libertadores

É difícil escrever sobre futebol todo dia. Acabo caindo na mesmice de comentar jogos que vão acontecer e que já ocorreram, apesar da minha vontade ser de comentar algo mais amplo, mas com um calendário lotado deste só nos resta isso mesmo. Como são muitos times não vou separar por estados e sim por competição.


COPA DO BRASIL

Rodada passada, já numa terça-feira como eu disse ontem o Corinthians enfrentou o São Caetano no Morumbi, como se jogasse em casa, já que este time não tem estádio. Ganhou de 2x1. Até o “quase-gol”, também conhecido como Herrera, fez dois. Com a casa cheia como já havia previsto este blogueiro, 46 mil pagantes viram o Corinthians ter mais força de vontade do que futebol. O resultado foi bom para as duas equipes, já que o Azulão fez um gol fora. Então ficou assim 0x0 é do Corinthians e 1x0 Azulão vai para os pênaltis. Acredito em uma partida de volta emocionante, com pouco futebol dos dois lados e muita força de vontade. O Corinthians está com espírito de ganhar esta Copa do Brasil. O que seria um feito inédito para times recém rebaixados. É só os jogadores não esquecerem que o objetivo maior é subir para a divisão de elite.
Após muitos dias sem uma partida oficial, só treinando. O Vasco encara o Corinthians-AL nesta quarta-feira em São Januário. A aposta do time cruzmaltino é o retorno de Leandro Amaral que após brigas e brigas está de volta ao Vasco. Esta será a partida do primeiro confronto das quartas-de-final da Copa do Brasil. O Vasco para quem nem se lembra mais com que time joga, deve entrar com: Tiago; Eduardo, Jorge Luiz e Vílson; Wagner Diniz, Jonílson, Leandro Bomfim, Morais e Madson; Leandro Amaral e Edmundo.
Embalados por conquistas estaduais, Inter e Sport se enfrentam hoje também como primeiro confronto das quartas-de-final. A quarta fase da Copa do Brasil coloca frente a frente o Campeão Gaúcho contra o tricampeão Pernambucano. O Inter recebe o Sport Recife no estádio Beira-Rio. Vale lembrar que alem de tricampeão o Sport derrotou o Palmeiras com uma larga vantagem no placar e o Inter vem embalado nos 8x1 da final. Agora é esperar para ver se a histórica goleada não sobe a cabeça dos jogadores. Apesar de serem duas equipes fortes deve ser o jogo mais feio da rodada, com o colorado pressionando e o Sport até com o presidente debaixo do gol.

LIBERTADORES

Antes de escrever sobre as equipes brasileiras, gostaria de dedicar algumas linhas as equipes argentinas. Que ao contrário do que é de costume, tem feito péssimas atuações e hoje conta com Boca, River e San Lorenzo, como únicos representantes, sendo que estes dois últimos se enfrentam. Tudo indica que este ano poderemos ter uma final brasileira de Libertadores. O que eu particularmente acho muito sem graça.
O São Paulo entra em campo nesta quarta-feira no Morumbi, (dois dias seguidos tendo jogo no mesmo gramado, chuva, frio, depois não reclamem do campo), e pega o Nacional do Uruguai. O tricolor tem de ficar em estado de alerta. Apesar do empate no jogo de ida, o São Paulo sabe que tem de ter todos os cuidados. Tanto que a declaração do Rogério Ceni foi esta: “Desta vez, nós não podemos jogar com o regulamento. O resultado é deles. Qualquer empate é deles, inclusive esse 0 a 0 que levará a decisão para os pênaltis”. Vai ser outro joguinho mais ou menos. Com muito chuveirinho na área e um Nacional fechado esperando contra-ataque e ir logo para os pênaltis.
Ainda curtindo a festa pelo titulo do Campeonato Carioca. O Flamengo entra em campo para fazer o que todos já sabem que fará. Se classificar para as quartas-de-final da Libertadores. O Mengo joga no Maracanã e enfrenta o América-MEX já no jogo de volta. Como ganhou fácil por 4 a 2 no México, o Rubro-Negro tem larga vantagem e se classifica mesmo perdendo por 2 a 0. O próximo adversário do Flamengo sai do jogo entre Santos e Cúcuta-COL. Destaque também para a despedida de “Papai Joel”. Há muito tempo eu não via um técnico de qualquer clube do RJ ter tanto destaque e importância para uma torcida.
Agora sim. O jogo mais importante da semana. Boca Juniors e Cruzeiro. Esta certo, o Cruzeiro perdeu lá na Argentina, mas perdeu com gosto de vitória. Assim como o Boca Juniors se vangloria de ter seu estádio, a famosa La Bombonera. A Raposa conta com um Mineirão lotado nesta quarta-feira. Ao que tudo indica não caberá nem formiga neste Mineirão. No primeiro dia, por exemplo, foram vendidos 45 mil dos 69.333 ingressos disponíveis. Mas mesmo assim não vai ser fácil pro Cruzeiro, uma vez que precisa vencer por 1 a 0 para ir pros pênaltis ou vencer por dois gols de diferença para se classificar. Este sim é o jogo para se assistir. Um Cruzeiro mais que ofensivo e um Boca que mostra disciplina tática e ótimos arranques com o Riquelme.

PALMEIRAS

Como este blog já havia previsto. No Palmeiras as coisas não param, estão chegando jogadores e o foco agora é a partida de Domingo contra o Coritiba, já valendo pelo Campeonato Brasileiro. Eles já estão lá, mas a apresentação oficial vai ser só na tarde de quinta-feira. Os nomes são poucos conhecidos, Fabinho Capixaba e Sandro Silva, ambos do Mirassol, mostrando que o Palmeiras este ano vai manter a mesma política trazendo jogadores que possam vir a despontar. Assim como chegam novos jogadores, alguns deixam o elenco. Depois de Makelele trocar o Palestra Itália pelo Grêmio, alguns jogadores pouco aproveitados este ano deverão deixar o Parque Antártica. Fontes internas afirmam que estes 4 nomes não fazem mais parte dos planos do Luxa: Amaral, Francis, Valmir e Max. O nome mais forte que pode vir a chegar ao Palestra ainda esta semana seria Keirrisson, o maior destaque do Campeonato Paranaense vem sendo dado como certo há muito tempo nos bastidores do Palestra. O que estaria atrasando a negociação seria o fato o adversário do Coxa na estréia do Brasileirão é exatamente o Palmeiras, mas Jamelli nega que está sendo dificultada a transferência para Keirrison não enfrentar o time. É esperar e torcer. Que venha o Brasileirão.

Mais uma vez obrigado ao pessoal que vem comentando e as fotos prometidas pelo Paulinho já estão no orkut dele. Eu ia colocar o Link aqui mas as fotos dele são protegidas. Então depois eu escolho umas melhores lá. Baixo e mando para cá. Sei que nada tem a ver com futebol. Mas o que foi o agora ex-secretário de Esportes de Brusque ser preso aliciando voto? Isso é uma vergonha para a cidade e para o esporte na região. Por caras como este que nós não conseguimos ter um time forte na cidade. A falta de interesse é enorme. Só há interesse próprio. Abaixo segue o Link para quem quiser ler mais sobre o assunto:
http://www.radiocidadeam.com.br/noticia.php?cod_noticia=2451
Ou uma visão mais clara dos fatos com o Blog do nosso amigo Rodrigo Santos: http://www.blogdorodrigosantos.blogspot.com/

terça-feira, 6 de maio de 2008

Polemica e Serie B

O São Paulo fez feio quando por uma retaliação boba não foi na festa de entrega de troféus da Federação Paulista de Futebol. A ausência de um clube de peso como o São Paulo foi um ponto negativo na festa de encerramento do Campeonato Paulista. A boca miúda nos bastidores, comentava sobre um possível boicote. Boicote este por causa do mau tratamento da federação junto ao Tricolor. Esta versão foi confirmada por um representante do São Paulo: Houve um desgaste muito grande entre as duas diretorias (São Paulo e Federação) por tudo o que aconteceu, pois estava tudo certo para as semifinais serem no Morumbi. Com certeza, isso estremeceu as relações”, disse o representante, que pediu anonimato. Um fato feio para história de um time tão tradicional, parecendo uma criança mimada. Não faz o que eu quero, também não vou à tua festa. O presidente da federação se fingiu surpreso ao ser questionado sobre um possível boicote, dizendo: “Não tenho conhecimento sobre esse assunto, pois ninguém do São Paulo falou nada para mim”. E logo após disse não querer mais comentar sobre o assunto. Quem foi mais enérgico comentando tais fatos, porem sendo bem ponderado, foi o presidente do Corinthians: “Não sei qual foi o tratamento dado pela Federação, mas não podemos deixar de comparecer. Nós também já fomos prejudicados, mas essa é a casa de todos nós”, explicou Andrés Sanchez. Quem também comentou o fato foi o vice-presidente do Palmeiras, Gilberto Cipullo, que considerou exagerada a postura do Tricolor: “Pode ser que seja uma pressão já para o ano que vem. Quem acompanhou a competição, viu que não houve nada demais” alertou. O que é bem típico do São Paulo, pressão na federação e nos árbitros. Mas todos sabem que o São Paulo ficou bravo porque teve de jogar no Parque Antártica e com este raciocínio o Cipullo completou: “A Federação respeitou o direito de cada um. Não temos nada contra ninguém, mas não podemos aceitar que nosso direito seja prejudicado”, encerrou. Ah se fosse um Mirassol que deixasse de ir numa festa desta.

CORINTHIANS

Todos reclamam que este Blog só fala do Palmeiras, então decidimos hoje falar um pouco do Timinho. Rodada de terça-feira, é que o calendário brasileiro é muito bem organizado. Com a missão de esquecer a estréia na Série B. O Corinthians vai pegar o São Caetano nesta terça-feira, às 21 horas no Morumbi. Já que um não tem estádio e o outro está interditado. Mais de 30 mil ingressos já foram vendidos. Para continuar na Copa do Brasil, terá de vencer quem vem lhe incomodando nos últimos anos. Desde 2000, os dois clubes se enfrentaram 20 vezes, com uma grande vantagem da equipe do Azulão, que ganhou 12 e empatou 3. Ou seja, o Corinthians até hoje só ganhou 5 vezes do fortíssimo São Caetano. Só pra lembrar, no primeiro jogo entre as equipes no ano, o Azulão se fez melhor e venceu por 3 a 1. Já que é para refrescar a memória, o Corinthians estréia na serie B contra o temível CRB, sábado na reabertura do Pacaembu.

Fico feliz por mais de mil comentários que tive no ultimo tópico, vocês me incentivam cada vez mais a escrever aqui. Obrigado

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Futebol não para.

O Brasil é assim, acabam os campeonatos mas o futebol em nossas veias não para. Sempre atento as noticias o Blog vai dar a vocês a seleção do campeonato paulista, segundo a Federação Paulista de Futebol:

Goleiro: Aranha (Ponte Preta); Lateral-direito: Eduardo Arroz (Ponte Preta); Zagueiro: Henrique (Palmeiras); Zagueiro: Miranda (São Paulo); Lateral-esquerdo: André Santos (Corinthians); Volante: Pierre (Palmeiras); Volante: Hernanes (São Paulo), Meio-Campo: Léo Lima (Palmeiras); Meio-Campo: Valdívia (Palmeiras); Atacante: Kléber Pereira (Santos); Atacante: Adriano (São Paulo); Técnico: Wanderley Luxemburgo (Palmeiras); Revelação: Dentinho (Corinthians); Craque: Valdívia (Palmeiras).

Esta seleção é piada. Colocar um goleiro que toma 6 gols em 2 jogos como melhor que o Marcos capitão da equipe vencedora do campeonato é começar com descrédito uma seleção. Não são palavras de um torcedor apaixonado, mas sejamos racionais um atacante que é o artilheiro do campeonato fica de fora da seleção? O que o Adriano fez por merecer para estar nesta seleção? Arrumam um jeito de colocar jogadores do Corinthians para se fazer média. Porque que a equipe do Guaratinguetá, 3º colocado no campeonato, não tem um jogador nesta seleção? Porque Dentinho como revelação e não o goleiro Aranha ou o Elias da Ponte Preta? Esta federação comandada pelo palmeirense Marco Polo Del Nero é a pior federação paulista dos últimos tempos. Fazendo este blogueiro sentir a falta de, (pasmem), Farah.
Foi escrito no tópico passado a questão de ser ousado. Inspirado neste clima o Blog ousou e fez uma entrevista com quem esteve na final do Campeonato Paulista de 2008. Paulo Cantoli, Paulinho para os amigos. Nascido em Brusque em 1988, viveu em São Paulo até 2000 quando decidiu voltar a sua cidade de origem. Paulinho hoje com 20 anos, cursa o 3º Período de Direito na Univali, nos cedeu alguns minutos e concedeu esta entrevista:

Fanático Futebol Clube - Paulinho você é palmeirense desde quando?
Paulinho Cantoli - Desde quando nasci.
FFC - E quando que surgiu a idéia de você ir assistir a final dentro do Palestra Itália?
PC - No começo do campeonato, pois já tinha a certeza de que seríamos campeões. Mas o maior impulso foi a TAM que deu, com a promoção de passagens no feriadão (risos).
FFC – (risos) E como você fez para conseguir o tão difícil ingresso da final?
PC - Um amigo nosso aqui de Brusque comprou para nós em SP.
FFC - Foi a primeira final que você assistiu dentro do estádio?
PC -
Primeira de muitas.
FFC - E o que você pode nos dizer desta sensação?
PC - Nada paga a emoção de ver tudo de perto, sentir a vibração do estádio, empurrar os jogadores para o título, só quem estava lá para saber.
FFC - Deve ter sido mesmo emocionante. Você esteve perto da briga que ocorreu dentro do estádio?
PC - Sim, ao lado. A decisão da PM foi muito por impulso e colocaram a vida de várias pessoas em risco, incluindo crianças e mulheres. O motivo foi um sinalizador que um torcedor acendeu no meio do jogo. Levando-se em conta de que era uma festa da final e de que a PM deveria ter feito a revista correta na entrada do jogo, podemos ver quem foram os errados.
FFC - Então um torcedor está comemorando e acaba sendo agredido. É e depois colocam a culpa nas torcidas organizadas. Falando em organizadas, você é presidente de uma?
PC - Sim, na verdade não sou bem um presidente, já que tomamos decisões sempre em conjunto nas reuniões, posso dizer que sou representante da Força Independente do Brusque Futebol Clube.
FFC - E você como representante desta torcida, como você vê a atitude do Ministério Publico de SP querendo culpar e fechar a Mancha Alvi Verde? Você acredita que seja esta a solução para acabar com a violência?
PC - Não. O maior exemplo disto foi que a houveram diversas confusões ao longo do jogo de domingo, durante e após a partida, sendo que a mesma Mancha Verde estava proibida de entrar nos estádios. Ou seja, na briga que houve lá dentro a PM culpou a torcida Mancha Verde, mas a mesma PM proibiu esta de entrar no Estádio, é contraditório. O mal deve ser cortado pela raiz, com penas severas para os infratores que não vão ao estádio para torcer, e sim para brigar.
FFC - O Blog também acredita nisso. Que somente punindo, o infrator e não a torcida, que a violência irá ao menos diminuir. E o que você diz para aqueles que pensam em um dia assistir a final de seu time no estádio?
PC - Não percam esta oportunidade. Apesar de todos os incidentes, o prazer de ver de perto a final é indescritível.
FFC - O Blog desde que "nasceu" vem comentando sobre a sua ida a final do campeonato Paulista. Acreditamos que tenha muitas fotos. Como o leitor poderá ver estas fotos?
PC - Estarei em Brusque amanhã, (terça-feira 06/05/08), e disponibilizarei em breve ao blog, todas imagens e vídeos que foram registrados no dia, desde a festa antes do jogo na Turiassú até a volta olímpica.
FFC - E você esperava um placar tão elástico?
PC - Não, no máximo 2x0.
FFC - Paulinho muito obrigado por esta entrevista e se possível resuma a sensação que sentiu em uma palavra.
PC – CAMPEÃO.

Este tópico foi uma experiência para ver se este tipo de entrevista funciona. Então assim para o pessoal que entra aqui e lê. Faz um favor. Comente. A única maneira que eu tenho de saber se estou indo bem ou mal, ou o que devo colocar ou deixar de colocar é com vocês comentando. Para saber se a minha opinião é a mesma de vocês ou se tenho de colocar algo a mais aqui é só com comentários que eu irei saber. Já que a idéia é que por aqui vocês fiquem informados do que ocorre no futebol. Assim tentarei colocar ao menos dois tópicos por dia. Obrigado.

É o Campeão dos Campeões Verdão querido.....

Por duas vezes hoje estou a escrever neste blog. Como eu havia prometido, irei dedicar este post praticamente inteiro para o Palmeiras. Mas antes quero escrever de duas coisas que ficaram pendentes e o pessoal que aqui freqüenta me pediu. Uma delas é no campeonato Carioca, eu injustamente esqueci de dar todos os méritos do título do Flamengo ao técnico Joel Santana. O Cara não é lá estas coisas, porem fez um ótimo trabalho até então e com as suas substituições dando resultados ele tem grande parcela nesta conquista do Mengão. Espero que seja muito vitorioso agora no comando da seleção da África do Sul. Outro destaque fica para o campeonato Catarinense. Nada falei dele porque não o considero como um dos principais do país, já que há muitos anos uma equipe deste estado não entra como forte favorita, só tendo times de serie B e C. Alguns deles nem na C. O que é uma pena, porque é um estado muito rico, com grandes empresas e deveria ter um time forte. Mas mesmo assim os meus parabéns ao Figueirense que vem ao menos representando o estado de SC há alguns anos na serie A.

PALMEIRAS

Há muito tempo não se via uma festa como esta. Parque Antártica lotado. Todos com uma só certeza. Palmeiras será Campeão. Cada um dos torcedores com um placar na cabeça, mas eu duvido que alguém tenha imaginado um placar deste, 5x0 com 3 gols do Alex Mineiro. O time do Palmeiras comandou o jogo todo, fez o que quis. Valdivia mais uma vez se mostrou genial. E respondendo ao técnico Sergio Guedes da Ponte que disse que o chileno nada fez. Então meu amigo você assistiu outro jogo. Porque fazer um golaço e ainda iniciar a jogada de outro é não fazer nada. Por favor Valdivia faça nada todo o jogo. E para chegar ao seu 22º titulo paulista o Palmeiras foi mais que ousado. Ousou em investir em tantos talentos a desabrocharem ainda como o Henrique, Pierre, Kleber, Lenny e etc. Ousou em contratar uma grande comissão técnica e reformar todo o departamento médico. Ousou em acreditar em Denílson, em Léo Lima e ousou muito em tirar o Diego Cavaliere e colocar o Marcos que alguns achavam que era um ex-jogador em atividade. Por falar em Marcos. Quem já viu um jogador como ele? O cara não é só diferenciado em campo, fora dele é um exemplo de vida, deu a volta por cima, chorou antes do jogo pedindo o título aos companheiros, me desculpem o palavrão, mas: PUTA QUE O PARIU... É O MELHOR GOLEIRO DO BRASIL.... MARCOS. Este é o Palmeiras que eu conheci e me apaixonei. Um Palmeiras vencedor. Com força de vontade. Um campeão absoluto que tem só: O melhor jogador do torneio, (Valdivia), o melhor goleiro (Marcos), o artilheiro (Alex Mineiro), a melhor defesa e o melhor ataque. É um time campeão ou não? Ontem eu assistindo o jogo no quarto gol me perguntaram: O que é isso? Eu respondi: Isso é Palmeiras. E é isso mesmo, este é o Palmeiras que muitos conheceram. Um Palmeiras de glórias e não aquele que vinha se apresentando nos últimos anos que se contentava com o quarto lugar no campeonato Brasileiro. E para aqueles que ainda duvidam de três títulos como eu havia falado. O Paulista já ganhamos, nos falta o Brasileiro e a Sul-Americana. Peço desculpas se as palavras estão meio perdidas no texto é que é difícil falar do Palmeiras. É muita emoção para mim e ainda estou de ressaca do título Paulista. Mas o Palmeiras é isso é um time que na comemoração de um título já avisa que tem de 5 a 7 jogadores para chegar. Parabéns Palmeiras. Parabéns a torcida que foi ao estádio comemorar e não aos idiotas que tinham tudo para comemorar um titulo e fazer festa se preocuparam em ir brigar. E como eu havia prometido, nosso amigo Paulinho Cantoli estará logo, logo dando seu pitaco por aqui contando para nós como foi assistir a final lá de pertinho. E para fechar:
Eeeeeeeeeeeee Palmeiras minha vida é você.

Volta do Feriado e Estaduais

Eu antes deste feriadão tinha muitas idéias para escrever. Aconteceu muitos jogos importantes. O Palmeiras perdeu, (Sim eu também falo aqui quando o Palmeiras perde), o Cruzeiro perdeu do Boca com gostinho de vitória. Mas o papo agora é sobre as finais. Vou fazer assim vou postar este tópico só falando das finais mais importantes no Brasil e depois mais tarde um só sobre o Palmeiras.

PAULISTA

Jogo de festa. Jogo de uma torcida só que consegue brigar com ela mesma. Com o time sendo campeão, 5 x 0 no placar, artilheiro do paulista em campo, melhor goleiro do Brasil e os caras conseguem brigar ainda. Lamentável. Mas vou postar mais tarde só sobre o Paulistão.

GOIÁS

O que foi aquilo? Não desmerecendo o Imtubiara, (Quem?), porque eu nem vi este time jogar. Mas que é difícil admitir que um time como o Goiás perder a final para um time sem expressão isso é.

RIO GRANDE DO SUL

Eu desde o começo achei que o Internacional levava este Gauchão. Mas nem o mais otimista colorado esperava um placar deste. O Inter de Porto Alegre massacrou o Juventude e mostrou que tem um time forte e campeão. Hoje o Inter é o favorito a Copa do Brasil e entra como um dos favoritos ao Brasileirão.

MINAS

O Cruzeiro podia perder de 5 x 0, foi lá e meteu mais uma vitória simples. No ano do centenário do rival, o Cruzeiro é quem vai papar tudo. Para mim é o time Brasileiro mais forte dentro da Libertadores e também entra como favorito no Brasileiro.

PARANÁ

Este campeonato me surpreendeu. Eu acreditava no Atlético Paranaense, mas deu Coxa. Apertadinho, mas o Coritiba levou. Destaque para Keirrison, que logo, logo, estará desembarcando no Parque Antártica.

RIO DE JANEIRO

Se fez a lógica. Quando o Flamengo ganhou a Taça Guanabara eu pensei: “Ta ai o campeão Carioca”. Não porque o Flamengo jogue bonito, ou porque tenha um elenco forte. Longe disso. E sim porque o plantel se mostra competitivo. Mas não dou ele como favorito a mais nenhuma competição.