segunda-feira, 19 de setembro de 2011

PÓS NIVER

Por ser meu aniversário nesse ultimo domingo e por conta das enchentes sofridas em SC e o pior, em minha casa, acabei não assistindo o jogo do Palmeiras contra o Avaí. Como detesto e abomino quem comenta resultado sem nem ter visto o jogo, não irei comentar sobre tal partida. Me reservo ao direito de falar da “farra do boi” que será a próxima copa do mundo e de como nós brasileiros iremos ser afetados por ela. Agradeço a minha irmã e meu cunhado que me agraciaram com uma bela feijoada e com o livro (Jogo Sujo – O mundo secreto da FIFA: Compra de votos e escândalo de ingressos) do autor inglês Andrew Jennings. Eu já estava de olho nesse livro e eles acertaram na escolha. Agradeço também aos amigos que me trouxeram canecas do Verdão, nem preciso dizer o quanto gosto de ganhar coisas relativas ao Palmeiras.

OS MIL DIAS

Faltam um pouco menos de mil dias para a Copa do Mundo, 997 para ser mais chato e exato. Quando esses dois anos e poucos meses chegarem, a população estará em festa, esqueceremos todas as obras superfaturadas, as verbas publicas, as cidades escolhidas... O que importa são os convocados, por que o fulano e não sicrano? Será a festa do futebol como sempre acontece a cada quatro anos. As emissoras de tv com intervenções ao vivo, musicas próprias, shows de artistas famosos, anônimos ficando famosos fazendo micagem por 5 minutos de fama, um belo carnaval... Que venha o trio elétrico. Poucos se lembrarão das exigências absurdas da FIFA, gramados rebaixados, atrasos em obras, greves dos operários, elefantes branco... Será a festa do futebol, do tal país do futebol. Será Neymar o melhor do mundo? Quem tem o penteado mais bonito? Qual será a “vuvuzela” da vez? E quem será “Larissa Riquelme” desta copa? Sim, será um mês de festa e bola rolando, belas jogadas, gols de placa e muita, mas muita festa mesmo. Turistas do mundo inteiro visitarão o país tropical, querem conhecer as nossas belezas naturais, desfrutar de nossas maravilhas e se deliciar com o esporte mais praticado no mundo. Mas a Copa tem data para acabar e com ela os turistas irão embora, assim como os cartolas capitaneados por Sepp Blatter. Mas antes de partir deixarão um legado, entre ele despesas publicas enormes e muito distante das necessidades do nosso povo. Ou você acha que a zona leste de São Paulo necessita mais de um estádio do que de creches e hospitais? Se Brasília ao ser construída demorou mais de 50 anos para ser paga, imaginem os tais estádios.

MAIS UMA DA DIRETORIA

Não é novidade para aqueles que acompanham os bastidores do Palmeiras que as coisas estão sendo “ajeitadas” de modo que a Poá Textil, (empresa de confecção), torne-se responsável pelos produtos licenciados do clube. Segundo o blog do Paulinho, comissões estariam sendo prometidas para muita gente no Parque Antártica. Pratica meio que comum em 99% dos clubes no Brasil. Porém, para não ficar uma coisa muito “na cara”, os dirigentes do clube querem apresentar 3 propostas e “escolher a melhor”. As três empresas seriam a tal Poá Textil, a SPR e a Meltex. Até ai tudo normal, se apresenta três propostas e a melhor delas garante o direito de confeccionar produtos oficiais. Na teoria muito bom, só que o dono da SPR é o mesmo da Poá Textil e a Meltex, (localizada no bairro do Brás), também realiza negócios em conjunto com ambas as empresas. Ou seja, concorrência claramente manipulada, em que os vencedores sempre pertencerão ao mesmo grupo. Quem ganha com isso? Empresários e dirigentes. Quem perde? Como sempre o Palmeiras.

2 comentários:

Matheus Obeidi, disse...

17318

Andreas Peter Von Stockermann disse...

é um ótimo livro Salim, eu tbm o tenho, ele chega a ser complicado em alguns capitulos pra quem não conhece o mundo da fifa, sãomuitos nomes e muitas falcatruas, mas deixa uma coisa bem clara, os homens que dirigem o futebol mundial não estão nem um pouco interessados no mesmo, em muitos casos não o praticaram nem nas aulas de educação fisica do colégio.

tbm tenho o meu exemplar: http://twitpic.com/6ne78u