segunda-feira, 29 de março de 2010

CLÁSSICO É CLÁSSICO


Já dizia o folclórico Vicente Mateus, “clássico é clássico e vice versa”, sabias palavras. Um clássico não é só um jogo, não vale somente os 3 pontos. Um exemplo claro é que o Ricardo Gomes ainda não venceu um só clássico e isso começa a apertar, pesar. Eu assisti este ultimo jogo do Pacaembu e digo que a vitória dos gambás foi quase injusta. Quase, seria se o placar fosse mais distanciado como estava o 3 x 1. Os 4 x 3 foram justos, os bambis jogam como time pequeno como bem reclamou o Dagoberto. Time que não tem vontade de vencer merece perder. Rogério Ceni frangou em um dos gols e deu sorte de não tomar mais 2 frangos. Já o goleiro dos gambás eu nem irei comentar: Com emoção ou sem emoção? O destaque fica para os clássicos paulistas que tem se mostrado grandes jogos há uns 2 anos. Diferente do que vínhamos vendo, com um time muito acima do outro, hoje vemos jogos parelhos. Por este motivo eu ainda não vejo o Santos como campeão paulista e temo que isso não ocorra. E por que eu temo? Por que o Santos é fraco do meio campo para trás e qualquer time que jogue fechadinho com jogadas áreas mata este time, e o pior irá provar mais uma vez que futebol é resultado e voltaremos aos 3-5-2, aos 3-6-1 e toda era Dunga...

FLORENTIN

O atacante Florentin faleceu na madrugada do ultimo domingo vítima de um acidente automobilístico. O carro no qual estava o ex-jogador do Palmeiras, acompanhado por duas pessoas, bateu na traseira de uma carreta e foi arremessado contra um poste. Florentin ainda foi socorrido com vida, mas não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. No Verdão não teve muito destaque, chegou ao clube no início de 2007, com fama de bad boy em 16 partidas fez três gols. Não tinha nada contra ele, vá com Deus...

CURTINHAS

Ridículas são as ameaças feitas ao presidente do Palmeiras. Assim como a policia eu também duvido que seja coisa de torcida organizada, principalmente a Independente como dizia na carta. Este tipo de coisa é da oposição e esta política tosca não ajuda em nada.

O Palmeiras treinou neste domingo desde as 9h da manha. Diferente do que é a “praxe” de folgar um dia após o jogo a diretoria acertou. Quer folga? Mereça.

Cleiton Xavier deve desfalcar o Palmeiras na quarta-feira. Ainda bem que contaremos com as voltas de Diego Souza, Mauricio Ramos, Danilo, Lincoln e Ewerthon...

O álbum de figurinhas da Copa do Mundo de 2010 está muito abaixo do que eu esperava, por este motivo não colecionarei. Desatualizado o mesmo “escala” jogadores em varias seleções que não estarão presentes nas copas. O álbum me serve de documento, errado não me serve de nada.

Por hoje é só, vou ficando por aqui e esperando comentários.

terça-feira, 23 de março de 2010

A VIBRAÇÃO VERDE


Quero iniciar o post justificando mais uma vez os dias que fiquei sem escrever, a idéia inicial é ser um blog diário, porem nem sempre é possível. Este final de semana eu tive uma formatura de dois amigos, daqueles que são mais que parentes: Nardão e Fabrício. Os dois já estiveram presentes aqui no blog em fotos. E justamente no sábado da formatura o Palmeiras perde em casa pra a Ponte Preta e quase dá adeus a classificação. Chances de chegar ainda têm, até porque a gambazada perdeu porem eu não sei se valeria a pena o Palmeiras chegar a semi e ser eliminado, maquiaria demais nossos problemas. O meio campo falta ainda inspiração, os laterais são instáveis e o ataque faz tempo que não temos alguém que honre a camisa que já foi de César, Evair e etc... Diego Souza tem sido o termômetro do Verdão, ele joga bem e o Palmeiras vai bem, joga mal e vamos mal. Não deveria ser assim. Marcos vibra em campo, é o coração verde calçando chuteiras e ontem ficou bravo e abandonou o treino após depois de orientar o Diego Souza pela segunda vez tomar um gol bobo. Ele está cansado de perder, está cansado de ver a falta de esforço. Marcos não está poupando mais ninguém. Primeiro ele gritou: “Vamos treinar nessa porra!? Não está todo mundo fudido!?”. O lance teria começado com uma cobrança do arqueiro a Diego Souza, já que o meia estaria dando liberdade aos atacantes do time adversário. Quando Cleiton Xavier aproveitou a falha de marcação para balançar a rede, Marcos extrapolou nos palavrões e fez um gesto de que iria abandonar a atividade. “Estou falando faz duas horas que estão passando aqui nas costas. Tem mais é que tomar no cu mesmo, essa bosta...”. Foi com essas palavras e levando a mão à altura da virilha direita que o goleiro Marcos deixou o gramado da Academia. Depois a diretoria contornou, o camisa 12 disse que não foi bem isso e etc... A verdade é que tem jogador que não quer jogar... Tchau!!!

MESSI

Eu já escrevi sobre o Messi outras vezes, a minha opinião é a mesma: Espetacular. Só que na seleção argentina ele ainda deve. Dá gosto de ver o Messi jogar. Não há palavras para descrever o que ele vem fazendo. Meu time é Messi e mais 10...

MENINOS DA VILA

Mesmo eu sendo palmeirense, mesmo depois de termos aplicado o Armeiration, (Arerê Armero é melhor que a Beyonce), neles eu tenho de reconhecer o talento deles. Como eu já escrevi antes, Ganso é o melhor meio campo do Brasil e deveria ir a Copa. Torço para que Dunga seja um pouco menos turrão, apesar de que a meu ver o título ficará com nossos hermanos.

Fico no aguardo de novas idéias para que eu possa escrever...

quinta-feira, 18 de março de 2010

O MISTÃO CONVENCEU


Fazia meses que eu não via o Palmeiras entrar com um time misto por opção. Antigamente entravamos por causa de desfalques e ontem a noite optamos por poupar alguns jogadores. Escolha correta deu ritmo aos jogadores que não vinham atuando e confesso que nos primeiros 15 minutos acreditei que iríamos golear. E até tivemos oportunidades, criamos, chegamos, mas não concluímos com qualidade. Destaque para Ewerthon e Lincoln que vem em uma crescente. Armero oscila entre altos e baixos na partida e ainda está voltando a ser o que era. O Lenny tem muito potencial, mas lhe falta chute ainda e o Marcio Araújo a cada jogo que passa me dá mais raiva. A nossa lateral direita tem sofrido com o improvisado Eduardo, ele não é de todo ruim, porem não é o oficio dele. Ele joga na esquerda. Temos como opção o Figueroa e no Brasileirão o Vitor. Estamos montando uma base para brigar no Brasileirão. Ainda precisamos de um centroavante, um homem de área. Só o Robert não é o bastante, ontem ele atuou somente os minutos finais e fez muita falta no jogo. Eu enxergo este time dando trabalho na Copa do Brasil. Sobre o Deola eu acredito que nem preciso escrever, desde 1930 não temos problemas com goleiros e ele tem muito potencial, perfeito ontem defendendo a meta. Ganhamos ontem, para um time misto até convenceu já que o adversário é daqueles chatos.

FICHA TÉCNICA

PAYSANDU 1 x 2 PALMEIRAS

Local: Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão), em Belém (PA)
Data: 17 de março de 2010, quarta-feira
Horário: 21h50 ( Brasília)
Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Assistentes: Ricardo M.F. de Almeida (RJ) e Gean Carlos Menezes de Oliveira (RR)
Cartões amarelos: Léo, Eduardo e Pierre; Zé Augusto, Zeziel e Sandro Goiano
Gols: Lincoln, aos 12; Bruno Rangel, aos 25 minutos do primeiro tempo; Ewerthon, aos três minutos do segundo tempo.

PALMEIRAS: Deola; Eduardo (Pierre), Léo, Danilo e Armero; Márcio Araújo, Edinho, Lincoln e Diego Souza; Lenny (Cleiton Xavier) e Ewerthon (Robert)
Técnico: Antônio Carlos Zago.

CLASSIFICAÇÃO

Para sonhar com a classificação no Paulistão o Palmeiras precisa vencer 4 dos próximos 5 jogos. Temos jogos relativamente fáceis e só este primeiro seria o mais complicado deles. Na sequência temos: Ponte Preta (casa); Rio Branco (fora); Mirassol (casa); Oeste (casa); Paulista (neutro). Com três jogos em casa e um em campo neutro podemos sonhar sim com a classificação e se nos deixarem chegar iremos incomodar.

Os destaques do jogo ficam para os gols de Ewerthon e de Lincoln, alem claro da dancinha do Armero. É o Armeiration tion tion...

quarta-feira, 17 de março de 2010

OITO OU OITENTA



Eu sei que por muitas vezes eu posso parecer radical, mas nem sempre eu sou. E não tem como ser radical em referencia ao ultimo clássico na Vila Belmiro. Eu não sou contra o drible, contra a pedalada, contra as dancinhas... Isso faz parte do futebol, idiota é quem seria contra isso. Lógico que é bonito ver os meninos driblando e mesmo nós perdendo de 2 x 0 eu assumi que foram dois golaços e digo que hoje, na atual fase, o Ganso é o melhor meio campista do Brasil, já que o Diego Souza tem tido somente lampejos de craque enquanto PH tem mantido uma regularidade. O Marcos disse: não quer ver dancinha? Não deixem eles fazerem gols... Simples. E o Palmeiras respondeu a altura, virou o jogo na casa deles. Calou a torcida deles e dançou bonito. Se o drible é objetivo, nós fomos objetivos os 90 minutos. Falam como se o Santos tivesse perdido, mas na realidade o Palmeiras quem venceu e convenceu. Nos menosprezaram, contra o Naviraiense a torcida deles dizia: “Porcada, pode esperar... a tua hora vai chegar”. Estamos esperando até agora e a hora não chega. Quando o placar estava 2 x 0 na Vila, parte da torcida cantava “olé”, para mim o que valeu foi o placar, muito mais gostoso depois disso tudo. Não se diminui o Palmeiras, somos o time no Brasil com a história mais bonita e sofrida. Palmeiras minha vida é você.

COPA DO BRASIL

Não preciso dizer que é um torneio a ser respeitado. Quando ganhamos em 1998 era muito mais difícil, pois tinham as principais forças do futebol nacional. Hoje é um premio de consolação de não ter ido a Libertadores e o principal torneio do primeiro semestre. O jogo contra o Paysandu será difícil, truncado. O Palmeiras quer eliminar o jogo de volta e fazer 2 gols de diferença, tarefa nada fácil. A meu ver uma vitória simples lá está mais que bom, o Papão já venceu o Boca dentro da Bombonera e não nos dará vida fácil em Belém.

JOGADORES X TRAFICANTES

Tudo bem que eles frequentem favelas, até minimizo o fato das “amizades” com aquela velha justificava de que nasceram lá e conhecem os mesmos desde infância. Agora isso justificar idas constantes e presentes como moto de 35 mil reais, isso ninguém justifica. É um risco muito grande que estes jogadores mais polêmicos causam em suas carreiras quando cismam em se envolver no que não deve. E por favor, não queiram nos fazer de trouxas, todo mundo sabe o porquê vocês sobem o morro.

DUNGA X MILHÕES

Sinceramente eu não consigo entender o que passa na cabeça dele. O ego está lá em cima e quanto mais pedirem jogadores, mais ele irá se negar a chamar. Que jogador na seleção tirando o Kaká faria uma jogada como o Diego Souza fez no segundo gol palmeirense. Qual jogador nesta seleção está sendo mais regular e com o talento do Ganso? E qual destes que ele vem chamando poderia incendiar uma partida como o Neymar? Eu já tenho uma seleção para torcer na Copa e não será a brasileira.

Vou ficando por aqui, qualquer conselho ou dica de pauta é só falar comigo.

terça-feira, 16 de março de 2010

SEGUIMOS EM FRENTE


É difícil esquecermos a vitória do Palmeiras no ultimo domingo, eu mesmo nem tenho vontade de esquecer. Mas já foi, acabou. Devemos nos concentrar na Copa do Brasil, torneio este que garante uma vaga na Libertadores e certa tranquilidade no Brasileirão. A vaga na Libertadores atrai investimentos, jogadores de nível, torcedores nos estádios e etc... Na quarta pegaremos o Paysandu em Belém-PA, jogo dificílimo e por mais que tenhamos vencido e convencido contra os sardinhas será uma pedreira jogar lá. Uma vitória com uma diferença de 2 gols eliminaria o jogo de volta e é isso que buscamos. Na quarta-feira escreverei mais sobre este assunto.

CHORADEIRA NA VILA

Gosto muito do técnico Dorival Jr., alem dele ser o sobrinho de Dudu e ter jogado no Verdão como Junior, é um técnico com muito potencial na minha modesta opinião é o melhor técnico desta nova safra. Porem querer desvirtuar o nó tático que tomou dizendo que há um complô contra o Santos é no mínimo ridículo. O Neymar merecia ser expulso, burro é aquele que contesta isso, e a falta como dizia o Felipão, faz parte do jogo. Desde que não seja violenta eu não condeno as faltinhas, inteligente é quem sabe usa-las. O Pierre soube. Eu já escrevi isso uma vez no blog e volto a escrever: “Mais importante que saber ganhar é saber é saber perder”.

ESTRÉIAS

Pouco comentei as estréias de Ewerthon e do Lincoln. O primeiro correu demais, mostrou muita força de vontade, um certo desentrosamento natural até, mas acredito que dará outra cara ao Palmeiras. “O Ewerthon tem uma experiência ótima na carreira e vinha treinando bem, por isso o colocamos, acho que foi bem. Pena que cansou na etapa final e tivemos que tirá-lo”, explicou Antônio Carlos. Curiosamente Lincoln entrou no lugar do Ewerthon e nos 30 minutos que ficou em campo mostrou muita qualidade, toques rápidos, objetivos e uma boa marcação. Também deu espaço ao Cleiton Xavier que melhorou bastante e ao Diego Souza que atacou com maior intensidade. É cedo para ser titular, porem tem potencial. “O Lincoln também é um ótimo jogador, mas vinha de um tempo longo de ausência. Vamos com calma para ele voltar a ser aquele atleta que encantou a todos no Brasil e no exterior”, avisou Antônio Carlos.

CURTINHAS

Desculpem o trocadilho: Marcos. Santo. Sempre Santo.

Falando no santo ele será poupado e nem viajou com a equipe para Belém. Apesar da enorme falta que o melhor goleiro do Brasil faz, ele merecia esta folguinha.

Pergunta que não se cala: Armero seria o Carlinhos de Jesus da Colômbia, ou está mais para o Jacaré?

A punição do Neymar não deverá passar de dois jogos, um pela expulsão e outro por ofensas. Qualquer pena alem disso será exagerada.

Por hoje irei ficando por aqui. As meninas sumiram de vez? Dicas, dúvidas e sugestões?

segunda-feira, 15 de março de 2010

ROBERTATION FEZ CHOVER


Quando surge o alviverde imponente... O inicio do nosso hino já diz tudo. Aqui é Palestra, eu avisei. Gostei muito da escalação e das substituições que o técnico do Verdão fez durante a partida. Marcio Araújo anulou o Neymar, Lincoln fez uma ótima estréia e Ewerthon parece que irá nos render bons frutos. Não ganhamos nada, mas fizemos nossa melhor partida no ano, batemos o badalado Santos que todos diziam que ia nos golear. “O time deles é bom, mas hoje vencemos no coração. Jogar na Vila para um pessimista, pode ser uma barca furada. Mas foi uma baita oportunidade para retomarmos a confiança”, destacou o goleiro Marcos. Se os Meninos da Vila gostam de dançar, no domingo Robert deu aula e fez até chover após o quarto gol palmeirense. Ainda deu tempo para os santistas fazerem a choradeira, como se o pontapé do Neymar não lhe valesse o segundo amarelo.

O JOGO

O Palmeiras entrou nervoso, errava bolas fáceis. Dominava até tomar o 1° gol em uma falha grotesca da zaga e logo em seguida veio o segundo gol. Se já tinha pessoas que acreditavam na nossa derrota, imaginem com 2 x 0 em 15 minutos. O telefone toca e para tirar sarro me perguntam quanto está o jogo. Eu aviso que o jogo só acaba quando termina, (ótima frase). Eu acreditava na vitória, logo veio o nosso 1° gol e eu avisei que dava para empatar e em menos de 1 minuto, com uma matada linda e um passe fantástico do Diego Souza, Palmeiras 2 x 2. Nada nos daria mais moral para o segundo tempo. O Santos sofreu o baque, como um boxer que leva um direto no queixo, entrou apático e assistiu o Palmeiras desperdiçar boas chances, mas logo estávamos na frente. Após um bate e rebate o Chapa Quente inspirado fez 3 x 2. Poderíamos ter ampliado ainda mais. Os Meninos da Vila que dizem ter um futebol objetivo e não fazem graça, já não pedalavam mais, não passavam o pé em cima da bola e nem tentavam chapéus. Por que será? Em uma boa troca de passes Madson deixou tudo igual 3 x 3. O Santos ganhou volume, mas eu ainda acreditava na vitória. Neymar voltou com a sua “objetividade” e após tentar fazer uma firula e perder a bola, agrediu por trás o Pierre. Expulso. Deixaram o caminho mais tranquilo para Robertation nos colocar novamente em vantagem, 4 x 3. E o Palmeiras fez chover na Vila Belmiro.

FICHA TÉCNICA

SANTOS 3 x 4 PALMEIRAS

Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data: 14 de março de 2010, domingo
Horário: 17 horas (de Brasília)
Renda: R$ 543.940,00
Público: 11.452 pagantes
Árbitro: Antonio Rogério Batista do Prado
Assistentes: Dante Mesquita Júnior e Rogério Pablos Zanardo
Cartões amarelos: Robinho; Marcos, Diego Souza, Eduardo, Edinho e Léo;
Cartões vermelhos: Neymar; Léo
Gols: Pará, aos 10, Neymar, aos 30 , Robert aos 40 e 42 minutos do primeiro tempo; Diego Souza, aos 11; Madson, aos 34, Robert, aos 41 minutos do segundo tempo.

PALMEIRAS: Marcos; Eduardo (Márcio Araújo), Léo, Danilo e Armero; Pierre, Edinho (Ivo), Cleiton Xavier e Diego Souza; Ewerthon (Lincoln) e Robert
Técnico: Antônio Carlos Zago

CURTINHAS

Da torcida palmeirense se ouvia: “O Santos é o time da piada, o Santos é o time do meu vô”; “Santos o caralho, lugar de peixe é dentro do aquário”.

Madson: fez o gol de empate, imitou o porco e tomou de 4...

E a esposa de um do santista acordando o marido:
-Acorda, benzinho.. já são 5.
-O QUE?? O ROBERT FEZ MAIS UM???

Perguntas que não se calam: Quem dança melhor, Beyonce ou Armero? E o Robinho, vendeu a bicicleta?

Por enquanto é só, tinha muito mais coisas que eu queria comentar. O jogo em si foi fantástico, um dos melhores dos últimos tempos. Jogo histórico. No decorrer da semana vou escrevendo mais. Esta partida merece ser comentada por meses, perdeu quem não assistiu. E você, gostou do jogo?

quinta-feira, 11 de março de 2010

MARCOS, SÃO MARCOS



“Explicar a emoção de ser palmeirense, a um palmeirense, é totalmente desnecessário. E a quem não é palmeirense... É simplesmente impossível!”. Joelmir Betting escreveu esta frase e eu não canso de repetir. Mas porque escreve-la no inicio do texto? Simples, para explicar as declarações do Marcos. O apelido de “São” não é em vão. Marcos é um ícone no gol, não só no Palmeiras, no mundo. Pentacampeão mundial fechando o gol na final. Marcos terá um busto nas alamedas do Jardim Suspenso ao lado de Junqueira, Waldemar Fiúme e Ademir da Guia. Posso escrever mais 10 linhas e não conseguirei relatar a grandeza do camisa 12 do Verdão. Se Joelmir Betting não consegue explicar a emoção de ser palmeirense a quem não é, imagine eu. Como posso explicar a emoção de alem de ser palmeirense ser o maior ídolo do Palmeiras e estar em campo sofrendo mais do que eu sofro na arquibancada? Simplesmente inexplicável. É justificável tudo o que ele falou, ele não quer fazer parte de um grupo perdedor e sem força de vontade. Eu não gostaria de fazer parte deste grupo em lugar alguém, imagine no Palmeiras. Ele é somente o capitão do Palmeiras, hoje talvez ele seja o Palmeiras em campo. Marcão precisava chacoalhar o elenco de alguma forma, ele o fez. Só achei exagerada a briga com o Neto, não havia necessidade de chamar o comentarista de “mau caráter”. Fora isso a nação palmeirense sabe o que o Marcos queria dizer quando sugeriu se aposentar. O santo das metas deixou seu recado basta o time mudar. Já de cabeça fria, Marcos analisa a sua decisão: “É uma decisão para ser tomada no final do ano. Algo em que tenho pensando devido às contusões que tive recentemente. Uma hora ou outra sabia que ia começar a doer”, declara o camisa 12, que tem problemas no joelho e nos ombros. “Por mais que eu faça fisioterapia, a cada ano fica mais difícil. Mas ainda tenho esse ano e espero ajudar o Palmeiras”, pode ter certeza que ajudará, “É difícil quando você chega perto dessas decisões. Uma coisa que sempre passa pela cabeça é imaginar que você não vai mais fazer aquilo que sempre fez. Estou preparando minha cabeça para quando acontecer”. É algo que eu ficarei triste de ver, mas sabíamos que um dia chegaria, que Deus permita que eu esteja presente na sua despedida. Para aqueles que me escreveram peço desculpas por não deixar a minha opinião antes.

RAPIDINHAS DO CLÁSSICO

O torcedor do Palmeiras que quiser apoiar o seu time no clássico de domingo contra o Santos, na Vila Belmiro, será obrigado a tirar a mão do bolso. Qualquer ingresso do setor visitante vai custar um preço salgado: R$ 60

Os jogadores estão utilizando o discurso padrão de que é possível enfrentar o badalado Santos. Aqui é Palmeiras não Naviraiense. “Eles merecem o favoritismo, estão fazendo grandes jogos, grandes apresentações, são ótimos jogadores, o Neymar, o Robinho e o Ganso. Precisamos ir para lá com humildade para tentar fazer bom jogo”, afirmou o camisa 5.

Durante a semana, Ewerthon tem demonstrado apetite nos treinos, na terça-feira marcou quatro gols em uma movimentação em campo reduzido. Deve estrear contra o Santos no lugar do Lenny.

Santos fez 10 x 0 neste ultimo jogo. Eu assisti e digo que a equipe da Baixada jogou como poucos, me recordo de ver algo parecido somente em 1996 com o Palmeiras. Méritos ao técnico Dorival Júnior que no intervalo voltou somente com 1 zagueiro e colocou mais um atacante quando estava 6 x0.

Tenho assistido alguns jogos da seleção brasileira, jogos clássicos, assisti a final da Copa de 70, (Brasil x Itália), jogaço. Tostão jogava muito e um destaque também para o Gerson, todas as bolas passavam nos pés dele. Neste mesmo embalo assisti um jogo de 74, (Brasil x Holanda), e digo que se fosse a arbitragem de hoje jamais perderíamos aquela partida. Fomos garfados, os holandeses bateram muito. Nesta quinta deve passar o documentário da vida do Maradona que eu havia comentado meses atrás, assistirei e depois deixarei a minha opinião. Por hoje é só.

terça-feira, 9 de março de 2010

SERTÃO


Um pouco mais de 3 mil pessoas foram ver o Verdão ganhar apertado do Sertãozinho. Confesso que eu nem mesmo acompanhei pela rádio, fui jogar bocha que eu ganhava mais. Cleiton Xavier se destacou mais uma vez, nesta oportunidade fazendo 2 gols e “salvando” o Palmeiras. A torcida continua pegando no pé do Robert, quem não acompanha os jogos não consegue entender o porquê já que ele vem fazendo gols, é mais ou menos como o Kleber Pereira e o Washington, faz gols, mas perde outros 10 fáceis. Robert utilizou seu discurso padrão para analisar o coro da torcida contra o seu futebol. “Eu sempre vou tentar fazer o meu melhor pelo Palmeiras”, avisou. O lateral Wendel e o atacante Lenny também não escaparam de críticas, a torcida do Palmeiras não perdoa. No domingo, vai enfrentar a grande sensação do futebol paulista: o Santos, na Vila Belmiro. Eu acredito na vitória, se jogar focado dá para ganhar de um time que quase perdeu da Portuguesa e suou par matar o Naviraiense. Se jogar como vem jogando tomaremos uma goleada épica.

REFORÇOS

Meu MSN virou quase uma central de reclamações do Palmeiras. O grande pedido é por reforços e a saída de alguns jogadores. Eu não reclamo, gosto de conversar sobre o Palmeiras sempre. Queria eu ter o poder de atender aos pedidos. O Antonio Carlos pediu: um atacante, um zagueiro e um lateral direito. O ultimo pedido parece que lhe foi atendido e Vitor do Goiás é a bola da vez. Sinceramente eu nem acreditava em tal contratação, é um ótimo lateral. Um dos melhores que vem jogando no Brasil. Vem para ser titular. A negociação de 65% dos direitos do atleta será viabilizada depois dos torneios estaduais, a partir do fim de abril ou começo de maio. O vice de futebol Gilberto Cipullo deu, todavia, detalhes do negócio. “A transação não está concluída, faltam detalhes, temos que considerar que ele não pode jogar Campeonato Paulista e Copa do Brasil. O Goiás ainda quer três jogadores do Palmeiras e precisamos definir os nomes, afirmou. Já aparecem como opções: o lateral direito Wendel e o meia-atacante Marquinhos.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS 3 x 2 SERTÃOZINHO

Local: Arena Barueri, em Barueri (SP)
Data: 8 de março de 2010, segunda-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)
Renda: R$ 87.531,00
Público: 3.224 pagantes
Árbitro: Raphael Claus
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e Herman Brumel Vani
Cartões amarelos: Robert e Wiliam (Palmeiras); Gilberto, Ricardo Lopes, Rodriguinho e Rubens Cardoso (Sertãozinho)
Gols: PALMEIRAS: Lenny, aos 23 minutos do primeiro tempo; Cleiton Xavier, aos 38 e aos 49 minutos do segundo tempo. SERTÃOZINHO: Mendes, aos 41 minutos do primeiro tempo; Ricardo Lopes, aos quatro minutos do segundo tempo.

PALMEIRAS: Marcos, Wendel (Ivo), Léo, Danilo e Eduardo; Pierre, Márcio Araújo, Cleiton Xavier e Deyvid Sacconi (William); Lenny (Daniel Lovinho) e Robert
Técnico: Antônio Carlos Zago

Vou ficando por aqui e conforme forem chegando as noticias eu irei escrevendo.

quinta-feira, 4 de março de 2010

150 JOGOS DE WENDEL?


Na noite de ontem Wendel completaria 150 jogos pelo Verdão e nenhum gol, mas nem isso ele conseguiu. Estava doente. Na posição deste atleta, os gols não acontecem naturalmente e são achados. Verdade também que alguns laterais ficam na história com uma grande marca de tentos, Arce é um deles. Todos que me acompanham sabem que nem de longe eu gosto do Wendel, não vejo esforço e força de vontade nele. Nestes últimos jogos ele até que vem correndo mais que o comum, mas ainda deve muito. No Palmeiras, Wendel já foi volante e lateral direito e até lateral esquerdo nos tempos de Muricy Ramalho, o atleta trocou o lado destro pelo canhoto para agradar ao treinador. E chegou a ficar com a posição que era de Pablo Armero. “Tinha o sonho de jogar em um grande clube. É uma honra vestir a camisa do Palmeiras e fazer 150 jogos, o que não é fácil. Isso serve de motivação para fazer 200 jogos. E não só atuar. Quero ganhar títulos e fazer meu primeiro gol aqui”, disse Wendel. O gol é motivo de uma disputa acirrada e animada com o goleiro Marcos. Ainda sem balançar as redes pelo Alviverde, Wendel que já viu Pierre somar três pelo clube e Marcos já colocou uma bola na trave.

O JOGO

Mais uma derrota em casa. Mais uma derrota para um time azul e branco do ABC paulista. Isso só mostra o que eu vinha escrevendo, o Palmeiras está nos trilhos, mas tem muito a melhorar. A diretoria tem de tomar alguma providencia, pois o time no papel não é ruim. Porem não desenvolve um bom futebol faz tempo. Começamos a partida precisando de uma vitória para apagar o 1 a 0 sobre o Rio Claro e manter-se com boas chances na disputa por uma vaga na semifinal. Mas as esperanças sumiram logo aos 9 minutos, quando Bruno César entrou na área e cruzou para Nunes, com o gol vazio, abrir o placar. Daí pra frente foram desespero e nervosismo, tomamos o segundo e do outro lado a bola não entrava o que deixava o time ainda mais nervoso. No final Diego Souza cometeu falta violenta no meio-campo e acabou expulso. Revoltada, a torcida palmeirense hostilizou bastante o camisa 7, que deixou o gramado sem explicar a razão de seu ato. O goleiro Marcos, mais experiente do grupo, chegou a insinuar sua aposentadoria. “O sofrimento da torcida comigo vai só até o fim do ano”, disse.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS 1 x 3 SANTO ANDRÉ

Local: Estádio Palestra Itália, em São Paulo (SP)
Data: 3 de março de 2010, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Renda: R$ 109.272,00
Público: 3.840 pagantes
Árbitro: Guilherme Cereta de Lima
Assistentes: Márcio Luiz Augusto e Danilo Ricardo Simon Manis
Cartões amarelos: Danilo (Palmeiras); Cesinha, Alê e Nunes (Santo André)
Cartões vermelhos: Diego Souza (Palmeiras)
Gols: Nunes, aos oito, Rodriguinho, aos 30 Robert, aos 44 minutos do primeiro tempo e Rodriguinho aos 18 minutos do segundo tempo.

PALMEIRAS: Marcos; Eduardo (Ivo), Edinho, Danilo e Armero; Pierre, Souza (Deyvid Sacconi), Cleiton Xavier (Marquinhos) e Diego Souza; Lenny e Robert
Técnico: Antônio Carlos Zago

CURTINHAS

A diretoria do Palmeiras realizou uma homenagem aos chilenos antes do jogo desta quarta-feira contra o Santo André, pelo Campeonato Paulista. O elenco alviverde entrou no gramado do Palestra Itália com uma bandeira do país sul-americano. Tal homenagem ficaria mais bonita com uma vitória.

Para nos classificarmos precisamos de cinco vitórias em sete partidas. Você acredita?

“Quando uma pessoa quer ser excessivamente racional e coerente, mais até que a própria racionalidade e coerência, torna-se refém de seus dogmas e perde a racionalidade e a coerência” (do pequeno grande Tostão, sobre a insistência de Dunga em ignorar Ronaldinho Gaúcho na seleção).

Para o tópico não ficar mais extenso do que já está, amanha escreverei mais sobre as declarações do Marcos e das contratações que acenam para o Parque Antártica.

terça-feira, 2 de março de 2010

TORCIDA ORGANIZADA


Volta e meia e este assunto retorna ao blog. Devem acabar? Devem ter mais poderes? O ser humano é violento por natureza. Infelizmente a história mostra este nosso lado sórdido. São guerras e guerras desde que o mundo é mundo. Então não existe solução? Existe. Eu acredito que um passo grande para a solução é a punição severa, como ocorreu na Inglaterra e realmente não solucionou por total, mas diminuiu em quase 90% as brigas. Para aqueles que acreditam que o jogo de uma torcida só seja a solução, uma briga entre duas facções da torcida do Paris Saint-Germain deixou um fã de 38 anos em estado grave. O confronto, que não teve a presença de torcedores rivais, ocorreu antes da vitória do Olympique sobre o PSG por 3 a 0 e isso foi neste último domingo. Tal fato só mostra que bandido tem em todo lugar e podem torcer pelo mesmo time também. É nítido que o problema é mundial e o futebol é apenas uma válvula de escape ou uma desculpa. O futebol no Brasil é tratado com amadorismo em sua grande maioria, assim como na segurança pública. Culpar a falta de segurança apontando as organizadas é cômodo. Grandes torcidas organizadas no Brasil têm em média 10 mil associados, se colocarmos que nos confrontos tem em média 50 pessoas de cada lado, as mesmas representam 0,5 % das organizadas “que defendem”. Se as torcidas organizadas fossem o problema, extinguir seria a solução e já ficou provado que não é. A solução a meu ver é a vontade de resolver o problema e não aparecer e empurra-lo com a barriga.

SABER PERDER

Todos antes de aprenderem a ganhar deveriam aprender a perder. Ninguém gosta de perder, ainda mais no Brasil. Eu não sei perder, ainda estou aprendendo. No futebol quando se entra em campo você está sujeito a três resultados. A vitória, o empate ou a derrota. Caso fique com a derrota os técnicos sempre tem a desculpa na ponta da língua. A arbitragem é sempre a mais indicada, nunca a qualidade técnica da equipe adversária ou o mau posicionamento de sua equipe. Saber perder é algo difícil de aprender, se aprende, mas não se pode pegar gosto.

CURTINHAS

Ewerthon treina com bola, mas estréia deve ser adiada. A documentação do atleta também não está em ordem ainda e lhe falta ritmo de bola.

Em contrapartida, o zagueiro Maurício Ramos vive a expectativa de uma oportunidade contra o Santo André. O camisa 15 está totalmente recuperado de uma lesão muscular e é uma opção para o lugar do suspenso Léo.

Figueroa ainda busca informações de familiares no Chile, o palmeirense nasceu em Concepción, cidade que sofreu os maiores abalos com o acidente, e ainda não conseguiu obter informações sobre todos os familiares. A nação palmeirense torce para que esteja tudo bem.

Terça-feira ensolarada e vou ficando por aqui. Dicas e sugestões?

segunda-feira, 1 de março de 2010

EU CANTO EU SOU PALMEIRAS ATÉ MORRER


Em um jogo que mais parecia pólo aquático, o Verdão encontrou dificuldades com o gramado pesado do estádio Augusto Schimidt Filho e acabou derrotado pelo Rio Claro por 1 a 0. Eu não assisti o jogo e somente acompanhei pela rádio, primeiro tentei ouvir na jovem pan AM de SP. É impossível ouvir jogo por esta rádio, eles ficam conversando entre eles e mal narram a partida, alem de fazerem comerciais a cada 30 segundos. Mudei para a rádio Globo AM de SP e consegui ouvir o resto do jogo sossegado. O jogo já era mais ou menos o que eu esperava, com a chuva que acabou com o gramado e o Palmeiras com um time misto não poderia ser tão diferente o placar. O time continua o mesmo e com o mesmo problema, não tem banco. Com o gramado encharcado precisávamos de jogadores como o Robert lá na frente. Tanto Lenny, quanto o Marquinhos nada poderiam fazer. Perdemos, mas não é o fim do mundo. Temos dois jogos em casa e muitos jogos no campeonato. Tem de ter calma.

NAVIO DO CENTENADA

E o timinho da marginal s/n° que está acostumado a passear de barco só quando alaga o barraco e vem ajuda dos bombeiros, alugou uma nau que não caiu no gosto da sua torcia. Motivo? A decoração do tal cruzeiro é verde. A maloqueirada lá dentro se manifestou: “Não gostei. O Navio todo é ótimo, mas isso eu realmente não gostei”, confessou Tânia. Seu marido, Adalberto Pinto João, funcionário público de 57 anos, claro, também reprovou. “A gente até tenta fingir que não está vendo, mas 'tá difícil'”. Já o presidente da nova velha diretoria curintiana se mostrou “bem calminho” quando foi indagado sobre o verde no navio, já que o ditado diz que perguntar não ofende o repórter do site da Terra mandou de bate pronto: “A grande quantidade de verde na decoração interior do navio não te incomodou nem um pouco?” e o presidente rapidamente respondeu: “Você perguntar isso é ridículo! A única coisa que você vai colocar sobre o navio, no Terra, é que ele é verde, é isso, né? Por acaso você não come alface?” Eu como alface e no meu quarto é tudo verde e branco. Quem quiser conferir as fotos basta acessar o link: http://esportes.terra.com.br/futebol/estaduais/2010/fotos/0,,OI118180-EI14489,00-Detalhes+verdes+irritam+corintianos+em+navio.html

CURTINHAS

Conforme este blog noticiou ontem, o Palmeiras nunca esteve interessado no goleiro Al Hadari. Segundo o diretor do Ismaili, Ihab Galal, o clube egípcio foi enganado por um falso empresário que se apresentou como representante da equipe brasileira. Galal afirmou que o clube foi vítima de uma brincadeira. “Nenhum dos faxes recebidos era do Palmeiras. Mohmed Youssef também nunca existiu. Tudo isso não passou de uma farsa”.

Destaque para Obina, oito gols em dois jogos. Melhor que o Eto’o?

Ridícula a atitude de Ronaldo de afirmar que o botinudos estão certos de perseguir Neymar e Cia. O fenômeno já viveu do drible e sabe que o mesmo engrandece o espetáculo. Daqui a pouco o futebol se torna tão chato que irei começar a assistir vôlei.

Hoje fico por aqui e agradeço as pessoas que me lêem, as que apontam meus erros e na medida do possível eu vou corrigindo e tentando melhorar. Dicas, dúvidas e sugestões?