domingo, 26 de julho de 2009

DE QUE LADO VOCÊ ESTÁ?

Não se sabe ao certo como começou a rivalidade. Uns dizem que o Palestra foi fundado por um grupo de imigrantes italianos que haviam brigado com a diretoria do Curintia e fizeram seu próprio clube. Outros dizem que foi porque o Curintia não queria a presença do Palestra no campeonato paulista. Sabe-se que esta rivalidade tem mais de 90 anos. Mais de 300 jogos. Muitos títulos. Jogar com o timinho da marginal s/n° dá gosto. É diferente. Confesso que fiquei triste quando eles caíram para a serie B, (Eu Nunca Vou Deixar de Rir). De quem ganharíamos mais 6 pontos no Brasileiro fácil? Existiram muitos jogos importantes. O Paulista de 74 no qual os deixou mais de 23 anos na fila. A Libertadores e o pênalti defendido por São Marcos. O bi-paulista/brasileiro 93 e 94. Ta certo eles já ganharam alguns joguinhos e um ou outro titulo encima de nós. Mas lembrem em 99, eles levaram o paulista. Uma semana antes ganhamos a Libertadores. Difícil relatar um só jogo. Prefiro relatar o primeiro jogo da historia entre os dois times. O Ano é de 1917. Dia 06 de maio as 15h45 para ser mais exato. Inicia-se o primeiro de muitos jogos. Ganhamos, 3 x 0. Três gols de Caetano. Nascia nosso grande freguês. E vocês sabem, freguês bom é freguês fiel. Sim, eles ganharam de nós depois. Depois de dois anos. Só em 1919 veio uma vitória da gambazada. E assim foi. O ano era de 1933. O Curintia tinha levado uma goleada de 5 x 1 no 1° turno. Estava ferido. Veio o 2° turno e... 8 x 0. Isso mesmo. Oito gols. É a maior goleada na historia dos clássicos. Dizem que ainda teve um pênalti não marcado e um gol legitimo de Imparato anulado pelo arbitro. São coisas do futebol. Hoje será mais um grande jogo. São quase 3 anos que eles não sabem o que é nos vencer. Que vença o melhor, ou seja, Nós!!!!!!!!

TRAIDORES


Muitos jogadores receberam este apelido de traidor por ir jogar no timinho da marginal. César Maluco, Leão, Luis Pereira, César Sampaio, Edmundo. Outros que não fediam e nem cheiravam como o Rogério, Neto, Magrão. Nenhum destes mais importantes que eu citei acima ficou com fama de traidor. Nenhum deles conseguiu apagar a fase bonita que teve no Palmeiras. Sempre há um choque. Natural. Cada um tem a sua historia, o seu porque de ter trocado de lado. Mas nenhum recebeu o rótulo tão marcante quanto o Vagner Love. Este foi traidor sem nem mesmo ser contratado. Vestiu a camiseta e se queimou. Deu adeus ao Palmeiras e a seleção brasileira. Está lá no frio da Rússia. Esquecido. Mas o jogador que eu gostaria de destacar que mudou de lado foi o Paulo Nunes. Este não foi traidor. Este foi infiltrado. O futebol que ele apresentou no Curintia foi de um legitimo palmeirense. Valeu Paulo Nunes!!!!

Segunda-feira estarei escrevendo sobre como foi o jogo. Bastidores. Tudo que eu puder trazer de diferente. E você me ajude a escrever mais. Mande-me um e-mail ou um comentário aqui do que você gostaria de ler.

Nenhum comentário: