segunda-feira, 12 de maio de 2008

Empresários ou Picaretas?

Mais uma vez o Blog vem trazer um tema polemico. Os empresários de futebol. Desde a extinção do chamado passe. Clubes e mais clubes vem sofrendo na mão destes empresários. A famosa “Lei Pelé” quis que o jogador deixasse de ser escravo. Somente mudou o senhorio e escravizou também os clubes. Desta vez foi o Santos. O Peixe tem aquele famoso contrato de gaveta com o Renatinho. Daqueles que só registramos quando há necessidade. E houve. Por que o empresário (?), Juan Figer, apareceu com proposta do Sporting, de Portugal, querendo levar o Renatinho embora. Alem disso contesta a renovação de seu contrato com o Santos e orientou o jogador a não jogar no Maracanã. O Leão ficou maluco e soltou estas calmas palavras: “Já cansei de falar que os atletas têm dono. O dono do Renatinho falou para ele não vir. Os empresários mandam no clube”. Só para explicar melhor o caso. O último contrato de Renatinho com o Santos venceu no dia 7 de maio, mas o jogador já havia acertado a prorrogação automática, (o que chamei de “contrato de gaveta”), até 2011. Para não perder o atleta sem ser ressarcido, o clube da Vila Belmiro validou o novo acordo na CBF. Por isso o Leão está tão bravo. E ainda ameaça: “O contrato dele já está registrado. Isso é justa causa. Ele pode parar de jogar futebol o resto da vida”. O homem está bravo mesmo: “Você ensina tudo para o jogador o tempo todo; aí, vence o contrato e ele vai embora sem nem dar satisfação”. Mas a bronca do técnico não é com o atleta e sim com o empresário: “Passou da hora de ter uma punição séria e honesta para esses empresários que fazem lavagem cerebral nos jogadores. Já é um problema de polícia. Tem que prender”, exigiu. Brigas a parte. O fato é que o jogador já da entrevistas vislumbrando o fato de jogar na Europa: “Estou bastante feliz com essa possibilidade. É um sonho jogar no Sporting, um clube de primeira linha. Sei que é um time com bons jogadores. Conheço alguns, como o Liedson, um atacante que admiro bastante, além do Tiuí e do Pedro, que são meus grandes amigos”. É esperar e ver como tudo será resolvido.

SÃO PAULO

Falando de contratos. Vamos dar um pulo no Morumbi. O São Paulo acertou a volta do zagueiro Rodrigo, que pertence ao Dínamo de Kiev, da Ucrânia, e que estava encostado no Flamengo. O Tricolor já acertou a liberação do atleta tanto com o clube europeu quanto com o Mengo. Ele fica por empréstimo até o final deste ano. Para o São Paulo é uma boa. Não que seja grande jogador. Mas o atleta conhece bem o clube e a torcida. Alem de o Tricolor estar bem carente no setor. Ainda falando de São Paulo. Para este jogo da Libertadores contra o Fluminense a diretoria colocou a venda quase 68 mil ingressos e espera vender algo em torno de 55 mil. Eu acredito que até ultrapasse estes números. Levando em conta a fila que já se formava nesta segunda-feira em frente ao Morumbi.

CORINTHIANS

No time do Parque São Jorge. As coisas amanheceram bem agitadas nesta segunda. Muitos jornais davam como certa a contratação do argentino, Martin Palermo (aquele que perdeu 3 pênaltis no mesmo jogo). O presidente do Corinthians logo tratou de negar: “Ele é um grande jogador e seu contrato acaba agora no fim de maio. Com o sucesso do Tevez e agora com o Herrera, muitas coisas surgiram, mas a princípio não teve contato, nem nada. Não sei de onde vieram essas coisas”, afirmou Sanchez. “Precisamos ver quanto ele (Palermo) quer ganhar. Sabemos das condições do clube e não quero aumentar esse buraco. Estamos em uma situação difícil”, acrescentou e afirma estar satisfeito com atual elenco corintiano. Palermo nunca escondeu sua simpatia pelo Corinthians e já até posou com a camisa do clube brasileiro. O veterano atacante, de 34 anos, foi casado com uma brasileira, Jaqueline Dutra corintiana fanática. Ambos se conheceram no Guarujá (SP), em 1995, e tiveram um filho.
Nesta época de sua carreira, Palermo dizia ter o sonho de jogar no Corinthians algum dia. Apesar dessa simpatia do jogador com o time brasileiro, o Corinthians nega, em nota publicada em seu site oficial, qualquer interesse em contratar Palermo. A diretoria não quer causar instabilidade no atual elenco, que começou a disputar a Série B.

PALMEIRAS


O clima no Palmeiras é esquecer a derrota de 2 x 0 na ultima partida. O Luxemburgo achou melhor dar folga para os jogadores nesta segunda já que a maioria deles não vê a família há muitos dias. Os treinos voltam normalmente nesta terça-feira na parte da tarde. O pentacampeão mundial, Marcos, engrossa o coro do treinador e diz: “Temos que esquecer essa partida e nos prepararmos bem para o jogo contra o Internacional”. Jogo este que será bem mais difícil que o do ultimo domingo. Apesar de pegar um Colorado cansado do jogo do meio da semana. O único problema do técnico Wanderley Luxemburgo para tentar a recuperação no Brasileiro será o meia, Diego Souza, expulso de campo no ultimo jogo após trocar empurrões com um adversário (Carlinhos Paraíba). Não vai fazer muita falta. Ele desde que estreou não mostrou o porquê custou mais de R$ 10 milhões. É um bom jogador. Mas está devendo muito. Outro que vem caindo muito de produção é o lateral-direito Elder Granja. O atleta que teve um bom início de Paulistão. Vem deixando a desejar. Quem sabe agora com a sombra da contratação do jovem Fabinho Capixaba. Ele não reencontre o velho futebol. Mas nem tudo é preocupação no Palestra. Em fase final de recuperação de uma lesão muscular que o tirou das partidas finais do Paulistão. Léo Lima tem chances de retornar ao time e ocupar o lugar de Diego no setor. Também já saiu a numeração fixa que o Palmeiras usará no Brasileirão 2008. Ficou assim:
01 - Diego Cavalieri; 02 - Elder Granja; 03 – Gustavo; 05 – Pierre; 06 – Leandro; 07 – Diego Souza; 09 - Alex Mineiro; 10 – Valdívia; 11 – Martinez; 12 – Marcos; 13 – Wendel; 14 – David; 17 – Mauricio; 19 – Denílson; 20 - Sandro Silva; 21 - Fabinho Capixaba; 23 – Lenny; 25 - Jorge Preá; 28 – Henrique; 30 – Kleber.

Os novos jogadores que vem chegando devem pegar os números que ficaram espaçados 04, 08, 15, 16 e etc.

CURIOSIDADES

Estou inaugurando esta seção hoje. Não vai ter todo dia. Mas quero sempre que possível colocar uma curiosidade aqui sobre o campeonato brasileiro. Você Sabia? Que no ano de 1974 o Fluminense e o Nacional (AM) foram os primeiros clubes a se classificarem por renda no Brasileirão. Era uma bagunça só aquela época. Vários grupos, ninguém se entendia. Por estes moldes de se classificar por renda, Bahia seria campeão do mundo.

QUIZ

Desta vez muita gente acertou o quiz. Alguns responderam 2 tópicos abaixo. Outros no tópico novo. Mas acertou quem escolheu a resposta “c)”. Em 1979, o Internacional com um super time que contava com Falcão; Mauro Galvão; Mário Sérgio e cia. Conseguiu a proeza de ser campeão invicto. Mas o pessoal não entendeu o espírito do quiz e andou apelando pro google. Gente. Não era esta a intenção. Mas beleza. Fica então suspenso o QUIZ. Deixando a seção CURIOSIDADES no lugar. Assim eu informo e ninguém tem de pensar em nada, pesquisar nada e etc.
Mais uma vez eu gostaria de agradecer ao pessoal que vem comentando. Aos comentários que recebi no orkut. Muito obrigado mesmo. Na medida do possível estarei colocando mais e mais notícias.

4 comentários:

Cynthia disse...

Queremos o quiz de volta!!!!!!!

Unknown disse...

Ae loco!!! mto legal o blog...
tu escreve bem.... poderia mudar a cor do blogo..
acho q um preto e branco cairia melhor..... kkkkk
já favoritei o blog e tendo um tempo apareco aqui!!!
Qto ao assunto... realmente esses empresários são fodas.... é praticamente o caso do alemao tb do santos... sem conta o caso do Antonio racista Carlos que fica assediando os jogadores do peixe pra ir pro time da 2a divisao!!!
Abraços
Mário Siaci
OOOOOO VAMOS SER TRI SANTOS!!!!

Unknown disse...

Opa!!! Mais um acreditando no tri do Santos... Com ou sem Renatinho... Acho que jogador não tem que ter empresário, eles acham que são o que? CELEBRIDADES??? Pode me chamar de viúva de Pelé. Naquele tempo que era bom, não havia essa busca mercadológica pelo time que mais pagava. Aí sim, tinhamos o futebol garra, o futebol classe. A gente podia falar (eu não, porque nem era nascida..haha): o Santos do Pelé, Flamengo do Zico ou mesmo o Corinthians do Rivelino. Hoje só lembramos dos goleiros, sabe por que? Por que eles não têm valor comercial. Aí sim, as pessoas falam do Palmeiras de Marcos ou São Paulo de Ceni, mas quem mais?

Fora que estes empresários ultimamente só dão bola fora. Lembra do Souto que estava vendido, depois voltou atras?

Já me estressei... Bem que poderia ter uma pesquisinha para eu fazer no Google... Coloca o quiz de volta!!

Kleber Vicente disse...

É fogo esse empresario são o cancer do futebol, antes era melhor o clube era o dono do jogador,pois o clube investi mô grana na preparação deles e depois querem sair sem dar nada ao clube. Apesar de gostar do futebol do Renatinho o Santos tem que dar um baita gelo, ele ainda não demontrou nada e ainda por cima não aproveirou as oportunidade que deve.
E sobre a renda classificar um time..essa eu ainda não conhecia, mas lembro de um tempo atraz que a renda e o puplico decidia que não iria cair...kkkk..coisa de futebol brsaileiro.
e um palpite para a copa do Brasil hj, São Caetano 1 x 0 Curintias...