domingo, 18 de dezembro de 2011

4x0 FORA O BAILE

É tão fácil e ao mesmo tempo tão difícil descrever a partida. Ataque contra defesa? Davi e Golias, tendo o Golias como vitorioso? Homens vs Meninos? A realidade é que hoje o Barcelona é um time quase imbatível, o seu modo de jogar é algo totalmente diferente de tudo. Os jogadores só tem posições demarcadas na hora da escalação, pois ao iniciar a partida jogam soltos. Quem assistiu ao jogo pode ver que o Messi desde marcador até artilheiro foi, Daniel Alves ora lateral, ora meio campo, até mesmo atacante desempenhou bem o papel. Com a contusão do Vila, Thiago Alcantara foi escolhido para ser titular e nem sentimos a falta do atacante, foi substituído pelo Pedro e o mesmo deu conta do recado como se tivessem ainda 11 titulares. Este time do Barcelona é fantástico. Quem puder ver, assista-o sempre. A partida em si, vimos o Barcelona sendo o mesmo de sempre e o Santos sendo um time que se “apequinou” demais. Assistiu os melhores do mundo jogarem e atacaram pouquíssimas vezes. O resultado não poderia ser outro, 4x0 fora o baile. Duas bolas na trave ainda deram um tempero a mais na partida. Não irei dizer que a defesa do Santos falhou, pois culpar Durval e Edu Dracena de não parar Messi e Cia é até um pecado. Tão pouco irei citar um possível duelo Neymar x Messi, pois há e muita diferença entre os dois. Mesmo assim tenho de parabenizar o Santos, pois chegou aonde chegou por méritos próprios, ninguém deu uma vaga para eles disputarem o mundial. Com competência a conquistaram. Jogaram de forma limpa, mesmo perdendo de um placar elástico não foram desleais. Ahhh como é bom acordar em um domingo ensolarado e ainda poder assistir a tudo isso.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

FLUXOGRAMA NOVAMENTE

Todo ano, nessa mesma época, eu escrevo a mesma coisa. Calma. Existe muita especulação, muita informação desinformada, muitos pseudos jornalistas que querem dizer que foram o primeiro a noticiar a contratação e por ai vai. Inventam, criam e tem enorme criatividade. Alguns deles colocam 6, 7 atacantes no mesmo time. Só o Palmeiras já contratou: Nilmar, Taison, Giuliano, Wiliam Batoré, Marcelo Moreno, Ciro, Obina... Fora os atacantes que já temos. É de dar risada. E os salários então? 300, 400, 600 mil para cada jogador. Todos os dias meu twitter, MSN, Orkut e até nas ruas recebo perguntas: Quem vem? Quem está acertado? Não me importo de que vocês perguntem, acho normal, é até uma maneira de interagirmos, só peço que não acreditem em tudo que lêem, muita gente escreve as coisas apenas para ganhar destaque. Jornalista de twitter não tem compromisso com a verdade, aquilo não é o trabalho deles, muitos não dizem nem mesmo o seu nome. Hoje em dia as informações são tão rápidas e voláteis que nem importa mais quem foi o primeiro ou o segundo a dar a noticia, creio que o mais importante é aquele que sempre repassa noticias verdadeiras. Um bom escritor deve ler muito e analisar tudo aquilo que lê para depois escrever sobre qualquer assunto. Estou cansado de ouvir que o Palmeiras vai contratar não sei quem, que irá trazer não sei quem lá e ver estes jogadores irem parar em outros clubes. Então assim, todas as vezes que você pensar em sair divulgando a contratação de alguém, venha até aqui e leia este fluxograma que postei aqui mesmo nesse blog em 18 de maio de 2010 e peguei do Verdazzo. Simples, fácil e de ótima ajuda.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

AGNALDO

Ao ler esta singela homenagem a Agnaldo muitos iriam me perguntar: Porque escrever sobre ele e não sobre tantos outros craques? Calma, irei responder, assim já adianto a resposta em forma de texto. Agnaldo nunca foi um craque, tampouco era idolatrado pela torcida do Palmeiras, mas não me lembro uma só vez que tenha me feito passar raiva. Sempre honrou o manto em todas as partidas. Zagueiro de muito vigor físico se destacou pela raça e simplicidade nas jogadas, catarinense, foi revelado pelo Figueirense, teve boas passagens no Vitória e Grêmio, mas foi no Palmeiras que conquistou mais títulos. Por aqui foram: Copa do Brasil: 98; Mercosul: 98; Libertadores da América: 99; Rio-São Paulo: 2000; Copa dos Campeões: 2000. Era um jogador de grupo não vou mentir e dizer que tinha grandes habilidades, não tinha, mas não consigo listar um time no qual tinham 11 craques unânimes, quem dera listar um grupo. Todo time precisa de coadjuvantes e Agnaldo estava sempre pronto para entrar quando precisávamos dele e não foram poucas vezes, 104 jogos e apenas 21 derrotas. Tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente, agora em 2011, conversamos e é um cara muito simpático e gente boa. Contei a ele a minha saudade de um jogador que chegue mais duro, que mostre que tem de respeitar a zaga palmeirense e o mesmo concordou comigo. Me contou também que lê este blog com frequência, o que me deixou bastante orgulhoso. Agnaldo conquistou 12 títulos em 16 anos de carreira como zagueiro. Destes, dois são internacionais. No verdão chegou em 1997 e ficou até 2000 transferindo-se ao Fluminense-RJ . Acredita que o bom futebol é conquistado através do trabalho no dia-a-dia e do comprometimento dentro das quatro linhas. Agora técnico e conhecido como Agnaldo Liz, assume o Fluminense de Feira –BA, desejo muita sorte nessa nova empreitada e quem sabe se de lá ele não espia o blog e confere esta pequena homenagem.


Quem quiser me seguir no twitter, estou sempre colocando novidades: @M_Obeidi .A legenda da foto eu nem preciso dizer, né? Criticas, dúvidas e sugestões?

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

SONNEN

Este vídeo é muito bom, vale a pena ser assistido:


quarta-feira, 30 de novembro de 2011

ESTÁ CHEGANDO A HORA

“Não temos responsabilidade alguma”. Ok, até a pagina 3. Nesse domingo o mundo do futebol para, difícil ter uma só torcida que não esteja de olho em uma partida nessa ultima rodada. No meu mundo o fim de semana será perfeito, o Palmeiras irá golear o Curintia por 4x1 e o Vasco ganhará do Flamengo de 3x1, tudo isso de virada, mas a vida não é assim, nem tudo são flores no reino da Dinamarca. Ao Curintia basta um empate por conta própria ou até mesmo uma derrota se o Vasco não ganhar. Acho muito difícil eles não saírem campeões, difícil não significa impossível. Idéias em mente tenho um monte, colocar elas aqui no blog é que está difícil. Creio que cabe ao Palmeiras atirar, somos francos atiradores e não tem muita responsabilidade, o peso está todo do outro lado, com isso o time corre mais leve, pode arriscar mais chutes de longe, jogadas, não temos de fazer só o básico, não temos que ter medo de errar. Não há titulo em jogo, se perdermos em fevereiro com o inicio do Paulistão tudo se apaga, podemos dizer que não ganharam o titulo por causa desse jogo e sim por incompetência do Vasco e bla, bla, bla... Agora se eles perdem tal partida, o mundo cai. 2012 não será o mesmo para eles e é essa a minha torcida. A historia nos deixa ter esta esperança, sempre que os deuses do futebol nos permitiram tal tarefa de estragar a festa deles, executamos bem a função. A gambazada está com medo, desde o torcedor mais comum ao presidente com cara de areia mijada. Tanto que o técnico deles que é uma espécie de Cuca que leu o dicionário disse: “É muito pobre o cara o se motivar só para querer ferrar o adversário”. Ora caro Tite, acho que o senhor não conhece a historia desse Derbi. Está com medinho é?

domingo, 27 de novembro de 2011

RUN BAMBI

Abro o blog mais uma vez pedindo desculpas por este período sem postagens. Eu gosto de escrever por aqui, porem nem sempre eu tenho tempo e esta semana como tirei “férias”, fiquei ocupado com lazer, principalmente com um irmãozão meu, Mario, que casou nesse ultimo sábado, me diverti demais, revi pessoas que havia mais de sete anos que não via e não tive tempo de me dedicar ao blog. Escrever só por escrever não é comigo, mas cá estou.

CHOQUE REI

Prometi e estou aqui. Comentar os jogos não estava sendo algo que me desse prazer, preferi usar este espaço para escrever sobre ídolos e a situação do clube. Existe uma celebre frase que tem vários donos e ninguém assume que diz: “Clássico é clássico e vice versa”. Não sei por que criticam tal frase, acho ótima, uma reflexão filosófica. Mas vamos ao jogo, no 1° tempo creio que o Palmeiras jogou bem, teve um volume maior, porem não apresentou grandes riscos, tirando uma ou duas bolas, fomos muito fracos nas finalizações. O Deola mais uma vez dando sustos (já está virando rotina). Um primeiro tempo com poucas emoções e discussão entre Ceni e Valdivia, mesmo indo ao intervalo desta maneira a vitoria parecia eminente. Voltamos no segundo tempo com a mesma determinação, porem com os mesmos erros. Luan apagadissimo, Ricardo Bueno mostra a cada dia mais o porquê precisamos urgente de um camisa nove. Marcio Araujo se escondeu em mais um clássico. Mas tenho de destacar as atuações da zaga que não comprometeu e ainda sai jogando bem, dos dois laterais, tanto o Cicinho quanto o Gerley jogaram bem, tendo o destaque maior para o Valdivia, vi o mago jogar muito bem hoje, com boas articulações, driblando, sofrendo falta e não caindo, nem mesmo reclamando. Tenho de dizer que sou chato com a arbitragem, mas apesar dos pesares daria nota 6,5 para ele. Gostei da maneira que ele deixou o jogo correr, deixou correr até demais em alguns lances, não foi homem de expulsar quando deveria e expulsou depois apenas para aparecer. No fim o placar revela bem o que foi o jogo, (1x0) o Palmeiras jogou para o gasto e fez o gasto. Se tivéssemos um atacante que preste teríamos saído com no mínimo 3x0.

Postagem mais curta hoje, pois ando bem cansado, terei de pegar umas férias para descansar das férias (risos). Assim que der eu escrevo mais. Scoppia Che la Vittoria è Nostra.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

O BLOG

Este espaço não tinha a pretensão de chegar aonde chegou. Meu blog era simplesmente para extravasar todo aquele futebol que fica rondando a minha mente 24h por dia. Palmeiras minha vida é você. Minha cabeça era muito pequena para guardar tais informações só para mim. Meus amigos não suportavam mais eu não falar de outra coisa. Isso aqui sempre foi um hobby e talvez por isso tantas pessoas gostem de ler este blog, não escrevo por obrigação e sim por paixão. E como diria meu conterrâneo, o Chorão do CBJr “Quem é de verdade sabe quem é de mentira”. Um blog que tinha simples pretensões com 10, 15 acessos diários começou a ter 50, conheci muita gente legal através dele, tive ótimas experiências e até mesmo um namoro, hoje o blog tem em media quase 500 acessos diários e devo tudo isso a vocês. Obrigado. Mas chega de falar do “meu querido diário” e vamos para o que interessa, futebol. Estou indo para Santos-SP nessa terça a noite e fico até o fim do Campeonato Brasileiro, se alguém quiser ir para os dois jogos que faltam entre em contato comigo que eu sou parceiro. Mas fiquem tranquilos que mesmo de lá eu estarei blogando, hoje eu não sinto que tenho apenas leitores, tenho colegas, amigos. Acho que este encontro com grandes ídolos me deixou muito sentimental (risos).


ACABOU A PALHAÇADA


Prometi não mais assistir aos jogos (salvo clássicos), mas não consigo deixar de ver o Palmeiras. Prometi ao menos nem comentar tais partidas, mas não poderia deixar de dizer que acabou a palhaçada, ninguém mais vai ficar enchendo o saco de que “vai cair”. Agora começam a perturbar dizendo que não vai pegar vaga na “sul-americana”, depois vai ser porque não chegou na Libertadores e por ai vai. A torcida que não para pra pensar deixa ser manipulada, cai na onda de alguns veículos da imprensa.


Ainda estou com a cabeça no 5° Encontro Amigos do Verdão. Tem como não parar de pensar nisso ainda? Ontem conversei com o Elias (Eloy) sobre algumas novidades que teremos no ano que vem e parece que o evento será muito melhor. Vão se preparando que sempre cai no segundo sábado de novembro. Quem quiser me seguir no twitter, estou sempre colocando novidades: @M_Obeidi o do Evair é: @Evair9 e do Ademir da Guia é: @Ademir_daGuia .

domingo, 20 de novembro de 2011

EM EXTASE

Eu deveria estar aqui contando o que aconteceu no 5° ENCONTRO AMIGOS DO VERDÃO, ainda não consigo. As idéias tem de começar a se encaixar ainda. Digamos que não deu tempo para a “ficha cair”. Me perguntam quem de jogador esteve presente, este ano “só” 8: Ademir da Guia, Leivinha, Dudu, Cesar Maluco, Evair, Toninho, Agnaldo, Zinho e Beto Fuscão. A maioria deles dispensa qualquer tipo de apresentação ou comentário, outros foram coadjuvantes de grandes times, títulos ou não. Fiquei muito feliz hoje, conheci o meu maior ídolo no futebol que é o Evair, um cara humilde, de fala mansa, muito legal poder estar com ele. Muita gente veio me perguntar se era eu mesmo quem escrevia o blog, a todos vocês que vieram falar comigo, meu muito obrigado pelo carinho e espero que vocês continuem lendo cada dia mais. Qualquer critica, sugestão, dica, pedido... É tudo bem aceito. Destas pessoas que vieram falar comigo, uma delas em especial foi o Agnaldo, eu jamais imaginei que um ex-jogador do Palmeiras fosse ler meu blog por procura própria e livre opção. Já recebi visitas de jornalistas da ESPN, Sportv, IG, Folha, Estadão... Já recebi visitas de jogadores e ex jogadores, mas sempre eu tendo a iniciativa, fazendo o primeiro contato, sempre eu dando aquela “cutucada” e tenho um retorno. Desta vez foi diferente. Desta vez o Agnaldo olhou para mim e perguntou: “Voce não é blogueiro? Eu leio seu blog”. Aquilo me encheu de felicidade e orgulho, confesso. Não que eu não sinta o carinho de todas as visitas que recebo diariamente e sim que alguém que a gente acredita estar tão distante, de repente está tão perto. Achei muito legal e prometi escrever um post sobre a sua trajetória dele com a camisa do Palmeiras, um cara super humilde e de boa conversa. Assim que a ficha de tudo isso que aconteceu hoje cair, eu farei. A festa foi fantástica. Tem passagens engraçadas como o espanto do Zinho por eu estar até com a cueca do Palmeiras. O Evair dizer brincando que cobrará cachê dobrado se eu estiver nos próximos anos, já que levo muitas camisas a serem autografadas. As conversas com o Dudu. As brincadeiras pedindo que o Leivinha cantasse. O bate papo informal com o Cesar Maluco que sabe bem sobre o que acontece e o que se aproveita na base. A humildade e o carisma de sempre do Divino. Tudo isso eu ainda não sei traduzir em palavras, estou em êxtase. Assim que eu estiver com as idéias em dia, (afinal preciso dormir, a minha ansiedade me fez acordar as 6h da manha e nem mesmo conseguir almoçar), escreverei a vocês. Eu só tenho a agradecer a Deus que me concedeu todos estes momentos.



Quem quiser me seguir no twitter, estou sempre colocando novidades: @M_Obeidi o do Evair é: @Evair9 e do Ademir da Guia é: @Ademir_daGuia . O resto que estavam presentes creio eu que não tenham twitter. A legenda da foto eu nem preciso dizer, né? Criticas, dúvidas e sugestões?

sábado, 19 de novembro de 2011

ANSIOSO


Ansiedade é pouco para expressar o que sinto hoje, todos os outros anos com a festa fiquei muito mais tranqüilo. Hoje estou tenso. É hoje, começando as 11h da manha. Neste sábado teremos o 5° ENCONTRO AMIGOS DO VERDÃO, a maior festa de palmeirenses em SC e a que o torcedor tem maior participação com ídolos que eu já vi. Em São Paulo temos grandes festas, publico maior que 500 pessoas, mas normalmente os ex-jogadores ficam em cima de um palco. Aqui não, aqui Ademir da Guia, Leivinha, Dudu, Cesar Maluco, Evair, Toninho, Agnaldo e Zinho irão almoçar ao meu lado, conversar de igual para igual. Um amigo que frequenta o mesmo bar que eu para ver os jogos, Junior “Beteba”, me disse uma coisa que é a mais pura verdade: Á cinco anos atrás jamais me imaginaria na presença de um deles de fato, talvez em sonho, hoje é a realidade de estar na presença de todos estes craques. O bom de tudo isso é que não tiro este tempo com eles apenas para ficar falando de como eram bons e deixam saudades, uso estas conversas informais para descobrir com quem eles gostavam de jogar contra, quem foi o zagueiro mais difícil de enfrentar e etc... Pergunto sobre bastidores e até corneto o conselheiro Cesar Maluco, tento pescar coisas sobre a política e até sobre a base, alem de claro descobrir alguma passagem pitoresca na conquista de algum titulo. Já conversei de forma bem ampla com Ademir da Guia, Cesar Maluco e Leivinha, sempre tive vontade de conhecer o Dudu e ouvir dele histórias que não contaram na época, mas meu maior ídolo no futebol sempre foi o Evair. Este ano ficarei bem divido e ainda tenho a missão de levar 9 camisas, 2 bandeiras, um boné e um livro para serem autografados. Quando eu voltar de lá, com toda certeza que irei encher vocês de informações e espero também que de muitas fotos. Hoje é o grande dia!!!



Quem quiser me seguir no twitter, estou sempre colocando novidades: @M_Obeidi dos que estarão na festa @Evair9 e @Ademir_daGuia .Criticas, dúvidas e sugestões?

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

MAIS QUE UM CRAQUE, LUIS PEREIRA

Contar a historia do maior zagueiro do Palmeiras e que o mundo viu jogar não é fácil. Muita pretensão minha achar que conseguiria fazer isso em tão poucas linhas. Como explicar a trajetória de quem basicamente inventou o “elemento surpresa”? Luís Edmundo Pereira era um zagueiro de pernas tortas e que corria até meio desengonçado. Os joelhos quase se chocavam, tudo por causa de um problema provocado na tíbia. Bom cabeceador, e melhor ainda com a bola nos pés, passava segurança e comandava a equipe palmeirense. E se não bastassem essas virtudes como defensor, se identificou como o zagueiro das arrancadas ao ataque quando tomava a bola de adversários. Essas jogadas de velocidade resultaram em muitos gols para o Palmeiras, “só” 35 gols, é o zagueiro que marcou mais gols com a camisa palmeirense. Zagueiro clássico no desarme e na saída de bola, Luisão "Chevrolet" ganhou este apelido ainda nos tempos do ABC paulista. Títulos não foram poucos, vou listar só os mais importantes: Campeonato Paulista: 1972 e 74; Campeonato Brasileiro: 1969, 72 e 73; Ramón de Carranza: 1969, 74 e 75; Mar del Plata: 1972. Como eu escrevi antes, falar sobre esta lenda não é tarefa nada fácil. Tem uma história de quando ele já estava jogando como veterano que talvez explique bem. O estádio era do Juventus lá na rua Javari, na Mooca, capital paulista. Aquele calor (quem já esteve por lá conhece), o atacante do time adversário já não aguentando mais pediu para ser substituído e como não haviam reservas, o jeito era arrumar alguem, entrou um garoto da base só para compor no ataque. Na primeira bola alçada, o garoto veloz despenca na corrida. Quem acompanhava o jogo já dizia: Agora que o zagueirão leva um baile. Não levou, o tal zagueirão era o Luis Pereira, que dominou a bola no peito e sem deixar cair deu um belo chapéu no garoto. Luis Pereira era assim, um zagueiro com classe que gostava de jogar com a bola nos pés, por “apenas jogar com a bola nos pés” como disse um dia. Em 1975, ao lado de Leivinha, foi negociado ao Atlético de Madrid onde ganhou a Espanha, vive por lá e é ídolo até hoje. Retornou ao Palmeiras em 1981, mas ai já era outro Palmeiras. Para quem ainda duvida desse mito, certa vez Pelé disse: “Luís Pereira é o melhor zagueiro do mundo”. Não dá nem para pensar em quem foi Luis Pereira, até porque não é questão de pensar. É de jogar. É de ser. Ele é a defesa que ninguém passa, a linha e atacante de raça. Obrigado por tudo Luisão.


Quem quiser me seguir no twitter, estou sempre colocando novidades: @M_Obeidi e quem quiser seguir este mito o dele é: @Pereiraatletico . Criticas, dúvidas e sugestões?

terça-feira, 15 de novembro de 2011

O MONSTRO DO PARQUE ARTARCTICA

Técnico, com ótima visão de jogo e distribuição de bola, perfeito no desarme, bem como na cobertura aos zagueiros, César Sampaio é um raro caso de amor à camisa alviverde. Ele chegou ao Palmeiras em 91, uma época bem conturbada no clube, não ganhávamos nenhum título havia mais de 10 anos. Eu nem preciso dizer que a falta de títulos tirava a tranquilidade de todos, sejam dirigentes, jogadores, torcedores... Se hoje está assim e não ganhamos um título desde 2008 (três anos), imaginem em 91 que não ganhávamos NADA desde 1978 (14 anos). César Sampaio chegou com olhares de desconfiança, veio do Santos envolvido em uma troca que na época não agradou muito a torcida. O Palmeiras cedeu dois atletas, o promissor Serginho Fraldinha (ponta-direita) que era apontado como jóia rara e Ranielli (meia que chegou a ser chamado de novo Edu Manga) que tinha muita moral com a torcida. Mas desde a primeira vez em que vestiu o nosso manto, César Sampaio mostrou futebol de craque. Volante e craque? Sim, absolutamente craque. Para quem não o viu jogar, é difícil comparar César Sampaio com um jogador atual. Marcar bem, fazer cobertura dos laterais, armar jogadas, liderar dentro e fora de campo e ainda fazer golaços (como aquele no Brasileirão de 94 que driblou toda zaga dos bambis e entrou com bola e tudo), tudo isso fez com que recebesse o apelido carinhoso de Monstro do Parque Antártica. Veja que não é fácil assumir a camisa 5 do Palmeiras, camisa esta que já pertenceu a Dudu. Seu futebol que já era grande só veio a crescer a partir de 93, com o fim do jejum o volante decolou na sua carreira, pela seleção Brasileira todos esperavam a sua convocação na Copa de 94, mas ela só veio na Copa de 98, na França, quando foi vice campeão mundial e destaque naquele grupo marcando 3 gols e fazendo uma bela dupla com o Dunga. Ainda pela seleção canarinha conquistou a Copa América e Copa das Confederações em 1997. Pelo Palmeiras fez 304 partidas somando os dois períodos em que esteve no clube. De 1991 a 94, saindo em 95 para jogar no Yokohama Flügels do Japão, retornando em 1999 agora vestindo a camisa 8 e sendo o capitão da conquista da Libertadores. Conquistou: Campeonato Paulista: 1993 e 94; Campeonato Brasileiro: 1993 e 94; Rio-São Paulo: 1993 e 2000; Libertadores da América: 1999. Pela técnica, pela raça, pelo espírito de liderança, pela devoção ao clube, César Sampaio é sem duvida alguma, um dos maiores ídolos da historia do Palmeiras.


5° ENCONTRO AMIGOS DO VERDÃO

Venha participar da maior festa de palmeirenses em SC. Presença de ex-jogadores: Ademir da Guia, Leivinha, Dudu, Cesar Maluco, Evair, Toninho , Agnaldo e agora também confirmada a vinda do Zinho, já são 8 jogadores. Ingressos no valor de R$ 30,00 que dão direto a comer uma bela costelada e ainda ter contato com estes ídolos. Para adquirir seu ingresso é muito fácil, entre em contato comigo ou vá nos postos de vendas em Brusque-SC.


Quem quiser me seguir no twitter, estou sempre colocando novidades: @M_Obeidi . Criticas, dúvidas e sugestões?


sexta-feira, 11 de novembro de 2011

TCHAU KLEBER!!!

A novela do Kleber a cada dia ganha novos capítulos, muito parecida até com a novela do Ronaldinho Gaucho. Se olharmos bem, vemos que o ponto chave das duas novelas é o mesmo: DINHEIRO. Como adiantei via Orkut tem um tempinho, Kleber negocia com o Grêmio. Em litígio com o Palmeiras, foi a Porto Alegre na terça-feira ouvir a proposta e pediu 48 horas para dar uma resposta. Nisso apareceram outras propostas, outros times interessados, lógico que o mercenário e seu empresário, ainda pior, estão de olho no possível leilão para arrecadar mais e mais. Burro é quem entra no leilão. O Grêmio já dá como certa a contratação do atacante, que deve embarcar em breve para sul do país para assinar o contrato. Os números da negociação seguem a sete chaves, mas falam em 4 milhões, mais um jogador de uma lista a escolha do Palmeiras. Para quem até quatro meses atrás valia 140 milhões é pouco, mas para quem hoje representa um problema, está mais que bom. A diretoria curintiana mais do que depressa se manifestou: “Como já foi colocado na imprensa e nós sabemos, o Kleber é curintiano. E isso nos agrada. Além de todo bom jogador interessar ao Curintia, esse é um fato que nos motiva”, disse Joaquim Grava. Teve até uma época que a gambazada dizia que ele era da fiel, na Mancha não forma com a camisa do Curintia, se lá eles deixam problema deles. Ora bolas, estou pouco me lixando onde ele vai jogar, só acho que se for para ir pra gambazada que seja por um valor absurdo, por exemplo, o dobro do que foi pago. E ainda assim com ressalvas. Não é medo que ele jogue bem por lá e faça o que ficou nos devendo por aqui (gols) e sim mostrar que no futebol não tem bonzinho. Será que se o Palmeiras enviasse uma proposta singela de 2 milhões de euros ao rival por Liédson, Alex, Émerson ou qualquer outro jogador, o presidente Andrés Sanchez aceitaria de bom grado? Co-irmão é rival e não irmão. Já para o Grêmio não tem erro a sua contratação: “O Frizzo (vice de futebol do Palmeiras) diz que não recebeu proposta nenhuma do Curintia. Entre Grêmio e Palmeiras está tudo certo. Se estourar o prazo, temos outras alternativas. O Grêmio tem 108 anos, não começa no Kleber nem termina no Kleber”, afirma Paulo Pelaipe, diretor-executivo do Grêmio. Mal sabe ele que daqui a 1 ano o jogador vai afirmar que tem uma “lesão” para não fazer a 7° partida e negociar com algum clube, ainda bem que ele entende que o Grêmio é bem maior que qualquer jogador. Curioso é que o Kleber, depois de beijar o escudo, declarar amor eterno ao clube e dizer ter voltado ao seu verdadeiro lar, deixa pela segunda vez consecutiva um clube pela porta dos fundos. Nas duas passagens pelo Palestra, Kléber fez 122 jogos e 39 gols, uma média de 0,32 por partida (O contestado Robert saiu com uma média de 0,36, quase igual). Mais do que seus gols foram os cartões que tomou, 47 ao todo (43 amarelos e 4 vermelhos).

O blog do Fabio Tatu indicou a musica “Porque os Sinos Dobram” (Raul Seixas) para o Kleber, uma ótima escolha, a letra traduz bem a situação. Quem quiser me seguir no twitter, estou sempre colocando novidades: @M_Obeidi . Criticas, dúvidas e sugestões?

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

EVAIR CONFIRMADO

Abro o blog para me perguntar o porquê eu insisto em ver jogos do Palmeiras. É uma paixão louca e sem qualquer explicação. Bem... Já escrevi e repeti esta frase aqui algumas vezes: “Explicar a emoção de ser palmeirense, a um palmeirense, é totalmente desnecessário. E a quem não é palmeirense... É simplesmente impossível!”, Joelmir Betting foi perfeito em sua colocação. Mas não vou escrever mais sobre os jogos, tanto faz se perder, ganhar ou empatar. Já não muda mais nada para nós. Mudará somente nas duas ultimas rodadas, ai sim tem de ganhar as duas. Iniciei a escrita para falar de ansiedade, recebi a noticia confirmando a presença de Evair para o 5° ENCONTRO AMIGOS DO VERDÃO. Nem preciso dizer que ele foi o maior camisa 9 que eu vi jogar pelo Palmeiras e meu ídolo no futebol, também nem preciso comentar o quanto estou ansioso por tal encontro. Começo a já separar uma série de camisetas, bonés, bandeiras, livros e afins a serem autografados. Há cinco anos atrás eu jamais pensaria em me encontrar pessoalmente com UM deles, só em sonho mesmo, agora imaginem tantos e mais, o Evair ainda.

CESAR SAMPAIO

Muitos perguntam a minha opinião em relação a contratação do Cesar Sampaio. Nada contra, ao contrário, mas não posso deixar de ficar ressabiado. Ele ainda nem começou a trabalhar e já é tido como salvador da pátria, foi um volante sensacional, faz parte do meu meio campo de todos os tempos fazendo dupla de volantes com o Dudu. Mas o Palmeiras é aquilo né? Até parece que o pessoal desconhece a eterna bomba-relógio que se instalou por lá. Merecidamente, César Sampaio se destacou como jogador, já como gerente ainda engatinha. Temos de ter calma, contratar o Cesar Sampaio é um caminho e não a solução. Estamos caminhando, mas devagar com o andor porque San Gennaro é de barro...

5° ENCONTRO AMIGOS DO VERDÃO

Venha participar da maior festa de palmeirenses em SC. Presença de ex-jogadores Ademir da Guia, Leivinha, Dudu, Cesar Maluco, Evair, Toninho e Agnaldo. Ingressos no valor de R$ 30,00 que dão direto a comer uma bela costelada e ainda ter contato com estes ídolos. Para adquirir seu ingresso é muito fácil, entre em contato comigo ou vá nos postos de vendas em Brusque-SC.

Quem quiser me seguir no twitter, estou sempre colocando novidades: @M_Obeidi . Criticas, dúvidas e sugestões?

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

O CAMISA 8

A não ser que o Palmeiras faça jogos sensacionais, eu não irei mais escrever sobre este campeonato. Salvo apenas os clássicos. No futebol mundial a camisa 10 é o símbolo do craque, desde que Pelé surgiu para o mundo em 1958 acabando com a Copa do Mundo da Suécia e estampando a 10 nas costas que todo e qualquer jogador que tenha um pouco mais de habilidade ganha ela de presente. No Brasil todo craque do time jogava com ela, a mística 10. Embora Portugal tivesse Eusébio que jogava com a 13 e Cruijjf na Holanda com a 14, a camisa dez passou a ser a simbologia do gênio da bola pelo mundo afora também, assim foi Platini e Zidane na França, Baggio na Itália, Gullit na Holanda, Maradona na Argentina, Matthaus na Alemanha... Isso sem falar de clubes, todos eles tinham e tem o seu destaque com a 10. O maior de todos no Palmeiras é Ademir da Guia, vulgo Divino, este dispensa qualquer tipo de comentário, qualquer coisa que eu escrever sobre ele será pouco. Porém venho destacar aqui que antigamente quase todo time que tinha um camisa 10 fenomenal e ele era acompanhado de verdadeiros escudeiros que também mostravam uma genialidade digna de um 10, o chamado meia ou ponta de lança que desfilava em campo com a camisa 8, infelizmente nos dias de hoje quem joga com esta camisa são alguns cabeças de bagres também chamados de segundo volantes. E não pensem vocês que o 8 era apenas mero coadjuvante não, o que falar de Tostão na Copa de 70? Só para lembrar alguns: Didi, o “príncipe etíope” que jogava com a 8 no Botafogo e na seleção com maestria enorme; também no Botafogo só que em outra época tinha o Gerson, “canhotinha de ouro”, com seus passes milimétricos sua habilidade e classe com a perna esquerda que colocava a bola onde queria. Aquele Santos de Dorval, Coutinho, Pelé e Pepe tinha Mengalvio com a 8 que era o articulador das jogadas de ataque, por ele era onde a bola passava primeiro. E no grande time do Flamengo dos finais dos anos 70 e inicio de 80, um neguinho com jeito de moleque passeava em campo com seus passos longos, velocidade cadenciada, dribles secos e arrancadas sensacionais, Adílio usava a 8 e fazia uma bela dupla com o Zico. Eu ainda vi Mazinho usando a 8, antes de usar a 2 e Cesar Sampaio, após usar a 5 no inicio da década de 90, passou a usar a 8 com também maestria no final da mesma década. Mas como escrever sobre a camisa 8 sem falar de Leivinha? Um jogador leve, habilidoso e com uma boa impulsão, Leivinha era o parceiro ideal de César Maluco. Por ter facilidade de saber jogar foi recuado para a meia/ponta de lança e não negou fogo fez muitos gols e deu muitas alegrias a torcida alviverde. Seu cabeceio era de tamanha força que mais parecia um chute. Apesar de ter participado da Copa do Mundo de 74, o atacante nunca teve grandes chances na seleção. Prejudicado pelo esquema tático de Zagallo e por uma contusão num jogo com o Zaire, Leivinha acabou passando despercebido com a amarelinha, mas mesmo assim foi dele o milésimo gol da história da seleção brasileira, “Não fiz mais de mil gols como o Pelé, mas tive o prazer de marcar o milésimo da seleção brasileira”, brinca Leivinha. Antes de se transferir para o Atlético de Madrid em 1975, Leivinha foi: Bicampeão Brasileiro (72 e 73); Bicampeão Paulista (72 e 74); Bicampeão do Ramón de Carranza (74 e 75). Pelo Palmeiras foram 263 jogos e 105 gols marcados, uma media de quase meio gol por partida alem de muitas assistências e alegrias. Conheci pessoalmente o Leivinha tem 3 anos e todos os anos tenho a grata satisfação de reencontrar com ele, me sinto abençoado por poder estar tão perto destes jogadores que são muito humildes e atenciosos com todos. Nem preciso dizer o quão ansioso estou para este reencontro.

Ontem recebi um recado via twitter que me deixou muito feliz e honrado. O próprio Ademir da Guia, visitou, leu e comentou sobre o blog.




Quem quiser me seguir no twitter, estou sempre colocando novidades: @M_Obeidi . Criticas, dúvidas e sugestões? A legenda da foto: Sou Eu e o Leivinha no dia em que o conheci pessoalmente.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

5° ENCONTRO AMIGOS DO VERDÃO

Escrever sobre a atual situação do time do Palmeiras é chover no molhado, não estamos disputando mais nada, não temos como trazer jogadores e estamos em uma zona confortável contra o rebaixamento, então nem tem o que comentar. Ah tem aqueles que falam das possíveis contratações, não passa de especulação, nada alem disso. Prefiro dedicar o meu tempo de escrita e o de leitura de vocês para divulgar coisa boa, mas se vocês quiserem que eu repasse algumas especulações eu faço. Normalmente me pedem mais via twitter e lá eu coloco estas coisas, mesmo sem concordar muito. No dia 19 de novembro (sábado), irá acontecer o 5° Encontro de amigos do Verdão. O evento ocorrerá na chácara do Fabrício lá na Santa Luzia (Brusque-SC). Este ano o ingresso será no valor de R$ 30,00 com direito a costelada livre, o fogo de chão promete. Diferente de todas as outras edições, não terá camisa/ingresso e pede-se que venha com a camisa do Palmeiras preferida, ainda não me decidi qual das 42 eu vou. Tem inicio as 11h e não terá paradas nos bares tradicionais como ocorria antes e toda e qualquer entrevista será feita no local do evento, creio eu que nem mesmo a carreata ocorra este ano. Os maiores atrativos da festa ficam por conta da presença de ex-jogadores. Confirmadíssimos: Toninho, César Maluco, Leivinha e ele, o Divino, Ademir da Guia. Como novidade este ano ainda terá também a presença de Dudu, que para este blogueiro e para outros tantos é o maior volante da historia do Palmeiras. E separem um dinheirinho para a famosa “roda” no qual é sorteados brindes na hora, camisa do Marcos autografada é comum vir todos os anos. Se só a costelada não bastasse, a festa é feita para 350 palmeirenses curtirem com exibições de vídeos e etc, se a presença de 5 ex-jogadores, todos eles vitoriosos não fosse o suficiente, ainda estão aprontando a vinda de mais dois que iriam estourar de vendas. São dois ex-craques, um deles campeão do mundo e o outro meu maior ídolo no Palmeiras e estariam presente também no evento, não posso divulgar o nome ainda, não até ter a confirmação que deverá chegar lá pelo dia 02 ou 03. Confirmados ou não, assim que eu puder divulgo o nome para vocês.

Infelizmente nesse mesmo dia, tenho um grande evento de um amigo e colunista social em Tijucas-SC, a Paella do Léo Nunes, no qual já tem a presença confirmada da Monique Evans e show com 3 bandas, mas Palmeiras é Palmeiras e terei de repassar este trabalho a outra pessoa.

Para reservar o convite da festa, basta vir falar comigo ou via Orkut, e-mail, MSN, twitter (M_Obeidi)... Pede, eu passo a conta e no dia basta pegar comigo, simples assim. Corram que os ingressos estão limitadíssimos. Na foto a imagem da 3° festa e a legenda fica: Leivinha, Ademir da Guia, Eu e Toninho.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

CLUBE EMPRESA?

Muito se fala que a saída para esta fase que o Palmeiras vem enfrentando (fase que dura mais de uma década) é o choque de gestão. Mas o que seria tal choque? Este choque seria uma maneira completamente diferente de administrar o futebol. Na década de 80 vivíamos com uma diretoria amadora, uma diretoria que não conversava com os atletas, que acreditava que um senhor de idade, apenas porque foi comerciante por muitos anos e porque tinha um sobrenome importante, poderia administrar o futebol. Muito parecido com o que temos hoje, né? Concordo que isso funcionava nas décadas de 50, 60... Pois não existiam faculdades e universidades como se tem hoje, não se estudava para ser administrador, o pai ensinava tudo. Os jogadores eram em sua grande maioria semi analfabetos (hoje são analfabetos funcionais, sabem ler, mas não compreendem), não existia este ramo de empresários, internet, globalização e etc. Um time europeu só iria saber de uma jóia brasileira quando este chegasse a seleção ou em uma daquelas muitas excursões que se faziam, tanto que Leivinha e Cia só saíram após a Copa de 74. Hoje o Barcelona vai buscar o atleta ele ainda está usando fraudas tamanha é a informação e profissionalismo que atuam. O mundo mudou muito e o futebol mudou também, só não muda a mentalidade arcaica de quem governa o Palmeiras. Não podemos admitir que um clube que tem uma nação como torcida seja governado por amadores. Então a saída seria profissionalizar? Sim. Tornando o clube em empresa? Não. Se o clube se torna empresa, com acionistas em vez de sócios, a grosso modo parece uma maravilha, mas ficaríamos reféns de nós mesmos. Uma diretoria executiva recheada de profissionais, um dono cheio de dinheiro para investir e ao fim do ano iremos colher resultados, quem não atingir a meta tem a sua “cabeça degolada”. Simples e frio como tem de ser o mercado capitalista. Mas futebol não é business, como imortalizou um “jegue” curintiano, futebol é paixão. Todos os clubes do Brasil são exportadores de matéria prima, ninguém sobrevive sem vender jogadores, não tem clube que não revele jogador sabendo que mais cedo ou mais tarde ele irá embora. Transformar o clube em empresa será ver o Tinga de titular e o Valdivia de reserva, já que o interesse maior é vender o Tinga. Jogadores como o Marcos nunca ficariam até o final da carreira, já que após os 30 anos são descartáveis. E se formos olhar o nosso passado recente foi o que vimos. Isso ocorreu com a Traffic que não quis adquirir os direitos do Pierre por ter mais de 24 e nem quis segurar o Kleber, pois o mesmo já havia passado dos 25. Deu preferência ao Lenny, jogador no qual precisaríamos colocar para jogar e vender. Insistiu-se em Evandro, Jeferson, Marquinhos... Porque aquele Palmeiras não passava de um balcão de negócios com mandos e desmandos. Não importava se o jogador respeitava ou não a instituição, se ele jogasse bem ou não, tanto faz... Ele tinha a idade certa e tínhamos de colocar para o empresário dele revender. Em uma empresa que visa lucros é assim que funciona, se você está bem, que bom... Se está mal, tchau. O mercado funciona assim e não adianta reclamar dele. Se você tem um produto que supervalorizou: venda, se tem um produto que pode vir a valorizar: o alimente, e se tem um que não terá mais lucro: descarte-o. O clube poderia até mudar de nome para render lucros, quem sabe nos chamaríamos Red Bull, Ferrari, Google... Porque uma empresa nos patrocinaria se com um pouquinho mais de dinheiro compraria ações, se tornaria majoritária e com isso mudaria o nome? Porque colocar um nome na camisa se pode ter o nome até na tabela do campeonato? E não estou divagando não, isso nós vimos ocorrer no campeonato. O tal Grêmio Barueri virou Grêmio Prudente, o Guaratinguetá virou Americana e por ai vai... Quem sabe um grupo de empresários não compre o Palmeiras e o Curintia e faça uma fusão? A Palmeirintia Paulista. Pois não é isso que fazem as grandes empresas? A tal fusão não está na moda? E como repetiria o tal jegue curintiano: futebol é business. O Evair foi demitido, não tem nem um mês, justamente porque não quis escalar um jogador que o presidente/empresário determinou e como é um clube empresa, o Americana, tinha de atender outros interesses. Quem está errado? A meu ver o clube... Mas afinal, é clube ou empresa? Se for para pensar só como empresa, ela está certa. Volto a repetir: futebol não é balcão de negócios. Futebol é paixão e o torcedor tem de ser respeitado. Tratamos o maior patrimônio de um clube (a sua torcida) como gado. O clube “cospe” no seu torcedor e depois reclama dos tais planos de marketing que não dão certo. Pedem para torcer por um time e nem sabem se ano que vem terá o mesmo nome. Comprar camisas, que mais parecem macacões de F1, com nome de jogadores que ficarão no máximo dois anos. É nisso que o torcedor quer que o seu time se transforme?

Postagem um pouco mais longa hoje para explicar o porquê sou contrário a transformar clubes em empresas com acionistas em vez de sócios. Sou a favor de profissionalizar o clube e em outra postagem explicarei o por que. Ainda hoje, enquanto escrevo este texto, está ocorrendo o protesto pedindo as diretas já e contra o “engessamento” do nosso estatuto. Não consegui postar antes porque a internet resolveu não funcionar, a imagem traduz bem o que fiz. Dicas, dúvidas e sugestões podem ser dadas por aqui, via Orkut, e-mail, twitter (M_Obeidi)...

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

DIRETAS JÁ!!!!




Voltei a escrever para o blog. Andava com a cabeça meio lotada de outros pensamentos e com isso fica difícil se concentrar e como isso aqui é meu hobby e não minha profissão, creio que só devo fazer com gosto, com paixão. O Palmeiras só tem me dado desgostos, mas como diria o padre: “é na alegria e na tristeza”. Relacionamentos que só se ame na fase boa é fácil. Foi muito fácil ser palmeirense na década de 90, vi maquinas de jogar futebol com aquele time de 93/94, outro time fantástico que jamais vi algo parecido como o de 96 e o eletrizante time de 98/99. Mas sofri demais na década de 80, na escola era motivo de chacota e creio que muitos que lêem meu blog também passaram por isso e o que é pior, sem nem ter visto o time de 70 jogar. Hoje muitos dos torcedores da geração Parmalat (ou fim dela) se queixam de roer o osso, mas ao menos mordiscaram parte do filé mignom. Reclamam, pedem cada jogador que dou até risada para não discutir. Mas não é por que eu sofri em 80 que devo me “apequinar”, me acostumar com derrotas. AQUI É PALMEIRAS PORRA. Chega de ver jogadores de medianos para baixo, da política de nem tão bom porem muito barato, de mandos e desmandos de diretores, ex-presidentes que se acham donos do clube. FORA DO MEU PALMEIRAS. Muitos falam em tornar o clube em empresa, sou contrário. Sou favorável a profissionalizar o futebol e não o clube todo. Amanha escreverei mais detalhadamente o porque, tenho exemplos e mostrarei que nossa cultura de fazedor de matéria prima não suporta este tipo de gestão. Hoje a noite teremos o protesto em frente a Academia de Futebol em manifesto pacífico, para mostrar a indignação contra o novo golpe que está sendo engendrado por Mustafá Contursi, que visa engessar de vez qualquer tentativa de redemocratizar o clube enquanto ele estiver vivo. O movimento começa por volta de 18h30 e vai se estender até cerca de 23h. Creio que nada será votado de fato, que irão adiar tal votação e apenas discutir os temas. Porem cabe a nossa torcida mostrar que está presente e atenta ao que acontece no clube.

Hoje uma postagem mais tardia e curta, assim que eu tiver mais informações repasso a vocês.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

SEM CABEÇA

Tenho ficado devendo postagens a vocês. Quem me acompanha sabe que não gosto de ficar fazendo especulações de contratação. Quando opino sobre alguma é que está bem encaminhada. Com o Felipão dando a tal lista, que divulguei parte a vocês, não para de chegar informações de jogadores, mas por enquanto nada de concreto. Ontem briguei com o amor da minha vida, ou pior, ela brigou comigo. Tudo por causa de uma frase idiota que eu escrevi no twitter, confesso que errei por pura molecagem, mas não fiz nada por maldade foi apenas uma brincadeira idiota e um mal entendido. O momento dela é de raiva e nem atende meus telefonemas, sei que vocês que são amigas dela me lêem. Peço que, por favor, intercedam por mim. Hoje irei postar este comentário feito pelo meu amigo Bruno, apesar de eu ser grande fã e admirador do Felipão tenho de concordar com ele em grandes partes.

POR BRUNO SILVESTRE:
“DO TEMPO EM QUE SE AMARRAVA CACHORRO COM LIGUIÇA?”

Felipão esta totalmente sem noção. Ele esta ultrapassado e a diretoria amadora segue o mesmo raciocínio dele. Aqui no Brasil, assim como lá na Inglaterra (onde ele foi demitido pelos jogadores) ele não se criou e nem vai se criar. Ele vem de uma escola (ate meados de 2000,2001) onde o técnico mandava, foi logo depois do fim do passe! Logo depois assumiu a seleção, onde queira ou não, o técnico manda, pois todos querem a seleção, e se não obedecer, ta fora. Saiu e foi para a de Portugal, que é a mesma coisa, técnico de seleção. Ou seja, ate 2006 ele mandava e desmandava. Saiu foi pro Chelsea com esse pensamento, foi escorraçado de lá praticamente e foi para o Uzbequistão. Cara, num país onde sequer tinha futebol ele era como um REI por lá, ou seja, os caras reverenciavam... E o ego subindo. Resumo, ele nunca deixou de ser o XERIFAO, pois nunca ninguém o peitou, o único lugar foi na Inglaterra e deu no que deu. Chegou ao Brasil 10 anos depois da ultima passagem, achando que ia chegar aqui com o mesmo status, mandando e desmandando. Só que aqui os jogadores, HOJE, têm os clubes nas mãos, clube no Brasil é como cachorro de rua, come na mão dos jogadores, jogador manda e desmanda nos clubes com seus empresários, graças a lei pele... E ele chegou botando banca e jogador brasileiro, aqui não aceita. Por isso essa polemica toda. Ele percebeu que não consegue mais domar, e a diretoria nada faz tamanho o amadorismo. A meu ver para treinador se criar tem de ser parceiro de jogador, não adianta, se não, não vai... Basta vermos o exemplo mais recente do Dorival/Neymar, quem se ferrou? Jogador não quer mais jogar com treinador como o Felipão... É um ou outro só que respeita 90% quer que o cara se dane.

No mais é isso, peço desculpas, mas não estou com cabeça para escrever nada. Se você é amiga da Josi e está me lendo, entre em contato comigo por favor.

domingo, 9 de outubro de 2011

ESPECULAÇÕES

Mal acabou o ano e já começam a pipocar informações sobre possíveis contratações. Todo ano é assim. O fato de esses nomes serem ventilados não significa que devam ser contratados. Muitos times buscam os mesmos jogadores e nem sempre temos dinheiro para contratar um deles, quem dirá todos. Não gosto de ficar especulando, acredito que isso não ajude em nada o Palmeiras, mas prefiro dar os nomes por aqui que vocês lerem em outro lugar sem explicação alguma. Tive informações de quem disse ter acesso a lista que o Felipão passou. A lista continha vários nomes, a pessoa destacou estas:

Laterais: Paulinho (Atlético-PR) e Julio Cesar (Grêmio, mas pertence ao Fluminense)
Com isso, o Gabriel Silva deve mesmo ir embora. Genova, Udinese ou Qatar deva ser seu destino.

Zagueiros: Titi (Bahia) e a compra em definitivo do Henrique.

Volantes: Taddei (Sim aquele mesmo que começou aqui) e Fernando (Grêmio, já negociando pra vir por empréstimo)

Meias: Cleiton Xavier (Figurinha já conhecida) e Seedorf (O Holandês foi parar na lista, vir são outros 500)

Existem outros nomes que estavam na suposta lista. Na verdade falam de 30 nomes e não “vazou” todos. Lembrando que constar na lista não quer dizer que virão e nem mesmo que será tentada a sua contratação. O Cleiton Xavier, por exemplo, só sai de lá com a venda em definitivo e está fixada em 8 milhões de Euros. O Henrique só será contratado em definitivo caso conseguirmos uma vaga na Libertadores e o mesmo podemos usar para Taddei e qualquer outro jogador de peso. Tem jogadores que são ventilados por lá como Dagoberto que recebeu proposta, mas tem medo de aceitar e enfrentar a fúria das duas torcidas, a do São Paulo por uma traição e a do Palmeiras caso não jogue bem. Oswaldo atacante do Ceará seria o plano B do Dagoberto, mas vocês já devem imaginar desses dois nomes qual que chega né? Jorge Wagner há quem garanta que está acertado. Alex, meia que fez sucesso por aqui em 99, é o sonho do Tirone, mas não tem um pingo de vontade de retornar. Hernanes foi comentando também, porem nem dou destaque, pois sei que trazer um jogador da seleção não é nada fácil. Riquelme, Beckham, Loko Abreu.... A cada semana irá pipocar um nome diferente. Temos de focar no Brasileiro de 2011 porque senão teremos em 2012 Ruinvaldo, Caramujo, Katinga...

Quero deixar claro que por enquanto não passa de especulações e nada alem disso. Podem chegar todos, pode não vir ninguém, pode chegar nomes diferentes... Não dá para se empolgar e nem martelar um nome. Podemos até mesmo ver estes jogadores acertando com nossos rivais. Esta lista também não significa que eu concorde com ela.

sábado, 8 de outubro de 2011

BECKHAM, SONHO OU REALIDADE?

A WTorre apresentou na semana passada seu novo parceiro para gerir a Nova Arena. A AEG, que além de administrar estádios pelo mundo também promove shows e turnês. Muitas apresentações realizadas no Morumbi passaram pela produtora, que deixará de optar pelo Cícero Pompeu de Toledo quando o Palestra estiver pronto. Paul McCartney, Black Eyed Pies e Justin Bieber são alguns deles, isso sem falar nas conversas para trazer o UFC - São Paulo, em 2013. E o que David Beckham tem a ver com isso? Durante evento da ultima quinta-feira no qual apresentava a AEG de parceira da WTorre, um vídeo do jogador foi exibido no qual dizia: “Quero parabenizar a nova Arena, que será um grande estádio de futebol. Mal posso esperar para conhecê-la”, afirmou o inglês. Beckham atua pelo Los Angeles Galaxy, que pertence à AEG, por conta disso o próprio Los Angeles Galaxy pode ser o adversário do Palmeiras na inauguração do novo estádio, que está prevista para abril de 2013. E só por isso ele teria chances de jogar no Palmeiras? Não, o caso vai muito alem. Na mesma quinta-feira antes da apresentação do vídeo, de acordo com o jornal “Daily Telegraph”, o astro inglês estaria disposto a escutar propostas de clubes brasileiros no fim do ano. Ele teria dito aos seus assessores que considera um desafio interessante atuar na sede da Copa do Mundo de 2014. O Palmeiras poderia ser seu destino, uma vez que a empresa que está construindo o novo estádio do clube tem uma parceria com a AEG cujo principal garoto-propaganda é Beckham, fica fácil somar 1+1. David Beckham tem contrato com seu atual time até dia 06 de dezembro e já disse que não irá renovar, alem disso recusou propostas de países árabes e de alguns clubes ingleses. Eu não duvido nada que ele chegue, mas também não nutro muitas esperanças.

PONTOS NEGATIVOS

David Beckham não é mais nenhum menino, tem 36 anos e nunca foi um jogador de velocidade. Teríamos de ter um time organizado para ter um jogador desse calibre, coisa que estamos bem longe de ter hoje. A vinda do mesmo poderia criar ciúmes naqueles que já estão pelo clube, alem de inflacionar demais os salários.

PONTOS POSITIVOS

Beckham não é somente um jogador habilidoso, ele é uma empresa e traz consigo uma legião de fãs e patrocinadores. Do ponto de vista do marketing mundial não teria aquisição com tanto impacto no Brasil, a do Ronaldo não chegaria nem aos pés desta. A vinda de David Beckham colocaria o Palmeiras em um patamar muito diferenciado, ele tem portas abertas no mercado asiático, um dos mais consumistas do mundo e dos mais populosos também. A mídia mundial estaria de olho nele, tornando o nosso patrocinador muito mais visado e com isso maior retorno financeiro ao clube. Beckham não venderia camisas somente no Brasil, teríamos o mundo todo vestindo o Palmeiras. Isso sem falar que em campo, alem de respeitado, ele é um jogador diferenciado. Bate na bola como poucos.

Não acho impossível a vinda de um jogador desse calibre, alias hoje enxergo bem viável. Basta a diretoria e a WTorre/AEG trabalharem juntas nessa e o Palmeiras só tem a ganhar. Fiquei um tempo sem escrever muita correria por aqui, começou as festas de outubro. Nem toquei no assunto do jogo de amanha, pois a vitória será de 3x2 e deixarei para comentar na segunda-feira. Quem quiser me seguir no twitter, estou sempre colocando novidades: @M_Obeidi . Criticas, dúvidas e sugestões?

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

CRIATIVIDADE

A palavra que antecede o texto, também conhecida por título, descreve bem o que necessitamos. Precisamos ter criatividade para poder vencer e convencer. Amanha o Palmeiras enfrenta o América-MG, um time que não tem muita expressão no cenário do futebol brasileiro, porem vem crescendo como clube (o futebol ainda é fraco), tem uma das melhores estruturas do país, de causar inveja até nos seus rivais mineiros. O Coelho de MG tem dois centros de treinamento, shopping e até estádio próprio... Coisa que muito time que se diz grande ainda não tem, inclusive aquele da marginal s/n° que é ajudado pelo Lula também não tem. Com o possível retorno do Valvidia, o meio campo acaba ficando mais criativo. Apesar de eu gostar muito do futebol do Kleber, o mesmo não vinha rendendo e será interessante ver uma formação com Valdivia, Luan, Maikon Leite e Fernandão, mesmo que seja só por um período em campo. Espero que venha a vitória e um pouco de paz nas alamedas do velho Palestra.

SEGUE CRIANDO

Depois de criar o factóide dizendo que Kleber estaria no Curintia em 2012. O “Jogo Aberto” da Band criou uma matéria dizendo que o tal silêncio prejudica os patrocinadores do Palmeiras, pura falácia. Talvez seja “o silêncio mais falado” no momento, qualquer site ou emissora de TV ultimamente tem mostrado demais imagens do Palmeiras e por consequência seus patrocinadores. Quem tem competência como a ESPN Brasil, comentou sobre os dois times e a partida. Quem tem criatividade como a Globo, brincou com o Palmeiras B com perguntas que caberiam ao time principal. Sites que expõem patrocinadores através de fotos, vêem trabalhando normalmente com criatividade. Talvez seja por isso que a tônica daquele programa sejam as polemicas, quem não tem competência não se estabelece.

RAPIDINHAS

Gostei muito da atitude da diretoria são paulina ao criar camisas com material mais barato e sem patrocínios para agradar o torcedor. Pratica que já ocorre na Argentina há mais de 10 anos e demorou demais para ser implantada aqui. A camisa custa R$59, bem diferente dos R$180 habituais, o modelo é exatamente igual ao de jogo só não tem a logo do patrocinador e nem as tais tecnologias de peso, suor e etc na camisa. #FicaDica

O Curintia também merece certo destaque, pois dará 10% da renda líquida do jogo contra o Botafogo ao Teleton, campanha de arrecadação para a AACD. Alem de tentar trazer mais publico ao estádio, ainda está fazendo a sua parte social. #FicaDica2

Postagem meio tardia e mais curta. Prometo ainda escrever sobre os temas que citei antes. Quem quiser me seguir no twitter, estou sempre colocando novidades: @M_Obeidi . Criticas, dúvidas e sugestões?

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

AINDA NO SILENCIO

O blog abre ainda falando sobre a lei da mordaça, pois é eles se calam, mas eu tenho compromisso com vocês. Creio que tanta reclamação por tal atitude é desnecessária. Entendo que muitos jornalistas estão bravos, também pudera o Palmeiras é uma fabrica de polemicas e noticias, ficar uma semana longe dos microfones vai obrigá-los a trabalhar um pouco mais. Vejo isso como pura preguiça jornalística, porem tenho o prazer de seguir o trabalho do jornalista Danilo Lavieri ( @danilolavieri ) que é setorista do Palmeiras no portal IG e este jornalista colocou nesses 2 dias de silencio no mínimo 5 matérias diferentes. Não é “puxação de saco” e nem interesse escuso de minha parte já que nem conheço o cara, apenas quero ressaltar que se ele está escrevendo assim, outros jornalistas também conseguem. Não estou dizendo que é o único que fez diferente estes dias, não vi tudo e nem todos para afirmar tal coisa, mas pelo o que li por ai é o que fugiu da mesmice. E mesmice este blogueiro não tolera. Mas chega de “rasgação de seda”. Todo mundo aqui conhece a imprensa gambá, sabe que eles adoram uma polemica para poder fazer um grande barulho. Então porque o Palmeiras deveria dar gasolina para a fogueira deles? Melhor ficar em silencio, arrumar a casa e trazer títulos, pois é isso que o torcedor palmeirense quer. Não queremos entrevistas, não queremos jogadores falando mal uns dos outros. Alguns me interrogam e na opinião deles o Felipão deveria se manifestar, mas ora, vocês conhecem a imprensa tendenciosa e sabemos que Scolari não iria aguentar desaforos, com toda certeza responderia de forma grosseira e aumentaria ainda mais os problemas existentes. Então que fale o Marcos me sugeriram, ele é um dos lideres do elenco, ídolo da torcida, gosta de contar piadas é um boa praça... Mas vocês acham que ele conseguiria esconder a verdade sobre o que ocorre no grupo? Se com Felipão seria jogar gasolina na fogueira, colocar o Marcos para falar agora seria colocar dinamites em um incêndio. E por ultimo o presidente, este sim poderia se posicionar, afinal o cargo exige isso dele. Mas falem a verdade, quem quer uma coletiva com o Tirone para escutar que o time é bom, que está sem sorte, que a arbitragem prejudicou, que ano que vem teremos reforços e todo aquele blá-blá-blá que conhecemos? É melhor ele e todos os outros calados, queremos títulos e não fofocas. Não entrem na onda dessa imprensa gambá. Em 97 vi o Edmundo se calar e ser o melhor do mundo pelo Vasco da Gama, se é para fechar a boca e ser campeão eu apoio. E você?

Essa acabou virando extensão da outra, tenho muitos temas para escrever, como o processo de reformulação para 2012, as palavras do Belluzzo, a briga por causa de uma sauna e etc... O problema é que sou editor de TV e hoje é o dia que mais tem serviço, quinta insana. Quem quiser me seguir no twitter, estou sempre colocando novidades: @M_Obeidi . Criticas, dúvidas e sugestões?

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

LEI DO SILENCIO

“O momento é para reflexão. Quando vocês têm de refletir, também ficam em silêncio”. Abro o blog com a frase do vice-presidente Roberto Frizzo, tirando o gracejo do Valdivia, esta foi a única frase vinda de diretoria, comissão técnica ou elenco do Palmeiras nesses dias. De certa forma estão certos, existem dois ditados populares (e a voz do povo é a voz de Deus) que diz: “O peixe morre pela boca” e “Boca fechada não entra mosca”. O Palmeiras tem muita coisa errada, desde a presidência até aquele torcedor mais simples que mal acompanha o time dele e crê que o Vagner Love ainda joga no Verdão. A ordem é: Ninguém dá entrevista até sábado após o jogo. O Marcos tem por costume soltar a “metralhadora de palavras” em momentos assim. Kleber já criticou o elenco após o ultimo empate e ouviu a resposta do Deola. Para evitar uma troca de farpas mais grave, diretoria e comissão técnica optaram pelo silêncio do elenco. É nítido que a imagem do Gladiador ficou arranhada após o episódio Flamengo, que o mesmo não vem atuando tão bem quanto antes e ainda tem a desconfiança do grupo. Entre comissão técnica e elenco, também há o que ser resolvido. Felipão expôs o grupo ao dizer que não sabia se o elenco sentia a mesma vergonha que ele sentia. O lado ruim disso tudo a meu ver é que Marcos Assunção, agora mais do que nunca, deve permanecer no time. Alem de ser um homem de confiança do técnico é um dos lideres do elenco e capitão do time. Enxergo que taticamente e tecnicamente é uma perda enorme para o time manter ele em campo. Já diretoria e Felipão estão em paz, ao menos é o que parece. A presença mais assídua do presidente Arnaldo Tirone no CT era cobrada pelo técnico, hoje o mandatário é visto circular quase que diariamente pelos corredores da Academia. O fato é que o Palmeiras terá um tempo para refletir (temos quase uma semana de “folga”), espero que o clube se ajeite. Cabem a nós torcedores comuns, organizados, limões, iludidos, amendoins, cornetas, críticos... Tanto faz... Cabe a nós refletirmos sobre o que podemos fazer para mudar este quadro. Este 2° turno que deveria ser a nossa arranca está tão ruim que temos apenas 33,3% de aproveitamento. Se mantiverem essa média, chegaríamos a 51 pontos o suficiente apenas para a Copa Sul-Americana. E então seríamos mais um ano o “time do ano que vem”. Até um dos maiores ídolos, o maior para muitos, Ademir da Guia deu seu pitaco: “A fase é difícil e preocupante”, decretou o Divino, somado a “A equipe não está se entrosando, as vitórias não estão vindo, e o campeonato está indo para a reta final. Entendemos isso, mas temos que ficar preocupados”, encerrou. E você palmeirense o que acha disso tudo?

Desta vez a postagem chegou um pouco mais tarde, recomendo aqueles que gostam de informações quentinhas e são adeptos do twitter seguir o Espião Verde ( @Espiaoverde ) e quem quiser me seguir no twitter: @M_Obeidi . Criticas, dúvidas e sugestões?

terça-feira, 27 de setembro de 2011

A CULPA É DE QUEM?

É normal e bastante aceitável procurarmos culpados para o momento em que estamos vivendo. Nós palestrinos não aguentamos mais ser o time do ano que vem. Muitos culpam o Felipão e até entendo boa parte das criticas, já que o defendo dizendo que ele não teve culpa das contratações, que a diretoria os empurrou para ele, porem ele está sendo no mínimo omisso e conivente. Tem certa parcela de culpa sim, não como técnico e sim como homem. Se seguirmos esta linha de pensamento, hoje, o maior culpado é Arnaldo Tirone (presidente do Palmeiras). Lógico que ele não tem culpa sozinho, mas quem comanda o clube? Eu? Você? Que eu saiba é ele. Somente ele pode manter ou tirar técnico, afastar diretores, contratar e demitir jogadores... Falta comando ao Palmeiras. O que mais me irrita é a forma passiva na qual ele assiste tudo isso. E não pense você que uso este discurso, pois sou pró Belluzzo, eu sou pró Palmeiras. O Belluzzo tinha como seu sucessor natural o Salvador Hugo Palaia, figura folclórica que parece não “bater bem das idéias”, este eu jamais votaria. O outro que a turma do Belluzzo apoiava era Paulo Nobre (?), nome no qual eu nunca tinha ouvido falar antes. Chegou como se estivesse de pára-quedas e após as eleições nunca mais ouvimos falar, ou seja, boa coisa parece que não era, tenho minhas duvidas. Restou Arnaldo Tirone, tinha o peso de carregar o nome de seu pai (ex-presidente), mas por outro lado carregava o apoio de Mustafá Contursi, Gilto Avallone, Afonso Della Monica entre outros “cardeais” que não são bem quistos pelos sócios alviverdes comuns, porem tem muita influencia no conselho. Eu costumo a dizer que dos 3 nomes o de Tirone era o menos pior. O cargo exige que Arnaldo Tirone apareça com urgência e tome decisões no Palestra Itália. Mas isso é difícil, quase impossível. Afinal não é de hoje que existem desmandos no clube. As vezes fico na duvida se Kleber e Valdivia são intocáveis. O Palmeiras virou Centro de Recuperação da seleção Chilena, o jogador volta machucado e quando está apto a jogar desfalca porque foi convocado. Pífio. Já o Gladiador manda mais que o técnico, mais até que o presidente. Reclama de salário, de falta de carinho ($$$), reclama de tudo e agora deu de reclamar também das escolhas do técnico e de opção táticas. Se fosse outro já não estaria no banco de reservas? Não teria tomado um puxão de orelhas? O nosso atacante reclamão é tão importante que marcou 3 gols em 26 rodadas. Segundo ele, o atual Palmeiras só sabe cruzar bola na área e fazer gols de bola parada. Mas fico com a pergunta: Quem deveria fazer gols com a bola rolando? Tudo isso porque o Verdão empatou neste domingo com o Atlético-GO por 1 a 1. Um resultado que poderia até ser considerado normal, caso o rival não estivesse com apenas nove jogadores em campo ao conseguir o empate. Resultado: uma onda interna de críticas tomou conta da equipe e a crise entre jogadores e o técnico voltou à tona, deixando o clima insuportável. Felipão afirmou ter passado a maior vergonha da sua vida e prometeu no retorno a São Paulo decidir seu futuro. O treinador deixou no ar mais uma das muitas ameaças de abandonar o barco. O Palmeiras vive uma turbulência. E neste ponto o principal mandatário alviverde falha, uma vez que nem Felipão, diante de sua história no clube e no futebol, e nenhum jogador, seja ele qual for, não podem escancarar os problemas da equipe na imprensa. Até mesmo o Deola reclamou do que disse o Kleber: “Ele falou o que ele pensa. Isso pode não ser necessariamente a verdade, mas não adianta ficar expondo tudo. Tudo tem de ser acertado entre nós. Expondo para a imprensa fica pior”, afirmou o camisa 22. Cadê o comando presidente? Gosto muito do Kleber em campo, mas é um atleta individualista e preocupado apenas com o seu próprio umbigo. Nenhum elenco aceita isso. Não estou pedindo a cabeça do camisa 30 e nem mesmo jogando 100% da culpa nele, estou apenas mostrando em como o Tirone é fraco. Ficam as perguntas: O treinador vai aceitar as críticas de Kleber em relação a como o time joga? E a diretoria, não vai tomar nenhuma decisão diante de tantas declarações inoportunas deste atacante que recentemente forçou a barra para ir embora? São muitas as perguntas que precisam ser respondidas. O Palmeiras precisa ser respeitado.

Agradeço demais as visitas que tive no blog, foram muitas ontem, 5 vezes acima do normal. Agradeço as comunidades no Orkut da Mancha Verde e a oficial do Palmeiras que quem frequenta por lá está sempre por aqui também. Agradeço aos meus seguidores do twitter e peço pra darem um RT de vez em quando. E o agradecimento mais que especial fica para o Espião Verde ( @Espiaoverde ) que me deu uma força muito grande na divulgação.

Por mais que eu tentasse enxugar, ultimamente os assuntos tem sido extensos. Agradeço a compreensão de todos e quem quiser me seguir no twitter: @M_Obeidi

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A GAVETA MÁGICA

Já perceberam que no Palmeiras tudo parece ser mais difícil? O pênalti tem de ser mais que escandaloso para ser marcado e quando o batedor vai para a bola não tem um palmeirense que não fique apreensivo. A simples contratação de algum jogador é um parto, meses e meses de conversa, especulação e quase sempre tem alguns capítulos a mais nessa novela. O quadro de associados é dividido em uns 5 grupos e um não suporta o outro, isso quando não tentam minar e estragar tudo que venha ser bom pelo simples fato do outro não ter sucesso, pensam em si e não no Palmeiras. Falamos (e nisso me incluo) na falta de bons jogadores, mas me diga qual time que tem um plantel exemplar? Outros falam de treinador, mas nos últimos 3 anos tivemos os 3 melhores técnicos do Brasil (Luxemburgo, Muricy e Felipão) e mesmo assim não resolveu. Fica nítida que a culpa é de diretorias e não só da atual, soma-se a culpa ao quadro de conselheiros, grupo de sócios, ex-presidentes, torcida... O treinador tem a sua parcela de culpa, porem é mínima. Como resolver este problema então? Creio que resolver 100% nunca iremos, mas uma maneira de tirar a força destes grupos maléficos é dar poder ao associado comum. Democracia, esta é a palavra chave. É inadmissível você pensar que paga a mensalidade igual a todos os outros, mas não pode escolher seu presidente pelo simples fato de sua família não ser influente e não te arrumar um “carguinho”. Mas isso pode mudar, basta o sr. José Ângelo Vergamini (presidente do conselho) abrir a sua gaveta e tirar de lá a proposta de mudança estatutária que ele arquivou “para sempre”. Ela está pronta, falta ir a votação no Conselho Deliberativo para que tenhamos as tais mudanças estatutárias. Muitos dos conhecidos cardeais alviverdes sabem que perderão força com tal mudança, a oposição a Mustafá Contursi conseguiu reunir 83 assinaturas, (23 a mais do que o mínimo necessário para que o pedido fosse protocolado), mas mesmo assim o processo de alteração segue parado. Vergamini, (que foi apoiado por Belluzzo há dois anos, numa tentativa de “pacificar” o clube), tem o poder de decidir quando qualquer proposta entrará em pauta. Pode ser na próxima reunião. Pode ser na seguinte. Ou na outra. Não há prazo. Ele é quem decide quando vai tirar da gaveta. E isso pode durar até a próxima eleição, daqui a dois anos, ou mais, indefinidamente. Sabemos que ir a votação do conselho não garante a aprovação, pelo contrário é quase fato de que será reprovada, mas então irá a Assembleia Geral (votação dos sócios) e temos enormes chances de que seja aprovada. O problema é que esta solução para grande parte de nossos problemas está em uma gaveta e só Deus sabe quando vai sair. Aliás: Deus, Mustafá e Vergamini. O palmeirense tem pressa, as mudanças são “pra ontem”. Dentre os principais pontos da proposta, eu destacaria:

- eleições diretas para presidente do clube. Há, no entanto, um filtro de 10% do conselho: os candidatos que quiserem se apresentar para concorrer ao cargo necessitarão da chancela de cerca de 30 conselheiros para efetivar a candidatura; (O filtro eu ainda acho discutível apesar de entender que isso ajudaria a evitar uma possível bagunça ou queda de paraquedas de algum associado/candidato, vejo também como uma maneira de manter e solidificar o conselho, seria dar cargos pra agradar)

- chapas fechadas, para dar governabilidade: presidente e quatro vices concorrem num pacote só; (Hoje em dia o presidente e cada vice passam por uma eleição diferente, algo absurdo e por isso temos tantas brigas do Frizzo que é de um grupo com o Tirone que pertence a outro. Seria mais ou menos como termos o José Serra como vice da Dilma)

- eleição em novembro, e posse cinco dias após o último jogo do time profissional; (Esta eu creio que nem precise comentar, já deveria ser assim faz anos)

Por que escrevo sobre tais temas? Pois cabe a mim, mesmo distante, orientar o torcedor comum que não entende como funciona a política dentro do clube e também para que possam entender o porque culpamos tanto a diretoria. Agora, cabe a torcida continuar se associando ao Palmeiras e engrossar o caldo com ideais progressistas. Uma hora eles irão ceder. A barragem para o progresso irá ruir e então teremos um Palmeiras grande novamente.

Para aqueles que gostam do twitter: @M_Obeidi ; lá eu sempre aviso as novidades daqui e comento especulações de contratações.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

ERA PARMALAT



Muitos de meus leitores lembram, de forma saudosa, a famosa “Era Parmalat”, aqueles anos que entravamos não só para disputar um campeonato, sim para ganha-lo e sempre como franco favorito. Outros leitores nasceram nessa década e só ouviram dizer. Na década de noventa o Palmeiras fez uma bem sucedida parceria com a Parmalat, durante o tempo de duração desta parceria o Palmeiras conquistou títulos importantes e de forma que éramos absolutos, sem qualquer dúvida de merecimento ou de ajuda por parte dos árbitros. Mas nem tudo foi flores, se fosse hoje em dia tal parceria teria ruído muito facilmente. Os boatos e contatos com a tal parceira começou em 1992, a primeira noticia começou em 14 de fevereiro de 92, a Folha de São Paulo noticiou que: “O Palmeiras sonha em contratar Dener da Portuguesa. O dinheiro viria de um convênio com a multinacional Parmalat, que pode ser fechado hoje à tarde na Itália. Se não for possível a vinda do jogador para o Campeonato Brasileiro, os dirigentes esperam até o meio do ano”. Quem não se recorda, o Dener era em 92 mais ou menos o que o Neymar é hoje. O fato é que o Dener não veio, acabou fechando com o Vasco e falecendo logo em seguida em um acidente de carro. Imagina uma promessa dessa pronta para fechar com o Palmeiras e assina com o Vasco hoje em dia, acho que derrubariam o que sobrou do velho Palestra. No dia 18 de fevereiro, outra notícia pequena, talvez por anos e anos na fila ninguém mais dava “moral” ao Palmeiras. A matéria informava que ganharíamos U$ 500 mil ao ano, quase três vezes mais o que a Coca-Cola nos pagava na época. E segundo a matéria: "A curto prazo, o uniforme do Palmeiras será mudado e o nome da Parmalat será escrito na camisa. Nenhum novo jogador deverá vestir a camisa do Palmeiras nos próximos meses”. No dia seguinte saiu outra informação na mídia, o então presidente Carlos Facchina Nunes declarou que: “Hoje eu terei um encontro com diretores da Parmalat, mas posso te garantir que em menos de um mês nada acontecerá”. Agora pensem hoje em dia se o Tirone dá tal noticia, para agravar ainda mais o caos, vínhamos de uma fila de 16 anos, o então técnico Nelsinho Baptista estava tentando administrar uma crise interna entre Evair e Betinho. No dia 1° de abril de 1992 a Folha voltou a publicar, agora no dia da mentira, porem a melhor noticia que poderíamos ter: “Brunoro pode dirigir esportes no Palmeiras”, dizia a manchete. Segundo um trecho da matéria: “Pelo projeto, inédito no futebol brasileiro, Brunoro seria uma espécie de manager e ficaria responsável pelo futebol profissional, futebol do salão, vôlei e basquete”. Ao menos o Palmeiras estava em boas mãos, em mãos de profissionais que sabiam o que estavam fazendo e não de idosos com egos inflados. No dia 07 de abril os conselheiros se reuniram para analisar o acordo com a parceira. Discussões, debates e logo o acordo estava aprovado, só faltava ser assinado e seria dentro de pouco tempo. Digamos que esta reunião tivesse sido em 2011, o cenário de guerra estaria armado. Grupos opositores, organizadas fantasiadas de sócios, as figuras de sempre trabalhando contra, cada qual puxando “a brasa para a sua sardinha”, mais ou menos como fizeram com a nossa futura Arena. O ano de 1992, apesar de marcar o início da parceria, não foi um mar de rosas. O Palmeiras começou mal o Paulistão, Nelsinho foi demitido em 19 de agosto, após três derrotas e um empate em 0x0 com o Noroeste, e chamou os torcedores que fizeram pressão de covardes. Dois técnicos recusaram o clube, Candinho e Valdir Espinoza. Raul Pratalli, então técnico dos juniores, assumiu o time interinamente e sonhava com uma chance, que não veio. O Palmeiras acertou com Otacílio Gonçalves que chegou com grande pressão e com o discurso que: “O Palmeiras é um clube difícil”. Tem um trecho da matéria que é bom destacar, pois parece que cabe certinho no cenário de hoje: “Segundo o meia Daniel, uma profusão de forças negativas ronda o Palmeiras e levam os jogadores a proporcionar exibições ruins como a de sábado. Em conversas com jogadores e dirigentes, percebe-se que as tais forças negativas são, na verdade, o trauma da demissão de Nelsinho e a pressão das torcidas organizadas. Pode-se somar a isso a ausência de pelo menos um craque e também o jejum de títulos. Mas o que é o ovo e o que é a galinha?”. As tais forças negativas sumiram rapidamente a partir de 1993, pois foi feito um ótimo trabalho, com planejamento, choque de gestão e muito dinheiro, o que não temos nenhum dos três hoje. Coincidência ou não as “forças negativas” voltaram com a saída da Parmalat, em 2000, justo quando o clube voltou a andar com suas próprias pernas. No primeiro ano efetivo da co-gestão ganhamos o Campeonato Paulista, o Rio-São Paulo e o Brasileiro. Ano seguinte fomos bicampeões Paulista e bi do Brasileiro, façanha jamais igualada. Em 96, de forma avassaladora ganhamos o Paulistão com mais de 100 gols e apenas uma derrota. No ano de 1998 a Taça Mercosul e a Copa do Brasil. Em 99 o maior titulo de todos, a Taça Libertadores da América e o vice mundial. E no finalzinho da parceria a Copa dos Campeões em 2000. Tal parceria me deixou ver jogadores como Edmundo, Evair, Zinho, Rivaldo, Alex, Cesar Sampaio, Roberto Carlos, Cafu, Djalminha, Arce, Antonio Carlos... entre tantos outros honrando o manto. Para aqueles que duvidam de minhas fontes, quero dar o crédito ao Verdazzo, a Folha de SP, o site oficial do Palmeiras, a minha memória e aos recortes e revistas que guardo. Não pensem que o Palmeiras mudou muita coisa, estamos nas mesmas disputas políticas e picuinhas de década de 80, tivemos sorte de na década de 90 sermos geridos por outro grupo, por isso eu acredito bastante na Arena. Alguém ainda duvida que este cenário só irá mudar quando separarmos o clube do futebol e profissionalizarmos ambos?

Por mais que eu tentasse enxugar, hoje o assunto foi mais extenso. Agradeço a compreensão de todos e quem quiser me seguir no twitter: @M_Obeidi

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

PÓS NIVER

Por ser meu aniversário nesse ultimo domingo e por conta das enchentes sofridas em SC e o pior, em minha casa, acabei não assistindo o jogo do Palmeiras contra o Avaí. Como detesto e abomino quem comenta resultado sem nem ter visto o jogo, não irei comentar sobre tal partida. Me reservo ao direito de falar da “farra do boi” que será a próxima copa do mundo e de como nós brasileiros iremos ser afetados por ela. Agradeço a minha irmã e meu cunhado que me agraciaram com uma bela feijoada e com o livro (Jogo Sujo – O mundo secreto da FIFA: Compra de votos e escândalo de ingressos) do autor inglês Andrew Jennings. Eu já estava de olho nesse livro e eles acertaram na escolha. Agradeço também aos amigos que me trouxeram canecas do Verdão, nem preciso dizer o quanto gosto de ganhar coisas relativas ao Palmeiras.

OS MIL DIAS

Faltam um pouco menos de mil dias para a Copa do Mundo, 997 para ser mais chato e exato. Quando esses dois anos e poucos meses chegarem, a população estará em festa, esqueceremos todas as obras superfaturadas, as verbas publicas, as cidades escolhidas... O que importa são os convocados, por que o fulano e não sicrano? Será a festa do futebol como sempre acontece a cada quatro anos. As emissoras de tv com intervenções ao vivo, musicas próprias, shows de artistas famosos, anônimos ficando famosos fazendo micagem por 5 minutos de fama, um belo carnaval... Que venha o trio elétrico. Poucos se lembrarão das exigências absurdas da FIFA, gramados rebaixados, atrasos em obras, greves dos operários, elefantes branco... Será a festa do futebol, do tal país do futebol. Será Neymar o melhor do mundo? Quem tem o penteado mais bonito? Qual será a “vuvuzela” da vez? E quem será “Larissa Riquelme” desta copa? Sim, será um mês de festa e bola rolando, belas jogadas, gols de placa e muita, mas muita festa mesmo. Turistas do mundo inteiro visitarão o país tropical, querem conhecer as nossas belezas naturais, desfrutar de nossas maravilhas e se deliciar com o esporte mais praticado no mundo. Mas a Copa tem data para acabar e com ela os turistas irão embora, assim como os cartolas capitaneados por Sepp Blatter. Mas antes de partir deixarão um legado, entre ele despesas publicas enormes e muito distante das necessidades do nosso povo. Ou você acha que a zona leste de São Paulo necessita mais de um estádio do que de creches e hospitais? Se Brasília ao ser construída demorou mais de 50 anos para ser paga, imaginem os tais estádios.

MAIS UMA DA DIRETORIA

Não é novidade para aqueles que acompanham os bastidores do Palmeiras que as coisas estão sendo “ajeitadas” de modo que a Poá Textil, (empresa de confecção), torne-se responsável pelos produtos licenciados do clube. Segundo o blog do Paulinho, comissões estariam sendo prometidas para muita gente no Parque Antártica. Pratica meio que comum em 99% dos clubes no Brasil. Porém, para não ficar uma coisa muito “na cara”, os dirigentes do clube querem apresentar 3 propostas e “escolher a melhor”. As três empresas seriam a tal Poá Textil, a SPR e a Meltex. Até ai tudo normal, se apresenta três propostas e a melhor delas garante o direito de confeccionar produtos oficiais. Na teoria muito bom, só que o dono da SPR é o mesmo da Poá Textil e a Meltex, (localizada no bairro do Brás), também realiza negócios em conjunto com ambas as empresas. Ou seja, concorrência claramente manipulada, em que os vencedores sempre pertencerão ao mesmo grupo. Quem ganha com isso? Empresários e dirigentes. Quem perde? Como sempre o Palmeiras.