sexta-feira, 30 de setembro de 2011

CRIATIVIDADE

A palavra que antecede o texto, também conhecida por título, descreve bem o que necessitamos. Precisamos ter criatividade para poder vencer e convencer. Amanha o Palmeiras enfrenta o América-MG, um time que não tem muita expressão no cenário do futebol brasileiro, porem vem crescendo como clube (o futebol ainda é fraco), tem uma das melhores estruturas do país, de causar inveja até nos seus rivais mineiros. O Coelho de MG tem dois centros de treinamento, shopping e até estádio próprio... Coisa que muito time que se diz grande ainda não tem, inclusive aquele da marginal s/n° que é ajudado pelo Lula também não tem. Com o possível retorno do Valvidia, o meio campo acaba ficando mais criativo. Apesar de eu gostar muito do futebol do Kleber, o mesmo não vinha rendendo e será interessante ver uma formação com Valdivia, Luan, Maikon Leite e Fernandão, mesmo que seja só por um período em campo. Espero que venha a vitória e um pouco de paz nas alamedas do velho Palestra.

SEGUE CRIANDO

Depois de criar o factóide dizendo que Kleber estaria no Curintia em 2012. O “Jogo Aberto” da Band criou uma matéria dizendo que o tal silêncio prejudica os patrocinadores do Palmeiras, pura falácia. Talvez seja “o silêncio mais falado” no momento, qualquer site ou emissora de TV ultimamente tem mostrado demais imagens do Palmeiras e por consequência seus patrocinadores. Quem tem competência como a ESPN Brasil, comentou sobre os dois times e a partida. Quem tem criatividade como a Globo, brincou com o Palmeiras B com perguntas que caberiam ao time principal. Sites que expõem patrocinadores através de fotos, vêem trabalhando normalmente com criatividade. Talvez seja por isso que a tônica daquele programa sejam as polemicas, quem não tem competência não se estabelece.

RAPIDINHAS

Gostei muito da atitude da diretoria são paulina ao criar camisas com material mais barato e sem patrocínios para agradar o torcedor. Pratica que já ocorre na Argentina há mais de 10 anos e demorou demais para ser implantada aqui. A camisa custa R$59, bem diferente dos R$180 habituais, o modelo é exatamente igual ao de jogo só não tem a logo do patrocinador e nem as tais tecnologias de peso, suor e etc na camisa. #FicaDica

O Curintia também merece certo destaque, pois dará 10% da renda líquida do jogo contra o Botafogo ao Teleton, campanha de arrecadação para a AACD. Alem de tentar trazer mais publico ao estádio, ainda está fazendo a sua parte social. #FicaDica2

Postagem meio tardia e mais curta. Prometo ainda escrever sobre os temas que citei antes. Quem quiser me seguir no twitter, estou sempre colocando novidades: @M_Obeidi . Criticas, dúvidas e sugestões?

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

AINDA NO SILENCIO

O blog abre ainda falando sobre a lei da mordaça, pois é eles se calam, mas eu tenho compromisso com vocês. Creio que tanta reclamação por tal atitude é desnecessária. Entendo que muitos jornalistas estão bravos, também pudera o Palmeiras é uma fabrica de polemicas e noticias, ficar uma semana longe dos microfones vai obrigá-los a trabalhar um pouco mais. Vejo isso como pura preguiça jornalística, porem tenho o prazer de seguir o trabalho do jornalista Danilo Lavieri ( @danilolavieri ) que é setorista do Palmeiras no portal IG e este jornalista colocou nesses 2 dias de silencio no mínimo 5 matérias diferentes. Não é “puxação de saco” e nem interesse escuso de minha parte já que nem conheço o cara, apenas quero ressaltar que se ele está escrevendo assim, outros jornalistas também conseguem. Não estou dizendo que é o único que fez diferente estes dias, não vi tudo e nem todos para afirmar tal coisa, mas pelo o que li por ai é o que fugiu da mesmice. E mesmice este blogueiro não tolera. Mas chega de “rasgação de seda”. Todo mundo aqui conhece a imprensa gambá, sabe que eles adoram uma polemica para poder fazer um grande barulho. Então porque o Palmeiras deveria dar gasolina para a fogueira deles? Melhor ficar em silencio, arrumar a casa e trazer títulos, pois é isso que o torcedor palmeirense quer. Não queremos entrevistas, não queremos jogadores falando mal uns dos outros. Alguns me interrogam e na opinião deles o Felipão deveria se manifestar, mas ora, vocês conhecem a imprensa tendenciosa e sabemos que Scolari não iria aguentar desaforos, com toda certeza responderia de forma grosseira e aumentaria ainda mais os problemas existentes. Então que fale o Marcos me sugeriram, ele é um dos lideres do elenco, ídolo da torcida, gosta de contar piadas é um boa praça... Mas vocês acham que ele conseguiria esconder a verdade sobre o que ocorre no grupo? Se com Felipão seria jogar gasolina na fogueira, colocar o Marcos para falar agora seria colocar dinamites em um incêndio. E por ultimo o presidente, este sim poderia se posicionar, afinal o cargo exige isso dele. Mas falem a verdade, quem quer uma coletiva com o Tirone para escutar que o time é bom, que está sem sorte, que a arbitragem prejudicou, que ano que vem teremos reforços e todo aquele blá-blá-blá que conhecemos? É melhor ele e todos os outros calados, queremos títulos e não fofocas. Não entrem na onda dessa imprensa gambá. Em 97 vi o Edmundo se calar e ser o melhor do mundo pelo Vasco da Gama, se é para fechar a boca e ser campeão eu apoio. E você?

Essa acabou virando extensão da outra, tenho muitos temas para escrever, como o processo de reformulação para 2012, as palavras do Belluzzo, a briga por causa de uma sauna e etc... O problema é que sou editor de TV e hoje é o dia que mais tem serviço, quinta insana. Quem quiser me seguir no twitter, estou sempre colocando novidades: @M_Obeidi . Criticas, dúvidas e sugestões?

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

LEI DO SILENCIO

“O momento é para reflexão. Quando vocês têm de refletir, também ficam em silêncio”. Abro o blog com a frase do vice-presidente Roberto Frizzo, tirando o gracejo do Valdivia, esta foi a única frase vinda de diretoria, comissão técnica ou elenco do Palmeiras nesses dias. De certa forma estão certos, existem dois ditados populares (e a voz do povo é a voz de Deus) que diz: “O peixe morre pela boca” e “Boca fechada não entra mosca”. O Palmeiras tem muita coisa errada, desde a presidência até aquele torcedor mais simples que mal acompanha o time dele e crê que o Vagner Love ainda joga no Verdão. A ordem é: Ninguém dá entrevista até sábado após o jogo. O Marcos tem por costume soltar a “metralhadora de palavras” em momentos assim. Kleber já criticou o elenco após o ultimo empate e ouviu a resposta do Deola. Para evitar uma troca de farpas mais grave, diretoria e comissão técnica optaram pelo silêncio do elenco. É nítido que a imagem do Gladiador ficou arranhada após o episódio Flamengo, que o mesmo não vem atuando tão bem quanto antes e ainda tem a desconfiança do grupo. Entre comissão técnica e elenco, também há o que ser resolvido. Felipão expôs o grupo ao dizer que não sabia se o elenco sentia a mesma vergonha que ele sentia. O lado ruim disso tudo a meu ver é que Marcos Assunção, agora mais do que nunca, deve permanecer no time. Alem de ser um homem de confiança do técnico é um dos lideres do elenco e capitão do time. Enxergo que taticamente e tecnicamente é uma perda enorme para o time manter ele em campo. Já diretoria e Felipão estão em paz, ao menos é o que parece. A presença mais assídua do presidente Arnaldo Tirone no CT era cobrada pelo técnico, hoje o mandatário é visto circular quase que diariamente pelos corredores da Academia. O fato é que o Palmeiras terá um tempo para refletir (temos quase uma semana de “folga”), espero que o clube se ajeite. Cabem a nós torcedores comuns, organizados, limões, iludidos, amendoins, cornetas, críticos... Tanto faz... Cabe a nós refletirmos sobre o que podemos fazer para mudar este quadro. Este 2° turno que deveria ser a nossa arranca está tão ruim que temos apenas 33,3% de aproveitamento. Se mantiverem essa média, chegaríamos a 51 pontos o suficiente apenas para a Copa Sul-Americana. E então seríamos mais um ano o “time do ano que vem”. Até um dos maiores ídolos, o maior para muitos, Ademir da Guia deu seu pitaco: “A fase é difícil e preocupante”, decretou o Divino, somado a “A equipe não está se entrosando, as vitórias não estão vindo, e o campeonato está indo para a reta final. Entendemos isso, mas temos que ficar preocupados”, encerrou. E você palmeirense o que acha disso tudo?

Desta vez a postagem chegou um pouco mais tarde, recomendo aqueles que gostam de informações quentinhas e são adeptos do twitter seguir o Espião Verde ( @Espiaoverde ) e quem quiser me seguir no twitter: @M_Obeidi . Criticas, dúvidas e sugestões?

terça-feira, 27 de setembro de 2011

A CULPA É DE QUEM?

É normal e bastante aceitável procurarmos culpados para o momento em que estamos vivendo. Nós palestrinos não aguentamos mais ser o time do ano que vem. Muitos culpam o Felipão e até entendo boa parte das criticas, já que o defendo dizendo que ele não teve culpa das contratações, que a diretoria os empurrou para ele, porem ele está sendo no mínimo omisso e conivente. Tem certa parcela de culpa sim, não como técnico e sim como homem. Se seguirmos esta linha de pensamento, hoje, o maior culpado é Arnaldo Tirone (presidente do Palmeiras). Lógico que ele não tem culpa sozinho, mas quem comanda o clube? Eu? Você? Que eu saiba é ele. Somente ele pode manter ou tirar técnico, afastar diretores, contratar e demitir jogadores... Falta comando ao Palmeiras. O que mais me irrita é a forma passiva na qual ele assiste tudo isso. E não pense você que uso este discurso, pois sou pró Belluzzo, eu sou pró Palmeiras. O Belluzzo tinha como seu sucessor natural o Salvador Hugo Palaia, figura folclórica que parece não “bater bem das idéias”, este eu jamais votaria. O outro que a turma do Belluzzo apoiava era Paulo Nobre (?), nome no qual eu nunca tinha ouvido falar antes. Chegou como se estivesse de pára-quedas e após as eleições nunca mais ouvimos falar, ou seja, boa coisa parece que não era, tenho minhas duvidas. Restou Arnaldo Tirone, tinha o peso de carregar o nome de seu pai (ex-presidente), mas por outro lado carregava o apoio de Mustafá Contursi, Gilto Avallone, Afonso Della Monica entre outros “cardeais” que não são bem quistos pelos sócios alviverdes comuns, porem tem muita influencia no conselho. Eu costumo a dizer que dos 3 nomes o de Tirone era o menos pior. O cargo exige que Arnaldo Tirone apareça com urgência e tome decisões no Palestra Itália. Mas isso é difícil, quase impossível. Afinal não é de hoje que existem desmandos no clube. As vezes fico na duvida se Kleber e Valdivia são intocáveis. O Palmeiras virou Centro de Recuperação da seleção Chilena, o jogador volta machucado e quando está apto a jogar desfalca porque foi convocado. Pífio. Já o Gladiador manda mais que o técnico, mais até que o presidente. Reclama de salário, de falta de carinho ($$$), reclama de tudo e agora deu de reclamar também das escolhas do técnico e de opção táticas. Se fosse outro já não estaria no banco de reservas? Não teria tomado um puxão de orelhas? O nosso atacante reclamão é tão importante que marcou 3 gols em 26 rodadas. Segundo ele, o atual Palmeiras só sabe cruzar bola na área e fazer gols de bola parada. Mas fico com a pergunta: Quem deveria fazer gols com a bola rolando? Tudo isso porque o Verdão empatou neste domingo com o Atlético-GO por 1 a 1. Um resultado que poderia até ser considerado normal, caso o rival não estivesse com apenas nove jogadores em campo ao conseguir o empate. Resultado: uma onda interna de críticas tomou conta da equipe e a crise entre jogadores e o técnico voltou à tona, deixando o clima insuportável. Felipão afirmou ter passado a maior vergonha da sua vida e prometeu no retorno a São Paulo decidir seu futuro. O treinador deixou no ar mais uma das muitas ameaças de abandonar o barco. O Palmeiras vive uma turbulência. E neste ponto o principal mandatário alviverde falha, uma vez que nem Felipão, diante de sua história no clube e no futebol, e nenhum jogador, seja ele qual for, não podem escancarar os problemas da equipe na imprensa. Até mesmo o Deola reclamou do que disse o Kleber: “Ele falou o que ele pensa. Isso pode não ser necessariamente a verdade, mas não adianta ficar expondo tudo. Tudo tem de ser acertado entre nós. Expondo para a imprensa fica pior”, afirmou o camisa 22. Cadê o comando presidente? Gosto muito do Kleber em campo, mas é um atleta individualista e preocupado apenas com o seu próprio umbigo. Nenhum elenco aceita isso. Não estou pedindo a cabeça do camisa 30 e nem mesmo jogando 100% da culpa nele, estou apenas mostrando em como o Tirone é fraco. Ficam as perguntas: O treinador vai aceitar as críticas de Kleber em relação a como o time joga? E a diretoria, não vai tomar nenhuma decisão diante de tantas declarações inoportunas deste atacante que recentemente forçou a barra para ir embora? São muitas as perguntas que precisam ser respondidas. O Palmeiras precisa ser respeitado.

Agradeço demais as visitas que tive no blog, foram muitas ontem, 5 vezes acima do normal. Agradeço as comunidades no Orkut da Mancha Verde e a oficial do Palmeiras que quem frequenta por lá está sempre por aqui também. Agradeço aos meus seguidores do twitter e peço pra darem um RT de vez em quando. E o agradecimento mais que especial fica para o Espião Verde ( @Espiaoverde ) que me deu uma força muito grande na divulgação.

Por mais que eu tentasse enxugar, ultimamente os assuntos tem sido extensos. Agradeço a compreensão de todos e quem quiser me seguir no twitter: @M_Obeidi

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A GAVETA MÁGICA

Já perceberam que no Palmeiras tudo parece ser mais difícil? O pênalti tem de ser mais que escandaloso para ser marcado e quando o batedor vai para a bola não tem um palmeirense que não fique apreensivo. A simples contratação de algum jogador é um parto, meses e meses de conversa, especulação e quase sempre tem alguns capítulos a mais nessa novela. O quadro de associados é dividido em uns 5 grupos e um não suporta o outro, isso quando não tentam minar e estragar tudo que venha ser bom pelo simples fato do outro não ter sucesso, pensam em si e não no Palmeiras. Falamos (e nisso me incluo) na falta de bons jogadores, mas me diga qual time que tem um plantel exemplar? Outros falam de treinador, mas nos últimos 3 anos tivemos os 3 melhores técnicos do Brasil (Luxemburgo, Muricy e Felipão) e mesmo assim não resolveu. Fica nítida que a culpa é de diretorias e não só da atual, soma-se a culpa ao quadro de conselheiros, grupo de sócios, ex-presidentes, torcida... O treinador tem a sua parcela de culpa, porem é mínima. Como resolver este problema então? Creio que resolver 100% nunca iremos, mas uma maneira de tirar a força destes grupos maléficos é dar poder ao associado comum. Democracia, esta é a palavra chave. É inadmissível você pensar que paga a mensalidade igual a todos os outros, mas não pode escolher seu presidente pelo simples fato de sua família não ser influente e não te arrumar um “carguinho”. Mas isso pode mudar, basta o sr. José Ângelo Vergamini (presidente do conselho) abrir a sua gaveta e tirar de lá a proposta de mudança estatutária que ele arquivou “para sempre”. Ela está pronta, falta ir a votação no Conselho Deliberativo para que tenhamos as tais mudanças estatutárias. Muitos dos conhecidos cardeais alviverdes sabem que perderão força com tal mudança, a oposição a Mustafá Contursi conseguiu reunir 83 assinaturas, (23 a mais do que o mínimo necessário para que o pedido fosse protocolado), mas mesmo assim o processo de alteração segue parado. Vergamini, (que foi apoiado por Belluzzo há dois anos, numa tentativa de “pacificar” o clube), tem o poder de decidir quando qualquer proposta entrará em pauta. Pode ser na próxima reunião. Pode ser na seguinte. Ou na outra. Não há prazo. Ele é quem decide quando vai tirar da gaveta. E isso pode durar até a próxima eleição, daqui a dois anos, ou mais, indefinidamente. Sabemos que ir a votação do conselho não garante a aprovação, pelo contrário é quase fato de que será reprovada, mas então irá a Assembleia Geral (votação dos sócios) e temos enormes chances de que seja aprovada. O problema é que esta solução para grande parte de nossos problemas está em uma gaveta e só Deus sabe quando vai sair. Aliás: Deus, Mustafá e Vergamini. O palmeirense tem pressa, as mudanças são “pra ontem”. Dentre os principais pontos da proposta, eu destacaria:

- eleições diretas para presidente do clube. Há, no entanto, um filtro de 10% do conselho: os candidatos que quiserem se apresentar para concorrer ao cargo necessitarão da chancela de cerca de 30 conselheiros para efetivar a candidatura; (O filtro eu ainda acho discutível apesar de entender que isso ajudaria a evitar uma possível bagunça ou queda de paraquedas de algum associado/candidato, vejo também como uma maneira de manter e solidificar o conselho, seria dar cargos pra agradar)

- chapas fechadas, para dar governabilidade: presidente e quatro vices concorrem num pacote só; (Hoje em dia o presidente e cada vice passam por uma eleição diferente, algo absurdo e por isso temos tantas brigas do Frizzo que é de um grupo com o Tirone que pertence a outro. Seria mais ou menos como termos o José Serra como vice da Dilma)

- eleição em novembro, e posse cinco dias após o último jogo do time profissional; (Esta eu creio que nem precise comentar, já deveria ser assim faz anos)

Por que escrevo sobre tais temas? Pois cabe a mim, mesmo distante, orientar o torcedor comum que não entende como funciona a política dentro do clube e também para que possam entender o porque culpamos tanto a diretoria. Agora, cabe a torcida continuar se associando ao Palmeiras e engrossar o caldo com ideais progressistas. Uma hora eles irão ceder. A barragem para o progresso irá ruir e então teremos um Palmeiras grande novamente.

Para aqueles que gostam do twitter: @M_Obeidi ; lá eu sempre aviso as novidades daqui e comento especulações de contratações.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

ERA PARMALAT



Muitos de meus leitores lembram, de forma saudosa, a famosa “Era Parmalat”, aqueles anos que entravamos não só para disputar um campeonato, sim para ganha-lo e sempre como franco favorito. Outros leitores nasceram nessa década e só ouviram dizer. Na década de noventa o Palmeiras fez uma bem sucedida parceria com a Parmalat, durante o tempo de duração desta parceria o Palmeiras conquistou títulos importantes e de forma que éramos absolutos, sem qualquer dúvida de merecimento ou de ajuda por parte dos árbitros. Mas nem tudo foi flores, se fosse hoje em dia tal parceria teria ruído muito facilmente. Os boatos e contatos com a tal parceira começou em 1992, a primeira noticia começou em 14 de fevereiro de 92, a Folha de São Paulo noticiou que: “O Palmeiras sonha em contratar Dener da Portuguesa. O dinheiro viria de um convênio com a multinacional Parmalat, que pode ser fechado hoje à tarde na Itália. Se não for possível a vinda do jogador para o Campeonato Brasileiro, os dirigentes esperam até o meio do ano”. Quem não se recorda, o Dener era em 92 mais ou menos o que o Neymar é hoje. O fato é que o Dener não veio, acabou fechando com o Vasco e falecendo logo em seguida em um acidente de carro. Imagina uma promessa dessa pronta para fechar com o Palmeiras e assina com o Vasco hoje em dia, acho que derrubariam o que sobrou do velho Palestra. No dia 18 de fevereiro, outra notícia pequena, talvez por anos e anos na fila ninguém mais dava “moral” ao Palmeiras. A matéria informava que ganharíamos U$ 500 mil ao ano, quase três vezes mais o que a Coca-Cola nos pagava na época. E segundo a matéria: "A curto prazo, o uniforme do Palmeiras será mudado e o nome da Parmalat será escrito na camisa. Nenhum novo jogador deverá vestir a camisa do Palmeiras nos próximos meses”. No dia seguinte saiu outra informação na mídia, o então presidente Carlos Facchina Nunes declarou que: “Hoje eu terei um encontro com diretores da Parmalat, mas posso te garantir que em menos de um mês nada acontecerá”. Agora pensem hoje em dia se o Tirone dá tal noticia, para agravar ainda mais o caos, vínhamos de uma fila de 16 anos, o então técnico Nelsinho Baptista estava tentando administrar uma crise interna entre Evair e Betinho. No dia 1° de abril de 1992 a Folha voltou a publicar, agora no dia da mentira, porem a melhor noticia que poderíamos ter: “Brunoro pode dirigir esportes no Palmeiras”, dizia a manchete. Segundo um trecho da matéria: “Pelo projeto, inédito no futebol brasileiro, Brunoro seria uma espécie de manager e ficaria responsável pelo futebol profissional, futebol do salão, vôlei e basquete”. Ao menos o Palmeiras estava em boas mãos, em mãos de profissionais que sabiam o que estavam fazendo e não de idosos com egos inflados. No dia 07 de abril os conselheiros se reuniram para analisar o acordo com a parceira. Discussões, debates e logo o acordo estava aprovado, só faltava ser assinado e seria dentro de pouco tempo. Digamos que esta reunião tivesse sido em 2011, o cenário de guerra estaria armado. Grupos opositores, organizadas fantasiadas de sócios, as figuras de sempre trabalhando contra, cada qual puxando “a brasa para a sua sardinha”, mais ou menos como fizeram com a nossa futura Arena. O ano de 1992, apesar de marcar o início da parceria, não foi um mar de rosas. O Palmeiras começou mal o Paulistão, Nelsinho foi demitido em 19 de agosto, após três derrotas e um empate em 0x0 com o Noroeste, e chamou os torcedores que fizeram pressão de covardes. Dois técnicos recusaram o clube, Candinho e Valdir Espinoza. Raul Pratalli, então técnico dos juniores, assumiu o time interinamente e sonhava com uma chance, que não veio. O Palmeiras acertou com Otacílio Gonçalves que chegou com grande pressão e com o discurso que: “O Palmeiras é um clube difícil”. Tem um trecho da matéria que é bom destacar, pois parece que cabe certinho no cenário de hoje: “Segundo o meia Daniel, uma profusão de forças negativas ronda o Palmeiras e levam os jogadores a proporcionar exibições ruins como a de sábado. Em conversas com jogadores e dirigentes, percebe-se que as tais forças negativas são, na verdade, o trauma da demissão de Nelsinho e a pressão das torcidas organizadas. Pode-se somar a isso a ausência de pelo menos um craque e também o jejum de títulos. Mas o que é o ovo e o que é a galinha?”. As tais forças negativas sumiram rapidamente a partir de 1993, pois foi feito um ótimo trabalho, com planejamento, choque de gestão e muito dinheiro, o que não temos nenhum dos três hoje. Coincidência ou não as “forças negativas” voltaram com a saída da Parmalat, em 2000, justo quando o clube voltou a andar com suas próprias pernas. No primeiro ano efetivo da co-gestão ganhamos o Campeonato Paulista, o Rio-São Paulo e o Brasileiro. Ano seguinte fomos bicampeões Paulista e bi do Brasileiro, façanha jamais igualada. Em 96, de forma avassaladora ganhamos o Paulistão com mais de 100 gols e apenas uma derrota. No ano de 1998 a Taça Mercosul e a Copa do Brasil. Em 99 o maior titulo de todos, a Taça Libertadores da América e o vice mundial. E no finalzinho da parceria a Copa dos Campeões em 2000. Tal parceria me deixou ver jogadores como Edmundo, Evair, Zinho, Rivaldo, Alex, Cesar Sampaio, Roberto Carlos, Cafu, Djalminha, Arce, Antonio Carlos... entre tantos outros honrando o manto. Para aqueles que duvidam de minhas fontes, quero dar o crédito ao Verdazzo, a Folha de SP, o site oficial do Palmeiras, a minha memória e aos recortes e revistas que guardo. Não pensem que o Palmeiras mudou muita coisa, estamos nas mesmas disputas políticas e picuinhas de década de 80, tivemos sorte de na década de 90 sermos geridos por outro grupo, por isso eu acredito bastante na Arena. Alguém ainda duvida que este cenário só irá mudar quando separarmos o clube do futebol e profissionalizarmos ambos?

Por mais que eu tentasse enxugar, hoje o assunto foi mais extenso. Agradeço a compreensão de todos e quem quiser me seguir no twitter: @M_Obeidi

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

PÓS NIVER

Por ser meu aniversário nesse ultimo domingo e por conta das enchentes sofridas em SC e o pior, em minha casa, acabei não assistindo o jogo do Palmeiras contra o Avaí. Como detesto e abomino quem comenta resultado sem nem ter visto o jogo, não irei comentar sobre tal partida. Me reservo ao direito de falar da “farra do boi” que será a próxima copa do mundo e de como nós brasileiros iremos ser afetados por ela. Agradeço a minha irmã e meu cunhado que me agraciaram com uma bela feijoada e com o livro (Jogo Sujo – O mundo secreto da FIFA: Compra de votos e escândalo de ingressos) do autor inglês Andrew Jennings. Eu já estava de olho nesse livro e eles acertaram na escolha. Agradeço também aos amigos que me trouxeram canecas do Verdão, nem preciso dizer o quanto gosto de ganhar coisas relativas ao Palmeiras.

OS MIL DIAS

Faltam um pouco menos de mil dias para a Copa do Mundo, 997 para ser mais chato e exato. Quando esses dois anos e poucos meses chegarem, a população estará em festa, esqueceremos todas as obras superfaturadas, as verbas publicas, as cidades escolhidas... O que importa são os convocados, por que o fulano e não sicrano? Será a festa do futebol como sempre acontece a cada quatro anos. As emissoras de tv com intervenções ao vivo, musicas próprias, shows de artistas famosos, anônimos ficando famosos fazendo micagem por 5 minutos de fama, um belo carnaval... Que venha o trio elétrico. Poucos se lembrarão das exigências absurdas da FIFA, gramados rebaixados, atrasos em obras, greves dos operários, elefantes branco... Será a festa do futebol, do tal país do futebol. Será Neymar o melhor do mundo? Quem tem o penteado mais bonito? Qual será a “vuvuzela” da vez? E quem será “Larissa Riquelme” desta copa? Sim, será um mês de festa e bola rolando, belas jogadas, gols de placa e muita, mas muita festa mesmo. Turistas do mundo inteiro visitarão o país tropical, querem conhecer as nossas belezas naturais, desfrutar de nossas maravilhas e se deliciar com o esporte mais praticado no mundo. Mas a Copa tem data para acabar e com ela os turistas irão embora, assim como os cartolas capitaneados por Sepp Blatter. Mas antes de partir deixarão um legado, entre ele despesas publicas enormes e muito distante das necessidades do nosso povo. Ou você acha que a zona leste de São Paulo necessita mais de um estádio do que de creches e hospitais? Se Brasília ao ser construída demorou mais de 50 anos para ser paga, imaginem os tais estádios.

MAIS UMA DA DIRETORIA

Não é novidade para aqueles que acompanham os bastidores do Palmeiras que as coisas estão sendo “ajeitadas” de modo que a Poá Textil, (empresa de confecção), torne-se responsável pelos produtos licenciados do clube. Segundo o blog do Paulinho, comissões estariam sendo prometidas para muita gente no Parque Antártica. Pratica meio que comum em 99% dos clubes no Brasil. Porém, para não ficar uma coisa muito “na cara”, os dirigentes do clube querem apresentar 3 propostas e “escolher a melhor”. As três empresas seriam a tal Poá Textil, a SPR e a Meltex. Até ai tudo normal, se apresenta três propostas e a melhor delas garante o direito de confeccionar produtos oficiais. Na teoria muito bom, só que o dono da SPR é o mesmo da Poá Textil e a Meltex, (localizada no bairro do Brás), também realiza negócios em conjunto com ambas as empresas. Ou seja, concorrência claramente manipulada, em que os vencedores sempre pertencerão ao mesmo grupo. Quem ganha com isso? Empresários e dirigentes. Quem perde? Como sempre o Palmeiras.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A BASE



Muitos me perguntam sobre a base do Palmeiras. Porque não conseguimos formar jogadores? Porque usamos volantes improvisados de lateral, meia, zagueiro e etc? Será que a base não tem ninguém? Ter tem, mas pouquíssimos são aproveitáveis. A maioria deles de médio para baixo, o que até é aceitável, já que raros times na historia se fizeram de 11 craques, alem do que, um mediano pode ser vendido por alguns milhões para Arábia ou leste europeu. Mas porque então não vendemos, não revelamos? Um trabalho de base não é tão simples, demora de 3 a 5 anos para se começar a ver o trabalho engatinhar, o nosso estava sendo feito e vinha tendo um resultado satisfatório no sub 15, 17 e 20. O ex-atacante Cesar Maluco coordenava certa parte e o Marcos Biasotto havia desenvolvido uma metodologia em 2008 que vinha em uma crescente, porem foi demitido por que pertencia ao grupo do Belluzzo e não era indicação do atual grupo, usaram a famosa desculpa de corte de custos, enxugar gastos e etc. Então contrataram Claudinei Muza que faz o trabalho a moda antiga, despreza qualquer tipo de metodologia, os resultados dos times da base, expressivos na gestão anterior, hoje não animam ninguém. Não há resultados, nem evolução. O time principal hoje precisa de alternativas e não tem ninguém nem perto de estar pronto. E o Palmeiras B?, Perguntam-me. Lá o cheiro de engodo é ainda mais forte. A gestão Tirone que falava tanto em cortes de gastos contratou 27 jogadores, divididos em principal, time B e base. Alguns nós conhecemos como: Maikon Leite, Henrique, Gerley, Fernandão, Ricardo Bueno e Paulo Henrique. A maioria deles todos conhecem, já viram jogando, menos o Paulo Henrique, lateral direito, 22 anos, veio do Paraná e nunca jogou até hoje. Sabem por quê? Há muito tempo atrás, quando a política do quase nunca bom porem barato imperava nas alamedas do Palestra Itália, havia um empresário, José Luiz Galante, que não tinha espaço na gestão Belluzzo/Cipullo, com a saída da duplas logo voltou a fazer “negócios” com o Palmeiras e nos empurrou este lateral. O problema é que o Felipão não pediu, assim como eu e você, ele não conhecia o atleta e não o escala nem para o banco. Funciona como um aviso aos empresários: “Não me tragam jogador que eu não irei colocar para jogar”. Tudo que vem para o time principal tem de ter o aval do Felipão, já no Palmeiras B fica a cargo de Jair Jussio, diretor do departamento, onde fica mais fácil empurrar os perebas. Ainda em fevereiro, logo de cara, o empresário José Luiz Galante nos trouxe Elizeu, volante, 22 anos, Felipão não o quis e foi logo para o time B. Para se ter uma noção da habilidade do rapaz, ele jamais entrou em campo nem pelo Palmeiras B, seu currículo é muito bom: saiu fugido do Sport Recife, para acertar com o Inter “B”, de onde rapidamente foi dispensado. Passou pelo Botafogo, onde foi chamado pelos torcedores do clube carioca como “o pior volante do mundo”. Com este ótimo currículo o Palmeiras decidiu abrir suas portas e dar uma chance a quem tem 22 anos para um time de base. O contrato vai até dezembro de 2012 e como diz o Conrado do Verdazzo: “ele segue, feliz, disputando animados torneis de bobinho no CT de Guarulhos”. Fora isso, existe as chegadas de jogadores com mais de 22 anos para a base: Bruno Rodrigues, atacante; e Érico, que ninguém nunca o viu em campo e nem sabem em que posição joga o rapaz. Tem também as dispensas que ninguém entende: os meias Railson e Francinei que foi destaque nas últimas competições do time sub-20 e tinha contrato até o fim de 2012, mas rescindiu e foi para o Curintia de Alagoas. Não consigo entender o Palmeiras, jogadores que ninguém pediu chegam aos montes, mas R$ 200,00 de diária da nutricionista no hotel é considerado caro? E você ainda me pergunta da base? Que base?

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

DIRETAS JÁ

Pegue a democracia e todos os seus princípios. Pegou? Agora rasgue ao meio. A Justiça Comum de São Paulo indeferiu o pedido feito por conselheiros da oposição do Palmeiras para que a mudança de estatuto seja votada no Conselho Deliberativo do clube nos próximos dias. A atitude da justiça paulista eu até entendo, pois não quis se meter dentro de um clube que possui um estatuto e suas regras. A proposta previa, entre outras alterações, que a eleição deixasse de ser indireta e passasse a ser direta. Ou seja, a escolha do presidente e dos vices seria feita pelos sócios e não mais pelos conselheiros. Vários clubes no Brasil já adotaram esta formula e nós continuamos no modo arcaico, seria como nós só pudéssemos votar nos senadores e eles escolhessem o presidente da republica. Todos os clubes que tiveram eleições diretas aumentaram significativamente eu quadro de associados. Só que tal proposta estatutária está “trancada” pelo presidente do conselho, o Sr. José Ângelo Vergamini. A oposição conseguiu mais de 60 assinaturas de conselheiros para que a mudança fosse votada no Conselho Deliberativo. O problema é que o Estatuto não prevê um prazo mínimo para que coloque essa proposta na pauta de votação. Sendo assim, a proposta fica na gaveta, uma vez que, se aprovada, o atual grupo, que conta com nomes como Mustafá Contursi, Arnaldo Tirone, Affonso Della Mônica e Gilto Avallone, perderia muita força nas próximas votações. Por isso, irritada com a demora, a oposição tentou forçar a convocação da votação por meio de um pedido na Justiça Comum. Mas nem tudo está perdido, a ação judicial foi conduzida pelo ex-diretor de futebol Wlademir Pescarmona que irá recorrer “Demos entrada no processo, e a juíza titular estava de folga. Por isso, o juiz interino julgou e indeferiu a ação. Mas isso não significa que a mudança está encerrada. Na verdade, ele quer ouvir o Palmeiras para saber o real motivo de que isso não é votado logo. Com isso, ele deixou uma brecha muito grande para nós, já que não tem motivos que não sejam políticos para que isso seja votado”, explicou.

VITÓRIA DA WTORRE

Ontem, membros da WTorre se reuniram com integrantes das equipes de transmissão da Rede Globo para ouvir conselhos de como projetar toda a parte destinada a imprensa, principalmente a televisiva. Uma atitude muito importante, pois eu que sou profissional de imprensa sei o quanto sofremos quando chegamos a cabines de transmissão ou a eventos e quem projetou o local não pensou nem no básico que a TV precisa. Geralmente falta tomadas, a luz é fraca ou quando não tem um lustre enorme que atrapalha, áreas destinadas a câmera com pessoas que ficam na frente. Existem muitos estádios que se a pessoa comemorar o gol em pé tampa a visão das cabines. A empresa de construção ouviu conselhos de onde colocar os tubos para colocar os cabos de transmissão e espaços que ficarão vazios para que as câmeras sejam colocadas. Um dos conselhos da emissora, aliás, foi a instalação de espaços para câmeras reversas, que podem facilitar na hora de transmitir o jogo com placas de patrocínio individualizada. O projeto da Nova Arena tem um centro de mídia que ficará um andar superior às arquibancadas e acesso totalmente exclusivo. Parabéns a WTorre pela iniciativa.

RAPIDINHAS

“Não estamos unidos simplesmente pela questão financeira. Nós não queremos que Luiz Felipe Scolari saia daqui. Eu já disse que essa turbulência vem de ratazanas daqui do clube. Queremos manter Felipão conosco, ele está no topo”, Roberto Frizzo (vice-presidente do Palmeiras), respondendo sobre a tal multa rescisória.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

SELEÇÃO?

Quem me conhece sabe que não dou a mínima para seleção alguma, para esta seleção brasileira então... pfff, diria Felipão. O Mano Menezes fez uma convocação de jogadores que só atuam no Brasil e fico me perguntando qual seria o critério. Pescar algum nome dessa lista para usar na seleção de verdade, agradar torcidas que pedem nomes na seleção ou queimar estes nomes que ele não quer chamar, os chamando em fogueiras para nunca mais chamá-los? Muitos comemoraram que o Henrique foi chamado, parabéns a ele, mas o que muda para o Palmeiras? O que ganhamos com isso? O zagueiro não pertence ao Verdão, está apenas emprestado, então não lucraríamos em uma venda futura. Se formos analisar por merecimento, Thiago Heleno e Cicinho merecem muito mais a convocação, isso sem falar do Marcos. Mas creio que chamar um destes três é causar um problema futuro caso um deles vá bem. E nesse papo de seleção alem de desfalcar os clubes, pois nosso campeonato não para, ainda temos de enfrentar os problemas de lesões. O Valdivia volta a entrar para a lista de desfalques do Palmeiras. O chileno sofreu uma lesão muscular no posterior da coxa direita e está fora por até 30 dias. Um absurdo, que chega a ser ainda maior se analisarmos que no Brasileirão, Valdivia atuou apenas oito dos 21 jogos que o Palmeiras teve em 2011. Teremos de aturar um mês de Patrik ou Tinga no setor de armação ou ainda pior, optar por colocar mais um volante no meio de campo, como Chico, João Vítor ou Rivaldo. Fazer campanha para levar o craque do seu time para seleção é burrice. Estou lançando a campanha para o Mano Menezes convocar Tinga, Leandro Amaro, Rivaldo...

RAPIDINHAS

Atlético - PR. Fica difícil fazer um prognóstico desta partida, em outros tempos eu cravaria uma vitória de 2x0, mas se tratando do Palmeiras de 2011 tudo é possível.

Enquanto recebemos a péssima notícia de que Valdivia será desfalque por até 30 dias, recebemos também a ótima que tanto Kleber quanto Thiago Heleno, treinaram normalmente e podem jogar nessa quarta-feira.

Você sabia que a seleção da CBF fez 13 jogos nos últimos 12 meses?

O Luxemburgo é tão estrategista que desviou o foco de seis partidas sem vitorias com um simples “pum”.

“O Palmeiras errou e deixou escapar alguns pontos, mas merecia estar em uma posição melhor. Chegaram jogadores com bastante qualidade e os gols vão sair, estamos pegando mais um pouquinho de entrosamento”, disse o atacante Vinicius. Espero eu que sim.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

NOVA ARENA

Entro em um tema que é complicado escrever em poucas linhas. Primeiro gostaria de destacar o quanto este projeto é grandioso, será a arena mais moderna do Brasil, quem sabe até se não da America Latina. Não será apenas um estádio, teremos quadras de tênis, vôlei, basquete... Piscinas, áreas para shows, anfiteatros... Enfim, tudo o que há de mais moderno. Para começar a Nova Arena está em uma localização privilegiada: a cidade de São Paulo, o coração econômico da América Latina. O acesso dentro todos os estádios da cidade é o melhor, temos a estação de metrô Palmeiras Barra Funda, estação de trem Água Branca, e as diversas linhas de ônibus que somam mais de 50 itinerários diferentes. E para quem vem de carro? A Nova Arena possui fácil acesso às Marginais Pinheiros, Tietê e diferentes rodovias. Tudo bem, falamos de coisas boas, mas onde colocar tantos carros em dias de evento? Antigamente o estacionamento contava com a capacidade de 216 carros, com o novo projeto contará com a capacidade para 1.500 carros, fora os shoppings centers que ficam nas cercanias, juntos dão quase 5 mil vagas a mais. Como se tudo isso não bastasse, a Nova Arena fica a apenas 4 km da Avenida Paulista e 5 km do centro de São Paulo. Além disso: existem 9 hotéis 5 estrelas em um raio de 6 km; mais de 8.000 leitos hospitalares em um raio de 5 km; e os aeroportos de Congonhas a 13 km e de Cumbica a 30 km. Isso tudo já existe por lá, não iremos pegar uma área totalmente residencial (Jd. Leonor/Morumbi) e nem iremos criar um elefante branco no meio do pântano (Itaquera). E porque os nossos governantes não utilizaram a Nova Arena na Copa? Exatamente pelo fato de já terem hospitais, hotéis, acesso e etc. Como os políticos lucrariam com as novas construções se já estão construídas? A grandiosidade da obra nos colocará em um patamar diferenciado, entrará muito dinheiro, 5 vezes mais do que entra hoje em dia, contaremos com novas receitas, maiores patrocínios, jogadores de ponta nos dando preferência. Será um divisor de águas com 45 mil assentos cobertos; camarotes com capacidade para 2 mil pessoas; anfiteatro para 15 mil; estacionamento para 1.500 veículos; área de imprensa para 2.000 profissionais; 2 restaurantes e 25 lanchonetes; 4 vestiários nos padrões da FIFA, com cerca de 500 m²; 11 elevadores/escadas rolantes; centro de convenções; hall social; loja de artigos esportivos, além de um memorial temático com os principais personagens e momentos da história do Verdão. Está bom ou quer mais? O Palmeiras será um clube com um dos melhores estádios do mundo com os melhores acessos, tudo próximo e em um bairro de média a alta renda. E isso que eu nem comentei sobre o tal “naming rights”, é muito importante o palmeirense chamar por enquanto a obra de Nova Arena. Estamos em processo de acerto do “naming rights”, que basicamente é alugar por um período o nome do estádio a uma empresa (ex: Arena Samsung, Arena Unimed, Arena FIAT). Esta será a maior fonte de renda para o Palmeiras durante 30 anos no mínimo. Por isso devemos usar a nomenclatura Nova Arena e não Arena Palestra já é um nome forte, com potencial, e se continuar sendo repetido vai diminuir o valor dos “naming rights”. Um exemplo disso no Brasil foi a Arena Kyocera, do Atlético-PR, sempre foi chamada de Arena da Baixada. Como resultado, a empresa não renovou o contrato e o clube perdeu uma enorme fonte de receitas. Quer me ver feliz é escutar na TV o estádio do Curintia ser chamado de Fielzão, Itaquerão e etc... Apesar de que ainda prefiro o Isentão, já que foi o mais isentado de todos. Quem quiser conhecer mais sobre o projeto: http://www.novaarena.com.br/

Quem gosta das besteiras que escrevo pode me seguir no twitter (M_Obeidi) sempre que eu atualizo aqui aviso lá. Quero agradecer a dica da leitora sobre o tema, já estava para escrever sobre a Arena, com este empurrãozinho ficou melhor.

VOU DIZER O QUE?

O Palmeiras é um clube de outro mundo, tudo ocorre nele: Temos um dos melhores técnicos do Brasil e a todo o momento pedem pra o cara sair; Temos a melhor zaga do Brasileirão e tomamos os gols mais bobos do campeonato; Criamos ótimas jogadas e a bola nunca entra. Chega a ser cômico, para não chamar de trágico. Ontem tivemos tudo para sair com a vitória, mas fomos inoperantes. Apesar dos desfalques o time atuou bem, jogadores que costumam ser criticados como Luan, Vinicius, Gabriel Silva faziam uma boa partida. O Palmeiras entrou de certa forma com um time mais ofensivo, Chico deu espaço ao Márcio Araujo que tem mais qualidade na saída de bola e utilizou do esquema com três atacantes de oficio: Fernandão; Vinicius e Luan, apesar do último fazer quase a função de um meia. A rodada se desenhava boa para nós, tirando o São Paulo aqueles que vinham a frente da tabela tropeçavam, uma vitória era tudo o que nós queríamos, com ela ficaríamos há 5 pontos do líder, hoje estamos a 7 e o pior em sétimo. Ainda há chances para o título? Sim, eu tenho uma conta na cabeça que é fazer 4 pontos a cada 6 disputados. No inicio do 2° turno fizemos somente 1 ponto nos 6 disputados, para equipararmos nas contas teríamos que ganhar as próximas 4 partidas (Atlético-PR fora, Internacional em casa, Avaí fora e Ceará em casa), isso nos colocaria fortemente na briga pelo título. Impossível? Não. Difícil? Muito. Apesar do péssimo resultado, agravado ainda mais com a perda do pênalti aos 45 minutos do 2° tempo, o Verdão jogou bem e merecia ter saído com 2x0 no placar. O Cruzeiro quase não atacou e perdemos muitas oportunidades, alem de mais uma vez ter de lutar contra os erros da arbitragem. Tento olhar pra o lado bom, meu destaque da partida fica pela atuação do Vinicius que para mim foi a melhor dele na carreira, já o destaque ruim é o péssimo pênalti perdido pelo Marcos Assunção, apesar de achar que ontem ele atuou bem, bater um pênalti daquela maneira aos 45° do 2° tempo só seria perdoado por um atleta juvenil. E quarta-feira estamos lá, sofrendo novamente, quem sabe se as coisas andarem como o planejado estarei “in loco” assistindo a partida.

RAPIDINHAS

Chega a ser chocante a imagem do dedo quebrado do Tcheco. Para quem não viu, o dedo médio parecia a letra “L”, horrível.

Mais uma vez os clubes em camaradagem querem dar o título ao São Paulo, não é possível. Ninguém quer ser líder?

Via Twitter: Flamenguistas gritam: “Vai Mengão”; Curintianos gritam: “Vai Timão”; Palmeirenses: “Vai Verdão”. O que São Paulinos gritam? “Vai Paulão”?

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

TIRA O BODE DA SALA

Conhecem a parábola do bode na sala? É simples, resumida é mais ou menos assim: Um dia um homem se queixava da vida, que a sua casa era apertada, que a sua sala era ruim, que seus filhos o incomodavam, que a sua mulher não lhe agradava mais... De tudo ele reclamava. Foi lhe aconselhado que comprasse um bode e colocasse na sala. Na primeira semana o que já era ruim ficou ainda pior, alem de todo aperto e o incomodo, a casa agora possuía um bode na sala. O tal bode fedia e comia tudo o que via pela frente e só aumentou ainda mais os problemas. Solução? Tirar o bode da sala. Em menos de uma semana a casa voltou a ser cheirosa e havia espaço para todos. Será que os problemas deste homem foram resolvidos de fato? Será que em menos de um mês não irão retornar? O problema dele era o bode? Foi isso que fizeram com a punição dada a Mancha Verde, tiraram apenas o bode da sala. Um país que quer sediar uma Copa do Mundo não consegue nem organizar um jogo para menos de 40 mil pessoas? A Federação Paulista de Futebol divulgou nesta quarta-feira uma medida que proíbe a torcida organizada Mancha Verde de entrar nos estádios de futebol em São Paulo. A decisão, que entrou em vigor ontem, é válida até que a investigação sobre a confusão entre torcedores e Polícia seja concluída. Tal ação foi tomada pelo próprio presidente da Federação, Marco Polo Del Nero. O fato é que dois torcedores do Palmeiras acabaram baleados na confusão que antecedeu o clássico no domingo, Lucas Alvez Lezo foi ferido na perna, enquanto Roberto Vieira de Castro foi atingido no glúteo e está em estado grave no hospital. A Polícia Militar, inclusive, está investigando e admite que possa ter disparado contra palmeirenses em Prudente, “A gente instaurou um inquérito já no domingo. É um procedimento para apurar se há ou não crimes militares. Foram encontrados dois cartuchos de munição de arma de fogo. Passamos para a perícia para fazer um confronto, ver o calibre, saber se bate com o ferimento” disse o tenente César. “Não podemos afirmar 100%, mas aparentemente são de calibre 12. Legalmente, só a polícia usa calibre 12. Se realmente forem essas, vamos apurar de quais policiais partiram. Aguardamos ainda o laudo conclusivo da perícia. Temos 40 dias para concluir o inquérito” completou. Vale lembrar que tal medida da FPF é “para inglês ver”, já que não proíbem sócios e integrantes da torcida nos estádio, nem mesmo de cantar musicas em prol dela. A medida apenas proíbe que entrem uniformizados e com bandeiras, coisa que já ocorreu por inúmeras vezes e não surtiu resultado algum. Por outro lado a Mancha Verde em nota no seu site oficial declara que foram revistados em São Paulo antes de entrarem no ônibus e seguiram viagem escoltados pela PM durante 10h sem nenhuma parada, dizem ainda que foram deixados no local do confronto pela própria PM, com isso não estaria desobedecendo à ordem alguma. Assim como eu, eles entendem tal medida como arbitrária e de praxe para agradar a imprensa e a sociedade que não acompanha e nem tem interesse em saber de verdade o que ocorreu. De concreto mesmo isso não dará em nada, a PM dirá que houve a falha e que o PM que efetuou o disparo já foi punido, a torcida continuará indo ao estádio uniformizada, entrando com objetos da Mancha escondidos, como já presenciei N vezes. A federação seguirá com esta punição até a poeira baixar e fingirá que tomou medidas para resolver o problema que segue o mesmo há mais de 2 décadas. BRASIL-SIL-SIL...

QUE PORRADA!!!

Lamentável. Começo o blog dessa maneira por que reflete bem o Palmeiras, simplesmente lamentável. Que seria um jogo difícil, truncado todos sabíamos, mais lamentável ainda foi a escalação: Deola; Cicinho, Henrique, Thiago Heleno e Gabriel Silva; Chico, Márcio Araújo, Marcos Assunção, Tinga e Rivaldo; Fernandão. Qualquer pessoa em sã consciência sabe que entrar com Tinga e Rivaldo na criação é pedir pra perder, colocar um atacante de área isolado lá na frente é sacrificar ainda mais o time. Felipão errou e tem 100% de culpa nessa derrota. Cinco volantes no time é coisa que nem o Dunga conseguiria fazer. A coisa já ia ruim e agravou ainda mais quando precisamos substituir o Thiago Heleno e o técnico colocou o Leandro Amaro quando deveria colocar seu substituto imediato que era o Mauricio Ramos. Errou também em tirar o Tinga deixando o Rivaldo em campo e o pior para colocar o Ricardo Bueno. Nada contra ao recém contratado atacante, mas não se pode colocar um cara que não vinha jogando a três meses em uma pedreira dessas, ainda mais sem conhecer o time, sem estar em ritmo de jogo e entrosado. E o Vinicius, porque não entrou durante a partida quando já deveria até ter iniciado de titular? Patrik, Patrik Vieira onde estão? Será que necessitávamos de tantos volantes? Um meio campo com cinco volantes criaria o que? O Botafogo só confirmou a boa fase e aplicou 3 a 1, fora o baile. Logo aos três minutos, o time da casa marcou o primeiro gol. Renato cobrou escanteio da esquerda e Herrera, livre na pequena área, cabeceou. Deola que deveria ter saído, já que bola cruzada na pequena é do goleiro, ficou dormindo e tomamos o gol. O jogo prosseguia horrível, talvez a pior partida do campeonato este ano. Então Renato bate rasteiro, a bola passou entre os zagueiros e Gustavo toca para ampliar, 2x0 aos 23 do 1° tempo. A mando do Felipão, ou não, o técnico Murtosa que comandava o time na beira do gramado troca o meia Tinga pelo atacante Ricardo Bueno, até agora estou sem entender tal substituição, alguém me explica? Graças a Deus acaba o primeiro tempo e para infelicidade de todos os palmeirenses Thiago Heleno que vinha de uma amigdalite se sente mal e dá espaço ao Leandro Amaro. O Palmeiras até tentou pressionar no 2° tempo, mas a qualidade técnica de seus jogadores era no mínimo bisonha. Então aos 17 minutos, Elkeson desarmou uma bola fácil e perdida por Cicinho, lançou Maicosuel que teve tempo de dominar, olhar e balançar na frente do zagueiro Leandro Amaro, que estava dormindo ou engessado, aí foi só bater na saída do Deola, 3x0 no placar. Com o jogo dominado, o Botafogo apenas tocava a bola para fazer o tempo passar e ainda víamos uma chuva de passes errados e jogadas horríveis dos dois lados. Aos 46 minutos, quando tudo já estava definido, Marcos Assunção cobrou falta a bola desviou na barreira e enganou Jéfferson para marcar o primeiro gol do Palmeiras. Final da partida, 3x1 fora o baile.

Ainda quero escrever sobre a punição que a Mancha Verde recebeu da Federação Paulista de Futebol, é a parábola do “Bode na Sala”, tiraram o bode e acham que os problemas irão se resolver. Quero escrever também que nem tudo está morto, só ficou ainda mais difícil sonhar com o título, vendo esta atuação está até difícil enxergar uma vaga na Libertadores. A que ponto chegamos? Se tudo der certo amanha, quebro a rotina e posto duas vezes. Dicas, dúvidas e sugestões?