quarta-feira, 12 de maio de 2010

PATRIOTA


Analisar este grupo é difícil, confesso que não acompanhei a seleção de perto. Esta mesma seleção que insisto em chamar de seleção do Dunga, para dizer que nunca me inspirou, me inspirou e muito nos seus dois primeiros jogos dando outra cara. Tudo o que o brasileiro não queria era o “oba-oba” e a falta de comprometimento de 2006. O ponto forte desta seleção é a volta do amor a pátria. Os jogadores que lá estão ao menos parecem estar comprometidos e conscientes do peso da “amarelinha”. Somente amor ao clube faz resultado? Afirmo que não, se assim fizesse me dêem a 9 do Palmeiras, pois sou apaixonado por este clube, daria a minha vida por ele, porem não tenho técnica para vestir tal manto. Dunga tem um ponto forte que é o amor a seleção e tem o ponto fraco que é a falta de jogadores com talento individual para decidir uma partida, principalmente no banco de reservas. No titular temos o Kaká, o Robinho e o Luis Fabiano, mas tente colocar jogadores para assumir as mesmas posições, não tem. Algumas pessoas me condenam e até me chamam de antipatriota por não acreditar ou não torcer por esta seleção do Dunga, ora eu sou patriota e sei em quem votei para senador há 8 anos atrás, você sabe? Eu amo futebol e creio que esta seleção esteja no grupo de favoritas apenas por toda a historia e os seus cinco títulos. Quem disse que temos sempre que torcer por atletas brasileiros? Eu torço pelo esporte e esta seleção ganhar algo é querer matar o futebol de talento e dar vida ao futebol de resultado. Assim como a Itália ganhar da França em 2006 foi um pecado. Alias a Copa de 2006 eu assisti como a um evento de futebol, não como uma “Copa do Mundo”, algo que antes tinha me feito contar os dias para o início e assim será a de 2010. Torcer somente para os atletas brasileiros é ignorar feitos como: Michael Phelps (EUA) na natação e Usain Bolt (Jamaica) no atletismo. É pura ignorância torcer só por torcer. Penso que a Seleção da CBF, hoje, não representa o futebol brasileiro. Aliás, quase nenhuma seleção representa o futebol de seus países, seja porque seus jogadores não jogam em seus campeonatos domésticos, seja porque têm dezenas de naturalizados ou porque a sua lista foge e muito dos melhores. Talvez a seleção que mais tenha a cara do país seja a da Espanha e mesmo assim tem jogador naturalizado. Este é um assunto muito extenso, mas se me perguntarem se eu gosto ou acredito nessa seleção a resposta vocês já sabem.

A LISTA

Errei quatro nomes, alguns com alegria de ter errado e outros com decepção de ter acertado. Coloquei entre parentes os nomes que convoquei pensando como o Dunga, porem errado. Confesso que na minha cabeça eu acreditava que erraria três nomes e não quatro, mas acho que meu índice de acerto até que está bom. A lista dos 23 foram: goleiros: Júlio César, Doni, Gomes (Vitor); laterais: Maicon, Daniel Alves, Gilberto, Michel Bastos (André Santos); zagueiros: Lúcio, Juan, Luisão, Thiago Silva; volantes: Gilberto Silva, Felipe Melo, Josué, Ramires; meias: Elano, Kaká, Júlio Baptista, Kléberson (Ronaldinho Gaúcho); atacantes: Robinho, Luís Fabiano, Nilmar, Grafite (Adriano);

CURIOSIDADE

A titulo de curiosidade e certa mística, nunca a seleção brasileira ganhou uma Copa sem levar um jogador do Palmeiras: 58 – Mazzola, 62 – Djalma Santos, Zequinha e Vavá, 70 – Leão, Baldochi, 94 – Zinho, Mazinho, 02 – Marcos.

Apesar de não estar acompanhando a seleção brasileira a mesma me tomou todo o blog. Dicas, dúvidas e sugestões?

2 comentários:

Cynthia disse...

Não pude assistir a convocação, só li minutos depois. Confesso que foi um alívio não ver o nome do Adriano, que hoje não considero nem como atleta.
Me surpreendi com alguns jogadores, sendo uma escalação diplomática.
Quanto ao Neymar e o Ganso, falta experiência de Seleção, até dezembro não tinham a notoriedade que tem no momento.
Adoro o futebol de qualidade, espero assistir muitos jogos, mas a seleção que faz meu coração bater (só de escrever sobre o assunto) é a canarinho!!!

Andreas Peter Von Stockermann disse...

não me lembro se errei 3 ou 4 ou 5 nomes, ou 10... mas lembro que acertei o Grafite, hehehe, eu ja fui mais adepto do futebol de resultado, principalmente na epoca que jogava bola toda semana, quem me conhece sabe que sou o típico, "zagueiro zagueiro" trator, patrola humana, cada enchadada uma minhóca, ou a bola ou o cara.. os dois juntos não passam, hehehehe e sempre me orgulhava disso, fato.
mas o fato que agora como entusiasta do futebol arte que nos enche os olhos em times como o Santos e o Barcelona fico triste com a falta dos habilidosos...