segunda-feira, 12 de abril de 2010

XAVANTE BRASIL


O que é ser Xavante? Qual o significado disso? As enciclopédias me dizem que Xavante é uma tribo indígena, que por sua característica são um povo forte e orgulhoso, tendo a reputação de serem muito agressivos e guerreiros. Porem não é destes Xavantes que eu irei escrever hoje. Me refiro ao Grêmio Esportivo Brasil, também conhecido como o Brasil de Pelotas. Fui homenageado ganhando uma camisa, (foto), da torcida Xavante e tinha a pretensão de explicar, a quem não conhece a grandeza do G.E.B. que clube é este. Explicar qual é a grandeza de qualquer clube é algo subjetivo demais, tarefa impossível. Quem consegue explicar em palavras o amor ao seu clube? Um clube grande é aquele que tem ao menos uma Libertadores? Então temos poucos grandes clubes no Brasil. Que tenha um bom estádio e um ótimo centro de treinamento? Então o Tigres-RJ é grande concordam? Um clube grande é aquele que tem uma enorme torcida? Então todos os times chineses são grandes. Eu digo que um grande clube é medido por sua torcida, por suas atitudes e não pela quantidade de torcedores. E a torcida Xavante é apaixonada. Como eu já escrevi outras vezes é muito mais fácil torcer por times vencedores, torcedor de verdade é aquele que não tem vergonha de usar a camisa de seu time, mesmo quando ele perde. Eu sempre digo: “Palmeiras minha vida é você”, talvez quem leia não saiba o peso disso. O Palmeiras realmente é a minha vida. Quem sabe os que me conhecem melhor entendam. Mas hoje eu vim escrever do Brasil de Pelotas, um clube que nasceu de uma divergência entre dirigentes e jogadores do Sport Club Cruzeiro do Sul. E em 7 de setembro de 1911, exatamente na data comemorativa a Independência do Brasil, estava fundado o G.E. Brasil. E por mais que eu escreva e encha de linhas não conseguirei traduzir em palavras o que eu gostaria de escrever, quem quiser conhecer mais deste clube eu aconselho: http://www.brasildepelotas.com/ E eu só tenho a agradecer a todos os Xavantes que lêem meu blog. Muito Obrigado!

CLUBE DOS 13

Apesar de não existir somente São Paulo no cenário futebolístico brasileiro, digamos que o estado é quem tem o coração de o cérebro do futebol no Brasil. Hoje deve ocorrer as eleições para a presidência do Clube dos 13, na ultima sexta-feira ocorreu um almoço dos quatro grandes paulistas. Os quatros não votarão no mesmo candidato, O Curintia votará em Kléber Leite, o São Paulo em Fábio Koff, o Santos definirá seu voto ainda, mas, aparentemente, tende a Leite. O Palmeiras está comprometido com Koff, mas não diz abertamente. O importante da reunião foi o documento firmado que exigem do próximo presidente do Clube dos 13, seja quem for: 1. A formação da Liga de Clubes; 2. A participação transparente dos clubes na negociação com a TV, por meio de concorrência e licitação; 3. Participação dos clubes na elaboração do calendário do futebol; 4. Maior influência nas entidades nacionais e internacionais, como a CBF e a Conmebol; 5. Reforma estatutária da entidade, proibindo mandatos longos. Sonhar não custa nada. O problema é que dinheiro da CBF e da TV interfere na eleição no Clube dos 13. Amanha escreverei mais sobre isso.

Acabei escrevendo muito, em tempo quero agradecer o Buda pela ajuda na imagem da camisa, agradecer mais uma vez ao XASC pela camisa que ganhei. Acredito que ainda tenha linhas para eu contar que acabei me rendendo e comprando o álbum de figurinhas da Copa de 2010, (muito bom), comprei também um DVD sobre a Copa de 70, (ainda não assisti), amanha escrevendo sobre as eleições do clube dos 13 e da atual situação do Palmeiras. Dicas, dúvidas e sugestões?

5 comentários:

Andreas Peter Von Stockermann disse...

valeu matheus, gostei da historia do Xavantes,
mas fica muito dificil gostar de um time Rubro negro sendo que sou Vascaíno Fanático, mas eu sou fã dos clubes pequenos, bangu,america rj,juventus sp,portuguesa...

adoro isso!

VIVA O MEU BRUSCAO, hehehe!

Marcelo Barboza disse...

Em 1985 foi difícil para nós Xavantes enfrentarmos o Sr. Castor de Andrade e a politicagem. Mesmo assim vencemos Flamengo, Bahia e outros grandes e ficamos em terceiro no Campeonato Brasileiro daquele ano.

Como canta a nossa torcida: "É o meu Xavante querido, a raça do interior!".

Anônimo disse...

bonita a historia G.E.B olhando o site do xavante que foi colocado o link no post, da pra ver os grandes feitos deste clube do interior ao longo de sua história e grandeza de sua torcia, grande de espirito de garra e amor. parabéns pela materia, me encantei em conhecer um time assim no interior. Parabéns mais uma vez

Anônimo disse...

O XAVANTE tem uma torcida apaixonada, certamente está entre as mais fanáticas e as 5 maiores do interior desse país. UM time que não conquista títulos, mas eles estãos empre lá apoiando. de se admirar!! Gostei do texto,e já conhecia a história do clube e o passado e presente de sua fanática torcida. Parabéns pelo blog.

A secreta disse...

Em um começo de ano tão difícil, como é bom ler algo que valoriza o Meu Xavante.
Parabéns e obrigado ao blog.