sábado, 17 de outubro de 2009

GÁUCHO


Em partida decisiva válida pelo Campeonato Brasileiro de 1988 contra o Flamengo, Gaúcho se viu obrigado a substituir o goleiro Zetti que havia quebrado a perna numa dividida com Bebeto. Já havíamos queimado as substituições, estávamos ganhando. Com uma vitória parcial de 1 a 0 nos classificaríamos para a próxima fase, no entanto, um gol do mesmo Bebeto em cima de Gaúcho, encaminhou a partida para a disputa de pênaltis inusitada, com o ex-atacante atuando de goleiro. O que parecia favas contadas, Palmeiras irá perder, atacante no lugar do goleiro?, No entanto não se concretizou desta forma. Surpreendentemente, Gaúcho pegou dois pênaltis chutados pelos tetracampeões mundiais Aldair e Zinho, converteu um em cima do goleiro rubro-negro Zé Carlos e garantiu a vitória do Palmeiras em cima do Flamengo. Antes de ir a disputa de pênaltis ele avisou o então repórter Marcelo Resende que iria defender. É bem verdade que Gaúcho não conquistou nenhum título pelo Palmeiras, contudo, foi defendendo o Verdão que ele escreveu seu nome nos anais do futebol. Gaúcho começou no Flamengo e rodou o Brasil, Grêmio, Santo André, depois veio para o Palmeiras, anos depois rodou mais alguns clubes no Japão, Itália, voltou para o Brasil e foi campeão brasileiro pelo Flamengo, mas ficou marcado mesmo por este jogo. Não poderia ser diferente. Eu tenho uma camisa do Palmeiras com a mesma 9 que o Gaúcho usava Patrocínio da Agip.

A NOVA FÓRMULA

Lendo o Blog do Juca Kfouri me deparei com a nova fórmula proposta pela Globo. A fórmula que a Globo Esporte quer para o Campeonato Brasileiro é a seguinte: Torneio em pontos corridos, em dois turnos, todos contra todos. Os três primeiros garantem vagas na Libertadores. Para se apurar o campeão, no entanto, um mata-mata entre os oito primeiros, ou seja, jogos a cada 2 ou 3 dias. Caso um dos três primeiros da fase dos pontos corridos ganhe o título, o quarto fica com a outra vaga da Libertadores. Caso o campeão venha a ser o quinto, o sexto, o sétimo ou o oitavo, este fica com a vaga. A fórmula acima já conta com o apoio de cartolas influentes do Clube dos 13. Talvez, os mesmos dirigentes que pediram o adiantamento das cotas de 2010 da Globo para cobrir os rombos financeiros que não conseguem administrar. Mas enfim: Você concorda com a mudança no Brasileirão? Você acha justo a emissora de TV, detentora dos direitos de transmissão, intrometer-se na fórmula de disputa dos Campeonatos? Se o produto “Campeonato Brasileiro” é ruim e não dá lucro, porque a TV o compra? E mais, cadê as outras emissoras que se dizem tão grandes quanto, a caminha da liderança e etc, nesta briga? E o Lula? Que antes de ser eleito disse que a Globo não mandaria no futebol.

CBF X GLOBO

Se no tópico acima o blogueiro se mostra indignado, neste ele vê uma luz no fim do túnel. Parece que o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, ganhou moral com a Copa do Mundo 2014 e com as Olimpíadas de 2016. Em entrevista na sede da CBF, na quinta-feira, o dirigente deixou clara a intenção de antecipar para as 20 horas o início de jogos de meio de semana do Campeonato Brasileiro de 2010. Atualmente, em geral, partidas de maior importância começam às 21h50, nas quartas-feiras, para agradar à emissora, pois assim não altera a sua grade de novelas. “Como presidente da CBF não posso só ficar preocupado com índice (de audiência) de TV. Tenho de ficar preocupado com o torcedor no estádio também. Não adianta fazer jogo com estádio vazio”. Ele ainda disse ser favorável a adaptação do calendário brasileiro ao europeu e a manutenção dos pontos corridos. A relação da CBF com a emissora vive momento de crise. Ambos os lados negociam a renovação do contrato para a transmissão dos jogos da seleção e uma das hipóteses que a Agência Estado apurou é a de que a CBF faça acordos pontuais, ou seja, um jogo por vez. A Rede Globo, por meio de sua assessoria, informou que vai seguir a decisão da CBF. A emissora também se limitou a adiantar que estudará a sugestão de adaptação do futebol local ao calendário europeu. É briga de cachorro grande, eles que são brancos que se entendam. Espero que ganhe esta batalha o torcedor.

CONTRA O FLAMENGO

Não tem muito que escrever desta partida, será um jogo apertado e eu espero um bom futebol dos dois lados. Acredito no 3 x 1 e uma arrancada para o título nacional. Mais de 23 mil ingressos já foram vendidos e a massa alviverde deve empurrar o time os 90 minutos. Diego Souza neles...

Por hoje é isso, vou deixar para escrever mais da partida amanha. A gambazada também anda dizendo por ai que está “engasgada” com a gente. Não ganham tem 3 anos dá nisso, só para lembrar que quem vai com muita sede ao pote engasga denovo. Mas, eu não tenho de me preocupar com gambá agora. Temos o Flamengo no domingo.

Nenhum comentário: