sexta-feira, 24 de julho de 2009

BRIGA DE TORCIDAS


Uma amiga minha me sugeriu este tema. Enviou-me um link no qual listava algumas mortes que estavam relacionadas ao futebol. Algumas delas eu me recordava, outras não. Eu me recordo de algumas que não estavam relacionadas ali. Como o assassinato que aquele policial em Goiás cometeu ao dar uma coronhada no são paulino. Outras ainda mexem comigo de maneira estranha. O nome dele é Cléo. Eu não o conheci pessoalmente. Quando comecei a freqüentar estádios ele já havia falecido. Morreu em 88. Ele fez a Mancha Verde ser uma família. Ele mudou o conceito de torcida organizada. Cléo era um líder, um irmão, um guerreiro. Falo com base nas coisas que me contam sobre ele. Não gosto quando vejo uma molecada de 13, 14 anos citando o Cléo como se o conhecesse. Mas o que o Cléo tem a ver com isso? Bem, ele hoje para o estado foi apenas mais um dentre tantas mortes. Poderia estar vivo e acrescentando muito ao futebol. Mas as pessoas preferem matar para se sentirem superiores. Porque? Para que? Se existisse só um time, só uma torcida, qual seria a graça do futebol? Quem iríamos gozar na segunda feira? Sobre o que passaríamos horas batendo boca num bar? Isso é questão de cultura e educação. E a educação começa por todos nós. Paz nos estádios é a melhor coisa. Já que esta amiga sugeriu um assunto tão legal de ser abordado, eu fui a fundo e pesquisei mais. A rivalidade entre Gaviões da Fiel e Mancha Alviverde pode roubar a cena no clássico entre Corinthians e Palmeiras. Mas desta vez, não será por causa de brigas. Para promover a paz no clássico, a Federação vai promover uma competição entre as duas torcidas. Isso já foi feito algumas vezes e deu certo. Uma comissão irá julgar o desempenho das organizadas nos quesitos canto, comportamento, animação e adereços. A vencedora ganhará o troféu Torcidas Organizadas pela Paz, criado pela FPF. O jornal LANCE já fez isso certa vez. Vale lembrar que todas estas competições que já tiveram, se não me engano foram três, todas elas a Mancha ganhou. Para o presidente da Mancha, André Guerra, a iniciativa tem como objetivo tirar o estigma das organizadas e mudar a percepção da opinião pública. "A gente consegue viver junto. Todo mundo tem um amigo corinthiano", ironiza o palmeirense. E é verdade, eu mesmo conheço e brinco com vários corintianos. A minha cunhada é corintiana. Segundo Eduardo Fonte, presidente da Gaviões, essa imagem negativa veio de pessoas "que não respeitam a liderança e agem violentamente". Quem já viveu dentro de organizada, quem já frequentou e conhece os lideres sabe que não é demagogia. Hoje as torcidas são bem mais organizadas, só que ainda existe em algumas pessoas com aquele pensamento do inicio da década de 90 aonde torcidas eram sinônimo de porrada. Além disso, foi acertado que um setor do estádio Eduardo José Farah será ocupado por torcedores dos dois times. A cidade de Presidente Prudente, que criou até um selo comemorativo para celebrar o clássico, também se mobilizou para o jogo. Emissoras de rádio vão distribuir mais de 200 ingressos para casais formados por corintianos e palmeirenses. Futebol é isso, diversão, tirar sarro e rir junto. Palmeirenses e Corintianos. Que vença o melhor, ou seja, Nós!!!

OLHEM O POST

Se vocês olharem o post mais antiguinho irão ver que eu sou louco mais sei do que escrevo. Hoje na parte da manha o técnico Muricy Ramalho durante a entrevista disse: - Joguei futebol de salão no Palmeiras, que na época tinha um time muito forte e uma turma boa. Meu pai era palmeirense. O Valdemar foi criado na minha casa, outros jogadores, como o Ademir, também frequentavam nosso lar. Eu era garoto e comecei a gostar dos caras, que eram ídolos. Quando tinha chance, via o Palmeiras jogar, pois meu pai levava. Depois passei a jogar no São Paulo. E hoje estou no time que comecei no salão. Nem vou comentar nada.

RECORDAR É VIVER

Eu não me lembrava da ultima vez que eu vi um gambá ganhar da gente. Pedi a uma amiga, blogueira também mas de outros assuntos, que me ajudasse a encontrar. Pois bem, foi em 2006. De lá para cá foram mais 5 confrontos, (eles estavam na série B ano passado), e 4 vitórias e 1 empate. Existe um site que está até fazendo a contagem de segundos. Quem quiser conferir:
http://www.periquitoverde.com/freguesfiel/

Escrevi demais né? Você que tem me mandado e-mails, continue a mandar. E quem ainda não mandou pode mandar, xingar, dar sugestões, elogiar. Só não vale propostas homossexuais. Nem preciso dizer qual será o assunto abordado amanha, ou preciso?

2 comentários:

Larissa Costa disse...

Brigas de torcida não levam a nada...Me recordo que estava voltando da virada cultural desse ano e fui obrigada a mudar de vagão no trem porque reservaram dois vagões para a torcida do corinthians... eles estavam xingando, gritando sem motivo algum...As torcidas deveriam trazer alegra aos estadios e apenas elegrias...Não sou palmeirense, mas ver o Corinthians freguês...E MUITO BOM!!!

Marcelo Durst disse...

PALMEIRAS FOUR EVER