segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

ADEUS CRIPPA



Morreu na manhã deste domingo o ex-goleiro do Palmeiras Fábio Crippa, aos 82 anos de idade. O ex-arqueiro sofria de Mal de Alzheimer e teve seu estado de saúde agravado nos últimos meses. Entre os títulos conquistados com a camisa alviverde, Crippa foi campeão da Copa Rio de 1951, o verdadeiro mundial. Na ocasião, ele começou o campeonato na reserva e ganhou a vaga de Oberdan Cattani ao longo da competição. Ao todo, Crippa fez 80 jogos pelo Palmeiras entre 1950 e 1956 e sofreu 101 gols.

MAIS UMA DA COPA

Que eu sou chato todo mundo sabe. Nunca escondi isso de ninguém e de certa forma até me orgulho disso. Muitas pessoas não entendem o porque eu sou contrário a Copa do Mundo no Brasil. Primeiro que ela sendo aqui ou não, de nada mudará. Continuarei sem ir assistir jogos da Copa em estádio, não tenho dinheiro e nem disposição para pagar R$ 300,00 em um ingresso e ainda ouvir o famoso: “lê, lê, ô... Brasil!”. TV por TV pode ser até no Japão a Copa, não sendo aqui, ótimo. Segundo que a festa será linda, mas quem pagará a conta? Sim, eu amo futebol e adoraria ir a estádios modernos. Mas acima de tudo eu amo meu país e gostaria que tivessem a mesma disposição com a Saúde e a Educação. Fazer estádio em São Paulo e Rio de Janeiro já seria um absurdo, porem ainda teria utilidade. Agora fazer estádio em Brasília, não tem nem adjetivo para destacar o que seria. O novo Mané Garrincha, com 71 mil lugares, custará algo perto de R$ 1 bilhão. Com a casa sempre cheia no nível do Campeonato Brasiliense, demoraria apenas 2 mil anos para o estádio se “auto pagar” com a renda do mesmo. Agora se fizermos a mesma conta pensando na média de publico de 1.181 torcedores, algo perto de 1,7% da capacidade do novo estádio, o mesmo se pagaria em 30 mil anos. Este um bilhão de reais não poderia ser investido em saúde ou educação em Brasília? E estou falando de uma cidade apenas, pois deverá ter de 12 a 14 estádios. Isso que eu nem vou citar os “convidados” que “alguém” vai pagar por eles. Brasil-sil-sil...

PALMEIRAS

Como eu disse antes de iniciar o campeonato, não podemos analisar o time antes de cinco rodadas. Grande parte da mídia nos massacrou e nos “apequinou”. Hoje o Verdão está em 3° lugar, com um ataque e uma defesa mais positiva que Curintia e São Paulo. O único time que teria de se preocupar é o Curintia, porque fará a pré libertadores contra o fraquíssimo Tolima, se perder seria quase que a mesma coisa do Inter perdendo para o Mazembe. Ainda peço calma para este time, ainda tem jogador para estrear e o Valdivia para jogar.

Hoje irei ficando por aqui. Saudades dos comentários das meninas.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

CAMPEONATO CHATO


Que campeonato é este que você tem 10 dias para treinar antes de começar? Com 20 times disputando algo que dura 4 meses, se classificando 8 deles? Nem preciso dizer que é tragédia anunciada. O Paulistão tinha tudo para manter este nome e vai acabar virando Paulistinha. Em 2011, este campeonato que já foi priorizado pelos grandes paulistas, deixando até Brasileirão e Libertadores de lado, tinha tudo para ser disputadíssimo. O Palmeiras precisa mostrar para sua torcida e para si mesmo que continua vivo, que ainda é grande. O São Paulo precisa apagar a não classificação para a Libertadores com um título e o Paulista está ai. O Curintia não ganhou nada no ano passado, (Centenada), e vai vir com aquele papinho que o centenário não acabou. O Santos depois de duas décadas sofridas, (80 e 90), quer mostrar que tem o time que encanta. Mas sinceramente, com esta formula de disputa, iremos ver jogos com baixa presença da torcida, times desentrosados e se montando durante a competição, times que disputam a Libertadores fazendo do campeonato a sua pré temporada de luxo e por ai vai. O Campeonato Paulista já foi considerado o campeonato regional mais difícil do mundo, este ano será o mais chato, onde tinha tudo para ser disputadíssimo. Podem anotar, este campeonato será chatissimo e só trará interesse na fase mata-mata e vai ressuscitar aquele velho papo que é a melhor formula em vez dos pontos corridos. Não sei quem cria as formulas do campeonato, mas até uma criança sabe que não tem como colocar 20 times para jogar em 4 meses, (o Brasileirão em 7 meses tem os mesmos 20 times e está inchado), 20 times onde 8 se classificam, isso dá mais ou menos 40% da competição, basta ganhar alguns joguinhos que estará classificado, ridículo. Típico campeonato que premia o vagabundo, aquele time que joga mais ou menos e só coloca as forças na reta final, isso se perceber que tem chances, senão inventa aquela velha desculpa: “estamos priorizando tal campeonato” e desmerece ainda mais o Paulista. Parabéns Federação Paulista de Futebol.

COPINHA

O Palmeiras foi eliminado da Copa São Paulo de Futebol Junior, outra competição que eu nem irei comentar a formula, prefiro comentar o para que serve a Copinha: revelar atletas e tem anos que não revela ninguém. O torcedor palmeirense se engana e fala da base como se tivéssemos grandes craques por lá, não temos. O fraco atacante Miguel, que já tinha feito uma péssima copinha no ano passado, se despede sendo expulso por ter xingado o árbitro e aparentemente ter cuspido no rosto de um dos assistentes. É lógico que a solução para os grandes clubes é investir na base, mas investir de verdade e não manter só para falar que tem.

ELEIÇÕES

A semana promete ser muito mais agitada fora dos campos do que dentro deles no Palmeiras. A eleição presidencial marcada para quarta-feira definirá o sucessor de Luiz Gonzaga Belluzzo. Temos três candidatos: Palaia, Tirone e o Nobre. O primeiro é um fanfarrão, apesar de ter 40 anos de serviços prestados ao Palestra, mostra-se uma pessoa descontrolada e traria ainda mais o amadorismo para o Palmeiras. O segundo é do grupo do Mustafá, (aquele presidente que declarou não gostar de futebol, entre outras coisas), o Palmeiras sofreria um retrocesso enorme com a sua vitória, o mesmo é totalmente contrário a profissionalização do departamento de futebol e adota a política do nem sempre bom, porem barato. Já o terceiro nome, apesar de ser o mais forte na boca do torcedor, para mim é uma incógnita. Defende o profissionalismo, é jovem, mas algumas de suas idéias eu não compactuo, mas votaria nele por falta de opção. Como as eleições no Palmeiras não são diretas, tendo direito a voto somente os conselheiros, acredito eu que o Tirone saia vitorioso desta disputa. Infelizmente.

Hoje o blog vai ficando por aqui. Qualquer duvida ou sugestão é só escrever. Você também pode estar avaliando o blog clicando em uma ou mais das opções abaixo.

sábado, 15 de janeiro de 2011

CONTRATAÇÕES


Começou o campeonato Paulista e as contratações ainda estão chegando, outras sendo sondadas. No Brasil é assim mesmo, campeonato inchados e calendários apertados. E tem duas revelações que estão na mira são os atacantes Kelvin e Max Pardalzinho. Kelvin tem apenas 17 anos e está integrado ao elenco profissional do Paraná. Max Pardalzinho, por sua vez, rescindiu com o Vila Nova e foi comprado por um grupo de empresários, sendo repassado ao Rentistas-URU por Juan Figer. Ele é um atacante que joga aberto pela esquerda, atuando como um ponta. “São jogadores jovens e temos algumas informações. O Kelvin tem boa possibilidade de jogar pelo menos um ano no Brasil e depois se transferir para um grande clube [de fora]. E o Pardalzinho é um ponta de velocidade, não tem um grande currículo, mas é um bom jogador”, resumiu Felipão.
Até agora, o Palmeiras acertou com quatro reforços: Thiago Heleno, Cicinho, Adriano Michael Jackson e Maikon Leite. Os três primeiros já treinam na Academia de Futebol, mas ainda não têm condições de jogo. Já Maikon Leite assinou um pré-contrato e deve ficar no Santos até o meio do ano. “A nossa equipe atual já é boa, não é porque não chegaram Messi, Garrincha ou Pelé que não temos um time de qualidade. Temos algumas deficiências que procuramos corrigir com a chegada de alguns reforços que não têm tanto currículo, mas jogador com fome é diferente. É bom trabalhar com jogador que quer ganhar mais e quer brigar por um lugar. É isso que quero no Palmeiras”, completou Felipão. É apoiar e dar tempo ao time.

ALEX 10

“Não existe pré-contrato. Não existe proposta nenhuma. Quando tiver uma definição, passo para todos vocês. Não posso e não respondo por especulações”. Escreveu Alex em seu twitter, muitos vêem isso com maus olhos, eu enxergo de outra maneira. Não há leilão, não há enrolação, quando tiver algo concreto ele se manifestará.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

OCTO OU OCTA?



O Palmeiras venceu tantas vezes que provoca dúvidas em relação ao português. A CBF com a unificação dos títulos nos deu oito brasileiros, assim como o Santos, ambos os times lançaram camisetas comemorativas, mas como devemos escrever OCTAcampeão ou OCTOcampeão? No Brasil tudo se adapta ao mais fácil, já tivemos até uma reforma ortográfica para usar o “presidentA”. Para evitarmos situações de cultivo de ignorância como a que há uns anos atrás tentaram fazer ao chamar o possível Hexacampeonato de “Bi-tri”, fica aqui o esclarecimento que a terminologia correta a usar é a de OCTOcampeão e não OCTAcampeão. A palavra é formada pelo radical octo, (radical grego que exprime a noção de oito), mais o substantivo campeão. Talvez a confusão se deva ao continuísmo, já que a língua portuguesa segue no tetra, penta, hexa... Sempre com A no final, ai é que gera a confusão. O ruim de tudo isso é um time como o Santos estampar uma palavra errada em sua camisa comemorativa.

BOLA DE OURO

Não consigo compreender como algumas pessoas discordam da escolha de Messi como melhor jogador do mundo. Quem tem este pensamento não viu “La Pulga” em ação este ultimo ano. Se o argentino tivesse ganho uma Copa, já seria comparado facilmente a Maradona. Eu o coloco no mesmo nível de Romário, Van Basten entre outros... Por mais que o reclamante pensasse em Xavi ou Iniesta como o melhor do mundo, a escolha de Messi seria justa, ou não? É fácil de se analisar isso. Quem é o time sensação dos últimos anos? Quem comanda este time? O grande problema é que esta última Copa do Mundo foi um grande fracasso, o público não compareceu como o esperado, nenhuma das seleções tradicionais jogou um bom futebol, tivemos uma final bem atípica de Copas, não tivemos um show de um grande astro e a coisa mais marcante desta edição foi a chata da Vuvuzela. Não olhar para o Messi como melhor do mundo é coisa de gente recalcada.


Fui ao museu do futebol e vale demais ir conhece-lo, escreverei sobre ele outro dia. Comprei a minha camisa do OCTO antes do lançamento oficial e gostei demais dela.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

NOVELA GAÚCHA



Sinceramente eu nem sei mais se quero que o Ronaldinho Gaúcho acerte. Sou fã de seu futebol e sei que fora de campo ele atrairia muitos investidores ao Palmeiras, em termos de marketing seria perfeito, no futebol creio que seria uma boa, o cara é bem acima da média e mesmo fora de forma coloca qualquer meio campo brasileiro no bolso. Mas o Palmeiras é muito grande, temos quase 100 anos de história, já tentaram tomar nosso estádio, já tentaram fechar nosso clube, já até nos fizeram mudar de nome e mesmo assim continuamos. Esta novela já me fez perder a paciência, a falta de respeito com a instituição é enorme. Se o Ademir da Guia parou de jogar e nós não fechamos as portas, não será a não vinda de um jogador que irá fazer com que o Palmeiras encerre as suas atividades. Repito que gostaria muito de vê-lo jogar no Verdão, mas hoje, se não vier não fará tanta falta.

REFORÇOS

Com ou sem o Gaúcho o Palmeiras não pode parar. Tem de reforçar o time, temos de trazer um zagueiro, um meia e um atacante no mínimo. Os nomes que parecer estar certos são Thiago Heleno, aquele zagueiro que jogou na gambazada, mas que fez um belo campeonato pelo Cruzeiro, tem 22 anos e vejo potencial nele. E o atacante é o Viatri, argentino do estilo matador com 1,86m vem emprestado do Boca Jrs, é uma aposta. Outro que parece que estar certo é o volante Chico do Atlético-PR, estamos só acertando detalhes. Mas se alguns chegam quem deve mesmo sair é o zagueiro Danilo, este com proposta de uma equipe italiana e o Edinho que já manifestou o desejo de ir para o Fluminense que deve dar um dinheiro mais o empréstimo do atacante Adriano Michael Jackson.

COPINHA

Tenho assistido alguns jogos da Copa São Paulo de Futebol Junior e agora no inicio tem muito time, muitas equipes de empresários, meninos sem nenhuma estrutura e isso abaixa muito o nível da competição. O Palmeiras deve estrear hoje contra o Bandeirante de DF. “O primeiro foco da diretoria é suprir as necessidades da equipe profissional, tanto que não devemos utilizar atletas como o Jean (meia) e o Vinícius (atacante), que teriam idade para jogar, mas já fazem parte do elenco principal. Claro que o Palmeiras quer ser campeão, mas nosso objetivo principal é revelar”, explicou o treinador alviverde.

Hoje fico por aqui, amanha teremos mais capítulos da novela gaúcha.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O RETORNO



Antes de retornar a escrita, quero pedir mais uma vez desculpas por ficar tanto tempo com o blog parado. Desta vez foram inúmeros fatores que fizeram com que as minhas férias de escrita durassem mais tempo. Falta de tempo tradicional a todos que trabalham no final do ano, as festas e férias merecidas, a revolta pela eliminação da Sul Americana, meu computador que tive de formatar e até uma proposta de mudança de endereço do blog para um site com muito mais acessos e outros blogs, onde eu teria maior interatividade, mas isso é assunto para mais pra frente, ocorreram neste período que fiquei sumido. No momento continuarei curtindo o resto de minhas férias, quero ir até o museu do futebol e também quero ir assistir a estréia do Palmeiras no Paulistão deste ano no Pacaembu. Mas chega da redação da 5° série, “Minhas Férias”...

TORCEDOR

Já escrevi sobre a importância do torcedor, já escrevi também que somos maltratados nos estádios e até da liberdade que tem de se manifestar. Mas venho escrever da obrigação que o torcedor tem de comprar produtos originais. Muitos vão dizer que não tem esta obrigação, que os clubes ganham muito dinheiro com cotas televisivas e patrocínios em camisa e etc. Realmente os clubes ganham milhões, porem para manter um time forte e competitivo nem sempre estes milhões são suficientes. E onde o torcedor de verdade entra nisso? Simples. Você gosta que seu time tenha craques renomados? Você Palmeirense quer ter Felipão, Kleber, Valdivia, Marcos e agora possivelmente o Ronaldinho Gaucho atuando juntos? Creio que a resposta seja sim, então ajude o clube a ter uma renda extra para que o mesmo possa fazer um trabalho extra. O Palmeiras é muito grande, tem muita historia e não podemos nos contentar com times medianos, isso é papo para atleticanos, gremistas, vascaínos e etc... que são grandes clubes, que tem grandes torcidas, mas ultimamente tem se contentado com times medianos. Faça a sua parte torcedor palmeirense. Se o Gaucho acertar mesmo, eu irei comprar a camisa dele no outro dia, o torcedor tem de mostrar que está junto com a diretoria e estou querendo ainda organizar uma massa para ser sócio-torcedor, (Avanti).

COPA SÃO PAULO

Sempre aproveito minhas férias em janeiro para acompanhar de perto a copinha. Ano passado consegui assistir a todos os jogos do Palmeiras e digo que daquele time somente três jogadores por mim seriam aproveitados: Gilsinho, Luis Felipe e Gabriel Silva; o resto é só nome e jogadores medianos. Estou aguardando a estréia deste time para dar a minha opinião sobre os meninos da base.

Hoje vou ficando por aqui, assim não loto muito a escrita. Irei entrar em contato com o Palmeiras para quem sabe fazer uma grande promoção de Avanti em Brusque e região.