terça-feira, 1 de dezembro de 2009

CHAPA QUENTE


A diretoria do Palmeiras estuda uma homenagem para o Diego. Algo que seja maior que uma placa e que esteja dentro do que o estatuto pede. “Estamos conversando. Ainda não foi definida a forma pela qual vamos homenageá-lo. Começamos a discutir algumas ações legais logo após o gol. Placa, é só entregar, é mais fácil. Nós estamos pensando em outras coisas, também simples, mas diferentes", confirmou o gerente de marketing Juan Rafael. Antes de qualquer homenagem, merecida, o Palmeiras deve pensar no título e no planejamento de 2010. Já ouvi muitos nomes. Alguns até fazem sentido como Valdivia, Tinga, Fernandinho, Muriqui e etc... Outros já mais distantes como Conca, Lugano, Palermo e etc... Mantendo quem está e trazendo atacante é o que importa.

MASSIMO DIVINO

Colunista do jornal “Lance”. Eu me divirto com as suas colunas e sempre repasso elas aqui: Non podemos desistir. Io ainda acredito no penta! Caros palestrinos, campeões mundiais, finalmente pudemos ver una exibizione para honrar de verdade as tradiziones do Palmeiras.A festa foi linda no Palestra! Estádio lotado, equipe finalmente jogando com vontade, os retornos de Cleiton Xavier e Maurício Ramos, o chocolate que o pessoal alegre do Jardim Leonor levou em Goiânia... Dio mio! Agora é momento de acreditar ainda mais na conquista do penta, amicos! Os outros vão tropeçar. Só precisamos fazer a nostra parte contra o Foguinho lá no Rio de Janeiros. Se os ragazzos do signore Muricy Ramaglio jogarem com a mesma vontade será muito difícil alguém derrubar o nostro Verdone neste Brasileirone! Só faltam 90 minutos, amicos! Vamos fazer a nostra parte porque os outros vão tropeçar! Aqui é Palestra! Saudações alviverdes.

PROCESSO

O Flamengo tem grandes chances de conquistar o Campeonato Brasileiro e anseia para comemorar o hexa. Mas há quem não discorde das contas: o presidente do Sport, Silvio Guimarães, afirma que o título de 1987 é do clube pernambucano e ameaçou processar quem disser que o Flamengo é hexacampeão. “A lei brasileira dá o título de 1987 ao Sport. Se virmos em TV, rádio, internet ou jornal algo sobre hexa do Flamengo, vamos processar. Nosso departamento jurídico entrará na Justiça”, afirmou o presidente. A polêmica é referente à Copa União de 1987, na qual o Sport venceu o módulo amarelo e foi decretado campeão, já que o Flamengo, vencedor do módulo verde, não disputou a final contra os pernambucanos. A verdade é que apesar de já ter 5 anos de idade quando ocorreu tal fato, o blogueiro aqui entendia menos ainda de futebol. Ai ficamos com módulo amarelo, modulo verde. Mas afinal o que são estes módulos? Tentarei explicar sem passar muita informação. Abrirei um tópico abaixo, neste tópico só tenho a lamentar a atitude não só do Sport como da CBF que até hoje não tomou um posição como entidade máxima do futebol. O problema é bem mais embaixo.

COPA UNIÃO

Tentarei resumir o que foi esta bagunça. Em 1987, a CBF, em crise financeira, anunciou que não realizaria o Campeonato Brasileiro daquele ano. Com isso, os treze principais clubes do futebol brasileiro na época decidiram fundar uma associação denominada, até hoje, Clube dos 13. A criação da Copa União surgiu após uma conciliação entre a CBF e o Clube dos 13. A associação de clubes criaria um campeonato no ano de 1987 e a entidade assistiria tudo acontecer. O grande problema é que com o campeonato já iniciado a CBF resolveu se intrometer e ir mudando as regras. A CBF decidiu entrar no campeonato com mais times. Ficando assim dois módulos no campeonato: o verde, que seria o organizado pelo clube dos 13, e o amarelo, organizado pela CBF. Para não haver maiores brigas o campeão de cada modulo se enfrentariam no final e decidiriam quem seria o tal campeão brasileiro de 1987. Regra bem simples: campeão do verde x campeão do amarelo. Acontece que a regra muda novamente. A CBF opta por dois primeiros de cada módulo fazerem um quadrangular final. Regra simples: campeão do verde x vice do amarelo; campeão do amarelo x vice do verde. O problema estava no clima já criado. A CBF que nem faria o campeonato já havia mudado as regras duas vezes com o campeonato correndo. E para piorar um pouquinho mais, o módulo amarelo, (na qual a CBF tomava conta), não obteve um campeão. No entanto, os finalistas do Módulo Amarelo Sport e Guarani após uma prorrogação empataram nos pênaltis em 11 x 11 e dividiram o título em um acordo. Em dezembro de 1987, após a confirmação dos quatro times finalistas (Flamengo, Internacional, Sport e Guarani), a CBF anunciou a tabela deste quadrangular, que seria disputado em turno e returno. Alegando que o regulamento foi alterado à revelia, Flamengo e Internacional se recusaram a disputar com o apoio do então presidente do Clube dos 13. Final das contas? A CBF acabou declarando o Sport como Campeão Brasileiro de 1987, enquanto o Clube dos 13 fez o mesmo com o Flamengo. O caso foi para na justiça comum que deu o título ao Sport com ganho de causa definitiva, ou seja, não cabe recurso. Hoje nem a CBF e nem mesmo a FIFA reconhecem o Flamengo como Campeão Brasileiro de 1987. O fato é que para o torcedor, para aquele que gosta do futebol, não precisa de FIFA ou CBF lhe dizer o que ganhou. Quem tem razão no caso? Tire você as suas conclusões.

Tópico mais extenso hoje, pois o assunto pedia. Dúvidas, sugestões e reclamações o SAC fica ali nos comentários.

Nenhum comentário: