quinta-feira, 8 de abril de 2010

TORCEDOR É PAIXÃO



Recebi muitas criticas positivas em relação ao meu ultimo texto no blog, resolvi dar continuidade ao assunto. “Aplaudir quando está seis a zero é muito fácil” disse Vandelei Luxemburgo, criticando a atitude da torcida do Atlético, na partida diante da Chapecoense, no Mineirão. Eu não sou fã do Luxa, mas ele está certo. Digo e volto a repetir que o Santos perdeu a final da Libertadores, em casa, contra o Boca por não ter torcida, eles tem simpatizantes, meros espectadores, consumidores, salvo algumas exceções não tem torcedores e para piorar ainda mais na época a diretoria restringiu os ingressos a estes torcedores e vendeu somente aos consumidores. E a partir disso surgem duvidas: Qual é o papel daquele que se senta na arquibancada? Ele deve se comportar como um torcedor, apoiando o time incondicionalmente, porque se sente de fato ao lado daqueles jogadores? Ou deve se agir como um consumidor, que pagou um ingresso e quer ver um espetáculo? Quem quer ver espetáculo vai para o circo, eu quero ver emoção, dedicação e envolvimento. Acima de tudo respeito a instituição. Ser torcedor de time de modinha é fácil, lotar estádio em finais importantes mais fácil ainda. Quero ver torcer e acompanhar times que muitos nunca ouviram nem falar, mas que tem tradição e uma torcida mais que apaixonada, que para mim vale muito mais que estes torcedores de 5 times, um em cada estado. Torcedor que não abandona o clube, que sofre. Torcedor como os Xavantes do Brasil de Pelotas-RS, de uma olhada no site deles e veja que paixão não tem divisão, não tem campeonato. Este tipo de torcedor eu respeito: http://www.blogxavante.com/index.php Se você é daqueles que acha que torcedor não ganho jogo, faça um favor? Não vá a estádio.

CLUBE DOS XIII

Já escrevi sobre ele uma vez, (http://fanaticofutebolclube.blogspot.com/2009/08/clube-dos-13-calendario-tv-copa-de-2014.html), na ocasião foi mais sobre as cotas televisivas. Hoje vemos uma guerra e tiros no pé. Pela primeira vez uma disputa a presidência do tal clube neste século. O que mudaria? Muita coisa iria mudar, principalmente as cotas televisivas e horários dos jogos, talvez caísse o monopólio da Globo. Não tenho uma opinião sobre quem deva assumir, a opinião do blogueiro é que deve sempre haver renovação. Na próxima segunda-feira deverá ocorrer as eleições e duvido que mude alguma coisa. Fabio Koff deve permanecer no cargo que já ocupa desde 1995. A Globo deve continuar mandando nos jogos das 21h50 e ainda ganhará força para mudar o sistema de pontos corridos.

G4 PAULISTA

Como no Campeonato Carioca sempre sabemos que será Flamengo x (Vasco/ Botafogo/ Fluminense), eu acabo nem comentando. Já o Paulista sempre me surpreende e este ano me deixou ainda mais feliz. Os quatro primeiros são: Santos, Santo André, Grêmio Prudente e São Paulo. Só de saber que a gambazada está fora da disputa no ano do Centenada e que teremos um time do interior na final já me deixa feliz.

Hoje vou ficando por aqui, será uma quinta-feira daquelas. Amanha prometo trazer muita coisa nova.

Nenhum comentário: