terça-feira, 18 de agosto de 2009

CLUBE DOS 13, CALENDÁRIO, TV, COPA DE 2014...


Em uma entrevista com o Fábio Koff, presidente do clube dos 13, ele explicou qual é a tendência na mudança do calendário e a sua posição em relação a Copa de 2014. Para quem não sabe o clube dos 13 é a associação dos maiores clubes do Brasil. Desde 1987 a entidade briga pelo interesses das principais equipes nacionais. Para agradar todos os clubes a idéia era que os presidentes se revezassem. O primeiro presidente foi o paulista Carlos Miguel Aidar. Depois, outro paulista, Carlos Facchina. Aí, um mineiro, Afonso Paulino. Quando chegou a vez de um gaúcho, Koff assumiu e virou dono do cargo, desde 1995. A revista Veja anunciou que em 2011 que o calendário brasileiro será igual ao europeu: “Não está nada definido sobre isso. Muito pelo contrário. A tendência forte é continuar tudo como está”. Respondeu assim como o blogueiro aqui havia previsto. Foi lhe perguntado se ele achava justo a Globo vetar a mudança do calendário: “Esse é um tema polêmico. A TV Globo não é uma empresa qualquer. Tem seus compromissos, assinou seus contratos. Pagou em dia pela transmissão do futebol. Tem seus direitos. Soube que o presidente Lula quer adequar o futebol brasileiro ao europeu para evitar vendas de jogadores. Isso é uma bobagem. Porque os jogadores vão continuar saindo. O dinheiro está na Europa, não aqui. Embora vários clubes sejam favoráveis à adaptação do calendário, outros não são. O Clube dos 13 não tem uma posição definida. Ainda faremos vários debates sobre o tema. Eu mesmo tenho muitas dúvidas”. Quanto a Globo pensar como empresa eu também concordo, eles pagam e tem direito de exigir. Problema de quem vendeu. Foi lhe indagado que ele parecia satisfeito: “Impressão sua. Não estou não. Os clubes poderiam estar ganhando bem mais. Não vou negar que houve um enorme progresso. Quando assumi, os contratos pelos Brasileiros valiam R$ 10,8 milhões. Hoje valem R$ 500 milhões, somando transmissão aberta e pay per view. No próximo contrato, também levaremos em conta a Internet e telefonia”. Então foi perguntado já que a Globo não era dona do futebol se ela perderia a exclusividade: “Olha, eu sou uma pessoa direta. A Globo transmite há tanto tempo futebol porque sempre pagou mais. Ninguém no Clube dos 13 trabalha pela Globo. Se a Globo não pagar mais do que a Record, SBT ou qualquer outro canal, não vai ficar com os jogos. A nossa concorrência pela transmissão têm tantos ou mais itens do que uma concorrência pública. Os executivos da Record sabem: eles retiraram a proposta que era a Globo faltando dois dias para acabar a concorrência. (Em 2007, a Record ofereceu R$ 600 milhões pelos Brasileiros de 2009, 2010 e 2011. A Globo pulou de R$ 300 milhões para R$ 380 milhões, mais porcentagem no pay per view.) Ou seja: a Record fugiu da raia. E a Globo continuou com os jogos. O nosso relacionamento é excelente. Mas, teve de nos dar um bom aumento”. Realmente as outras TVs não podem reclamar. Futebol é um produto, quem tem paga. É feita uma licitação, quem oferecer mais leva. Para não ficar ainda mais extenso do que já está, irei postar somente amanha a posição do Clube dos 13 em relação a mudança na Lei Pelé e na Copa de 2014. (Fonte: Blog do Cosme)

PT E CURINTIA

O presidente do Curintia se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT), nada contra ao partido. O blogueiro aqui é contra misturar uma coisa com a outra. Misturar futebol e política nunca deu muito certo e já podemos ver no twitter do senador petista Aloísio Mercadante: "Neste sábado, o PT de SP fez um grande ato político, c/ + de 4 mil militantes, para receber, com entusiasmo e esperança, a companheira Dilma. Neste ato foi feita a filiação do pres. do Corinthians, Andrés Sanchez, e eu o cumprimentei dizendo que era o cumprimento de um santista. E ele falou: "eu sei que é o cumprimento de um santista, mas acima de tudo somos petistas". Ou seja, para Andrés Sanchez o PT está acima do Curintia.

TITULO SIMBÓLICO

"Ano passado, o Grêmio foi campeão do primeiro turno e perdeu o campeonato. Se tivesse um ponto de bonificação (por ganhar o primeiro turno), tudo bem, mas não tem nada. A vantagem (do título simbólico) é continuar em primeiro", argumentou Muricy.


DINHEIRO EM CAIXA

O Palmeiras acredita que fechará o ano com dinheiro em caixa. A renda da bilheteria até o momento está quase ultrapassando a de todo Brasileirão de 2008. Temos o patrocínio da Samsung e da Adidas que dobrou e triplicou respectivamente em relação ao ano passado. Ainda temos por assinar um acordo com a Unimed para estampar os calções, 3 milhões por 16 meses de uso. E os quatro grandes de SP estudam uma proposta da AMBEV que daria mais um milhão e meio para cada até dezembro. Belluzo ainda falou em mais 3 reforços, um atacante, um meia e um zagueiro. Chega de jogador para somar, tem de vir jogador de peso.

Tenho escrito demais eu sei. A minha ida ao choque rei parece estar certa. Já tem um pessoal me esperando por lá. Só estou acertando detalhes. O meu álbum do Brasileirão de 2009, vai que vai. Me dêem sugestões, reclamações. Aqueles que me sugerem sabem que eu na medida do possível tenho mudado.

Nenhum comentário: