terça-feira, 27 de outubro de 2009

FILME DO PIBE


Pegando carona no blog de Ale Salvador, escrevi sobre o filme do Maradona. Se você ainda tem algum preconceito com relação a Diego Armando Maradona, vá ver o filme Maradona, de Emir Kusturica, (em exibição na 33ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo) que irá entrar em cartaz no dia 20 de Novembro, eu não assisti o filme e nem poderei vê-lo. Tentarei baixar na net ou quem sabe alguém da uma volta pela 25 e ache ele por lá. Nesta obra, o cineasta bósnio tenta entender uma das personalidades mais importantes da Argentina e que tem a capacidade de ir do céu ao inferno em instantes. Maradona, homem e mito caminham perfeitamente juntos, estranho, mas no caso dele não é impossível. “O tigre sabe seu lugar. Quando cruzava a linha de cal, quem mandava era eu”, disse Maradona. O Pibe sabe que seu dom, (divino ou não), se restringia às quatro linhas. Fora do campo, sua vida caminhava mais próxima da bestialidade do que da divindade. As dezenas de lances geniais exibidas durante o documentário contrastam com os depoimentos de suas experiências com as drogas. A consciência com que Diego reconhece seus erros, como por exemplo, dos momentos que perdeu para a cocaína, desfaz aquela toda a imagem arrogante que ele adora exibir. Mostra um homem que foi fraco e se entregou as drogas. “Existe um monte de coisas das quais sinto uma culpa terrível, dentro de mim. Podem falar que estou bem, que estou melhor ou que estou melhor que antes. Mas isto não está dentro de mim. Eu sei a culpa que tenho, e isso não posso mudar.” Disse o Pibe. “Emir, sabe que jogador eu teria sido sem a cocaína? Que jogador nós perdemos! O que me amarga a boca é que eu poderia ter sido mais do que sou. Te garanto.” Confidencia ao produtor. Vemos um Diego Descontraído, que passeou de vidros abertos pelas ruas de Belgrado, cidade onde vive o cineasta, cumprimentando a qualquer um que passasse pela rua. Também é exibido um Diego Deslumbrado, com o fanatismo de seus fãs em Nápoles. Outro Diego, o Destemido, fala com orgulho de quando recusou receber prêmio nos EUA para passar uma semana com Fidel Castro. De quando “roubou a carteira” dos ingleses ao fazer um gol com a mão, e dar aos argentinos o troco pela derrota na Guerra das Malvinas. “Se Jesus tropeçou, por que ele não haveria de tropeçar?”, diz a música feita em sua homenagem (da banda The Jandders, e cantada por Diego no trecho abaixo do documentário). Exageros a parte, Diego tem o direito de errar e de se redimir. E nós, brasileiros, temos que nos dar o direito de ouvir o que El Diez tem a dizer. Espero poder assistir este filme e trazer a vocês realmente o que vi e não o que li. La pelota no se mancha. Claro que não, Diego…

CHATO

Quando eu reclamo da imprensa. Que eu digo que eles exageram em alguns comentários não é porque eu quero que digam que só o Palmeiras é favorito. Existem sim 5 times na luta pelo título, mas o Palmeiras também está nesta luta tem 17 rodadas que é líder. O Flamengo vem em uma crescente surpreendente, o São Paulo tem fama de quem chega, O Galo já liderou e está ali querendo beliscar, o Inter tinha o melhor elenco do Brasil, mas o Palmeiras é líder e tem um ótimo elenco oras. Só peço que o tratamento seja igual e que é normal um torcedor secar um time que é líder, mesmo que ele torça pelo Avaí que não tem pretensões, mas o Cléber Machado, Luciano do Vale secar ai é demais.

PONTOS CORRIDOS

Mais chato que eu talvez seja o colunista da ESPN Roberto Porto. O mesmo defende extinguir os pontos corridos, pois os clubes gastam muito dinheiro em passagens aéreas, hotéis e etc. Que na Europa o trem funciona bem por isso o modelo de pontos corridos é bom. Que o corte destes gastos fariam com que segurássemos nossos craques. Bem Sr. Roberto, acredito que o senhor não me leia, mas mesmo assim te darei minha resposta. Primeiro que os craques não ficam aqui porque não querem. São seduzidos por salários astronômicos e preferem ir embora. Segundo que os jogadores de Série A ganham e muito bem. Ou o senhor acredita que o Baiano com a bolinha que ele jogava um salário de 80 mil reais é pouco? Que brasileiro ganha hoje um salário do Ronaldo, por exemplo, 1 milhão de reais? Só empresários mega sucedidos e donos de seus negócios, assalariados nenhum. Terceiro que estas viagens alem de N benefícios, movimentam a economia no país tanto para as empresas aéreas, como a rede hoteleira, restaurante, bares e etc, barateando inda mais o custo para nós brasileiros comuns. A volta ao sistema mata-mata é um retrocesso enorme. Para o futebol e para o país.

Até que enfim o Dunga teve bom senso e não convocou os jogadores que atuam no Brasil. Isso atrapalharia e muito os clubes na reta final do campeonato. Por hoje é só escrevi tarde. Quero só dar um “olá” para as meninas que me lêem e para as meninas que me lêem só para encher aquelas que me lêem de verdade (risos). Dicas, dúvidas e sugestões?

Um comentário:

"As Meninas" disse...

Kkkkkkkk....Salim, um "olá" pra vc tb! Saiba q vc é nosso herói! Aprendemos muito com vc, escreva sempre. E saiba que somos todas sérias, assim como aquela sua leitora...hehehehe

Beijos!!!!!!!