segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A GAVETA MÁGICA

Já perceberam que no Palmeiras tudo parece ser mais difícil? O pênalti tem de ser mais que escandaloso para ser marcado e quando o batedor vai para a bola não tem um palmeirense que não fique apreensivo. A simples contratação de algum jogador é um parto, meses e meses de conversa, especulação e quase sempre tem alguns capítulos a mais nessa novela. O quadro de associados é dividido em uns 5 grupos e um não suporta o outro, isso quando não tentam minar e estragar tudo que venha ser bom pelo simples fato do outro não ter sucesso, pensam em si e não no Palmeiras. Falamos (e nisso me incluo) na falta de bons jogadores, mas me diga qual time que tem um plantel exemplar? Outros falam de treinador, mas nos últimos 3 anos tivemos os 3 melhores técnicos do Brasil (Luxemburgo, Muricy e Felipão) e mesmo assim não resolveu. Fica nítida que a culpa é de diretorias e não só da atual, soma-se a culpa ao quadro de conselheiros, grupo de sócios, ex-presidentes, torcida... O treinador tem a sua parcela de culpa, porem é mínima. Como resolver este problema então? Creio que resolver 100% nunca iremos, mas uma maneira de tirar a força destes grupos maléficos é dar poder ao associado comum. Democracia, esta é a palavra chave. É inadmissível você pensar que paga a mensalidade igual a todos os outros, mas não pode escolher seu presidente pelo simples fato de sua família não ser influente e não te arrumar um “carguinho”. Mas isso pode mudar, basta o sr. José Ângelo Vergamini (presidente do conselho) abrir a sua gaveta e tirar de lá a proposta de mudança estatutária que ele arquivou “para sempre”. Ela está pronta, falta ir a votação no Conselho Deliberativo para que tenhamos as tais mudanças estatutárias. Muitos dos conhecidos cardeais alviverdes sabem que perderão força com tal mudança, a oposição a Mustafá Contursi conseguiu reunir 83 assinaturas, (23 a mais do que o mínimo necessário para que o pedido fosse protocolado), mas mesmo assim o processo de alteração segue parado. Vergamini, (que foi apoiado por Belluzzo há dois anos, numa tentativa de “pacificar” o clube), tem o poder de decidir quando qualquer proposta entrará em pauta. Pode ser na próxima reunião. Pode ser na seguinte. Ou na outra. Não há prazo. Ele é quem decide quando vai tirar da gaveta. E isso pode durar até a próxima eleição, daqui a dois anos, ou mais, indefinidamente. Sabemos que ir a votação do conselho não garante a aprovação, pelo contrário é quase fato de que será reprovada, mas então irá a Assembleia Geral (votação dos sócios) e temos enormes chances de que seja aprovada. O problema é que esta solução para grande parte de nossos problemas está em uma gaveta e só Deus sabe quando vai sair. Aliás: Deus, Mustafá e Vergamini. O palmeirense tem pressa, as mudanças são “pra ontem”. Dentre os principais pontos da proposta, eu destacaria:

- eleições diretas para presidente do clube. Há, no entanto, um filtro de 10% do conselho: os candidatos que quiserem se apresentar para concorrer ao cargo necessitarão da chancela de cerca de 30 conselheiros para efetivar a candidatura; (O filtro eu ainda acho discutível apesar de entender que isso ajudaria a evitar uma possível bagunça ou queda de paraquedas de algum associado/candidato, vejo também como uma maneira de manter e solidificar o conselho, seria dar cargos pra agradar)

- chapas fechadas, para dar governabilidade: presidente e quatro vices concorrem num pacote só; (Hoje em dia o presidente e cada vice passam por uma eleição diferente, algo absurdo e por isso temos tantas brigas do Frizzo que é de um grupo com o Tirone que pertence a outro. Seria mais ou menos como termos o José Serra como vice da Dilma)

- eleição em novembro, e posse cinco dias após o último jogo do time profissional; (Esta eu creio que nem precise comentar, já deveria ser assim faz anos)

Por que escrevo sobre tais temas? Pois cabe a mim, mesmo distante, orientar o torcedor comum que não entende como funciona a política dentro do clube e também para que possam entender o porque culpamos tanto a diretoria. Agora, cabe a torcida continuar se associando ao Palmeiras e engrossar o caldo com ideais progressistas. Uma hora eles irão ceder. A barragem para o progresso irá ruir e então teremos um Palmeiras grande novamente.

Para aqueles que gostam do twitter: @M_Obeidi ; lá eu sempre aviso as novidades daqui e comento especulações de contratações.

Nenhum comentário: