domingo, 15 de novembro de 2009

PURO ÊXTASE


Ano passado eu já havia ido ao encontro dos palmeirenses em Brusque. Mas nada se compara ao que vivi este ano. Começa que este ano eu já tinha certa experiência e sabia como que ocorre a festa e etc. As estruturas show de bola melhoraram e muito a comida, seguranças, vagas de estacionamento e etc... Ano passado eu não havia encarado a carreata. Este ano fui eu, Fabrício e Marcelo. Confesso a vocês que vale a pena ver um bando de palmeirenses abalando a cidade, o clima já esquenta, tudo melhora. Você olhar para frente e ver que tem muita gente, olha para trás e vê que tem mais ainda. Tudo em um mesmo ideal. Chegando ao sitio onde foi o evento, encontro amigos e estes amigos estão sentados na mesa ao lado de Ademir da Guia, Leivinha e César Maluco. Sabe aqueles papos de saudosistas, que relembram datas e conquistas? Bem, eu tive estes papos com eles por horas. Conversamos sobre o que acontece com o Palmeiras hoje e sobre o futuro do Verdão. Foi um dia bonito, quente. O sitio é lindo, tem lagoas e vários animais. Durante o evento teve rifas e gastei alguns reais, principalmente quando o prêmio era a camisa 12 do Marcos, com dedicatória e autógrafo. Tenho de parabenizar os organizadores. Estão de parabéns pelo cuidado com detalhes, com a organização, decoração, narrações e vídeos de vários anos do Palmeiras. E enquanto a festa rolava o meu papo com eles ia crescendo. Em um destes papos, César Maluco confessou a mim que será candidato a presidente do Palmeiras daqui a 4 anos, falamos também da política do clube e concordamos que o voto deve ser aberto a todo associado. Com o Leivinha conversei mais sobre a sua carreira, ele me contou detalhes de quando foi vendido ao Atlético de Madrid ainda dentro do avião na volta para o Brasil depois da Copa de 74. Com o Ademir da Guia o papo variou desde a vinda dele ao Palmeiras até sobre a sua candidatura a Deputado Estadual pelo PPS em 2010. Indaguei qual zagueiro mais difícil de enfrentar e ele disse que este não existiu. O Divino não via tantas dificuldades assim de encarar a zaga adversária. Já o melhor zagueiro que ele jogou junto foi o Luis Pereira. Alias o Leivinha disse o mesmo dando crédito ao melhor zagueiro que enfrentou ao ex-são paulino Roberto Dias. Pena que o Luis Pereira hoje reside na Espanha, trazer ele a um encontro deste seria muito difícil, mesmo assim fiz um pedido para que da próxima vez o Leivinha trouxesse o Dudu. Continuamos conversando sobre futebol e claro, o Palmeiras. As suas preferências de adversários, times e etc. Mas isso tudo eu vou contar a vocês aos poucos. Quero apenas dizer que quem não foi a um evento deste, perdeu e muito. Tive um dia muito prazeroso e único. Impagável. Tirei muitas fotos, muitos autógrafos e pedidos. Inclusive tirei fotos com todos eles. Punhos cruzados, dedos levantados.

SELEÇÃO DO DUNGA

Não irei comentar esta partida porque não assisti. Aposto que foi uma “pelada” de luxo. Duas seleções campeãs mundiais jogando num país que eu nem sei se existe de verdade. Apesar do alto investimento no futebol a procura da população pelo esporte bretão é pífia. Quem gosta? Os xeiques. É o brinquedinho de adulto deles. Acredito que não perdi nada deixando de ver esta partida.

A BOLA DA VEZ

Já que o assunto é o Catar, ou, Qatar... “Ah tanto faz, vai te catar... (piadinha péssima)”. Hoje enquanto a maioria dos paises brigam para serem sede da Copa do Mundo em 2018. O Catar busca sediar o evento em 2022. Pontos positivos para que isso ocorra: A Copa nunca foi para um país árabe ou muçulmano. Dinheiro e infra-estrutura não são problema. Ponto negativo: o Catar não joga nada e da população de 1,5 milhão de pessoas nem 500 mil são catarianos. Mas eles têm um plano já em andamento. Por isso o ASPIRE, (O COB do Catar), percorre o mundo para trazer atletas de outros países. No caso do futebol, competições e peneiras são organizadas em mais de 800 lugares, principalmente na África, mas curiosamente também no Paraguai. Trouxeram da África os melhores talentos adolescentes que encontraram, a maioria com apenas 13 anos de idade. Vão cuidar deles, dando moradia, alimentação e educação. Em troca, “eventualmente” estes meninos serão naturalizados para transformar a seleção de futebol em um “dream team”. Vão tornar os Africanos em Catarianos. Na Copa do Mundo de 2022, estes meninos estarão com 26 anos de idade, o auge de um atleta profissional. A FIFA já está analisando as regras de naturalização levando em conta a atitude de países como o Catar. O assunto é complexo. Eticamente muito questionável, mas tem gente argumentando que estão fazendo um trabalho social dando oportunidade aos meninos africanos. Isso já é outro debate.

Postada de domingo, tem de ser mais “devagar”. Segunda, prometo a vocês que escrevo mais. A foto foi escolhida depois de lembrar de uma conversa do Fabrício com o Divino, no qual lembravam da caneta do Ademir da Guia no camisa 10 do Santos. Um “neguinho” pouco conhecido, acho que era Pelé o nome dele. Dicas, dúvidas e sugestões?

Um comentário:

Josefa disse...

Bom dia...parabéns pelo teu comentário, realmente foi uma festa e tanto melhor q a do ano passado...ver e conversar com Ademir da Guia...foi um luxo! - Sugestão para o proximo ano tem vários, Evair, cesar sampaio, dudu, jorginho, edmundo por que não???? Abraço