quarta-feira, 17 de novembro de 2010

DOIS PALMEIRAS


Sim, foi-se o tempo que iniciávamos o ano pensando em ganhar tudo. Cheguei a acompanhar de perto aquele timaço do inicio da década de 90, que nem sempre goleava, mas sabíamos que no final o título era nosso, também não temos mais aquele time de 96, onde eu ia assistir aos jogos com uma única preocupação, ganhar de quanto? Infelizmente aquele time não durou muito, depois veio a era Felipão em 1997 com o vice brasileiro, 98 ganhamos a Mercosul e 99 a Libertadores, mas sempre disputando todos os títulos que podíamos. Hoje é diferente, hoje temos de priorizar um só campeonato e como priorizamos a Libertadores, o acesso mais fácil para chegar a ela seria pela Sul Americana e como não temos time para ganhar o Brasileiro, já nem preciso escrever o resto... Temos dois Palmeiras, aquele do Brasileiro, que perde até para o Atlético-GO nos dois jogos, apático e sem vontade no campeonato e o da Sul Americana, guerreiro que venceu o Vitória de forma dramática, que venceu o Atlético-MG tranquilamente, este é o Palmeiras que gostamos de assistir, este é o time que torcemos, que a torcida enche estádio e etc... quem sabe nos próximos anos tenhamos um Palmeiras para todos os títulos, por enquanto é isso.

POLÍTICA VERDE

O Palmeiras é um caso a parte quando se fala de política, existe a situação, a oposição e a oposição da oposição, nenhum dos três grupos se bicam e o maior prejudicado disso tudo é o próprio Palmeiras. Muitas vezes negociações não vã para frente e obras não andam no ritmo acelerado por conta disso, vide a Arena Palestra que sofre perseguição dos próprios beneficiados, chegaram até a cogitar a idéia de implodir tudo, assim ninguém ia ser contra a fazer um novo estádio, já que não teríamos nenhum. Felipão está preocupado, temos eleições em janeiro, porem ele já quer ver movimentação de contratações em dezembro. "Conversei com o 'seu' Palaia para saber qual é a posição do clube, porque me encontro em uma posição muito ruim devido às eleições serem em 10 de janeiro. Até disse para ele: 'Seu Palaia, por favor, mude o estatuto para que a eleição seja em outubro, porque aí dá chance de fazer transição para que as pessoas tenham conhecimento e planejamento para o próximo ano'", revelou Scolari. Palaia chegou à presidência do Palmeiras após o afastamento do Belluzzo, por problemas de saúde. Imediatamente, dissolveu o departamento de futebol e trocou os responsáveis por lidar com o time. Felipão já pediu reforços ao diretor de futebol, Wlademir Pescarmona, e as negociações estão em andamento. Oficialmente, Palaia seguirá no cargo com o Conselho Gestor até 25 de novembro. “Nessa conversa eu fiquei feliz porque ele disse: 'sou eu que contrato até o fim de janeiro. Faça, indique, vamos negociar, se você quer alguém ou outro atleta vai sair, vou te dar condições'. Ótimo”, afirmou Felipão, que já pensa na Libertadores, por isso, buscar reforços o quanto antes é essencial.

Hoje vou ficando por aqui, se tudo der certo irei assistir o jogo no Parada, você vem também?

sábado, 13 de novembro de 2010

PAPO DE BOTECO



Se você não gosta de história do futebol, aconselho nem ler as linhas abaixo. Se prefere não querer entender como funcionava antigamente e apenas “enxerga” com olhos de torcedor que não tem conquistas a serem reclamadas, pare por aqui e vá ler outra coisa.

I CAMPEONATO BRASILEIRO

Até 1959 o Brasil então Bi-Campeão mundial não tinha um Campeonato Brasileiro de Clubes, existiam os estaduais e deles faziam seleções paulistas, cariocas, mineiras e então disputavam campeonatos de seleções, voltamos em dados históricos para explicar o porque não havia tal campeonato. O primeiro vôo comercial de uma capital brasileira a outra ocorreu em 1959, uma “ponte área” SP-RJ, até então os transportes eram feitos de ônibus, trens e barcos. Imagine o Bahia indo jogar contra o Internacional em Porto Alegre, alem de demorar dias, os jogadores não teriam condições de atuar. A seleção brasileira era definida entre jogadores do RJ e de SP por questões de logísticas, então porque em 1959 mudar? Como o Sul Americano adora imitar o Europeu, lá no Velho Continente estava fortalecendo a Liga dos Clubes Campeões da Europa, (desde 1955 no seu antigo formato), e por aqui o equivalente que hoje conhecemos como Libertadores da América, (desde 1960). E como definir qual clube deveria representar o Brasil? Precisávamos de um campeonato de clubes nosso, então o na época presidente da CBD, (antiga CBF), João Havelange, começou a organizar a Taça Brasil que seria o primeiro campeonato de clubes no Brasil e assim estava feito. Nos dois primeiros anos disputavam apenas os campeões de cada estado, paulistas e cariocas entravam já na fase final da disputa, coisa comum na época e aceita por todos os clubes. A partir de 1961, já tínhamos quase dois representantes de cada estado, lembrando que apesar de muitos acreditarem que haviam poucos representantes por isso não chancelam a validade do campeonato na época tínhamos sim menos clubes, porem tínhamos mais estados representados do que no campeonato brasileiro de hoje. Na década de 60 o Brasil tinha 20 estados e 16 deles eram representados na Taça Brasil, hoje temos 27 estados e somente 9 deles são representados. Muitos argumentos daqueles que são do contra são falhos. Um deles: “A CBF nem existia”, realmente a entidade que regia o campeonato era a CBD, a CBF passou a existir em 1979 e mesmo assim se dizia tri-campeã mundial e assumia os campeonatos a partir de 1971, 8 anos antes dela existir. O outro motivo muito comentado: “O Campeonato não se chamava de Brasileiro”, isso é uma verdade e só começou a ser chamado assim a partir de 1989, então os títulos até 1990 não valem? O Flamengo é campeão da Copa União e o Vasco da Copa João Havelange, estes também não valem? O campeonato é o mesmo desde 1959 somente mudando a formula e a nomenclatura. Chega a ser ridículo e beirando a picuinha não enxergar que estes campeonatos são válidos, não preciso da CBF para me sentir 8 vezes Campeão Brasileiro, o verdadeiro soberano.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

TONHÃO



Ontem escrevi no blog sobre a possível vinda de Tonhão a Brusque, talvez nem todos lembrem dele, até porque a grande maioria dos meus leitores nasceu no final da década de 80 ou inicio da de 90 e muitos nem são palmeirenses. Ele esteve longe de ser um craque, não jogava o fino da bola, era o que chamavam antigamente de “beque de fazenda”. Mesmo sem toda esta técnica e habilidade, Tonhão é xodó da torcida palmeirense, sempre mostrou raça e disposição, a falta de habilidade nunca foi impecilio para que ajudasse o Palmeiras. Que torcedor hoje fala mal de Tonhão? Sua deficiência técnica era suprida pela determinação de quem pratica o futebol com entrega e amor. Com a camisa do Verdão fez 157 partidas e 4 gols e foi peça fundamental nas conquistas de 93 e 94 onde fomos bi-paulista e bi-brasileiro. Tonhão chegou ao Palmeiras em 1987, indicado pelo ex-zagueiro Minuca, mas só teve chances de verdade em 1992, o ex-zagueiro ficou conhecido pela sua garra e determinação em campo. Talvez muitos se recordem da famosa briga do Edmundo contra o André e o Juninho Paulista no São Paulo, naquele jogo advinha quem foi o segurança do animal? Será emocionante rever o Tonhão.

UNIFICAÇÃO DOS TÍTULOS

Há algum tempo atrás eu escrevi sobre a Taça Brasil e o Robertão. Para quem não se lembra, amanha escreverei uma explicação maior do porque acredito que os dois tem peso de Campeonato Brasileiro, antigamente eu também dividia a Taça Brasil como “mãe” da Copa do Brasil e o Robertão como “pai” do Brasileirão. Hoje vejo os dois como Campeonato Brasileiro da época e é ridícula esta atitude da CBF em fechar os olhos. O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, recebeu na ultima quarta-feira dirigentes do Cruzeiro, do Santos e do Botafogo para discutir se os clubes que conquistaram a Taça Brasil e o Robertão serão considerados campeões brasileiros e deixou os cartolas animados. Para ele, é possível que haja a unificação dos títulos, mas pediu um tempo para analisar cada caso, ou seja, vai enrolar como está enrolando Flamengo e São Paulo com a tal Taça das Bolinhas. “Vamos fazer uma análise em cada um dos setores para ver a legalidade dessa iniciativa, mas a princípio ela é factível”, afirmou Ricardo Teixeira. “Isso demanda algum tempo na medida em que temos que fazer uma análise em cada um dos setores envolvidos. Acho que não vai demorar muito, mas tem que ser feito um estudo”, completou. Entre 1959 e 1970, antes do primeiro Campeonato Brasileiro que a CBF hoje aceita, a Taça Brasil (dez edições) e o Robertão (4) foram os torneios que reuniram os principais clubes do país. Os campeões da época foram Bahia (um), Palmeiras (quatro), Santos (seis), Cruzeiro (um), Botafogo (um) e Fluminense (um).

VOCÊ SABIA?

Das 32 seleções que disputam a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul, 11 já tiveram o prazer de enfrentar o Palmeiras ao longo da história. Muitos desses confrontos aconteceram entre as décadas de 50 e 70 e o Verdão está em vantagem na maioria desses duelos?
Hoje ficando por aqui, apesar de não costumar escrever aos sábados, amanha estarei postando coisas novas.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

O QUE REALMENTE IMPORTA


Como diria o filosofo de boteco: “O importante é o que importa”. Seguindo este raciocínio e tudo aquilo que já escrevi, o que nos importa este ano é a Sul Americana e a tão sonhada vaga na Libertadores da América. Nesta ultima quarta-feira fizemos um bom jogo, não diria que foi um jogo difícil, tão pouco foi um jogo fácil. OVerdão foi mais eficiente nas conclusões e derrubou o adversário com o marcador de 2 a 0. Agora aguardamos saber quem é nosso próximo adversário e tudo indica que seja o Avaí e se realmente for quero estar presente no estádio da Ressacada. A torcida fez a sua parte, na verdade um show a parte, mais de 35 mil pessoas estiveram no Pacaembu e outras 5 mil ficaram do lado de fora, mesmo o jogo sendo televisionado em duas emissoras, prova de que não é transmissão de jogo que afasta a torcida e sim a falta de interesse. No Palmeiras, o trabalho de Felipão é visível, mais que concreto. O treinador centraliza os problemas e procura afastá-los de seus jogadores. Oferece confiança ao elenco, que vem retribuindo da mesma forma. Na decisão desta quarta-feira, o Palmeiras enfrentou no primeiro tempo um adversário bem armado na marcação e, ainda assim, abriu o placar através do talento de Marcos Assunção nas bolas paradas. Na cobrança de escanteio do volante, houve um leve desvio na disputa entre Luan e Alê. Confesso que acreditava que o gol seria dado ao Luan, mas ficou o nome do Assunção na sumula. Gol Olímpico, No segundo tempo, o Atlético-MG deu mais trabalho. O técnico Dorival Junior chegou a colocar titulares em campo, como Serginho e Diego Tardelli, porem o gol de Luan, matou as pretensões mineiras. Nem tudo foi festa, o saldo negativo fica por conta do Valdívia, que voltou a sentir as dores na região posterior da coxa esquerda. O mago participou de somente 16 minutos da partida. Ele em campo o Palmeiras é outro.

VALDIVIA FORA?

Além da contusão na coxa esquerda, o meia corre o risco de ficar fora do primeiro jogo da próxima fase por outro motivo. No final de semana, o Mago foi convocado para o amistoso contra o Uruguai. Por se tratar de uma data Fifa, o Verdão é obrigado a ceder o atleta, mesmo com um compromisso oficial no mesmo dia. “O presidente Salvador Hugo Palaia já mandou uma carta à Federação Chilena explicando os nossos motivos. Além de um jogo importante, devemos lembrar que o Valdívia está com um problema físico”, ressaltou o diretor de futebol do Palmeiras, Wlademir Pescarmona. É aguardar.

QUE CASA?

Punido com a perda de mando de campo em dois jogos no Campeonato Brasileiro, o Palmeiras deve atuar na cidade de Araraquara nos confrontos com Atlético-MG (dia 21) e Fluminense (dia 28). A diretoria cogitou a possibilidade levar essas partidas para Juiz de Fora, em Minas Gerais, e Volta Redonda, no Rio de Janeiro, mas o Regulamento Geral das Competições da CBF impede um clube de mandar jogos no Estado dos adversário. “Já que o Palmeiras foi punido, eu pedi para a direção se era possível jogar em Araraquara. Porque lá tem uma legião de palmeirenses muito grande. Acho que a direção vai nos atender. É uma forma de integrar esse pessoal do interior junto com o Palmeiras”, afirmou Felipão.

Peço desculpas mais uma vez por demorar a atualizar o blog, tenho trabalhado bastante o que acaba fazendo eu deixar este meu hobby em segundo plano. Agradeço também ao “Chocolate” que organizou um churrasco lá na bar dos palmeirenses e assim assistimos o jogo bem nutridos. Quanto a festa dos palmeirenses tudo caminha muito bem e parece que alem dos 6 jogadores teremos uma surpresa, a boca miúda fala em Tonhão.