terça-feira, 24 de novembro de 2009

MESTRE É MESTRE


O Palmeiras enfrenta no próximo domingo o Galo de Minas. Time este que já liderou e eu disse aqui que nem para a Libertadores eles iriam. Espero que isso se confirme e que busquemos a vaga e quem sabe sonhar com o titulo na ultima partida. Aproveitar para mandar “Um Salve” para os meus camaradas da Galoucura. Vocês serão bem vindos no Palestra. “União Sinistra que ninguém segura: Mancha Verde e Galoucura”. Hoje o texto um pouco mais longo e uma foto memorável: Eu, Divino e Marcelo. Mancha Verde seu Ademir... Eh Nois !!!

PONTOS CHATOS E CORRIDOS

Pontos corridos é uma formula bem chata mesmo. Não tem nenhuma emoção. Já sabemos quem é o campeão há 10 rodadas, os que caíram há 15 e os da Libertadores há 12. Só um idiota para achar que a melhor formula seria um mata-mata. Uma combinação de resultados não muito impossível de ocorrer, deixaria todos com 62 pontos na ultima rodada. Basta o São Paulo perder do Goiás, no Serra Dourada (Algo até normal); o Flamengo empatar com o Corinthians, no Brinco de Ouro (Se empatou com o Goiás em casa, porque não?); o Inter ganhar do Sport, na Ilha do Retiro (o Sport já caiu mesmo e o Inter está embalado); e para finalizar o Palmeiras ganhar do Galo, no Palestra Itália (Quase obrigação); São 4 jogos bem possíveis de ocorrer e teremos um final de semana de maluco. Isso que eu nem falei dos que estão para cair.

ORIGEM DO GANDULA

Este blog desde o inicio sempre quis informar e trazer coisas diferentes. Pegando carona no blog do Juca Kfouri, (que possivelmente não tinha nada melhor para escrever e escreveu apenas 5 linhas da origem da expressão “Gandula”), irei contar de onde surgiu este nome. Todos sabemos o que um gandula no futebol. Ele é responsável em buscar as bolas e as repor o mais rapidamente (?) possível em jogo. Os gandulas são personagens folclóricos do futebol. Muitas vezes aparecem e desaparecem conforme a conveniência para o time da casa e em alguns casos chegam a participar da partida de forma mais incisiva e ilegal. A história registra casos em que os “apanha-bolas”, como são chamados em Portugal, impediram gols entrando em campo, fizeram gols e até mesmo agrediram jogadores. A origem do nome é antiga e um tanto quanto curiosa, em 1939, O Vasco da Gama, trouxe da Argentina um atacante chamado Bernardo Gandulla. Ele nunca se adaptou ao modo de jogar do time e não chegou a ser escalado. Dizem que seu futebol era muito fraco também. Tentando mostrar utilidade para o grupo, Gandula corria atrás da bola para devolvê-la, quando ela saía do campo. Uma nobre característica sua era buscar as bolas não apenas para seu time como também para o adversário, demonstrando uma das primeiras e mais bonitas manifestações do fair play. Sua atitude ganhou a simpatia da torcida e após seu retorno para a Argentina, seu nome passou a ser referência para os que apanham as bolas que saem do campo. O blogueiro acredita que deveria ter uma “escolinha” de gandulas nos clubes, com idades de 12 a 15 anos, caso o gandula da casa faça as suas trapalhadas o clube deveria ser punido. Ou porque não as federações estaduais administrarem os cursos?

DEPARTAMENTO MÉDICO

As chances são pequenas, mas elas existem. Tanto o Cleiton Xavier quanto o Mauricio Ramos podem atuar no próximo sábado contra o Atlético-MG. A ordem no Palmeiras é não se empolgar com o assunto. “O mais prudente seria aguardar até o termino da semana. O Cleiton tem mostrado uma situação mais favorável, treinou com bola sem dor, enquanto Maurício sentiu semana passada dores do outro lado da operação, o que fez com que ele tivesse que diminuir o trabalho. Acho que o Cleiton durante a semana terá mais confiança e a preparação física vai dar uma carga. Ele precisa treinar com o grupo e se sentir confortável. Para o Maurício, acho que o prazo está muito curto”, disse o médico Otávio de Vilhena. As duas peças que precisamos muito neste momento, ainda mais que estamos sem o Mauricio Wando e teremos que ir de Marcão na zaga.

CURTINHAS


Pelo colunista de Tijucas, meu amigo, Léo Nunes: “O Palmeiras veio jogar o Brasileirão em ritmo de festa junina... "Olha o títulooo... é mentiraaa!"...”

Sugismundo Freud: “O importante não é saber, mas ter o telefone de quem sabe”.

E o apoio ao para desporto continua: Você sabia que o Urece/América, time carioca, conquistou o primeiro Mundial de futebol para mulheres cegas, em Marburg, na Alemanha? Até ontem, nem eu.

Do torcedor na rua: “O torcedor do Fluminense anda mais feliz do que gordo quando consegue vestir uma camiseta”.

Quanta bobagem: Torcedores que compraram pacote da Copa de 2010 lamentam que a disputa seja no inverno. O livro dos recordes adotou Joanesburgo como a cidade com maior número de mulheres de biquíni desfilando juntas: 1.690.

Dicas, sugestões, pitacos, palpites?

Nenhum comentário: