sexta-feira, 16 de outubro de 2009

CABEÇA DE CHAVE


É um termo, uma expressão, que utilizamos no futebol. Mas o que vem a ser “cabeça de chave”? Simples, imaginem uma copa do mundo aonde um grupo tem Brasil, Itália, França e Alemanha e no outro grupo Honduras, Costa Rica, Angola e China. Não teria o menor sentido um grupo tão forte e outro tão fraco. Para deixar o espetáculo ainda mais bonito foi criado o “cabeça de chave” para que não houvesse confrontos de grandes seleções na primeira fase do torneio. Mas quem são estes cabeças de chave? Qual o critério de escolha? Na Copa do Mundo o critério é simples, o “cabeça de chave” deverá ter ganhado ao menos uma edição de Copa do Mundo e ainda assim ter uma seleção forte. Como exemplos têm: Argentina, Alemanha, França, Brasil, Itália, Inglaterra... Mas porque falar deste tema? Oras, mais simples ainda. Está chegando a fase final do Brasilerão no qual se define quem irá disputar a Libertadores, (principal torneio das Américas), e fica a pergunta. Quem serão os cabeças de chaves? Pela lógica seriam os clubes que já ganharam ao menos uma edição do torneio e tem o costume de disputá-lo. Seria... Mas não é. O critério é não ter critério. Ontem recebi a noticia que o Curintia será cabeça de chave, clube este que nunca sequer chegou a uma final de Libertadores, a informação é da própria Conmebol, (a CBF Sul Americana). Mas podem dizer “Ah, ele ganhou a Copa do Brasil é por isso”. Não, não é. O Sport também ganhou a Copa do Brasil e não foi cabeça de chave. Alias a falta de critério é tanta que no ano de 2009, caiu no mesmo grupo o então atual campeão, (LDU), o campeão da Copa do Brasil, (Sport) e o Palmeiras que já foi campeão da Libertadores. Tanto que a LDU que era atual campeão não passou para a segunda fase e ainda tivemos times mexicanos que foram obrigados a deixar o torneio devido a gripe A, (H1N1). Pura politicagem. Em 2010, tudo indica que a Libertadores seja ainda mais difícil. Tudo porque o Chivas e o San Luis, ambos mexicanos, entrarão no torneio nas oitavas de final, maneira de compensar a burrada de 2009. A tendência é que se classifiquem na primeira fase todos os primeiros de seus grupos e os seis melhores segundos colocados de cada chave, os dois piores segundos serão eliminados.

COMPROMETIMENTO

Ontem antes de chegar ao Palmeiras o meia Diego Souza deu este depoimento: “Quero voltar para o ''meu'' Palmeiras e fazer o possível e o impossível para brigar por este título. Sei das dificuldades, mas conseguimos manter uma vantagem importante e agora quero retornar com ainda mais vontade para ajudar meus companheiros”, disse o camisa 7. É bom ver jogadores falando assim, mostram que estão comprometidos com o título e que diferente de outros times, nós não somos cavalos paraguaios.

CBF

Circo Brasileiro Festivo, este deveria ser o significado. As vezes eu me pergunto o porquê de se fazer jogos em locais que não se tem a menor condição. Nada contra a capital sul-mato-grossense, pelo contrário gostaria de conhecer Campo Grande. Só que todos os políticos sabem o peso que tem o produto futebol. Eles sabem da paixão do brasileiro, pois só um apaixonado paga quase 200 reais em uma camiseta e ainda fica feliz com isso. Cortaram a cidade como sede na Copa de 2014, mas é uma capital, porque não colocar vários jogos importantes lá para ficar bem com o governador e a população local? Até mesmo a Marta foi jogar lá com o time feminino do Santos. Curintia então, time de massa e povão, jogou mais vezes lá este ano do que no Morumbi. Acontece que este último jogo da seleção do Dunga foi a bagunça do inicio ao fim e o povo que mora próximo ao “Morenão” não pode ir. Alem de não poder ir ainda teve de aguentar a sujeira e a falta de organização. Transito caótico, preços abusivos dentro do estádio, cambistas agindo livremente, deficientes sendo desrespeitados, Vip´s cada vez mais Vip´s. Quem não tinha dinheiro aproveitou para ver o treino no 1° dia. No segundo dia, fechado. Empura-empurra, choro, confusão. Treino com portões fechados para um jogo que não valia nada? Ta escondendo o que de quem? Sempre mais do mesmo. Se um jogo de Libertadores não pode ocorrer em um estádio com capacidade menor de 25 mil pessoas, porque uma partida valida pelas eliminatórias pode ser em um estádio, (que mais parece uma boate sem iluminação alguma), com menos de 20 mil pessoas? Porque a festa é na sua casa e você não pode participar dela? Isso foi uma amostra grátis do que será a Copa do Mundo aqui. Ela acontecer no Brasil ou na Ucrânia, para mim vai dar no mesmo eu não irei de todas as maneiras mesmo.

PALESTRA TOUR

O Palmeiras apresentará em uma semana o Palestra Tour. Trata-se do programa de recepção e visitação de torcedores, em especial o estádio e a sala de troféus. Várias instalações estão sendo remodeladas, com imagens dos ídolos, para tornar a experiência mais impactante antes mesmo da nova arena. Demorou em ter este tipo de ação. A idéia é valida a todos os clubes do Brasil, TODOS sem exceção deveriam ter um tour pelo estádio, (salvo aqueles que não tem estádio).

Por hoje é só, tenho tema para escrever mais uns 3 blogs. Amanha escreverei sobre como funciona a fantástica formula proposta pela Globo e relembrarei um fantástico Palmeiras e Flamengo no qual consagrou o Gaúcho. Duvidas e sugestões...

Nenhum comentário: