sexta-feira, 12 de novembro de 2010

TONHÃO



Ontem escrevi no blog sobre a possível vinda de Tonhão a Brusque, talvez nem todos lembrem dele, até porque a grande maioria dos meus leitores nasceu no final da década de 80 ou inicio da de 90 e muitos nem são palmeirenses. Ele esteve longe de ser um craque, não jogava o fino da bola, era o que chamavam antigamente de “beque de fazenda”. Mesmo sem toda esta técnica e habilidade, Tonhão é xodó da torcida palmeirense, sempre mostrou raça e disposição, a falta de habilidade nunca foi impecilio para que ajudasse o Palmeiras. Que torcedor hoje fala mal de Tonhão? Sua deficiência técnica era suprida pela determinação de quem pratica o futebol com entrega e amor. Com a camisa do Verdão fez 157 partidas e 4 gols e foi peça fundamental nas conquistas de 93 e 94 onde fomos bi-paulista e bi-brasileiro. Tonhão chegou ao Palmeiras em 1987, indicado pelo ex-zagueiro Minuca, mas só teve chances de verdade em 1992, o ex-zagueiro ficou conhecido pela sua garra e determinação em campo. Talvez muitos se recordem da famosa briga do Edmundo contra o André e o Juninho Paulista no São Paulo, naquele jogo advinha quem foi o segurança do animal? Será emocionante rever o Tonhão.

UNIFICAÇÃO DOS TÍTULOS

Há algum tempo atrás eu escrevi sobre a Taça Brasil e o Robertão. Para quem não se lembra, amanha escreverei uma explicação maior do porque acredito que os dois tem peso de Campeonato Brasileiro, antigamente eu também dividia a Taça Brasil como “mãe” da Copa do Brasil e o Robertão como “pai” do Brasileirão. Hoje vejo os dois como Campeonato Brasileiro da época e é ridícula esta atitude da CBF em fechar os olhos. O presidente da CBF, Ricardo Teixeira, recebeu na ultima quarta-feira dirigentes do Cruzeiro, do Santos e do Botafogo para discutir se os clubes que conquistaram a Taça Brasil e o Robertão serão considerados campeões brasileiros e deixou os cartolas animados. Para ele, é possível que haja a unificação dos títulos, mas pediu um tempo para analisar cada caso, ou seja, vai enrolar como está enrolando Flamengo e São Paulo com a tal Taça das Bolinhas. “Vamos fazer uma análise em cada um dos setores para ver a legalidade dessa iniciativa, mas a princípio ela é factível”, afirmou Ricardo Teixeira. “Isso demanda algum tempo na medida em que temos que fazer uma análise em cada um dos setores envolvidos. Acho que não vai demorar muito, mas tem que ser feito um estudo”, completou. Entre 1959 e 1970, antes do primeiro Campeonato Brasileiro que a CBF hoje aceita, a Taça Brasil (dez edições) e o Robertão (4) foram os torneios que reuniram os principais clubes do país. Os campeões da época foram Bahia (um), Palmeiras (quatro), Santos (seis), Cruzeiro (um), Botafogo (um) e Fluminense (um).

VOCÊ SABIA?

Das 32 seleções que disputam a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul, 11 já tiveram o prazer de enfrentar o Palmeiras ao longo da história. Muitos desses confrontos aconteceram entre as décadas de 50 e 70 e o Verdão está em vantagem na maioria desses duelos?
Hoje ficando por aqui, apesar de não costumar escrever aos sábados, amanha estarei postando coisas novas.

Nenhum comentário: