terça-feira, 3 de agosto de 2010

ESTATUTO DO TORCEDOR


Faz tempo que este estatuto vigora, ou deveria vigorar, porem com muito pouco rigor. Muitas mudanças positivas ocorreram e quem vai a estádio desde antes de 2002 sabe muito bem disso. O Estatuto do Torcedor teve um novo pacote de leis rigorosas sancionado pelo presidente Lula na última semana. Por exemplo: cambistas e torcedores que incitarem a violência em um raio de 5km dos estádios agora podem ser presos, ou ao menos deveriam. Na prática, o que pode se ver, no ultimo derby paulista foi outra coisa, enquanto cambistas venderam ingressos nas imediações do Pacaembu na frente de policiais militares, torcedores cantaram músicas de incitação à violência dentro do estádio sem serem importunados. O promotor Paulo Castilho esteve no clássico e diz ter ouvido os cânticos de violência incitados pela Gaviões, fez um desabafo a ESPN. “Isso não é obrigação para mim, não ganho para isso. Não recebo hora extra para sair às 22h do Pacaembu.” O pacotão de leis parece ser ótimo, porem precisa ser fiscalizada e fazer acontecer. Apesar de ter algumas detenções pelo Brasil, ainda não me convenceu a prática.

MENINOS DA VILA

Certo frenesi na imprensa e até certa caça as bruxas está sendo instaurada contra mais uma versão dos Meninos da Vila. Os verdadeiros Meninos da Vila surgiram pelos idos de 78 com Nilton Batata, Juary, Pita, João Paulo e cia, que encantavam até quem não era torcedor do Santos, depois deles toda molecada que aparece no Santos ganha este apelido. Recentemente condenaram Neymar por bater um pênalti na final da Copa do Brasil com cavadinha, o fato é que o mesmo desperdiçou a cobrança e por isso foi chamado de moleque, imaturo, irresponsável. E se tivesse acertado? Seria gênio, diferenciado, craque. Acredito que ele fez o certo. Neymar é diferenciado e você sempre espera algo diferente de quem é diferente. Não é a toa que ele ganha o salário que ganha. Chateado eu ficaria em vê-lo encher o pé no meio do gol, estaria sendo igual a todos que não tem talento e talento ele tem até de sobra. Sim, eu já escrevi aqui neste blog e repito que acredito que o Neymar seja marrento até demais e que deveria baixar a bola, mas isso não implica em crer que bater um pênalti a cavadinha está errado. Outro episódio que toma conta dos sites e programas esportivos é do tal vídeo no twitter, no qual os jogadores trocam ofensas com torcedores e também entre eles. Apesar do mal estar, não se sabe ao certo se eram ofensas ou brincadeiras, muito do que foi falado são gírias e brincadeiras comuns entre a boleirada, só que as justificativas mostram a mea culpa dos jogadores santistas, é o famoso quer consertar e estraga. No aeroporto de Congonhas, em São Paulo, Robinho interrompeu uma entrevista do companheiro Mádson, puxou e cobrou de Zé Eduardo uma explicação sobre a declaração. “Explica aí!”, ordenou o camisa 7 e completou: “Deixa eles (Mádson e Zé Eduardo). Eles só querem saber de brincadeira e a gente está sério para jogar”, afirmou Robinho. “Foi só uma brincadeira que repercutiu mal. Agora é pensar na quarta-feira porque temos um jogo importante. Se a gente não trouxer esse caneco, vai ficar complicado”, admitiu Mádson. O fato é que os jogadores santistas sabem que se trouxerem o troféu fica tudo certo, se perderem o mundo pode acabar na Vila e que este time não dura mais seis meses, ahh não dura.

COMO EU QUERIA

Este é o jogo que eu gostaria muito de estar presente. O time de veteranos do Palmeiras definiu mais um amistoso. No sábado, dia 7 de agosto, às 10h30, os eternos craques do Verdão vão disputar um amistoso contra um combinado de São Luiz do Paraitinga, cidade que acabou destruída por causa das chuvas no inicio do ano. Estão confirmadas as presenças de nomes como: César Maluco, Ademir da Guia, Leivinha e Dudu. “É um jogo beneficente, o Palmeiras vai fazer a doação de um dinheiro para a cidade, acredito que será aberto para o público, será uma festa bonita. Mas vamos para ganhar”, avisou César Maluco, um dos organizadores do evento.

Hoje vou ficando por aqui. Dicas, dúvidas e sugestões?

Nenhum comentário: