sábado, 3 de outubro de 2009

OLÍMPIADAS NO RJ



O que era tão esperado foi anunciado ontem de manha. Rio de Janeiro será a sede das olimpíadas de 2016. Parabéns ao Brasil. Mas como assim parabéns? O blog não era contra? O blog não é contra as olimpíadas é contra qualquer evento esportivo de grande porte no Brasil. Diferente do presidente Lula eu não acho que merecemos receber tal evento. Não temos uma política esportiva nesse país. O investimento no esporte é baixíssimo para não se dizer nulo. Se campeões como Jade Barbosa e Diego Hypolito tem de mendigar e vender camisetas para fazer tratamento médico, quem dirá os atletas que não tem tanto renome. É injusto um país que mal investe em esporte receber um evento magnífico como é as olimpíadas. Vamos receber estas olimpíadas porque ninguém quis. O próprio Lula disse isso ainda dentro do COI, afirmou que os outros paises vieram “cumprir tabela”. Eu espero e torço de verdade que estas olimpíadas sirvam para melhorar o Brasil. Que o Rio de Janeiro volte a ser a “Cidade Maravilhosa” e não a faixa de Gaza brasileira. Que o investimento que for feito lá seja de bom proveito para a população local e não um evento para burguesia. Menos de um dia após o anuncio já me aborreci com uma notícia, descobri que o Morumbi (SP) será sede das competições futebolísticas. Diferente de Copa do Mundo, as olimpíadas se caracterizam por ser em uma cidade e até entenderia de utilizar instalações de outra cidade se na cidade sede não tivéssemos condições. Mas ai volto a indagar vocês, para que foi construído o Engenhão? E a reforma no Maracanã? Em menos de 24 horas do anuncio já demos um passo para trás. Dinheiro jogado pelo ralo e o desvio de verbas só me deixam mais orgulhoso. E viva o Brasil!!!

FALA MURICY

Não sou só eu quem reclama das olimpíadas no Brasil. O técnico Muricy Ramalho também esboçou a sua opinião: “A gente percebe que se melhora muita coisa, o transporte, a segurança. Mas fico preocupado com o que se vai gastar e sobre quem vai pagar essa conta. É preciso investigar”. A organização das Olimpíadas promete mexer com os cofres brasileiros. De acordo com estimativas do comitê do evento (Co-Rio), os gastos devem superar a marca de R$ 28 bilhões. “O problema é que sempre alguém tem privilégio, alguém ganha, o povo não pode pagar mais. Não precisa ter Olimpíadas ou Copa do Mundo para melhorar segurança, saúde, a gente paga impostos para isso”, emendou. E ainda criticou o legado deixado pelos Jogos Pan-americanos de dois anos atrás. “Falaram que ficaria uma herança para o esporte e a população, mas as coisas estão largadas”, disparou Muricy.

TORCIDA

Será que terei de aguentar o famoso: “Ah sou brasileiro com muito orgulho...” ou o criativo: “Lê, lê, leô.... Brasil”? Poderiam os governantes pedir aos nossos poucos compositores criarem algo mais “moderno”?

TORCIDA II

Fui informado que a direção do Palmeiras reuniu-se com os blogueiros da capital somados aos dirigentes de torcidas e mais alguns influentes para criar cânticos que sejam entoados por todos os torcedores, sejam eles organizados ou não, de torcida A, B ou C. Com isso aproxima mais todos os palmeirenses preenchendo a enorme lacuna que existe hoje, (diretoria/ torcedor/ organizadas).

Hoje me dediquei mais a escrever sobre a política esportiva deste país, se é que ela existe, e deixarei para escrever mais sobre o jogo na segunda-feira. Acredito eu que durante a semana játenha escrito quase tudo, para quem não conferiu dei até a possível escalação ontem. Sugestões?

Nenhum comentário: