quarta-feira, 31 de agosto de 2011

DIVISOR DE ÁGUAS

O Palmeiras fechou bem o 1° turno. A vitória contra o Curintia deu moral ao elenco e ficamos apenas 5 pontos atrás do líder. O jogo de hoje é um divisor de águas para quem quer concorrer ao título, creio em uma partida bem disputada, se o Botafogo tem alguma pretensão no Brasileirão tem de ganhar do Palmeiras, ainda mais jogando em casa. Isso vai fazer com que saiam para o jogo e a torcida fique apreensiva caso não marque no 1° tempo. Para o Verdão, basta ter tranquilidade e não desperdiçar as oportunidades. Jogar fechadinho na busca do contra ataque não seria nada ruim, este é o jogo que não me importo de ganhar de 1x0 jogando bem feio. Os possíveis desfalques são grandes: alem do Marcos (poupado), Valvidia (servindo a seleção chilena), Luan (suspenso), Maikon Leite e Dinei (contundidos), ainda corremos o risco de ficar sem o Kleber (reclamou de dores) e Thiago Heleno (amigdalite). São sete jogadores que até duas rodadas eram considerados titulares, mais de 50% do time. Mas isso não pode ser desculpa, vamos dar uma de Moises e dividir estas águas. O possível time desta noite deve ser: Deola, Cicinho, Mauricio Ramos (Thiago Heleno), Henrique, Gabriel Silva; Chico, Márcio Araujo, Marcos Assunção, Patrik; Ricardo Bueno (Kleber) e Fernandão. Scoppia Che la Vittoria è Nostra.

FREGUESIA BOTAFOGUENSE

No geral, a história dos confrontos dá o Botafogo como nosso freguês. A freguesia aumenta ainda mais se formos analisarmos a ultima década. Foram 7 vitórias, 7 empates e somente 4 derrotas. Eu acredito na vitória.

PARA CHEGAR AO TÍTULO

Pode parecer fácil chegar ao título, posso ressaltar que estamos somente a 5 pontos do líder e que faltam ainda 20 rodadas. Posso dizer também que temos a força da melhor defesa com 14 gols sofridos em 19 jogos. Ainda posso destacar o desempenho em casa com sete vitórias e três empates em dez jogos, um aproveitamento de 80%. Mas o que o Palmeiras precisa é equilíbrio, não adianta ter tudo isso se o nosso ataque é o pior dentre os nove primeiros colocados, sendo que temos um aproveitamento baixíssimo fora de casa, com oito pontos ganhos dos 27 disputados, um aproveitamento de 29,6%. Não adianta somente ganhar do Curintia se perdermos para o Ceará, tem de haver o tal do equilíbrio. Não podemos entrar em estado de euforia, mas também não somos este “patinho feio” que a imprensa planta. Forza Palestra!!!!

Hoje eu fico por aqui, irei ao lançamento da Fenarreco 2011 e de lá para o Parada 550 assistir mais uma vitória do Verdão. Você vem comigo?

terça-feira, 30 de agosto de 2011

ESTAR PREPARADO

Na vida estar bem preparado é tudo. Gosto do ditado que o problema só é grande devido a dimensão que você dá a ele e da metáfora do sal na água que resumindo é mais ou menos assim: Um velho Mestre pediu a um jovem triste que colocasse uma mão cheia de sal em um copo d'água e bebesse. A água era horrível, o Mestre sorriu e pediu que pegasse outra mão cheia de sal e levasse a um lago. Então o velho disse: -“Beba. Você sente gosto do sal?”. –“Não” disse o jovem. Então o Mestre lhe ensinou: -“A dor na vida de uma pessoa não muda. Mas o sabor da dor depende aonde a colocamos. Deixe de ser um copo, torne-se um lago...” Mas porque este belo texto em um blog sobre futebol? Porque na vida tudo está interligado e para tudo a solução é estar bem preparado, estudar e buscar estar pronto para quando a sua chance chegar. Hoje perto das 12h será apresentado oficialmente o Fernandão e o Ricardo Bueno, as chances do primeiro ser titular é enorme e por quê? Simples, quando foi chamado estava preparado e fez a parte dele. Fez mais em um jogo do que Wellington Paulista em 10 partidas, ele não veio passar férias e o Ricardo Bueno que já era para ter chego e não veio por questões jurídicas terá de batalhar ainda mais para conseguir a sua vaga. Hoje temos de atacantes no elenco: Kleber; Luan; Maikon Leite; Vinicius; Fernandão e Ricardo Bueno. Isso sem contar o Dinei que está machucado. Outro que estava preparado foi o volante Chico, chegou ao Palmeiras com status de titular e amargou a reserva alem da desconfiança de grande parte da torcida, Marcio Araujo que era unanimidade na posição, jogou duas partidas ruins e deu espaço ao Chico que entrou e parece que não sairá tão cedo, ainda mais agora com a chegada dos atacantes e a boa atuação do Fernandão. Creio que na cabeça do Felipão o time titular seja: Marcos, Cicinho, Thiago Heleno, Henrique, Gabriel Silva; Chico, Marcos Assunção, Valdivia, Luan; Kleber e Fernandão. Felipão terá uma bela dor de cabeça para poder colocar este time em campo, tem quase 14 “titulares”. Quem ganha com isso é o Palmeiras que agora tem opções no elenco e qualidade no banco de reservas com Maikon Leite, Marcio Araujo... Eu acredito no título e você?

FELIPÃO X HOMEM DE ÁREA

Quem acompanha o trabalho do Scolari sabe o tanto que ele gosta de um homem de referencia na frente. Foi assim com o Jardel no Grêmio de 95, Oséas no Palmeiras de 98/99, o Chelsea com Drogba... Na seleção de 2002 o talento era tanto que nem necessitava de tal formação, apesar de algumas partidas ele ter tentado com Luizão. Pode ser que nem seja esta a formação do Palmeiras, mas ganhamos com o fato de termos tal opção no elenco. Outro que ganha muito com isso é o Kleber que nunca foi atacante de área e por falta de opção fazia tal função. Em 2008 com a referencia do Alex Mineiro ele tinha muito mais liberdade para jogar.

Ao que tudo indica as minhas suspeitas eram verdadeiras e o tiro partiu da Policia Militar, o que torna o caso ainda mais escandaloso apesar de grande parte da mídia com interesses que não entendo tentar colocar para debaixo do tapete tal fato. Estamos as portas de uma Copa do Mundo e quem fazia a segurança passou de “mocinho” para bandido. Despreparo é a palavra mais amena que me corre na cabeça no momento. Dicas, sugestões e criticas sou todo ouvido, ou melhor, olhos.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O FREGUÊS VOLTOU!!



“Um jogo emocionante”, talvez esta expressão clichê possa não mostrar de fato o que foi o jogo. Confesso que estava bem ansioso para a partida, resolvi ir até o bar Parada 550 para assistir o embate. Estava realmente muito ansioso, sai de casa cedo, eram quase 15h e fui caminhando um trajeto de um pouco mais de 4km (eu acho), chegando ao bar estava meio vazio e em menos de cinco minutos não cabia mais ninguém, a emoção aumentava cada vez mais, a euforia virava tensão e logo no inicio, aos 9, Kleber de cabeça quase abre o placar. O bar fervia e logo veio a ducha de água fria. Aos 18 minutos após um bate/rebate na área a bola sobra para o Emerson que tenta cruzar e acha o gol, uma falha geral da zaga que pegou o Marcos de surpresa, precipitado achou que tomaria um gol contra e pulou quando deveria ter ficado parado, puro azar. O meio campo do Palmeiras não funcionava, Patrik e Valdivia não se entendiam. Felipão (ou seria o Murtosa?) resolveu mudar, sai Patrik para a entrada do estreante e nada conhecido Fernandão, pode ser que não tenha um futebol brilhante e nem mesmo um grande futuro do Palmeiras, mas temos de concordar que o cara tem estrela aos 32 do 1° tempo ele entra e aos 34 após cobrança de escanteio o atacante disputa uma bola com Julio Cesar que saiu mal e a bola sobrou para Luan encher o pé e fazer o gol de empate. A mudança fez efeito. Já no 2° tempo aos 7, Marcos Assunção faz um lindo lançamento para Fernandão que livre, dominou no peito e sem deixar a bola cair tocou para as redes. Nesse momento o bar explode, copos quebram, torcedores ensandecidos pulam em cadeiras e o hino é entoado por todos os presentes. Depois foi só aguardar o fim da partida que não teve uma qualidade técnica a ser ressaltada, mas teve muita emoção. Apesar da alegria o técnico do Palmeiras preferiu fazer uma analise das melhoras do time: “Acho que a equipe, além de bem posicionada, foi solidária. Teve um momento que o Kleber veio jogar como ponta direita e ajudou na marcação. O Valdívia veio marcar na intermediária, o que não é comum. Então tudo isso ajudou a equipe, que jogou de igual com o Curintia”, disse Felipão. Contendo a euforia do time e da torcida ainda analisou: “Na Sul-Americana, ganhamos, mas não levamos. Ganhamos do Curintia, mas estamos em sexto. Brigando por uma posição melhor, que é o que queremos. Primeiro, precisamos lutar com os concorrentes para estarmos no G-4, para depois dar o passo à frente”, conclui Scolari.

CURTINHAS

O destaque negativo fica por conta do torcedor baleado, independente de que time ele torça usar de arma de fogo é no mínimo covardia pra não chamar de outra coisa. Como diria Bezerra da Silva: “Você com revolver na mão é um bicho feroz; sem ele anda rebolando e até muda de voz...”

Lembrando que ainda não se sabe de onde veio o tiro, podem ter sido os curintianos, algum palmeirense ou até mesmo a policia.

Não posso deixar de destacar a minha solidariedade ao técnico Ricardo Gomes que passou por cirurgia na noite de domingo. Eu que já estive na condição dele sei bem o que é isso. #forçaricardogomes

sábado, 27 de agosto de 2011

FEDERAÇÃO CATARINENSE DE FUTEBOL




Quem me conhece sabe que sou suspeito para falar deste assunto. Não consigo aceitar certas coisas que parecem só acontecer em SC. A tal torcida mista por aqui é muito mais forte que qualquer outro estado que tenha representante na série A e olha que por aqui temos dois representando, entendo que certas paixões vencem barreiras de estados, conheço catarinenses de nascimento que são tão apaixonados pelo Palmeiras quanto eu que sou paulista. Entendo, mas não aceito. A apatia com o futebol local do povo por aqui é assustadora, talvez na capital seja um pouco diferente. Existe um ditador na FCF chamado Delfim Pádua Peixoto Filho que está a frente da federação desde PASMEN 1985, muitos leitores daqui nem eram nascidos quando este cidadão foi eleito. Para se ter noção de quanto tempo ele vem presidindo, o mesmo entrou antes do Ricardo Teixeira na CBF e tem orgulho de destacar no site oficial da FCF que “será o dirigente que mais tempo esteve no comando de uma entidade de administração de desporto no mundo, serão 30 anos.” Guiness Book para ele. Melhor eu nem escrever muito, pois senão o filho dele pode querer me agredir, já que quem fala mal do “papai” corre este risco em SC. Porem não posso deixar de ressaltar a ridícula ameaça a quem portar faixas ou fizer qualquer manifestação contra o Ricardo Teixeira, segundo o site oficial da federação correrá o risco de ser expulso do estádio. E ainda falam que a ditadura não existe mais e que temos liberdade de expressão no Brasil. O ministério publico catarinense está de olho.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

CÁ ESTOU




Depois de mais um bom tempo sem escrever: cá estou eu. Já não faço mais promessas de não mais abandonar o blog, pois não consigo cumprir. Confesso que tenho dedicado este meu tempo de “blogagem” para ficar em Twitter (M_Obeidi) e Orkut, mas garanto que por lá não me dá tanto prazer de escrever apesar da interatividade. Tentarei fazer uma interação trazendo o povo de lá para cá e vice versa.

VENCEMOS E GANHAMOS, MAS NÃO CLASSIFICAMOS

Lendo o titulo acima fica até estranha a concordância, porem no jogo de ontem contra o Vasco foi justamente isso: Vencemos; o placar foi de 3x1. Ganhamos; o Palmeiras não marcava gols e marcou três, dois deles de atacantes que vinham sendo criticados e jogamos muito melhor do que estávamos jogando, houve não só uma evolução tática como também técnica. Não classificamos; com a tal regra do gol fora fomos eliminados porem orgulhosos de termos feito um bom trabalho “O problema foi não ter feito gol fora de casa. Jogar aqui sem sofrer gol seria difícil contra uma equipe como o Vasco. Mas saímos orgulhosos da grande vitória e vamos tentar repetir o bom futebol no domingo” disse o Marcos no final da partida. O Palmeiras estreou a camisa nova e preparou uma surpresa para os torcedores. Pouco antes do início do jogo Edmundo, César Sampaio, Tonhão e Alexandre Rosa vestiram o novo uniforme e foram saudados pelos torcedores no estádio, a camisa é quase uma réplica daquela que ficou famosa em 93/94, particularmente gostei muito. O publico apesar de relativamente baixo me surpreendeu, eu que esperava um pouco mais de três mil, tive a grata surpresa de ver quase dez mil pagantes. Felipão cumpriu a promessa e não quis sentar no banco de reservas, quase como aquilo que o Falcão pregava antes de assumir o Internacional. Marcos foi bem na partida e não teve culpa alguma no gol que sofremos. Chico de volante não é a melhor coisa do mundo, porem é a nossa melhor opção tática, faz tempo que eu vinha pedindo a sua entrada e os dois últimos jogos mostram que eu tinha razão, espero que o Felipão repita esta formação no domingo. Uma coisa temos de concordar sobrou força de vontade do Palmeiras. O time correu, vibrou, chutou muito com uma linda bola do Valdivia na trave e uma caprichosa bola do Assunção no travessão, arriscou e ganhou, mas infelizmente não foi suficiente. Temos de olhar pelo lado bom, encontramos equilíbrio entre a defesa e o ataque. A meta é segura com Marcos, a zaga com Henrique e Thiago Heleno é a melhor do Brasil, Cicinho é o melhor lateral direito em atividade no país, Chico e Marcos Assunção deram certo e ontem protegeram bem o sistema defensivo com Assunção ainda fazendo gol, Valdívia não foi aquele 10 que conhecemos, mas pela qualidade que tem pode surpeender, Maikon Leite jogou bem e a dupla Kléber e Luan tiveram muita força de vontade e a bola até que enfim chegou a eles, resultado um gol de cada. O Palmeiras, se jogar assim, ainda tem chances de brigar pelo título do Brasileirão. Que venha a gambazada.

Hoje fico por aqui, meio enferrujado, mas com o meu retorno a faculdade é bom eu treinar a escrita e o blog é uma ótima para isso. Mesmo assim ainda me sobra um tempinho pra desejar os Parabéns ao Palmeiras pelos seus 97 anos. Me mandem sugestões, comentem.