segunda-feira, 31 de agosto de 2009

CHOQUE REI?


Choque Rei foi chamado assim devido a majestade do jogo. A expectativa criada para o clássico São Paulo e Palmeiras era muito grande mas, a partida foi tecnicamente muito ruim. Não faltou dedicação, vontade e principalmente muita marcação, porém, foi só isso. E nesses quesitos, um jogador do Palmeiras cada vez mais me chama a atenção: Souza. O que esse garoto corre e marca não é brincadeira. Alem de tudo joga de cabeça erguida. Diego Souza disse: "Clássico é assim, muito dificil de se vencer. Tivemos chances e o São Paulo também. O jogo foi bom". Talvez eu tenha assistido outro jogo. Bom não foi. O jogo foi equilibrado, no entanto, o resultado foi melhor para o Verdão, que atuou com o regulamento na mão e continua líder isolado. Rogério Ceni foi um pouco mais cético: "Não fizemos tanto assim para reclamar uma vitória clamorosa e o empate reflete o que foi a partida, mas o resultado foi melhor para eles, isso não dá para negar". Wendel mais uma vez foi péssimo e a única vez que ele “acertou” foi errando um cruzamento e quase pegando o Rogério de surpresa. Nossas jogadas ficaram basicamente na mão do Armero. Ortigoza deixou a desejar e o jogo melhorou muito com a sua saída. Os bambis com medo de perder e se verem ainda mais distantes. Enfim, faltou um pouco de coragem ao treinador são-paulino que acabou truncando o jogo. Dessa vez não teve Jason e nem Hulk, o clássico de ontem foi chato demais.

MASSIMO DIVINO

Mais uma vez irei repetir uma coluna que Massimo Divino, Acadêmico do Bexiga, escreveu sobre a vinda do Love: “Caros amicos campeões mundiais, o Amor está no ar mais uma vez no Palestra. Finalmente temos um camisa 9 de botar medo nos adversários. Vagner L'Amore, sangue palestrino e formado em casa, está de volta! Como todo filho rebelde, tentou mudar de lado por influências negativas, ma o bom e velho ditado prevaleceu: “o buon figlio à casa torna”. E o ex-rival da Marginal, enton? Se só com Obina no primeiro turno foi 3 a 0, quanto vai ser agora? 12 a 0? Dio mio... Io non vejo ninguém na minha frente e acho que isso non vai mudar tão cedo!Aqui é Palestra! Saudações alviverde”.

AMBEV

A Brahma será a marca escolhida pela AmBev para estampar os escudos dos quatro clubes em suas campanhas publicitárias. Como o blogueiro aqui já havia adiantado os clubes ganharão muito com isso. O foco da campanha será a rivalidade entre os grandes de São Paulo. O acordo deverá ser assinado nos próximos dias e não implicará nenhuma propriedade dentro dos estádios.

FICHA TÉCNICA

SÃO PAULO 0 x 0 PALMEIRAS:
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 30 de agosto de 2009, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Héber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Assistentes: Edmílson Corona (Fifa-SP) e Vicente Romano Neto (SP)
Renda: R$ 1.412.320,00
Público: 41.083 pagantes
Cartões amarelos: Jorge Wagner, Miranda (São Paulo), Diego Souza, Obina (Palmeiras)

PALMEIRAS: Marcos; Wendel, Maurício Ramos (Marcão), Danilo e Armero; Pierre, Edmilson, Diego Souza e Cleiton Xavier (Deyvid Sacconi); Obina e Ortigoza (Souza)
Técnico: Muricy Ramalho

O Love deve ser apresentado hoje. Não irei cumprir a promessa de não ir aos jogos. Torço pelo Palmeiras e não por ele. Palmeiras é muito maior que o Love. Devo ir contra o Barueri no próximo sábado. Quem for me avise.

domingo, 30 de agosto de 2009

É HOJE.... BAMBIS


É hoje que vocês mostram se vieram para ser campeões ou o Freddy vai mandar vocês de volta para o inferno. Confio no Palestra. Hoje iremos distanciar bem e não parar mais. Como diria Roberto Avalone: Ah Minha Tia Dora!!!

PRESIDENTE

Faz tempo que venho citando o presidente do Verdão o Sr. Luiz Gonzaga Belluzzo. Ele recuperou a auto estima do time. Aumentou a arrecadação com patrocínios e marketing, alem de boas contratações, demissões e segurar seus maiores jogadores. O mandato do mesmo deve acabar. O nome da vez é seu vice Sr. Gilberto Cipullo, mas o Belluzzo ainda pode se tentar a releição. Basta convence-lo.
http://www.ficabelluzzo.com.br/

CASO LOVE

Sem analisar o fato dele ser traídor e de quanto eu me sinto ofendido com a sua volta. Irei analisar o porque do negócio. O contrato de Love terminava em dezembro de 2010, ou seja, em agosto de 2010 ele poderia assinar um pré contrato e deixar o CSKA a ver navios. Se caso fosse convocado para Copa de 2010 ao término da mesma teria uma chuva de proposta o que não daria nada em dinheiro para o CSKA e para o Palmeiras que ainda detinha 10% dos direitos do jogador. Nesse caso perderiam Palmeiras e CSKA. Love queria voltar ao Brasil. Ele acredita que é a única maneira de ser convocado a Copa. Jogar no Brasil seria uma vitrine e nada melhor que jogar no Palmeiras. Clube grande com enorme possibilidade de ser campeão. O CSKA avisou, quer voltar? renove conosco. Love renovou até 2011. Após a Copa de 2010 se aparecer propostas o clube russo não deve ficar na mão. O Palmeiras que detinha os 10%, deu 5% ao time da Rússia. Hoje somos donos de 5% do jogador mais o valor que temos direito por ser clube formador. Love é um atacante diferenciado, precisavamos de reforços nesse setor. Analisando o jogador como um “pé-de-obra” foi um ótimo negócio a todos, ao CSKA, ao Palmeiras e ao Love. Analisando pelo lado moral foi uma péssima contratação.

Domingão, tenho de escrever menos né. Amanha eu escrevo mais, com maior número de detalhes e etc sobre o choque rei.

sábado, 29 de agosto de 2009

TRAÍRA VOLTOU


Sim. Para meu desgosto profundo este cara está de volta. Este traídor deverá se apresentar na segunda-feira. Não sei que mágica ele fez para voltar, mas parece que o Palmeiras não terá de mandar ninguém nem pagar nada e o salário ainda vai ser reduzido. Minha vó sempre me dizia que esmola demais até o santo desconfia. O santo eu não sei, mas eu desconfio. Tem caroço nesse angu. Vejo esta neogociação como um ponto negativo para a diretoria. Não por ser o Love e sim porque a negociação está muito as escuras. O CSKA não daria ele tão de graça assim. Está na cara que estão mentindo. Agora o porque eu sou contra a vinda do Love? Eu concordo que precisamos de um atacante. Um que resolva. Mas não concordo que tenha de ser o Love. Ele vestiu a camisa dos gambá, beijou o simbolo e disse que o sonho dele era jogar lá. Ninguem me contou eu vi.É verdade que muito jogador faz isso, mas depois de ser contratado e não antes. Precisamos sim de reforços, mas não somos putas. Aqui é Palmeiras. Dizer que precisamos do Love para ser campeão é dizer que no líder do campeonato só tem pereba. Somos líderes, não precisamos de salvadores. Precisamos de reforços. Se formos campeões será o Palmeiras e não o Love. Este cara vai pegar um time montadinho e líder do campeonato mesmo que perca nesse domingo. Precisamos de um lateral direito urgente. Que tal trazer o Ilsinho? E porque não de volante o Magrão? Se é para trazer a trairagem toda, o time estaria formado. Ao menos estes dois não falaram merda antes de assinar. Sou contra o Love. Se formos campeõe irei comemorar, mas não por ele e sim por causa do Palmeiras. Não compro um nada que cite o Love e não compro mais nenhum ingresso até que este infeliz saia do Palmeiras. Irei me policiar para não comemorar nem mesmo os gols deste cara. Irei torcer ainda para o avião dele explodir antes de vir e quem sabe ele não quebre a perna. Sr. Vágner você terá de fazer muito por nós para que eu volte ao menos simpatizar com a sua pessoa.

ORGANIZADAS

Quem não viu o documentário veja o link no post abaixo... vale muito a pena...

REFORÇOS

Ainda estamos em negociações com mais nomes. Parece que este ano dinheiro não é problema. O negócio é aguardar.

CARTA DO APITO

Uma carta engraçadinha que eu li estes dias, me enviaram por e-mail e se eu não me engano o autor foi o Juca Kfouri. Um apito cansou: “Nos últimos dias ouvi jornalistas querendo me aposentar. Ganhei até apelido de Máfia. Logo eu que nem siciliano sou. Nasci na China. Como o futebol, a bússola e Mao. Se bem que também existe a Máfia chinesa. Mas isso não importa. O que eu queria dizer é que não tenho culpa da incompetência dos árbitros. Da malandragem dos jogadores. Do tira-teima da televisão. O cara mete a mão na bola. Sai com os dedos erguidos para o céu. Agradecendo a cafajestada feita e eu que sou culpado? Tenham a santa paciência! Vocês esquecem, mas eu já fui novidade. Antes de mim a turma arbitrava com lenços brancos na mão. Falta? O juiz acenava o lenço branco. Bola fora? O lenço branco levantado apontava o lado do lateral. Um saco! Foi quando o Hudson criou um apito especial. Utilizado pelo árbitro William Atack em jogo do Nottinghan Forest. Coisa de uns cento e vinte e cinco anos atrás. Pois é. Em 1884 eu era moderno. Como já fui moderno sei que tudo na vida tem um tempo. Tem um tempo de apitar e um tempo de silenciar. Li isso no tal Eclesiastes emprestado por um atacante. Hoje é chegado o tempo da eletrônica. É tempo de me aposentar dos campos de futebol. Tempo para me dedicar a um passatempo muito mais agradável. Cercado de som e mulheres bonitas. Bronzeadas. Longe daquele bando de marmanjos suados. Solicito à FIFA o obséquio. Aposentem-me pelo amor de Deus! Meu lugar é num desfile de escola de samba. E tenho dito...”


Já efetuei a compra de mais duas camisetas do Palmeiras, minha coleção de camisas antigas está crescendo. Interessados em doar, vender... por favor me escrevam...

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

HULK ESMAGA


Essa é a frase que o Hulk adora. “Hulk Esmaga”. E assim deve ser nesse domingo. Hernanes falou que ia comer grama. Obina disse que já vem comendo alface faz tempo. Aliás, o bom baiano ex-comedor de acarajé costuma se dar bem em clássicos desde os tempos que jogava no Vitória. Eu aposto em uma vitória magra, 1 x 0 Diego Souza. Tenho lido por ai parece que a torcida dos bambis queimou minha lingua e comprou 25 mil ingressos. Ainda assim se tivessem liberado um setor para nós eles teriam a maioria e teriamos um clássico com mais de 40 mil pessoas. Palhaçada. No mais para o clássico devemos ficar sem o Cleiton Xavier. A aparição do mesmo foi apenas para confundir o adversário. Deve voltar contra o Barueri aonde não teremos o Armero que estará defendendo a seleção colombiana.

ORGANIZADAS

Eu sempre escrevo sobre elas. São elas quem fazem a festa no Brasil, são quem enchem estádios. Vi um documentário de um ingles que queria conhecer os “Hooligans Brasileiros”. Ele visitou a Raça Rubro Negra (Flamengo), Torcida Jovem (Vasco), Gaviões da Fiel (Curintia), Mancha Verde (Palmeiras), Camisa 12 (Internacional) e a Geral do Grêmio que não é organizada. Fiquei de certa forma supreendido. Eu conheço e bem as organizadas e não esperava que em um documentário os líderes destas torcidas se mostrariam tão violentos. A minha surpresa maior foi que o único líder de torcida que não se mostrou violento foi o da Gaviões. Não que eles sejam santinhos, mas não se pode participar de um documentário que incite tanto a violencia. Agiram corretamente. A torcida que se mostrou mais violenta e que mais participa do documentário foi a Mancha Verde. Quem quiser assistir este absurdo, segue o link abaixo do blog do Mauro Cezar Pereira. Está dividido em 4 partes e vale a pena assistir todas elas em sequencia.

http://espnbrasil.terra.com.br/maurocezarpereira/post/70890_SERIE+MOSTRA+TORCIDAS+VIOLENTAS+DO+BRASIL+E+ONIBUS+QUE+VIRA+ALVO+DE+TIROS+VEJA

REFORÇOS

Pensei que ontem seria o ultimo capitulo da “Novela Love”, mas ele persiste. Agora ganhou novos atores. Para que o Vagner venha o CSKA teria pedido uma quantia em dinheiro, mais o empréstimo de Lovinho e do Sacconi. O traíra teria acertado um salário na casa dos 400 mil reais mais porcentagens em marketing. Já os outros reforços que eu citei aqui a diretoria nega todos eles. Vamos aguardar.

JÁ CAIU? II

As chances de um time do RJ disputar a segundona ano que vem são de 97%. Agora vamos ver quem fica com a vaga, ou duas né?

Não vou ir ao Morumbi domingo. Estou chateado com isso. Peço desculpas também ao meu amigo Martina que iria me acompanhar. Irão aparecer outras oportunidades. Espero pelo menos fazer um churrasco no domingo. Na minha luta por camisetas antigas, consegui um contato no qual irei pegar a da Agip (86) e a branca da Coca-Cola (89). Se você conhecer quem tem camiseta antiga do Palmeiras e quer se desfazer, para mim não importa o ano. Dúvidas, sugestões, apelos, reclamações... Pode sim me procurar, ontem era só brincadeira.

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

CHOQUE REI


Quando vou falar de Palmeiras x São Paulo, logo me vem à cabeça uma frase de muitos Palmeirenses: “Corinthians é rival, o São Paulo é inimigo”. Ela explica muito bem o sentimento desse jogo. Algumas pessoas me perguntam o porque falo tanto em Choque Rei. De onde veio esta expressão? Simples. REI é do palmeiras e sua majestade. CHOQUE do é São Paulo e sua tonalidade de rosa. Agora falando sério. Choque Rei é, no futebol paulista, o confronto entre São Paulo Futebol Clube e Sociedade Esportiva Palmeiras. O auge da rivalidade aconteceu entre 1942 e 1950, período em que São Paulo e Palmeiras dividiram os noves títulos paulistas disputados. A “majestade” do clássico valeu o apelido de “Choque-Rei” dado pelo jornalista Tomaz Mazzoni, do jornal “A Gazeta Esportiva”. O jogo também era conhecido como “Clássico do Ódio”. Espero que a rivalidade se mantenha dentro de campo. Na arquibancada, se nos derem ingressos compramos todos e fazemos a festa como foi contra os gambá. Estou ansioso para este clássico. Uma derrota deixa os bambis mais perto, nada demais, uma vitória manda o Jason de volta para o inferno e ainda nos deixaria em uma posição ainda mais confortável.

NÃO HÁ MAIS INGRESSOS

O que era esperado por mim ocorreu. Não tem mais ingresso. Do nosso lado lógico, porque os Bambis não lotam estádio. Em apenas um dia de venda no Palestra Itália, a torcida do líder do Campeonato Brasileiro comprou os 3.700 bilhetes disponíveis para o local. Uma palhaçada, um clássico ter tão poucas pessoas. Primeiro colocado contra o 3° e não teremos nem 20 mil pagantes. Tudo isso porque o time com a história mais vergonhosa do futebol se diz profissional e quer nos dar apenas os 10% de direito.

ARBITRAGEM

Héber Roberto Lopes será o arbitro da partida. Não gosto muito de reclamar antes de ver sua atuação. Hoje é um dos menos pior que vem apitando. Espero que domingo não seja diferente.

DESFALQUES

São quase nulas as chances de o Cleiton Xavier disputar o jogo de domingo. Não joga também o Marquinhos, ainda com o problema no púbis. Lenny volta a treinar com bola e pode ser uma opção na próxima semana.

REFORÇOS

Último dia para acertar com o Vagner Love. Se tudo der certo não passou de uma loucura. O meia Renato Abreu não deve vir mesmo. O zagueiro Edu Dracena aguarda até dia 01/09 e o meia Edno da Portuguesa está bem próximo de um acerto que envolveria um empréstimo até 2010 em contrapartida daríamos também por empréstimo o meia Sacconi e o goleiro Deola.

FALHA

Muitos falaram que o Rogério Ceni falhou no gol do Paulo Baier neste último confronto os Bambis. Acho isso um absurdo. Tudo que se pede aos jogadores é a famosa regularidade. Ele não falhou, apenas mostrou o mesmo futebol do primeiro semestre.

JÁ CAIU?

Os matemáticos dizem que as chances do Fluminense se salvar são de 10%, ou seja, já caiu?

As chances de eu assistir esta partida na arquibancada estão cada vez mais remotas. Eu gostaria muito de ir. Uma pena. Ontem foi aniversário do Verdão e para manter o Tsunami Verde vesti minha camiseta de 1989 (Coca-Cola), original e não réplica. No mais é isso. Dúvidas, sugestões, extorsões... Vão procurar outro.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

95 ANOS DE GLÓRIAS


Hoje é dia do Tsunami Verde. Você que hoje não está vestindo verde deveria. Hoje fazemos aniversário. 95 anos. E nestes anos já fomos Palestra Itália, Palestra de São Paulo e Palmeiras. Jamais deixamos nossas origens e jamais deixamos de ser campeões. O hino é um dos mais bonitos do Brasil. Demonstra nossa grandeza: “Quando surge o alviverde imponente/ No gramado em que a luta o aguarda/ Sabe bem o que vem pela frente/ Que a dureza do prélio não tarda/ E o Palmeiras no ardor da partida/ Transformando a lealdade em padrão/ Sabe sempre levar de vencida/ E mostrar que de fato é campeão/ Defesa que ninguém passa/ Linha atacante de raça/ Torcida que canta e vibra/ Por nosso alviverde inteiro/ Que sabe ser brasileiro/ Ostentando a sua fibra”. Já vestimos o Verde, o Branco, o Azul entre outras cores... Até a amarelinha nós vestimos. O único clube que todos os jogadores, massagistas e inclusive o técnico representou a seleção brasileira. Detalhe: o técnico era Argentino, Don Filpo Nunes. O jogo ocorreu em 1965 e ganhamos do Uruguai de 3 x 0. Jogo este que marcou a inauguração do Mineirão. Poderia eu aqui descrever centenas de jogos marcantes. Conquistas como o mundial de 51 ou goleadas históricas como os 8 x 0 nos gambá. As duas academias de 60 e 70. E não só conquista antigas, mas também a década de 90 e tantos outros anos importantes. Já fomos chamados de Carcamanos, Porcada, Italianada, Parmeiristas, Palmeirenses... Para mim não importa. O que importa é a paixão de ser alviverde. Palmeiras minha vida é você. São tantos craques em tão pouco tempo que eu poderia montar 10 escalações diferentes de Palmeiras de todos os tempos que nenhuma delas seria fraca. Não quero me estender muito. Amo o Palmeiras, todos sabem disso. Parabéns a todos nós por estes 95 anos de Glórias. Uma vez Joelmir Beting disse: “Explicar a emoção de ser palmeirense a quem não é palmeirense, é simplesmente impossível. E a um palmeirense é totalmente desnecessário”. Concordo com o Joelmir, não tenho o que explicar a vocês. Apenas comemorar. Não nos auto-intitulamos a melhor, a maior ou a mais fiel. Preferimos celebrar os 95 anos do Campeão do Século. Palmeirense não se vira, se nasce. Vou falar mais o que?

POEMA

Seguindo as comemorações, um poema de Moacir Franco: “O amor é verde, branca a razão/ eu plantei palmeiras no coração/ Para a natureza se eternizar/ hasteou palmeiras em seu altar/ Esse amor imenso, flor da emoção/ um jardim suspenso pela paixão/ Todo dia eu sou campeão/ Palmeiras, Palmeiras…”.

REFORÇOS

Como eu havia dito o Palmeiras renovou com o Mauricio Ramos. Ainda falam em Love, este podendo ser anunciado na quinta-feira. Edu Dracena está bem encaminhado para o Palestra. Dia 01 de setembro devemos ter a resposta. O Palmeiras também cogita a vinda do meio campo Renato Abreu, o mesmo se encontra no futebol árabe e já teve passagens pelo Brasil.

CHOQUE REI

Amanha escreverei mais sobre este confronto. Por determinação ridícula da diretoria dos Bambis a carga de ingressos ficou em 3.700, o que ficaria muito difícil uma pessoa sair de Santa Catarina e consegui-los. Isso pode ameaçar a minha ida ao clássico.

Por hoje é só. Não tenho muito que escrever, aliás até tenho mas não devo. Hoje é dia de comemorar e não de escrever. Amanha eu escrevo um monte. Após procurar que imagem para colocar. Fiquei em dúvida. Eu tinha muitas opções, adicionando imagens dos símbolos, mascotes... mas faz tempo que quero colocar esta foto de dois grandes amigos. Os irmãos Fabrício e Vinicius Bim. Hoje não mais se encontram como na foto, cresceram bastante, mas a pureza do retrato nos mostra o que é a alma de um Palmeirense. Como gosta de dizer o Fabrício: “É Parmera Porra”.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

PELÉ “O ADIVINHO”


Após afirmar que o Brasil não ganharia a Copa de 94, que o Brasil cairia na fase de grupos de 2002 tendo a França como campeã e ainda dizer que em 2006 a Argentina seria a Campeã do Mundo. Edson Pelé Harry Potter Mercado Dinah do Nascimento me encheu de esperanças. Após o Romário dizer que calado Pelé era um poeta. O rei da pelota, conhecido por errar 11 de cada 10 palpites, apontou São Paulo e Atlético/MG como favoritos ao título. A última rodada já disse tudo. O Palmeiras está na liderança há sete rodadas, agora independentemente dos jogos atrasados dos outros, e há 16 no G4. Ainda bem que o Pelé é o maior adivinho que temos no mundo do futebol. Até o “assustador” Jason pensa em procurar um pai de santo para livrar-se do encosto.

QUEM VAI E QUEM VEM

Ontem a imprensa anunciava a saída do nosso zagueirão Mauricio Ramos. Algumas pessoas não se conformam com a gestão profissional que o nosso presidente vem fazendo. Ele já disse: Não sai ninguém. Deram como certa a saída dele somente porque ele não tinha os direitos federativos junto ao Palmeiras e sim ao Iraty-PR. O clube do Paraná queria vendê-lo. Simples, compramos. O dia que não conseguirmos comprar jogadores do Iraty fechem as portas. Maurício assina por mais 4 anos e recebe um aumento salarial. Ou seja, não sai ninguém mesmo. Quem vem? Ainda falam em Vagner Love e prometem anuncia-lo no dia do aniversário do Verdão. Eu ainda duvido. Outro que poderá desembarcar no Palmeiras é o zagueiro Edu Dracena. A diretoria espera a janela européia fechar para acertar com o jogador que está no momento sem clube. Gilberto Cipullo, vice-presidente de futebol, disse que: “O Palmeiras não quer jogador para compor elenco apenas. Quer jogadores que vão chegar e jogar”. Que bom, para compor o elenco eu sou a favor de subir alguém da base. Ele também afirmou que se vier alguém é para ser titular, porem não tem nada encaminhado com ninguém.

MUDARAM O FILME

Os alto-falantes do Arena da Baixada, comunicam: sai Jason, entra Chapeuzinho Vermelho - em 12 jogos contra os Bambi, oito vitórias dos paranaenses e quatro empates. Quem tem medo do lobo mau?

ARBITRAGEM

Não é fácil apitar futebol no Brasil, mas não podemos errar tanto. È gol de mão. Impedimentos inexistentes marcados, os que existem ninguém os enxerga. Não reclamo só em relação ao Palmeiras não. É geral. É uma pena que a principal entidade de administração do futebol não tenha um programa sério para melhorar o nível de árbitros e de assistentes. A CBF não gosta de futebol. Só da seleção. Já demonstrou isso várias vezes. Gostaria eu de ver um dia o Sr. Ricardo Teixeira brigando por clubes nos quais ele é responsável com a mesma garra que briga pela seleção do Dunga. Vale lembrar que no país do futebol, a arbitragem ainda é tratada como um bico. Até pela CBF.

AINDA NA SÉRIE PERGUNTAS QUE NÃO SE CALAM

Quando o Sr. Edílson Pereira de Carvalho, (réu confesso da “máfia do apito” que a Justiça arquivou), voltará a apitar? E outra: Por qual partido ele deve sair como Deputado no ano que vem?


Voltei a me empolgar, escrevendo muito novamente. Não esquecem que o Tsunami Verde está próximo. Regina, por favor... o layout do blog... Dúvidas, sugestões, esclarecimentos, reclamações, informações, teste de paternidade... Me escrevam.

RODADA PRIVILEGIADA


Não poderia ter sido melhor para nós. Ganhamos, a Gambazada empatou e os Bambis perderam. Continuamos na liderança e isolados. Estreamos a camisa azul. Eu gostei da camiseta e assim que me sobrar algum dinheiro ou alguém quiser me presentear irei desfilar com a minha. Voltamos ao futebol. Não é um campeonato fácil, talvez o mais disputado da história dos pontos corridos. Somos a bola da vez tem tempo já. Todos os times entram querendo ganhar do Palmeiras. Prego que se destaca é martelado, assim foi com os Bambis... Ficaram inventando esta de Jason... O Atlético-PR que não estava ganhando de ninguém nos ajudou. Também contamos com a ajuda do eterno reserva do Marcos. Algumas pessoas podem ter estranhado que eu não postei nada no domingo. Eu estava viajando, não consegui postar. O blog também mudou, agora têm anunciantes. A grande maioria deles são de artigos esportivos. Se tudo der certo também terá um novo layout. Uma amiga irá mudar algumas coisinhas para mim.

PALMEIRAS X INTERNACIONAL

Jogando em casa não poderia ser diferente. Fomos para cima desde o primeiro minuto. Tivemos a volta de alguns jogadores e também tivemos nossos desfalques. A zaga não era titular, mas deu conta do recado. Pierre, nosso guerreiro no meio campo também estava suspenso. Mas, não somos um time. Somos um clube. Um elenco. Sim, ainda tem de vir reforços. Estamos no caminho certo, temos apenas de parar de oscilar tanto. Palmeiras jogou muito melhor contra o Atlético-MG (1x1) e contra o Coritiba (2x1) do que contra o Internacional. Empatamos uma e perdemos a outra, mesmo jogando melhor. Sábado queríamos a vitória. Diego Souza tem se destacado. O capitão Marcos enfatizou: “A gente cobra muito o Diego que precisamos dele assim sempre. Ele tem que ser regular, ele é o termômetro da equipe”, cobrou Marcos, que acrescentou: “Quando o time vê ele correndo, se anima”. Souza, o volante sarará, tem jogado bem. Assim como o zagueiro Mauricio (Wando) também entrou muito bem. Estou ansioso pela entrada do Figueroa, não aguento mais o Wendel. Vejam nesse sábado quantas vezes chegamos ao ataque pela esquerda e quase nenhuma pela direita. Obina você está deixando a desejar, nunca esperei muito talento vindo daí. Espero ao menos força de vontade e nesse ultimo sábado mais uma vez vi o Ortigoza correndo e o senhor dando “migué”. Não é porque ganhamos e que fez gol que eu não pego no pé. Agora contra os Bambis é nossa final antecipada. Entraremos em uma sequência de jogos com 6 a 7 dias de intervalos que irá nos ajudar muito. Teremos tempo para treinar, descansar, ajeitar a parte tática. Avante Palestra !!!

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS 2 x 1 INTERNACIONAL

Local: Palestra Itália, em São Paulo (SP)
Data: 22 de agosto de 2009, sábado
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Eremilson Xavier Macedo e João Antonio Sousa Paulo Neto (ambos do DF)
Cartões amarelos: Armero, Deyvid Sacconi e Diego Souza (Palmeiras); Danilo Silva, Danny Morais, Sandro, Guiñazu e Giuliano (Internacional)
Gols: Obina (pênalti), aos 39 minutos do primeiro tempo; Ortigoza, a um minuto e Giuliano, aos 42 minutos do segundo tempo

PALMEIRAS: Marcos; Wendel, Maurício, Danilo e Armero; Edmilson (Jumar), Souza, Cleiton Xavier (Deyvid Sacconi (Sandro Silva)) e Diego Souza; Ortigoza e Obina
Técnico: Muricy Ramalho

Estou me agilizando para ir ao Morumbi, só me falta o translado de Santos ao estádio o resto está certo. Espero que as mudanças no blog tenham agradado. Me dêem sugestões. Quero agradecer vocês que tem entrado. Já passamos de mil visitas e agradecer quem me manda links de matérias esportivas, me manda fotos e etc. Muito Obrigado.

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

TSUNAMI VERDE


Se preparem, venha ai o Tsunami Verde. Mas que raios de onda é esta? Não é marola. Não é modinha de time de Bambi. Todo ano é isso. Aniversário do Palmeiras e quem é de verdade sai de verde. Para mim não será nenhuma dificuldade, tenho o guarda roupas igual ao da Mônica. Mas convoco você que está me lendo e sabe o que é ser Palmeirense. Dia 26 de agosto. Não quero te encontrar com outra cor se não o verde.

ESTE É O TREINADOR

Muricy parecia preso. Estava educado, não aparentava o nervosismo de sempre. Foi só nós perdermos e vermos a liderança ameaça que o time acordou. Estavam muito acomodados. Quando foi indagado se conhecia este papo de Jason ele foi enfático: "Nem sei deste negócio...”. Ficou descontente quando perguntado do São Paulo e a todo o momento lembrava que ainda temos o Inter pela frente. "As equipes oscilam muito nesta competição, mas o Palmeiras já oscilou o que tinha que oscilar", disse e completou "Agora é hora de ir para a decisão como foi no primeiro turno, ganhar pontos para continuar nesta primeira colocação, que mantivemos apesar desta oscilação". O técnico esbanja confiança e vê que este é o momento ideal para mostrarmos que somos campeões. "Essa é a matemática para ser campeão. É o mesmo pensamento que tivemos contra o Corinthians, o Atlético-MG, que poderiam nos passar naqueles momentos. Não pode pensar se dá para recuperar lá na frente. Você pode estar ganhando o campeonato agora", apontou Muricy. "Quando acabar a competição, se você perde ou ganha, vai analisar e vê que foi tudo definido nestes jogos decisivos. Por isso temos que jogar forte, para ganhar. São adversários que estão perto e temos que afastar jogar como se fosse uma decisão mesmo". Aqui é trabalho meu filho. Aqui é Palestra.

O JOGO

Acredito que o jogo será de muita pegada nos 15 primeiros minutos. Os times se conhecendo. Muitas faltas. Devemos passar de 70 faltas na partida. Se analisarmos que o jogo tem 90 minutos. Será quase uma falta por minuto. Creio na vitória. Com a volta de alguns titulares, jogando em casa diante a sua torcida o negócio muda. Este jogo na tabela conta 3 pontos, mas para nós vale no mínimo 8 pontos.

Escrevi pouco hoje, assim o pessoal que lê durante a semana no trabalho e final de semana em casa não reclamam. Não sei se poderei escrever no Domingo. Possivelmente devo estar escrevendo só no Domingo a noite. Minhas figurinhas estão muito bem encaminhadas. Se tudo der certo o blog terá uma repaginada, uma amiga web designer vai mexer nele. Mudar o layout. Também disponibilzei o blog para anúncios de empresas. Eu ganho por clique que vocês derem nos anúncios, porem não posso incentiva-los a clicar. Clique quem quiser. Dúvidas, sugestões, reclamações
...

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

EU AINDA SOU LÍDER


Quarta-feira, após a derrota do Palmeiras frente ao Coritiba, quem conversou comigo sabe que eu estou revoltado com a arbitragem. São muitos erros. 15 pontos já nos foram tirados. Eu odeio ficar cogitando complô, mas parece que interessa a alguém ou alguma grande emissora quem sabe que o Palmeiras não dispare em 1° lugar. Ano passado o campeonato foi decidido na última rodada, acredito eu que os índices de audiência devem ter sido satisfatórios. Quem quer assistir aos jogos da última rodada sendo que o campeonato está decidido 10 rodadas antes? Ontem de manha enquanto apresentava a nova camisa 3 do Palmeiras o presidente deixou escapar também a sua indignação: "Por enquanto, estou sendo civilizado, mas tenho sangue calabrês. O Palmeiras precisa de árbitros Fifa em seus jogos. O árbitro de ontem pipocou". Dr. Luiz Gonzaga árbitros FIFA já nos prejudicaram este ano. A onda da modinha é tanta que toda coletiva surge este papo de Jason e até nosso presidente deu a sua opinião: "Não podemos ter medo do Jason. Isso é coisa de criança de cueiro, não pode ter medo de coisa nenhuma. O futebol invadiu a creche", disse o presidente. Para quem não sabe Cueiro é um tipo de pano que envolve bebês, pode ser fraldas também. Já o meia Diego Souza foi ainda mais incisivo: "Medo? Isso não existe. Ninguém que joga no Palmeiras tem medo do São Paulo. Temos condições de jogar de igual para igual com qualquer equipe. Para jogar vestir essa camisa tem que ter coragem", explicou. "Todas as equipes que estão no G-4 têm condições. Eles (São Paulo) vêm de sete vitórias consecutivas e ainda estão atrás de nós. É sinal de que também fizemos nossa parte em outro período do campeonato”. Bem lembrado Diego, são 7 vitórias consecutivas deles 4 jogos que não ganhamos e os caras não nos alcançaram. Quem tem medo de quem? Belluzzo também falou a respeito da nova camiseta, modelo este que o blogueiro aqui já havia adiantado só muda alguns detalhes a idéia é a mesma, "O lançamento dessa camisa é emblemático. Porque se nossos antepassados italianos tivessem desistido, nada disso teria sido construído. O Palmeiras é um dos poucos times que têm história. Não vamos baixar a cabeça, chorar. É hora de peitar e ir atrás do título”. Discurso bonito seu presidente, agora quero ver na prática.

REFORÇOS

Muitas pessoas ainda sonham com a vinda do traíra. Ele não vem. Algumas pessoas do alto escalão da Mancha Verde bancam a vinda dele. Eu volto a dizer, ele não vem. Se vier... se... vier alguém será jogador que está esquecido. O Palmeiras vai esperar a janela européia fechar para contratar e assim pagar um pouco mais barato. Ou seja, pegaremos a xepa.

TORCIDA ORGANIZADA

Vários são contra a existência de organizadas. Acreditam que elas só servem para brigar e etc. Não conhecem o trabalho social que algumas torcidas têm. Crianças carentes, idosos, existem muitos beneficiados. Anteontem fiquei impressionado com o show que a torcida Império Verde do Coritiba fez no Couto Pereira. Alem de fogos, bandeirões e uniformes característicos de organizadas. Eles fizeram uma musica “Em busca da vitória” que realmente é empolgante.

TORCIDA ORGANIZADA II

Existem algumas que nem deveriam existir mesmo. A torcida do São Paulo tem complexo de viado. E uma facção da torcida conhecida como Independente a alguns anos resolveu “mudar esta imagem”. Sempre arrumam brigas, sejam jogos com eles ou não. Querem afastar a fama de Bambi. A orientação dos chefes da torcida é para ninguém se manifestar em relação a Richarlyson, (jogador este que parece ter uns gostos duvidosos). Um vigia o outro. É proibido até comemorar dribles, desarmes e gols. O comando da PM de São Paulo já disse que esta torcida é a pior dentre todas. É o único grande clube de São Paulo que não tem escola de samba. Esta organizada não foi feita para momentos de alegria. No último jogo o São Paulo ganhou de 1 x 0 com gol deste jogador. Os torcedores comuns foram além da comemoração. De pé, batiam palmas, gritavam por ele. E xingavam a Independente, que se manteve calada. Qual o prazer de ser considerada a mais intolerante? A que é xingada, vaiada pelos outros torcedores do próprio São Paulo? Alguns podem se perguntar se na Mancha ninguém xinga jogador. Xinga sim, mas este tem de ter feito muita merda. Prova disso é o retorno do traíra.

Por hoje é só. Preciso reservar um tempo para escrever sobre o Tsunami Verde. Ele vem ai. Dicas, sugestões, reclamações vocês já sabem o caminho...

ATÉ QUANDO?


Eu também rezo todos os dias para o Mago voltar. Fico a imaginar estes 4 na frente: Cleiton Xavier; Valdivia; Diego Souza e Daniel Lovinho (que mais parece o filho do Armero). O time jogou bem, dominamos o jogo todo. Só que mais uma vez a bola não entrou e tomamos um gol de bola parada. Mais uma vez fomos prejudicados pela arbitragem. A expulsão do Pierre foi ridícula, tudo bem que ele entrou forte na bola, mas ele nem amarelo tinha e o outro jogador ainda nem tinha dominado a bola. Matou o esquema tático no qual Daniel estava arrebentando quase como um ponta pelo lado direito. Entramos com 3 zagueiros sim, mas também com 3 atacantes. Perdemos muitos gols. Falta qualidade ao ataque. Quem já me viu jogando bola sabe que eu sempre disse: Centroavante na hora do cruzamento rasteiro tem de correr em direção ao 1° pau. Se o Ortigoza assim fizesse tínhamos ao menos marcado um tento. E o pênalti então? Sério, aquilo foi pênalti? Eu odeio ficar chorando arbitragem, parece coisa do Leão. Mas está difícil. Temos de tomar alguma providência. Nas minhas contas está algo próximo a 15 pontos que fomos prejudicados. Está voltando o apito rosa? Não tenho do que reclamar do Muricy, acho que o Palmeiras tem se mostrado bem em campo e não é ele que perde chances de gol ou erra passes de 5 metros. Danilo está jogando muito, assim como o Souza, jogam de cabeça levantada. Acredito que ontem foi a melhor partida do Cleiton Xavier. Precisamos de um atacante urgente. Alguém que no mano a mano saiba o que fazer. Agora é esperar e começar a jogar bola. Temos duas pedreiras pela frente. Internacional e São Paulo. Estes dois jogos juntos valem uns 15 pontos. Avante Palestra !!!

FICHA TÉCNICA

CORITIBA 1 x 0 PALMEIRAS
Local: Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data: 19 de agosto de 2009, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Péricles Bassols Cortez (RJ)
Assistentes: Altemir Hausmann (Fifa-RS) e Jose Antonio Chaves Franco Filho (RS)
Cartões amarelos: Leandro Donizete, Marcelinho Paraíba, Bruno Batata, Pedro Ken (Coritiba); Maurício Ramos, Cleiton Xavier, Armero, Marcão, Robert, Danilo (Palmeiras)
Cartões vermelhos: Leandro Donizete, Pereira (Coritiba); Pierre, Marcão (Palmeiras)
Gol: Marcelinho Paraíba, aos 45 minutos do segundo tempo.

PALMEIRAS: Bruno; Maurício Ramos, Danilo e Marcão; Pierre, Souza, Cleiton Xavier e Armero; Daniel (Jumar), Ortigoza (Deyvid Sacconi) e Obina (Robert)
Técnico: Muricy Ramalho

QUEM TEM MEDO?

"O São Paulo tem um grande elenco. Mas assustar, não assusta ninguém", cravou Tite técnico do Internacional. É a mais pura verdade. Tanto é que vou ao jogo, ninguém viaja quase 700 km para assistir uma derrota. Este negócio de Jason é bom para quem gosta de modinha. Milton Neves. Eu não trocaria nenhum jogador nosso por um deles.

Por hoje eu acredito que seja só isso. Já reclamaram que eu escrevo muito, estou tentando escrever menos. Sugestões?

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

CAMISA AZUL


Agora sim, post bem pequeno somente para mostrar a nova camisa do Palmeiras. Ela será apresentada amanha mas já está por aqui tem um tempinho, só que eu tinha dúvida entre 3 modelos. Agora não há mais. Esta será a nossa terceira camisa.

LEI PELÉ


Algumas pessoas sabem o que se refere esta lei, outras ainda têm dúvidas. Antigamente o clube era dono do atleta, sendo este tendo de jogar aonde os clubes escolhessem e quando escolhessem, pois tinham o seu “passe”. Em 2001 veio a Lei Pelé, no qual o jogador era “livre” e trabalharia por um contrato. O tempo que ficaria no clube e o valor a ser pago para que pudesse ir embora estaria definido no contrato. O “passe” virou “direitos federativos”. O primeiro contrato do atleta poderia ter no máximo 3 anos de validade. No inicio os clubes não viam vantagens em formar atletas, pois se você investe em uma categoria de base e forma uma atleta dos 15 aos 18 quando ele estaria pronto para começar a jogar tinha o direito de assinar com quem quisesse. Isso ajudou a diminuir e muito a força de clubes do interior como Guarani, Ponte Preta e até mesmo a Portuguesa que sempre revelaram atletas que posteriormente eram contratados por times grandes. Vendo esta oportunidade entraram os “empresários”, “agentes de atletas”. Se estruturaram, hoje possuem escritórios enormes no qual tem dados de jogador desde os 10 anos de idade. Lógico as vezes investem em um atleta que não dá certo. Mas, tiramos o Keirrison como exemplo. Foi adquirido por 500 mil e vendido por 38 milhões. Este empresário pode errar em mais um monte de atleta que ainda estará bem. A escravidão não acabou apenas mudou de mão o chicote. Os clubes enfraqueceram, são amadores e não sabem chegar a atletas quando ainda são jovens. O futebol brasileiro virou refém de uma meia dúzia de empresários. Cláudio, Gilmar, Juan Figger, são muitos nomes... Estão querendo mudar o período do primeiro contrato de 3 para 5 anos. Mudar o calendário. São ações, mas não ainda a solução. Até mesmo o clube dos 13 sabe disso: “Todos sabem que a Lei Pelé beneficiou os jogadores e os empresários. Nunca mais os clubes terão os privilégios de antigamente”. Antes de sairmos copiando os europeus temos de estudar a nossa cultura. Sem uma grande reforma na Lei Pelé o futebol brasileiro só tende a piorar. Antes perdíamos jogadores para grandes clubes. Hoje vão para o Qatar, Uzbequistão, Rússia, Israel...

CLUBE DOS 13

Continuando o resumo daquele papo com o presidente do Clube dos 13, Fábio Koff, ele tem uma visão parecida com a do blogueiro aqui em relação a Copa de 2014, quando lhe foi perguntado como o Clube dos 13 a via: “Eu vou dar a minha opinião pessoal. Acho excelente em vários aspectos. O nosso futebol será ainda mais valorizado. Os clubes têm ótima oportunidade para ganhar dinheiro. Mas, eu tenho uma grande preocupação. Ela está na construção de estádios que possam virar elefantes brancos. A preocupação de difundir o futebol e construir arenas onde não há clubes representativos é preocupante. E depois da Copa? Como ficarão esses estádios? Milhões de reais serão gastos. Eu acho que é preciso responsabilidade com os investimentos. Construir estádios por construir não leva a nada. O Brasil não pode jogar dinheiro fora. Eu peço bom senso das pessoas que vão definir o Mundial”. Bem, bom senso não terão. Como diz o Lula: Nunca na história deste país irão ver tanto dinheiro público sendo gasto com nada. Se o Brasil perder a Copa vai rolar uma CPI que não dará em nada. Se ganhar nem auditoria das contas irão fazer.

CONTRA O COXA

É obrigação a vitória. Apesar dos inúmeros desfalques o Coritiba é uma equipe que vem cambaleando no campeonato e não seremos nós que iremos levantálos. Não temos que torcer para Curintia e nem para ninguém. Somos líderes e assim continuaremos até o final do campeonato.

No mais é isso. Estou me preparando para poder ir ao jogo em SP. Hoje em Curitiba não vou devido a gripe suína. Dicas, sugestões, reclamações...

terça-feira, 18 de agosto de 2009

CLUBE DOS 13, CALENDÁRIO, TV, COPA DE 2014...


Em uma entrevista com o Fábio Koff, presidente do clube dos 13, ele explicou qual é a tendência na mudança do calendário e a sua posição em relação a Copa de 2014. Para quem não sabe o clube dos 13 é a associação dos maiores clubes do Brasil. Desde 1987 a entidade briga pelo interesses das principais equipes nacionais. Para agradar todos os clubes a idéia era que os presidentes se revezassem. O primeiro presidente foi o paulista Carlos Miguel Aidar. Depois, outro paulista, Carlos Facchina. Aí, um mineiro, Afonso Paulino. Quando chegou a vez de um gaúcho, Koff assumiu e virou dono do cargo, desde 1995. A revista Veja anunciou que em 2011 que o calendário brasileiro será igual ao europeu: “Não está nada definido sobre isso. Muito pelo contrário. A tendência forte é continuar tudo como está”. Respondeu assim como o blogueiro aqui havia previsto. Foi lhe perguntado se ele achava justo a Globo vetar a mudança do calendário: “Esse é um tema polêmico. A TV Globo não é uma empresa qualquer. Tem seus compromissos, assinou seus contratos. Pagou em dia pela transmissão do futebol. Tem seus direitos. Soube que o presidente Lula quer adequar o futebol brasileiro ao europeu para evitar vendas de jogadores. Isso é uma bobagem. Porque os jogadores vão continuar saindo. O dinheiro está na Europa, não aqui. Embora vários clubes sejam favoráveis à adaptação do calendário, outros não são. O Clube dos 13 não tem uma posição definida. Ainda faremos vários debates sobre o tema. Eu mesmo tenho muitas dúvidas”. Quanto a Globo pensar como empresa eu também concordo, eles pagam e tem direito de exigir. Problema de quem vendeu. Foi lhe indagado que ele parecia satisfeito: “Impressão sua. Não estou não. Os clubes poderiam estar ganhando bem mais. Não vou negar que houve um enorme progresso. Quando assumi, os contratos pelos Brasileiros valiam R$ 10,8 milhões. Hoje valem R$ 500 milhões, somando transmissão aberta e pay per view. No próximo contrato, também levaremos em conta a Internet e telefonia”. Então foi perguntado já que a Globo não era dona do futebol se ela perderia a exclusividade: “Olha, eu sou uma pessoa direta. A Globo transmite há tanto tempo futebol porque sempre pagou mais. Ninguém no Clube dos 13 trabalha pela Globo. Se a Globo não pagar mais do que a Record, SBT ou qualquer outro canal, não vai ficar com os jogos. A nossa concorrência pela transmissão têm tantos ou mais itens do que uma concorrência pública. Os executivos da Record sabem: eles retiraram a proposta que era a Globo faltando dois dias para acabar a concorrência. (Em 2007, a Record ofereceu R$ 600 milhões pelos Brasileiros de 2009, 2010 e 2011. A Globo pulou de R$ 300 milhões para R$ 380 milhões, mais porcentagem no pay per view.) Ou seja: a Record fugiu da raia. E a Globo continuou com os jogos. O nosso relacionamento é excelente. Mas, teve de nos dar um bom aumento”. Realmente as outras TVs não podem reclamar. Futebol é um produto, quem tem paga. É feita uma licitação, quem oferecer mais leva. Para não ficar ainda mais extenso do que já está, irei postar somente amanha a posição do Clube dos 13 em relação a mudança na Lei Pelé e na Copa de 2014. (Fonte: Blog do Cosme)

PT E CURINTIA

O presidente do Curintia se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT), nada contra ao partido. O blogueiro aqui é contra misturar uma coisa com a outra. Misturar futebol e política nunca deu muito certo e já podemos ver no twitter do senador petista Aloísio Mercadante: "Neste sábado, o PT de SP fez um grande ato político, c/ + de 4 mil militantes, para receber, com entusiasmo e esperança, a companheira Dilma. Neste ato foi feita a filiação do pres. do Corinthians, Andrés Sanchez, e eu o cumprimentei dizendo que era o cumprimento de um santista. E ele falou: "eu sei que é o cumprimento de um santista, mas acima de tudo somos petistas". Ou seja, para Andrés Sanchez o PT está acima do Curintia.

TITULO SIMBÓLICO

"Ano passado, o Grêmio foi campeão do primeiro turno e perdeu o campeonato. Se tivesse um ponto de bonificação (por ganhar o primeiro turno), tudo bem, mas não tem nada. A vantagem (do título simbólico) é continuar em primeiro", argumentou Muricy.


DINHEIRO EM CAIXA

O Palmeiras acredita que fechará o ano com dinheiro em caixa. A renda da bilheteria até o momento está quase ultrapassando a de todo Brasileirão de 2008. Temos o patrocínio da Samsung e da Adidas que dobrou e triplicou respectivamente em relação ao ano passado. Ainda temos por assinar um acordo com a Unimed para estampar os calções, 3 milhões por 16 meses de uso. E os quatro grandes de SP estudam uma proposta da AMBEV que daria mais um milhão e meio para cada até dezembro. Belluzo ainda falou em mais 3 reforços, um atacante, um meia e um zagueiro. Chega de jogador para somar, tem de vir jogador de peso.

Tenho escrito demais eu sei. A minha ida ao choque rei parece estar certa. Já tem um pessoal me esperando por lá. Só estou acertando detalhes. O meu álbum do Brasileirão de 2009, vai que vai. Me dêem sugestões, reclamações. Aqueles que me sugerem sabem que eu na medida do possível tenho mudado.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

CALENDÁRIO


Dificilmente o calendário mundial irá chegar aqui em terras tupiniquins. Não é o simples fato de adequar datas. É bem mais complexo que isso. A Globo já avisou, não quer mexer em sua programação. Ter de escolher um Fla-Flu ou um show do Roberto Carlos não é para eles. E não é só isso. Com a mudança do calendário não irá impedir o êxodo de jogadores. Só mudaremos a data. Se não saem em agosto, saem em janeiro. Vários clubes não terão mais como desculpar as más campanhas de seu time. Outro ponto importante é a questão cultural. Na Europa temos jogos dia 23 de dezembro, dia 02 de janeiro, segunda-feira de carnaval. No Brasil ainda existem os campeonatos regionais. Como o Flamengo vai conseguir mascarar suas trapalhadas sem ganhar um campeonato carioca? Tudo isso pode e deve ser mudado. Só não acredito que seja antes de no mínimo 5 anos. Infelizmente.

AS PUPILAS DO SENHOR LOVE

A nova novela do Palmeiras parece que vai acabar como eu queria. Eu já não aguento mais esta choradeira de viúvas do traíra, como se ele viesse e todos os problemas do Palmeiras estariam resolvidos. Muito pelo contrário, estaria só começando. Trazer ele para ganhar um campeonato brasileiro é vender a alma para o diabo. Ainda bem que ouvindo a entrevista do dirigente do CSKA vejo que nada passou de um devaneio. O time russo disputa a Champions League que terá inicio em setembro. Eles também querem um time forte. O Love ir ou não para a seleção não importa a eles. Os russos têm dinheiro. Eles até estariam dispostos a ceder o Vagner, desde que o Palmeiras ceda o Cleiton Xavier ou o Diego Souza pelo mesmo período. O time de Parque Antártica disse que os dois não saem, se cumprirem a palavra o outro não vem.

CASO DAVID

O jogador tinha contrato com o Palmeiras até 2008. Assinou uma renovação até 2012. Após receber algumas propostas, disse que foi coagido a assinar a renovação e se mandou para a Grécia. O time grego o mandou de volta por empréstimo ao Flamengo. David era uma promessa que possivelmente irá “se acabar em nada”, como diz o catarinense. A justiça comum deverá julgar o caso e a FIFA está julgando também a representação do Palmeiras contra o Panathinaikos que registrou o jogador sem ter a devida liberação. É um daqueles casos que demora anos, mas pode ter certeza que não sairemos perdendo com isso. Iremos ser bem recompensados pelo time grego

MAIS UM DESFALQUE


Marcos não joga quarta e possivelmente sábado. Quem assistiu ao jogo contra o Botafogo o viu tentando evitar um escanteio e machucando o tornozelo. A principio parecia ser nada demais. Uma entorse no tornozelo de 7 a 10 dias parado. Bruno é um ótimo goleiro, mas ainda não tem a liderança do Marcos. Figueroa não deve estrear a desculpa da vez é que ele não está na melhor forma física. Antes era a janela, depois a gripe. Espero que as minhas suspeitas de que seja um jogador bem fraco não se concretizem. O que não consigo entender é como o Robert que veio bem depois já joga e o cara que veio antes do Luxemburgo cair ainda não estreou.

SERGIO NO SANTOS

O experiente goleiro que defendeu e muito bem a camisa do Palmeiras a
ssina amanha com o Santos. Estava quase aposentado e volta para ocupar a vaga no banco de reservas. Gosto do Sérgio, mas não entendi o porque ele aceitou esta volta. Talvez alguma promessa do Luxa.

Como eu havia previsto o Atlético-MG não ficará no G4 até o final do Brasileirão. Cobrem-me na ultima rodada. Continuo dizendo que o Avaí irá lutar para não cair e que o Goiás poderá ser a surpresa do G4. Os times gaúchos estão cada vez mais fortes. Nada diferente do que imaginei no inicio do ano. Aproveitando para parabenizar dois amigos meu que fazem aniversário hoje um deles é o Debatin e o outro o Nardão. Parabéns aos dois e espero que sejam muito felizes, de coração mesmo. Dúvidas e sugestões estamos ai. Logo mais teremos o Tsunami Verde. Aguardem.

FOLGA NO FDS


Este final de semana eu folguei. Não escrevi no blog apesar do Verdão ter jogado. De vez em quando eu tenho vida social e como sei que vocês também têm e aproveitam o ócio do trabalho para me ler, nem adianta muito escrever no final de semana. Bom, vamos ao jogo de sábado. Ainda somos líderes. Não deve haver desespero, mas o sinal de alerta deve ser ligado. Percebemos que o time quando tem o Armero é completamente diferente. Muito mais ofensivo. Sandro Silva jogou bem quando caia pela direita me fazendo entender o porquê do Luxa colocar ele de lateral e não o Wendel. O elenco é muito novo para o Muricy. Ele está conhecendo os jogadores e suas características. Eu até escuto que o time com o Jorginho estava melhor. Realmente os resultados eram melhores, porem os adversários eram mais fracos. O técnico não tem culpa dos erros da arbitragem e muito menos de jogador perder gol cara a cara com o goleiro como vem acontecendo. Contra o Coxa o time entrará bem diferente. Não teremos Diego Souza, (terceiro amarelo), Edmilson (machucado), Wendel (terceiro amarelo), talvez o Obina ainda não jogue. Quem sabe o cara que ocupar a vaga do Wendel não a assuma de vez. O jogo de sábado esteve bem abaixo do que o Palmeiras vem apresentando. O esforço do ataque não está resolvendo. Temos de ter qualidade. Por falar em ataque. Daniel Lovinho tem entrado bem. Logo, logo será titular. Tem velocidade e drible. Um ataque com Lenny, Daniel e Diego Souza seria muito próximo ao ataque de 93 com Edmundo, Evair e Edílson. Lógico que sem comparações individuais, falo do esquema tático. Palmeiras tem mais pedreiras pela frente, alem do Coxa fora, temos Internacional no Parque e São Paulo no Murumbi. Ficando líder após estes 3 jogos será muito difícil segurar. Aqui é Palestra.

NOVELA LOVE

Brasil é o país das novelas. Chegamos a exportar elas para Europa. Todo dia aparecem mais e mais notícias sobre o caso e assim será até ele dizer sim ou não. Eu estou torcendo por um não. O final feliz desta novela para mim é que não venha. Alias sigo dizendo que se ele vier eu não irei a estádio até que ele se vá. Muitos podem pensar que é apenas bobagem de “mulher traída”. Não é. O negócio está longe de ser ruim para o Palmeiras. Na verdade está perto de ser péssimo. Vamos analisar com a razão. Para trazer um jogador que tem uma multa acima dos 50 milhões, (jamais poderíamos comprá-lo), um salário alto e só quer vir pelo simples fato de ficar próximo de ser convocado a próxima copa. Teríamos de dar dois jogadores da base e mais a prioridade na compra do Pierre no final do ano. Sendo assim, no final de dezembro perderíamos 4 jogadores, duas promessas, o Pierre e mais o traíra que estaria nos usando de trampolim. Se este negócio é bom, eu sinceramente não consigo enxergar. Muito melhor seria tentar trazer o Kleber que tem uma multa muito menor, quer vir pro Palmeiras, conhece o clube e etc. Ou trazer qualquer outro atacante. Só existe o Vagner Love no mundo?

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS 1 X 1 BOTAFOGO-RJ

Local: Estádio Palestra Itália, em São Paulo (SP)
Data: 15 de agosto de 2009, sábado
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Cláudio Mercante (PE)
Assistentes: Jossemmar José Diniz Moutinho (PE) e Luciano Cruz (PE)
Cartões amarelos: Diego Souza, Wendel (Palmeiras), Batista, Leandro Guerreiro, André Lima, Lúcio Flávio, Fahel, Eduardo (Botafogo)
Renda: R$ 850.471,24
Público: 24.231 pagantes
GOLS: André Lima, aos 24 e Danilo, aos 32 minutos do primeiro tempo.

PALMEIRAS: Marcos; Wendel, Maurício Ramos, Danilo e Armero; Pierre, Sandro Silva (Robert), Souza e Cleiton Xavier; Diego Souza e Ortigoza (Daniel Lovinho)
Técnico: Muricy Ramalho


DITADO FURADO

Santo André, Náutico, Fluminense e Sport: os últimos jamais serão os primeiros.

Sigo na espera da definição da vinda do traíra para que eu possa ir ou não ao Morumbi. Já no jogo contra o Coxa, por ser em Curitiba achei mais prudente ficar em casa. Bem longe da gripe suína. Apesar de eu não escrever mais dele, mas meu álbum segue bem. Dúvidas, sugestões, reclamações... Me escreva.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

A TV É QUEM MANDA



No Brasil quem manda é a tv. Em várias áreas a TV determina. Ela exerce um poder, um fascínio. E quanto maior é a sua abrangência, quanto maior é sua força. Mais poder lhe é concedido. Faz tempo que os clubes são reféns das cotas televisivas para poder montar times. Existem clubes que já pegam cotas antecipadas. De 2010, 2011... É apenas empurrar o problema para o próximo presidente. Não olham para o clube e sim para a sua gestão. Hoje a Rede Globo domina o futebol. Ela determina que jogo vá transmitir e que horário. Detêm todos os jogos. Pay-Per-View. Jogo as 21h40 só é bom para quem está vendo pela TV. O jogo acaba meia-noite o cara desliga a TV e dorme. E o torcedor no estádio? Se for visitante tem de esperar uma hora para sair. Mais o metro, ou ônibus, ou mesmo o transito. Vai chegar em casa 3 horas da manha. Tendo de ir trabalhar no outro dia cedinho. Para a Globo é importante passar os jogos do time do povão. Muitos deles não têm dinheiro para ir ao estádio com freqüência. TV aberta, qualquer lugar pega. Jogo do Flamengo e Curintia na TV é certeza de IBOPE. O calendário universal, que alguns chamam de europeu, não irá sair. O diretor da Globo já disse que pode até mudar, mas não seria bom para empresa. O Palmeiras teve seu jogo contra o Atlético-MG alterado de data. Era jogo do líder contra o vice. Certeza de IBOPE. E deu. No domingo teve Flamengo e Curintia. Nada melhor que uma quarta ter um jogo do líder. Assim alem de monopolizar todos os jogos, a empresa pode monopolizar os índices do IBOPE também. Só que não olharam para o lado do clube. Jogamos quarta-feira, uma partida exaustiva. Correria. Voltamos na quinta. Descansamos sexta. Jogamos sábado. E quando treinamos? O Palmeiras também tem culpa nisso. Todos os clubes têm. São dependentes das cotas televisivas. O correto seria olhar para o clube e a TV que se ajuste. Assim funciona a Copa do Mundo. O sinal televisivo é nosso. É dada uma concessão para a TV trabalhar. Teria de servir o povo. Se um canal de TV não irá transmitir o jogo de um determinado clube, outros canais deveriam poder transmitir. Mas, estamos no Brasil.

PENALTIS SÃO IMPORTANTES SIM

Um pênalti pode determinar uma partida. Já foi dito que pênalti é tão importante que o presidente do clube deveria bater. Frase clichê do futebol, entre outras: Futebol é uma caixinha de surpresa, Clássico não tem favorito, Pênalti é loteria. E não é. Se for assim o Marcos é sortudo demais. Quantas vezes já ganhou na loteria? Pênalti é treino. Envolve o psicológico. O jogador do Botafogo foi punido porque perdeu um. Descontaram do salário. Fiquei chocado. Fui atrás de informações e descobri o porquê. Ele simplesmente desobedeceu ao técnico que mandou outro jogador bater. Bateu e perdeu. Ato de indisciplina tem de ser punido mesmo. E você confia no cobrador de seu time?

NO PALMEIRAS

Anda um corre-corre danado. A diretoria busca um atacante. Robert já chegou. Daniel Lovinho foi trazido da base. Ortigoza deverá ter seu contrato renovado. Eu acredito que seja mais um oba-oba do que trazer atacante de fato mesmo. Já se falou em tantos nomes. A bola da vez é o Vagner Traíra Love. O time está encaixadinho. Estou ficando com medo do Figueroa. O cara deve ser muito ruim. Se até agora não conseguiu uma vaga no time titular que tem Wendel. Imaginem. Nem tudo é noticia ruim. Sábado devemos ter a volta de Edmilson, Armero e Obina. Um empate garante nosso título de campeão do 1° turno. Uma vitória sábado é obrigação.

DA SÉRIE PERGUNTAS QUE NÃO SE CALAM

Onde o Curintia arruma tanto dinheiro? Se a máfia russa e o Dualib tinham deixado o clube com mais de 100 milhões em dívidas, se até a Fazendinha é do Luizão. Como eles ainda querem trazer Lucas, Riquelme e etc? Em 2005 eu lembro de ter ouvido até que trariam o Beckham. A campanha de 2009 é inferior a campanha de 2007 no qual rebaixou o Curintia. Será que o André Desmanchez quer colocar o clube na série B para comemorar o centenário com título?

E A PERGUNTA AINDA NÃO CALOU

Quem vai pagar a farra da Copa do Mundo de 2014?

E NÃO CALA

Fui indagado de porque o Marcos não está na Seleção Brasileira. Primeiro que aquilo ali não é seleção. É o catado do Dunga. Está bem longe de ser algo que todos os brasileiros gostariam. Segundo que estamos no Brasil. Diferente de outros paises que mantêm seus goleiros por anos. Lehman, Van Der Sar, Oliver Kahn e etc. Não temos a tradição de respeitar nossos ídolos. Se eu fosse técnico da seleção, dois jogadores já teriam a sua vaga cativa. Marcos e Ronaldo. Por tudo que já fizeram, leva-los em um grupo de 24 jogadores é no mínimo obrigação. E hoje o Marcos tem plenas condições de brigar por uma vaga de titular.

Por hoje é só. Amanha escrevo uma resenha de como eu acredito que será o jogo. Sugestões? Continuem mandando. Simone Elias, porque me abandonou? Você me lia há mais de ano. Sinto falta de seus comentários e de seu rosto ali como seguidora.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

450 VEZES SÃO MARCOS


Ontem era um dia dele. Mais um dia de São Marcos. No dia 12 aos 12 minutos do 2°, o camisa 12 foi o nome do jogo. Logo no inicio do jogo a defesa bateu cabeça. Marcão falhou e entrega de presente a bola. Eder Luis recebe mais na frente, bate forte e gol. Com 5 minutos de jogo. O jogo que era a festa do Marcos. Ele falha também. A bola fez uma curva. Mas ele falhou. Teve a humildade de bater no peito e assumir o erro. O destino queria mais uma vez pregar uma peça na vida de Marcos. Então aparece o pênalti. Renan bate e o pentacampeão mundial defende. Quatrocentos e cinquenta vezes Marcos. Viveu os dois extremos da vida de um goleiro. Céu, Inferno e Céu em menos de 2 horas. O goleiro declarou no final da partida: "A vida do goleiro é assim, a gente sabe da dificuldade que é. No primeiro gol, a bola balançou bastante e eu nem acertei ela, mas no segundo tempo eu tive essa sorte de defender o pênalti”. Como eu sempre digo. Grandes goleiros fazem grandes defesas, o nosso faz milagres. PUTA QUE O PARIU É O MELHOR GOLEIRO DO BRASIL.

O JOGO

Como eu havia previsto a torcida do galo mineiro lotou o Mineirão. O jogo começou quente. O Atlético veio em um 4-4-2. O Palmeiras no papel é uma numeração louca. 4-1-2-2-1. Não tem como escrever em números. Ontem assistindo o jogo na casa de meu amigo Fabrício Bim, comentávamos sobre isso. Um jogador não pode mais ter apenas uma função em campo. Não existe mais isso. O Palmeiras tem uma formação no papel, outra em campo quando defende e outras ainda quando ataca. Mas vamos ao jogo. Qualquer técnico que toma um gol aos 5 minutos do primeiro tempo vê seu esquema ir por água a baixo. O Palmeiras continuou pressionando. Tentava o empate a todo custo. Tivemos dois pênaltis legítimos que o arbitro fingiu que não viu. Um é quando o goleiro vai deixar a bola sair e perde o tempo dela. Empurra claramente o Sandro Silva. Tanto o auxiliar quanto o arbitro nada deram. O Palmeiras seguia pressionando e poderia ter empatado ainda no 1° tempo. Veio o segundo tempo e uma chuva de chances perdidas. Só o Cleiton Xavier foram duas. Mas isso não quer dizer que ele é um mau jogador. Apenas teve azar. Diego Souza. Mais uma vez ele. Correu driblou, driblou novamente e com maestria colocou a bola na cabeça do Ortigoza. Aí aumentamos a pressão. Poderíamos ter virado o jogo ali. Eis que o perebão. O furúnculo do Palmeiras chamado Wendel. Perdeu na corrida desde o meio campo foi lá e fez um pênalti ridículo. Por mais que os jogadores do Verdão tenham dito que não. Para mim foi pênalti. A história vocês já sabem. Marcos. Ganhamos moral e continuamos pressionando. O esforçado Ortigoza correu, deu carrinho, chutou. Marcão que havia dado bobeira estava certeiro nos seus carrinhos. Um lançamento de bola para o Cleiton Xavier. O zagueiro corta e o goleiro agarra a bola. Falta dentro da área. Dois lances. Barreira adiantadíssima e o zagueiro claramente coloca a mão na bola. Mesmo prejudicado o Palmeiras se mantêm firme e pressiona. Tivemos mais outras dezenas de chances. E foi isso. Dormimos líderes e acordamos líderes. Um ponto só contra o Botafogo no sábado e fechamos o primeiro turno na liderança. Eu acredito nos 3 pontos. Pode dizer Muricy: “Aqui é trabalho, meu filho”.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO-MG 1 x 1 PALMEIRAS

Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 12 de agosto de 2009, quarta-feira
Horário: 21h50 ( Brasília)
Árbitro: Djalma Beltrami (RJ)
Assistentes: Marco Aurélio dos Santos Pessanha e Wagner de Almeida Santos (ambos do RJ)
Cartões amarelos: Welton Felipe, Serginho e Jonílson (Atlético-MG); Marcão, Ortigoza e Pierre (Palmeiras)

PALMEIRAS: Marcos; Wendel, Maurício Ramos, Danilo e Marcão; Pierre, Sandro Silva (Deyvid Sacconi), Souza e Cleiton Xavier; Diego Souza e Ortigoza (Daniel Lovinho).
Técnico: Muricy Ramalho

Por enquanto é isso. Estou me policiando e escrevendo menos. Estamos crescendo ainda mais na competição. Será muito bonito bater os bambis dentro do Panetone. Mandem-me sugestões. Criticas.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

AMENDOIM


Hoje o dia foi muito corrido. Não consegui sentar aqui para escrever. Fiz trabalho de pedreiro, faxineiro, cozinheiro, cinegrafista... Assunto era o que não faltava para escrever. Tem o jogo importantíssimo que ocorrerá daqui a umas 2 horas. Palmeiras e Atlético-MG uma vitória e nós disparamos. Qualquer resultado diferente disso. Não perdemos a liderança, mas embola. Vim correndo escrever aqui só para falar dos “amendoins”. É uma facção enorme da torcida do Palmeiras. Tem amendoim disfarçado de organizado também. O que seria o torcedor amendoim? É aquele impaciente. Se o jogador erra um passe. Um chute a gol. Ele não presta para jogar no Palmeiras. Se uma pereba disfarçada de jogador, como é o Wendel. Acerta um cruzamento ou faz um gol. Pronto. É seleção. Obina fez 3 gols em um jogo. Seleção na certa. Não importa a habilidade. Amendoim não conhece futebol. Se este mesmo Obina que estava sendo pedido para ir a seleção perde um pênalti. Acabou. Estou escrevendo sobre isso porque o jogo é importante. É o líder contra o vice. Se perdermos o mundo não acabará. Um empate já seria um ótimo resultado. Mas amanha sei que terá muito amendoim xingando ou exaltando jogador. Esta é a vida do amendoim.

SÃO MARCOS


Amanha escreverei mais ainda sobre ele. É um caso de amor eterno. Hoje ele completará 450 jogos pelo Palmeiras. Estreou em 92 e até hoje só me deu alegria. Falhou? Sim já falhou, mas tem muita moral na casa. São Marcos amanha a escreverei um texto digno de sua grandeza. Vou dar uma de Zagallo agora. Que dia é Hoje? Qual é o numero da camisa?

Desculpas aqueles que me acompanham. Infelizmente não tive tempo mesmo. Josi, muito obrigado por me corrigir. Faça isso sempre. Sugestões? Pode mandar.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

TRAIDOR


Definição: que pratica o crime de traição; que atraiçoa. Sinônimos da palavra: aleivoso, desleal, enganador, enganoso, equivocador, falso, farsante, hipócrita, inconfidente, infiel, proditório, pérfido, púnico, traiçoeiro, tredo e vulpino. Acredito que com isso consigo passar para vocês o que o Vagner Love fez. Qual foi o crime dele. Alem de vestir a camiseta do Curintia. Dar entrevistas como jogador. Dizendo que jogar lá era um sonho. Sem ao menos estar contratado. E menos de um ano depois de sair do Palmeiras. Hoje o Palmeiras admite estar conversando com ele. Acertando salários. Período de empréstimo. E adivinhem com quem o Love está conversando em paralelo. Que ele tem talento eu não discuto. Mas eu não me vendo assim barato. Não sou puta. Eu me recuso saber que um cara deste está vestido o nosso manto sagrado. Manto este que muitos jogadores já vestiram. Eu prefiro 10 Galeanos a meio Love. Prefiro ver o Obina perdendo gols que ter de comemorar um título vendo este cara no Palmeiras. Ele mesmo já demonstrou que quer usar o Palmeiras como trampolim para a seleção. Mais uma vez quer nos usar. Fora Love. O meu Palmeiras não precisa de você. Olhem a foto acima e entenderão o que digo.

O TREINO DE ONTEM

Ontem treinamos e como estaremos sem Armero e Edmilson, parece que iremos testar algo novo. Ou, testar o que já foi usado. O time deve ser quase o mesmo que enfrentou o Curintia. Com 3 volantes. Só que desta vez Souza, Sandro Silva e Pierre. A lateral esquerda deverá ficar para o Marcão. Ninguém aguenta mais o Jéferson. Ortigoza perderá a vaga ficando o Diego Souza mais a frente. Muricy apostou em um meio campo forte e contra ataques rápidos com Obina de referencia na frente. O time parece estar acertado para o jogo de quarta. Avante Palestra.

FAVORITISMO

O técnico e todo o elenco estão jogando o favoritismo a outros times. Estão certos. O Muricy diz que São Paulo é favorito. Wendel diz que o Atlético-MG tem mais chances na quarta-feira. Com isso jogamos o peso para cima deles. Sendo estes os times a serem batidos e nós vamos somando pontinhos devagar. A minha idéia era somar 7 pontos nesses 3 últimos jogos Fizemos 1 até agora. Podemos somar ainda mais 6. Contra o Atlético e contra o Botafogo. Se somarmos 5 no total está ótimo.

PARABENS MARTINA

Destino este pequeno espaço para dar Parabéns ao meu amigo e também leitor do blog. Hoje, de verdade desta vez, está completando 26 anos. Que você seja muito feliz e tenha todos os seus sonhos realizados.

PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR

Se o Mixto, de Cuiabá, Hoje disputando a série D tem uma média de 540 pessoas por jogo, o que farão com o elefante branco a ser construído para a Copa de 2014 quando ela acabar? Mas sempre tem alguém que vai dizer: “540 porque é série D”. O Santa Cruz está na série D e tem uma média de público de 38.245 pessoas. Na frente do Flamengo que tem uma média 30.792. E que diz ter a maior torcida do Brasil. Não estou criticando a torcida da série A. Trinta mil pessoas é uma ótima média. A pergunta que eu refaço é: O que farão com o estádio a ser construído no MT após a Copa de 2014?

Hoje acabei escrevendo bastante assuntos. Mas curtos. Estou esquematizando a minha viagem ao Morumbi ainda. Quem sabe eu não conheça alguns de meus leitores. Estou convencendo eles a irem ao jogo também. Quero ir ao museu do futebol. Bem... Vamos ver. Sugestões? Manda...

JOGADORES SEM PALAVRA


Não. Não estou dizendo que alguns deles jogam tanto que eu nem posso descrever. Não é isso. Estou dizendo daqueles que não tem palavra. Como se dizia bem antigamente: Não honram o fio do bigode. O maior traidor do Palmeiras para mim foi o Love. E tem gente dizendo que ele está de volta. Não posso aceitar. Eu não pagarei um ingresso de estádio se este cara voltar. Ele conseguiu ser pior que o Edílson. Que ao menos era contratado dos gambás. Só volto a ir a estádios se ele for embora. Mas não é do Love que eu vim escrever. É do Ronaldo. Fenômeno. Isso ele é mesmo. Tudo que ele faz tem proporções gigantescas. Até quando ele saiu com aquelas, aqueles... ah vocês sabem. O pior foi ele jurar amor eterno ao Flamengo. Ficar “se tratando” lá por um ano e depois assinar com o Curintia e ainda dizer que ninguém o chamou para conversar. Fala sério Gorduxo. Esta não colou. Alem de pisar ele ainda esfregou o pé encima. Deu uma declaração dizendo que a torcida do Flamengo não era tão grande assim como eles pensam. Eu de certa forma concordo com o Ronaldo. Mas isso sou eu escrevendo nesse blog que tem um pouco mais de 30 acessos por dia e outra coisa é ele dizer em rede nacional. A torcida do rubro negro carioca endoidou. Fizeram camisetas. Musicas. E até faixas como estas que estão na imagem. Ronallllldo. Brilha no Curintia.

CARTA DO ITALIANO

Recebi a carta que Massimo Divino escreveu após a goleada encima de nossos rivais da Marginal s/n° e sem Libertadores. São 99 anos de história sem colocar a mão nessa taça e ano que vem completará 100 anos sem Libertadores. A festa já está pronta. Segue a carta abaixo. Perdoe-o, pois ele não sabe escrever português direito. Ele é do Bexiga, meu: “Caros palestrinos campeões mundiais, o nosso freguês está de volta. E em grande estilo. Para eles saberem que a Série A é muito diferente da Segundona, ídolo Obina comandou a goleada do Verdão contra o Timinho da Marginal. Apesar de tudo, io confesso que fiquei com pena do Porpeta. Está claro que ele é um daqueles ex-jogador que non soube o momento de abandonar o futebol. Quando ele ainda pesava dois dígitos é inegável que o ragazzo era um dos maiores atacantes, ma isso acabou em 2002 na Copa que o mestre Scolari trouxe para o Brasil. Foi só colocar um ragazzo como o Souza para marcá-lo que o Gordômeno desistiu. Tomou um tranco, demorou uns cinco minutos para cair e ainda quebrou a mão na queda. Que fase! Está perdendo a graça, amicos. Io non sei mais o que fazer. Quando foi a nostra última derrota pra eles? Io non me lembro! Alguém me ajuda? Procura-se rival. Inscrições na Rua Turiaçu, 1840! Obina neles! Que venha o penta com o nostro comandante Muricy Ramaglio! Aqui é Palestra! Saudações alviverdes.”

HOMENAGEM

Eu nem ia citar isso aqui. Mas, não poderia deixar passar. Eu sempre escrevo sobre o lateral que ainda não estreou. Figueroa. Ele mora em um apartamento em São Paulo. Apartamento este que pertence ao Valdivia. Prova de que ele quer voltar. Quem não quer voltar vende tudo. Mas, o que venho escrever aqui é o nome do filho de 8 anos do Figueroa. MARTINA. O mesmo nome de nosso nobre amigo italianinho. Que um dia foi batizado de Alexandre, mas hoje atende somente pela alcunha de MARTINA.

Nove mil ingressos. Esta deve ser a carga que irão separar para nós no choque rei. Um deles será meu. Mas antes temos alguns jogos. Atlético-MG; Coritiba... Valem os mesmos 3 pontos. Acho engraçado e até bom como parte da imprensa destaca a arrancada do São Paulo. O Goiás fez o mesmo. Avaí idem e ninguém falou tanto assim. Somos lideres isolados. Defesa que ninguém passa. Linha e atacantes de raça. Torcida que canta e vibra. Ai os caras me vem com esta de Jason. Sexta-feira 13 Que ele ressurge. Sim toda vez ele sobrevive. Mas também todo filme ele morre no final.

domingo, 9 de agosto de 2009

LUXA OU DARTH VADER?


Que o Luxemburgo é um dos melhores técnicos do Brasil. Eu não duvido. Que aonde ele chega ele traz títulos e muda o ambiente eu também concordo. Sou da mesma opinião de que ele as vezes “viaja na maionese” e se preocupa com muitas outras coisa. Como ser senador pelo estado de Tocantins. Ele chegou a pouco no Santos. Uma difícil missão. Apagar o fogo por lá e conseguir colocar o time da Vila ao menos no G 4. Eu mesmo duvido de tal feito. Um dos feitos do Luxa foi afastar o volante Roberto Brum. Um falastrão evangélico que não dá coletivas. Ele da palestras. Lança pérolas. Não sou contra a nenhuma religião. Acho que cada um tem de tentar ser feliz da maneira que achar certo. Com ou sem Deus. Mas que enche o saco este negócio de sempre agradecer a Deus. Levantar camiseta com frases e etc. “Deus quis que nós ganhássemos” alguns dizem. Então quer dizer que Deus torceu e agiu contra o outro time? O jogador de um time vai lá e faz 1 x 0. Agradece a Deus e faz toda a férula. O outro time vira. 2 x 1. Seria tipo uma pegadinha do Malandro? Deus deu o gostinho da vitória e depois tirou? Por favor. “De a César o que é de César e de a Deus o que é de Deus”. Cada macaco no seu galho. Cada um no seu quadrado. Não tem o porquê misturar as coisas. Olha só a frase do volante fanfarrão em entrevista a Rádio Cacique de Santos: "Sou um enviado do Senhor. Quero seguir no Santos para afastar Luxemburgo das trevas". Fala sério.

VAMOS RECORDAR

Minha fase saudosista me faz retornar a um assunto antigo. Mas é que me revolto. Ver um time que não se limita disputar no campo. Em 1942 o governo permitiu a desapropriação de patrimônios de Japoneses, Italianos e Alemães já que estes faziam parte do “eixo do mal”. Após a desapropriação de bancos e companhias aéreas alemãs. A possibilidade de tomar o patrimônio dos italianos se mostrava real. Usando a influência e relacionamento com os ditadores que governavam o Estado e o Esporte tentaram a todo custo se apropriar do Palestra Itália e exigiram que o "Palestra de São Paulo" mudasse de nome, sob a ameaça de tomada do clube, mesmo sabendo ser “Palestra” uma palavra normal no nosso vocabulário. Na semana em que o Palestra mudou de nome os dois clubes se enfrentaram em final histórica e épica no Pacaembu, valendo o título de "Campeoníssimo", e o São Paulo acabou fugindo do gramado para não ser goleado pelo Palmeiras. Já nascemos campeões. Não tínhamos nem uma semana de Palmeiras e já éramos campeões. Questo qui é lavoro, mio figlo.

CAMISA AZUL

Estou ansioso para a chegada do modelo azul. Já me inscrevi para que possa comprar o 1° lote da camiseta. Eu nem mesmo sei como ela será. Mas sei que será histórica. A moda de usar cores diferentes na camisa não é um fato novo no Palmeiras. Em 1929 uma homenagem à presença no estádio de membros da família real italiana, trocamos o verde de nossas camisas pelo azul da realeza italiana. E em mais duas oportunidades. Alem de ser uma camisa bonita e diferente. É uma ação de marketing bem comum em times europeus.

Volto a agradecer os e-mails que retornaram aparecer em minha caixa. Vale a pena apelar aqui. Amanha devo blogar mais. Até o momento tudo certo para eu ir a SP. Devo escrever mais sobre a festa dos Flamenguistas encima do Curintia e a faixa que fizeram para o Ronaldo (o rei dos travecos). Irei colocar depois a foto da faixa também. No mais é isso. Continuem a me escrever. Sugestões. Pedidos e etc...

DIA DOS PAIS


Rodada parada. Dia dos Pais. Um dia ainda estranho para mim. Mas, em 15 anos a gente acaba se acostumando. Muricy Ramalho deu folga aos jogadores para passar este dia com a família. É importante isso. As concentrações são quase um cárcere privado. Assim ele ganha os atletas. Esta sempre foi a marca do técnico. Deixar jogador trancafiado não é certo. Ninguém é criança. E se não render dentro de campo. Tchau. Olhem o exemplo do Ronaldinho Gaúcho. Habilidoso. Inteligente dentro de campo. Mas está se afundando. São baladas. Falta de vontade nos treinos. A diretoria do Milan já perdeu a paciência faz tempo. Até mesmo os torcedores de lá que não são de cobrar o jogador fora de campo já cobraram ele dentro de balada. Em SP o pau pega também. Jogador que é visto em balada é cobrado. No RJ é mais ameno. O torcedor acha até bonito encontrar jogador na balada. Os outros estados eu não sei como funciona. Eu acredito que algumas profissões que escolhemos têm o bônus e o ônus. O médico sabe que será acordado de madrugada. Que dará plantões. Um juiz federal sabe que não pode ir a certos lugares. Um policial militar sabe que não fica nada bem ele ir a festas nas favelas. E assim vai. Eu sempre cobro aqui que os dirigentes têm de ser profissionais. E os atletas não podem fazer por menos. No Palmeiras os treinos voltam a acontecer as 15h30 de segunda. É um estilo mais livre de trabalhar. O técnico Leão prende muito os atletas e por isso não dura 6 meses. Jogador derruba técnico quando quiser. Eu acredito que deva haver um consenso. Um bom senso por parte do técnico e dos atletas.

FINAL ANTECIPADA?

Mais de 30 mil ingressos já foram vendidos para o jogo de quarta. A festa será bonita. Tenho alguns colegas na Galoucura. Punhos cruzados e dedos levantados. Nossas torcidas são irmãs. Mas eu não creio que seja uma final antecipada. Eu não vejo o Atlético-MG disputando título. Este jogo não vale mais que 3 pontos. Será importante por ser fora de casa e dará moral a equipe. Nada mais.

ÓCULOS ESCUROS

Assistindo jogos que ocorrem em dias de sol, vejo sempre os auxiliares com a mão no rosto tampando o sol. Porque a FIFA não autoriza logo o uso de óculos escuros? Alem de facilitar a vida do auxiliar. Ainda a visão dele fica melhor e pode até ganhar um dinheiro a mais de patrocínio de alguma marca. E quem sabe um dia ter um salário digno, no qual possa fazer disso uma profissão e não um hobby.

DEDICAÇÃO

O atacante Robert segue se dedicando para pegar o mesmo ritmo de seus companheiros. O atleta se encontra em forma. Só que está sem ritmo de bola. Enquanto todos treinaram sábado somente na parte da manha. O atacante treinou a tarde também. Hoje folga para os demais e ele treinou na CT da Barra Funda. Amanha a apresentação será somente no período da tarde, mas ele estará lá logo cedo. Foi o que eu disse. Bola eu não sei se ele tem. Mas tem personalidade e força de vontade.

Já que meus fãs não me escrevem mais resolvi escrever menos ainda. Aos curiosos o álbum ta a toda. Devo levar as figurinhas no Parada para ver o jogo nessa quarta. Acredito que não irei ao jogo no Couto Pereira devido a gripe suína, mas irei ao Morumbi. Por falar nele, amanha eu escreverei sobre a vez que eles tentaram roubar nosso estádio.

sábado, 8 de agosto de 2009

ADEUS AO REIZINHO


Pedrinho não teve um bom período no Palmeiras. Fez excelentes jogos, porem sofreu com as contusões. Chegou a ganhar o apelido de “Reizinho do Parque”. Muitos o criticavam, devido a sua serie de lesões. Por um tempo carregou o apelido maldoso de “Podrinho”. Eu vi o Pedrinho jogar de perto. Por inúmeras vezes fiquei feliz ao ver seu nome ser anunciado no placar e pode gritar: “Ei, Ei, Ei Pedrinho é nosso rei”. Todas as vezes que o vi em campo se dedicava ao máximo. Cobrava faltas como ninguém e não nos abandonou na serie B. Pelo contrário subiu conosco. Muitas pessoas não sabem, mas toda vez que sofria uma lesão ele abria mão do salário referente aos dias que ficou parado. Nunca foi um encostado. Um chinelinho. E se ele jogava um e ficava 3 jogos machucados. Ainda assim neste único jogo que ele entrava, fazia mais do que os 4 jogos somados de muitos ali. Pedrinho poderia ter tido uma carreira enorme. O melhor momento de sua carreira foi em 1998, atuava pelo Vasco. Ganhou a Libertadores daquele ano. Foi convocado para a Seleção Brasileira. Três dias depois sofreu uma violenta falta do zagueiro Jean Elias do Cruzeiro. A partir daí foram meses e meses de fisioterapia e muitas outras lesões. Aos 32 anos encerrou a sua carreira na ultima quinta-feira. Magoado. Qualquer pequena lesão era vista como um martírio. O jogador defendeu: Vasco; Palmeiras; Santos; Fluminense; Figueirense entre outros clubes de menor expressão na Arábia. Fez bem mais de 100 jogos com a camisa do Palmeiras e nunca teve seu devido reconhecimento. Eu sentirei falta de ver sua perna canhota batendo com maestria na bola.

PALMEIRAS X ATLÉTICO


O time segue treinando. Será uma verdadeira decisão. Uma derrota não significa que o título está perdido. E nem uma vitória determina que o título esteja ganho. Ainda nem chegamos ao 2° turno. A ordem no time é organização e cuidado para vencer. Não vamos em busca do empate. Vamos tentar a vitória. Time e tradição temos. Avante Palestra.

O NOVO ATACANTE

Assim como eu bloguei estes tempos atrás. Robert chegou e já será incorporado a equipe. Já escrevi que não lembro de vê-lo jogar. Para mim é uma incógnita. Não vou criticá-lo antes de o ver atuando. Mas uma coisa eu tenho de citar. O cara tem personalidade. Chegou e disse que não existe isso de “tempo de adaptação”. Pediu 10 dias para treinar. Disse que vai brigar para ser titular e que quer a camisa 9.

CHOQUE REI

Estou me preparando para ir neste jogo. Devo ir eu e um amigo. Saindo aqui de SC. Acredito na vitória do Palestra. Quando eu voltar de lá. Com certeza terá fotos.

Hoje escrevi menos. Ainda tem muitas coisas que eu poderia escrever. Mas é melhor blogar várias vezes com menos coisas. Senão fica chato demais. Sugestões são sempre bem vindas.