domingo, 6 de dezembro de 2009

EU ACREDITO


O ano era de 1969. Campeonato Brasileiro com o antigo nome, (Roberto Gomes Pedrosa: O Robertão), homenagem ao goleiro da seleção brasileira e presidente da federação paulista. Uns dizem que era o pai do Campeonato Brasileiro. Eu vejo como o Brasileirão daquele ano, se for pensar em termos somente de nomenclatura a Copa União e a Copa João Havelange não foram Campeonatos Brasileiros também. Mas não estou aqui para discutir a validade do campeonato e sim para informar que há exatos 40 anos, contra o mesmo Botafogo, o Palmeiras conseguiu aquilo que muitos acreditavam ser impossível. Em um quadrangular final, faziam a final Botafogo, Curintia, Cruzeiro e Palmeiras. Empatamos em 0 x 0 com a gambazada. Cruzeiro empatou em 2 x 2 com o Botafogo. Mais um confronto e o Palmeiras empata em 1 x 1 com o Cruzeiro. A gambazada ganha de 1 x 0 do Botafogo. Naquele ano a vitória valia 2 pontos e o empate 1. Tudo indicava que Cruzeiro e Curintia decidiam o título. Para o Palmeiras se sagrar campeão necessitava de dois resultados: Uma vitória de 2 x 1 do Cruzeiro encima da Gambazada em pleno Pacaembu e o Verdão ganhar de 3 x 1 do Botafogo no RJ. O jogo dos gambás começou 20 minutos depois. Todos esperavam atentos para ver o que iria acontecer. E adivinhem... Palmeiras se sagrou campeão com os únicos resultados que precisávamos. Hoje enfrentamos o mesmo Botafogo. Há exatos 40 anos atrás conseguimos. Muita gente diz que é impossível. Eu acredito.

ENTREGA DE RESULTADOS

Mais uma vez venho falar de um tema tão polemico. Entregar ou não entregar? Fazer o que a razão manda ou a paixão? Ser ético ou ser torcedor? Não creio que a formula proporcione chegarmos a tal ponto. Se fosse no mata-mata e um time precisasse entregar para que outro não ir a fase final também ocorreria. Então como acabar com isso? Simples. Jogos regionais nas ultimas rodadas. Quero ver o Curintia entregar para o Palmeiras, só para o São Paulo não ser campeão. Alem de jogarem com mais vontade, daria muito mais emoção clássicos regionais valendo o título para alguns deles. Fora a bilheteria. Não teríamos jogos de uma torcida só, como os últimos no Maracanã. Imaginem vocês um Grenal: Grêmio aguardando uma vaga na Libertadores e o Inter o título, ou não muito longe disso. Imaginem um Cruzeiro e Atlético nesse domingo. Como diria o Galvão Bueno: Haaaaaaaaaja Coração, meu amigo!

SORTEIO DA COPA


Dediquei este pequeno espaço para escrever o que eu penso sobre os grupos. Não sei se há um grupo da morte. Acredito que tenha uns 3. Não vou me alongar muito aqui. Pedi a um amigo, que gosta tanto de futebol quanto eu e é mais ligado em Copas, que escrevesse um texto. A opinião dele será relatada aqui e gostaria de ler a de vocês também.

CURTINHAS

Celso Roth não é mais técnico do Galo. Apesar de já ter contrato assinado para o ano que vem a diretoria do clube de Minas resolveu dar férias e estragar o Natal do técnico que já foi comparado a Rubens Barrichello...

Quem também caiu foi o então presidente do Santos. Marcelo Teixeira sai da presidência do clube após uma década de tirania. Muitos, inclusive o blogueiro aqui, duvidavam de sua derrota. Após tumultos a contagem de votos deu uma enorme diferença ao candidato da então oposição.

Estava pensando em que imagem colocar nesse “post”. Pensei no time vencedor de 1969, mas seria uma injustiça não listar o nome deles e injustiça ainda maior colocar somente os 11. Coloquei uma foto de todo o grupo. A foto fica pequena e a legenda miuda, mas está ali. Dicas, dúvidas e sugestões?

Nenhum comentário: