
domingo, 18 de dezembro de 2011
4x0 FORA O BAILE

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
FLUXOGRAMA NOVAMENTE

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011
AGNALDO

Quem quiser me seguir no twitter, estou sempre colocando novidades: @M_Obeidi .A legenda da foto eu nem preciso dizer, né? Criticas, dúvidas e sugestões?
terça-feira, 6 de dezembro de 2011
quarta-feira, 30 de novembro de 2011
ESTÁ CHEGANDO A HORA

domingo, 27 de novembro de 2011
RUN BAMBI

CHOQUE REI
Prometi e estou aqui. Comentar os jogos não estava sendo algo que me desse prazer, preferi usar este espaço para escrever sobre ídolos e a situação do clube. Existe uma celebre frase que tem vários donos e ninguém assume que diz: “Clássico é clássico e vice versa”. Não sei por que criticam tal frase, acho ótima, uma reflexão filosófica. Mas vamos ao jogo, no 1° tempo creio que o Palmeiras jogou bem, teve um volume maior, porem não apresentou grandes riscos, tirando uma ou duas bolas, fomos muito fracos nas finalizações. O Deola mais uma vez dando sustos (já está virando rotina). Um primeiro tempo com poucas emoções e discussão entre Ceni e Valdivia, mesmo indo ao intervalo desta maneira a vitoria parecia eminente. Voltamos no segundo tempo com a mesma determinação, porem com os mesmos erros. Luan apagadissimo, Ricardo Bueno mostra a cada dia mais o porquê precisamos urgente de um camisa nove. Marcio Araujo se escondeu em mais um clássico. Mas tenho de destacar as atuações da zaga que não comprometeu e ainda sai jogando bem, dos dois laterais, tanto o Cicinho quanto o Gerley jogaram bem, tendo o destaque maior para o Valdivia, vi o mago jogar muito bem hoje, com boas articulações, driblando, sofrendo falta e não caindo, nem mesmo reclamando. Tenho de dizer que sou chato com a arbitragem, mas apesar dos pesares daria nota 6,5 para ele. Gostei da maneira que ele deixou o jogo correr, deixou correr até demais em alguns lances, não foi homem de expulsar quando deveria e expulsou depois apenas para aparecer. No fim o placar revela bem o que foi o jogo, (1x0) o Palmeiras jogou para o gasto e fez o gasto. Se tivéssemos um atacante que preste teríamos saído com no mínimo 3x0.
Postagem mais curta hoje, pois ando bem cansado, terei de pegar umas férias para descansar das férias (risos). Assim que der eu escrevo mais. Scoppia Che la Vittoria è Nostra.
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
O BLOG

ACABOU A PALHAÇADA
Prometi não mais assistir aos jogos (salvo clássicos), mas não consigo deixar de ver o Palmeiras. Prometi ao menos nem comentar tais partidas, mas não poderia deixar de dizer que acabou a palhaçada, ninguém mais vai ficar enchendo o saco de que “vai cair”. Agora começam a perturbar dizendo que não vai pegar vaga na “sul-americana”, depois vai ser porque não chegou na Libertadores e por ai vai. A torcida que não para pra pensar deixa ser manipulada, cai na onda de alguns veículos da imprensa.
Ainda estou com a cabeça no 5° Encontro Amigos do Verdão. Tem como não parar de pensar nisso ainda? Ontem conversei com o Elias (Eloy) sobre algumas novidades que teremos no ano que vem e parece que o evento será muito melhor. Vão se preparando que sempre cai no segundo sábado de novembro. Quem quiser me seguir no twitter, estou sempre colocando novidades: @M_Obeidi o do Evair é: @Evair9 e do Ademir da Guia é: @Ademir_daGuia .
domingo, 20 de novembro de 2011
EM EXTASE

Quem quiser me seguir no twitter, estou sempre colocando novidades: @M_Obeidi o do Evair é: @Evair9 e do Ademir da Guia é: @Ademir_daGuia . O resto que estavam presentes creio eu que não tenham twitter. A legenda da foto eu nem preciso dizer, né? Criticas, dúvidas e sugestões?
sábado, 19 de novembro de 2011
ANSIOSO
Ansiedade é pouco para expressar o que sinto hoje, todos os outros anos com a festa fiquei muito mais tranqüilo. Hoje estou tenso. É hoje, começando as 11h da manha. Neste sábado teremos o 5° ENCONTRO AMIGOS DO VERDÃO, a maior festa de palmeirenses em SC e a que o torcedor tem maior participação com ídolos que eu já vi. Em São Paulo temos grandes festas, publico maior que 500 pessoas, mas normalmente os ex-jogadores ficam em cima de um palco. Aqui não, aqui Ademir da Guia, Leivinha, Dudu, Cesar Maluco, Evair, Toninho, Agnaldo e Zinho irão almoçar ao meu lado, conversar de igual para igual. Um amigo que frequenta o mesmo bar que eu para ver os jogos, Junior “Beteba”, me disse uma coisa que é a mais pura verdade: Á cinco anos atrás jamais me imaginaria na presença de um deles de fato, talvez em sonho, hoje é a realidade de estar na presença de todos estes craques. O bom de tudo isso é que não tiro este tempo com eles apenas para ficar falando de como eram bons e deixam saudades, uso estas conversas informais para descobrir com quem eles gostavam de jogar contra, quem foi o zagueiro mais difícil de enfrentar e etc... Pergunto sobre bastidores e até corneto o conselheiro Cesar Maluco, tento pescar coisas sobre a política e até sobre a base, alem de claro descobrir alguma passagem pitoresca na conquista de algum titulo. Já conversei de forma bem ampla com Ademir da Guia, Cesar Maluco e Leivinha, sempre tive vontade de conhecer o Dudu e ouvir dele histórias que não contaram na época, mas meu maior ídolo no futebol sempre foi o Evair. Este ano ficarei bem divido e ainda tenho a missão de levar 9 camisas, 2 bandeiras, um boné e um livro para serem autografados. Quando eu voltar de lá, com toda certeza que irei encher vocês de informações e espero também que de muitas fotos. Hoje é o grande dia!!!
Quem quiser me seguir no twitter, estou sempre colocando novidades: @M_Obeidi dos que estarão na festa @Evair9 e @Ademir_daGuia .Criticas, dúvidas e sugestões?
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
MAIS QUE UM CRAQUE, LUIS PEREIRA

Quem quiser me seguir no twitter, estou sempre colocando novidades: @M_Obeidi e quem quiser seguir este mito o dele é: @Pereiraatletico . Criticas, dúvidas e sugestões?
terça-feira, 15 de novembro de 2011
O MONSTRO DO PARQUE ARTARCTICA
5° ENCONTRO AMIGOS DO VERDÃO
Venha participar da maior festa de palmeirenses em SC. Presença de ex-jogadores: Ademir da Guia, Leivinha, Dudu, Cesar Maluco, Evair, Toninho , Agnaldo e agora também confirmada a vinda do Zinho, já são 8 jogadores. Ingressos no valor de R$ 30,00 que dão direto a comer uma bela costelada e ainda ter contato com estes ídolos. Para adquirir seu ingresso é muito fácil, entre em contato comigo ou vá nos postos de vendas em Brusque-SC.
Quem quiser me seguir no twitter, estou sempre colocando novidades: @M_Obeidi . Criticas, dúvidas e sugestões?
sexta-feira, 11 de novembro de 2011
TCHAU KLEBER!!!

O blog do Fabio Tatu indicou a musica “Porque os Sinos Dobram” (Raul Seixas) para o Kleber, uma ótima escolha, a letra traduz bem a situação. Quem quiser me seguir no twitter, estou sempre colocando novidades: @M_Obeidi . Criticas, dúvidas e sugestões?
segunda-feira, 7 de novembro de 2011
EVAIR CONFIRMADO

CESAR SAMPAIO
Muitos perguntam a minha opinião em relação a contratação do Cesar Sampaio. Nada contra, ao contrário, mas não posso deixar de ficar ressabiado. Ele ainda nem começou a trabalhar e já é tido como salvador da pátria, foi um volante sensacional, faz parte do meu meio campo de todos os tempos fazendo dupla de volantes com o Dudu. Mas o Palmeiras é aquilo né? Até parece que o pessoal desconhece a eterna bomba-relógio que se instalou por lá. Merecidamente, César Sampaio se destacou como jogador, já como gerente ainda engatinha. Temos de ter calma, contratar o Cesar Sampaio é um caminho e não a solução. Estamos caminhando, mas devagar com o andor porque San Gennaro é de barro...
5° ENCONTRO AMIGOS DO VERDÃO
Venha participar da maior festa de palmeirenses em SC. Presença de ex-jogadores Ademir da Guia, Leivinha, Dudu, Cesar Maluco, Evair, Toninho e Agnaldo. Ingressos no valor de R$ 30,00 que dão direto a comer uma bela costelada e ainda ter contato com estes ídolos. Para adquirir seu ingresso é muito fácil, entre em contato comigo ou vá nos postos de vendas em Brusque-SC.
Quem quiser me seguir no twitter, estou sempre colocando novidades: @M_Obeidi . Criticas, dúvidas e sugestões?
quarta-feira, 2 de novembro de 2011
O CAMISA 8
Ontem recebi um recado via twitter que me deixou muito feliz e honrado. O próprio Ademir da Guia, visitou, leu e comentou sobre o blog.
segunda-feira, 31 de outubro de 2011
5° ENCONTRO AMIGOS DO VERDÃO

Infelizmente nesse mesmo dia, tenho um grande evento de um amigo e colunista social em Tijucas-SC, a Paella do Léo Nunes, no qual já tem a presença confirmada da Monique Evans e show com 3 bandas, mas Palmeiras é Palmeiras e terei de repassar este trabalho a outra pessoa.
Para reservar o convite da festa, basta vir falar comigo ou via Orkut, e-mail, MSN, twitter (M_Obeidi)... Pede, eu passo a conta e no dia basta pegar comigo, simples assim. Corram que os ingressos estão limitadíssimos. Na foto a imagem da 3° festa e a legenda fica: Leivinha, Ademir da Guia, Eu e Toninho.
terça-feira, 25 de outubro de 2011
CLUBE EMPRESA?

Postagem um pouco mais longa hoje para explicar o porquê sou contrário a transformar clubes em empresas com acionistas em vez de sócios. Sou a favor de profissionalizar o clube e em outra postagem explicarei o por que. Ainda hoje, enquanto escrevo este texto, está ocorrendo o protesto pedindo as diretas já e contra o “engessamento” do nosso estatuto. Não consegui postar antes porque a internet resolveu não funcionar, a imagem traduz bem o que fiz. Dicas, dúvidas e sugestões podem ser dadas por aqui, via Orkut, e-mail, twitter (M_Obeidi)...
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
DIRETAS JÁ!!!!

Voltei a escrever para o blog. Andava com a cabeça meio lotada de outros pensamentos e com isso fica difícil se concentrar e como isso aqui é meu hobby e não minha profissão, creio que só devo fazer com gosto, com paixão. O Palmeiras só tem me dado desgostos, mas como diria o padre: “é na alegria e na tristeza”. Relacionamentos que só se ame na fase boa é fácil. Foi muito fácil ser palmeirense na década de 90, vi maquinas de jogar futebol com aquele time de 93/94, outro time fantástico que jamais vi algo parecido como o de 96 e o eletrizante time de 98/99. Mas sofri demais na década de 80, na escola era motivo de chacota e creio que muitos que lêem meu blog também passaram por isso e o que é pior, sem nem ter visto o time de 70 jogar. Hoje muitos dos torcedores da geração Parmalat (ou fim dela) se queixam de roer o osso, mas ao menos mordiscaram parte do filé mignom. Reclamam, pedem cada jogador que dou até risada para não discutir. Mas não é por que eu sofri em 80 que devo me “apequinar”, me acostumar com derrotas. AQUI É PALMEIRAS PORRA. Chega de ver jogadores de medianos para baixo, da política de nem tão bom porem muito barato, de mandos e desmandos de diretores, ex-presidentes que se acham donos do clube. FORA DO MEU PALMEIRAS. Muitos falam em tornar o clube em empresa, sou contrário. Sou favorável a profissionalizar o futebol e não o clube todo. Amanha escreverei mais detalhadamente o porque, tenho exemplos e mostrarei que nossa cultura de fazedor de matéria prima não suporta este tipo de gestão. Hoje a noite teremos o protesto em frente a Academia de Futebol em manifesto pacífico, para mostrar a indignação contra o novo golpe que está sendo engendrado por Mustafá Contursi, que visa engessar de vez qualquer tentativa de redemocratizar o clube enquanto ele estiver vivo. O movimento começa por volta de 18h30 e vai se estender até cerca de 23h. Creio que nada será votado de fato, que irão adiar tal votação e apenas discutir os temas. Porem cabe a nossa torcida mostrar que está presente e atenta ao que acontece no clube.
Hoje uma postagem mais tardia e curta, assim que eu tiver mais informações repasso a vocês.
Hoje uma postagem mais tardia e curta, assim que eu tiver mais informações repasso a vocês.
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
SEM CABEÇA

POR BRUNO SILVESTRE:
“DO TEMPO EM QUE SE AMARRAVA CACHORRO COM LIGUIÇA?”
Felipão esta totalmente sem noção. Ele esta ultrapassado e a diretoria amadora segue o mesmo raciocínio dele. Aqui no Brasil, assim como lá na Inglaterra (onde ele foi demitido pelos jogadores) ele não se criou e nem vai se criar. Ele vem de uma escola (ate meados de 2000,2001) onde o técnico mandava, foi logo depois do fim do passe! Logo depois assumiu a seleção, onde queira ou não, o técnico manda, pois todos querem a seleção, e se não obedecer, ta fora. Saiu e foi para a de Portugal, que é a mesma coisa, técnico de seleção. Ou seja, ate 2006 ele mandava e desmandava. Saiu foi pro Chelsea com esse pensamento, foi escorraçado de lá praticamente e foi para o Uzbequistão. Cara, num país onde sequer tinha futebol ele era como um REI por lá, ou seja, os caras reverenciavam... E o ego subindo. Resumo, ele nunca deixou de ser o XERIFAO, pois nunca ninguém o peitou, o único lugar foi na Inglaterra e deu no que deu. Chegou ao Brasil 10 anos depois da ultima passagem, achando que ia chegar aqui com o mesmo status, mandando e desmandando. Só que aqui os jogadores, HOJE, têm os clubes nas mãos, clube no Brasil é como cachorro de rua, come na mão dos jogadores, jogador manda e desmanda nos clubes com seus empresários, graças a lei pele... E ele chegou botando banca e jogador brasileiro, aqui não aceita. Por isso essa polemica toda. Ele percebeu que não consegue mais domar, e a diretoria nada faz tamanho o amadorismo. A meu ver para treinador se criar tem de ser parceiro de jogador, não adianta, se não, não vai... Basta vermos o exemplo mais recente do Dorival/Neymar, quem se ferrou? Jogador não quer mais jogar com treinador como o Felipão... É um ou outro só que respeita 90% quer que o cara se dane.
No mais é isso, peço desculpas, mas não estou com cabeça para escrever nada. Se você é amiga da Josi e está me lendo, entre em contato comigo por favor.
domingo, 9 de outubro de 2011
ESPECULAÇÕES

Laterais: Paulinho (Atlético-PR) e Julio Cesar (Grêmio, mas pertence ao Fluminense)
Com isso, o Gabriel Silva deve mesmo ir embora. Genova, Udinese ou Qatar deva ser seu destino.
Zagueiros: Titi (Bahia) e a compra em definitivo do Henrique.
Volantes: Taddei (Sim aquele mesmo que começou aqui) e Fernando (Grêmio, já negociando pra vir por empréstimo)
Meias: Cleiton Xavier (Figurinha já conhecida) e Seedorf (O Holandês foi parar na lista, vir são outros 500)
Existem outros nomes que estavam na suposta lista. Na verdade falam de 30 nomes e não “vazou” todos. Lembrando que constar na lista não quer dizer que virão e nem mesmo que será tentada a sua contratação. O Cleiton Xavier, por exemplo, só sai de lá com a venda em definitivo e está fixada em 8 milhões de Euros. O Henrique só será contratado em definitivo caso conseguirmos uma vaga na Libertadores e o mesmo podemos usar para Taddei e qualquer outro jogador de peso. Tem jogadores que são ventilados por lá como Dagoberto que recebeu proposta, mas tem medo de aceitar e enfrentar a fúria das duas torcidas, a do São Paulo por uma traição e a do Palmeiras caso não jogue bem. Oswaldo atacante do Ceará seria o plano B do Dagoberto, mas vocês já devem imaginar desses dois nomes qual que chega né? Jorge Wagner há quem garanta que está acertado. Alex, meia que fez sucesso por aqui em 99, é o sonho do Tirone, mas não tem um pingo de vontade de retornar. Hernanes foi comentando também, porem nem dou destaque, pois sei que trazer um jogador da seleção não é nada fácil. Riquelme, Beckham, Loko Abreu.... A cada semana irá pipocar um nome diferente. Temos de focar no Brasileiro de 2011 porque senão teremos em 2012 Ruinvaldo, Caramujo, Katinga...
Quero deixar claro que por enquanto não passa de especulações e nada alem disso. Podem chegar todos, pode não vir ninguém, pode chegar nomes diferentes... Não dá para se empolgar e nem martelar um nome. Podemos até mesmo ver estes jogadores acertando com nossos rivais. Esta lista também não significa que eu concorde com ela.
sábado, 8 de outubro de 2011
BECKHAM, SONHO OU REALIDADE?

PONTOS NEGATIVOS
David Beckham não é mais nenhum menino, tem 36 anos e nunca foi um jogador de velocidade. Teríamos de ter um time organizado para ter um jogador desse calibre, coisa que estamos bem longe de ter hoje. A vinda do mesmo poderia criar ciúmes naqueles que já estão pelo clube, alem de inflacionar demais os salários.
PONTOS POSITIVOS
Beckham não é somente um jogador habilidoso, ele é uma empresa e traz consigo uma legião de fãs e patrocinadores. Do ponto de vista do marketing mundial não teria aquisição com tanto impacto no Brasil, a do Ronaldo não chegaria nem aos pés desta. A vinda de David Beckham colocaria o Palmeiras em um patamar muito diferenciado, ele tem portas abertas no mercado asiático, um dos mais consumistas do mundo e dos mais populosos também. A mídia mundial estaria de olho nele, tornando o nosso patrocinador muito mais visado e com isso maior retorno financeiro ao clube. Beckham não venderia camisas somente no Brasil, teríamos o mundo todo vestindo o Palmeiras. Isso sem falar que em campo, alem de respeitado, ele é um jogador diferenciado. Bate na bola como poucos.
Não acho impossível a vinda de um jogador desse calibre, alias hoje enxergo bem viável. Basta a diretoria e a WTorre/AEG trabalharem juntas nessa e o Palmeiras só tem a ganhar. Fiquei um tempo sem escrever muita correria por aqui, começou as festas de outubro. Nem toquei no assunto do jogo de amanha, pois a vitória será de 3x2 e deixarei para comentar na segunda-feira. Quem quiser me seguir no twitter, estou sempre colocando novidades: @M_Obeidi . Criticas, dúvidas e sugestões?
sexta-feira, 30 de setembro de 2011
CRIATIVIDADE

SEGUE CRIANDO
Depois de criar o factóide dizendo que Kleber estaria no Curintia em 2012. O “Jogo Aberto” da Band criou uma matéria dizendo que o tal silêncio prejudica os patrocinadores do Palmeiras, pura falácia. Talvez seja “o silêncio mais falado” no momento, qualquer site ou emissora de TV ultimamente tem mostrado demais imagens do Palmeiras e por consequência seus patrocinadores. Quem tem competência como a ESPN Brasil, comentou sobre os dois times e a partida. Quem tem criatividade como a Globo, brincou com o Palmeiras B com perguntas que caberiam ao time principal. Sites que expõem patrocinadores através de fotos, vêem trabalhando normalmente com criatividade. Talvez seja por isso que a tônica daquele programa sejam as polemicas, quem não tem competência não se estabelece.
RAPIDINHAS
Gostei muito da atitude da diretoria são paulina ao criar camisas com material mais barato e sem patrocínios para agradar o torcedor. Pratica que já ocorre na Argentina há mais de 10 anos e demorou demais para ser implantada aqui. A camisa custa R$59, bem diferente dos R$180 habituais, o modelo é exatamente igual ao de jogo só não tem a logo do patrocinador e nem as tais tecnologias de peso, suor e etc na camisa. #FicaDica
O Curintia também merece certo destaque, pois dará 10% da renda líquida do jogo contra o Botafogo ao Teleton, campanha de arrecadação para a AACD. Alem de tentar trazer mais publico ao estádio, ainda está fazendo a sua parte social. #FicaDica2
Postagem meio tardia e mais curta. Prometo ainda escrever sobre os temas que citei antes. Quem quiser me seguir no twitter, estou sempre colocando novidades: @M_Obeidi . Criticas, dúvidas e sugestões?
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
AINDA NO SILENCIO

Essa acabou virando extensão da outra, tenho muitos temas para escrever, como o processo de reformulação para 2012, as palavras do Belluzzo, a briga por causa de uma sauna e etc... O problema é que sou editor de TV e hoje é o dia que mais tem serviço, quinta insana. Quem quiser me seguir no twitter, estou sempre colocando novidades: @M_Obeidi . Criticas, dúvidas e sugestões?
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
LEI DO SILENCIO
Desta vez a postagem chegou um pouco mais tarde, recomendo aqueles que gostam de informações quentinhas e são adeptos do twitter seguir o Espião Verde ( @Espiaoverde ) e quem quiser me seguir no twitter: @M_Obeidi . Criticas, dúvidas e sugestões?
terça-feira, 27 de setembro de 2011
A CULPA É DE QUEM?

Agradeço demais as visitas que tive no blog, foram muitas ontem, 5 vezes acima do normal. Agradeço as comunidades no Orkut da Mancha Verde e a oficial do Palmeiras que quem frequenta por lá está sempre por aqui também. Agradeço aos meus seguidores do twitter e peço pra darem um RT de vez em quando. E o agradecimento mais que especial fica para o Espião Verde ( @Espiaoverde ) que me deu uma força muito grande na divulgação.
Por mais que eu tentasse enxugar, ultimamente os assuntos tem sido extensos. Agradeço a compreensão de todos e quem quiser me seguir no twitter: @M_Obeidi
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
A GAVETA MÁGICA

- eleições diretas para presidente do clube. Há, no entanto, um filtro de 10% do conselho: os candidatos que quiserem se apresentar para concorrer ao cargo necessitarão da chancela de cerca de 30 conselheiros para efetivar a candidatura; (O filtro eu ainda acho discutível apesar de entender que isso ajudaria a evitar uma possível bagunça ou queda de paraquedas de algum associado/candidato, vejo também como uma maneira de manter e solidificar o conselho, seria dar cargos pra agradar)
- chapas fechadas, para dar governabilidade: presidente e quatro vices concorrem num pacote só; (Hoje em dia o presidente e cada vice passam por uma eleição diferente, algo absurdo e por isso temos tantas brigas do Frizzo que é de um grupo com o Tirone que pertence a outro. Seria mais ou menos como termos o José Serra como vice da Dilma)
- eleição em novembro, e posse cinco dias após o último jogo do time profissional; (Esta eu creio que nem precise comentar, já deveria ser assim faz anos)
Por que escrevo sobre tais temas? Pois cabe a mim, mesmo distante, orientar o torcedor comum que não entende como funciona a política dentro do clube e também para que possam entender o porque culpamos tanto a diretoria. Agora, cabe a torcida continuar se associando ao Palmeiras e engrossar o caldo com ideais progressistas. Uma hora eles irão ceder. A barragem para o progresso irá ruir e então teremos um Palmeiras grande novamente.
Para aqueles que gostam do twitter: @M_Obeidi ; lá eu sempre aviso as novidades daqui e comento especulações de contratações.
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
ERA PARMALAT

Muitos de meus leitores lembram, de forma saudosa, a famosa “Era Parmalat”, aqueles anos que entravamos não só para disputar um campeonato, sim para ganha-lo e sempre como franco favorito. Outros leitores nasceram nessa década e só ouviram dizer. Na década de noventa o Palmeiras fez uma bem sucedida parceria com a Parmalat, durante o tempo de duração desta parceria o Palmeiras conquistou títulos importantes e de forma que éramos absolutos, sem qualquer dúvida de merecimento ou de ajuda por parte dos árbitros. Mas nem tudo foi flores, se fosse hoje em dia tal parceria teria ruído muito facilmente. Os boatos e contatos com a tal parceira começou em 1992, a primeira noticia começou em 14 de fevereiro de 92, a Folha de São Paulo noticiou que: “O Palmeiras sonha em contratar Dener da Portuguesa. O dinheiro viria de um convênio com a multinacional Parmalat, que pode ser fechado hoje à tarde na Itália. Se não for possível a vinda do jogador para o Campeonato Brasileiro, os dirigentes esperam até o meio do ano”. Quem não se recorda, o Dener era em 92 mais ou menos o que o Neymar é hoje. O fato é que o Dener não veio, acabou fechando com o Vasco e falecendo logo em seguida em um acidente de carro. Imagina uma promessa dessa pronta para fechar com o Palmeiras e assina com o Vasco hoje em dia, acho que derrubariam o que sobrou do velho Palestra. No dia 18 de fevereiro, outra notícia pequena, talvez por anos e anos na fila ninguém mais dava “moral” ao Palmeiras. A matéria informava que ganharíamos U$ 500 mil ao ano, quase três vezes mais o que a Coca-Cola nos pagava na época. E segundo a matéria: "A curto prazo, o uniforme do Palmeiras será mudado e o nome da Parmalat será escrito na camisa. Nenhum novo jogador deverá vestir a camisa do Palmeiras nos próximos meses”. No dia seguinte saiu outra informação na mídia, o então presidente Carlos Facchina Nunes declarou que: “Hoje eu terei um encontro com diretores da Parmalat, mas posso te garantir que em menos de um mês nada acontecerá”. Agora pensem hoje em dia se o Tirone dá tal noticia, para agravar ainda mais o caos, vínhamos de uma fila de 16 anos, o então técnico Nelsinho Baptista estava tentando administrar uma crise interna entre Evair e Betinho. No dia 1° de abril de 1992 a Folha voltou a publicar, agora no dia da mentira, porem a melhor noticia que poderíamos ter: “Brunoro pode dirigir esportes no Palmeiras”, dizia a manchete. Segundo um trecho da matéria: “Pelo projeto, inédito no futebol brasileiro, Brunoro seria uma espécie de manager e ficaria responsável pelo futebol profissional, futebol do salão, vôlei e basquete”. Ao menos o Palmeiras estava em boas mãos, em mãos de profissionais que sabiam o que estavam fazendo e não de idosos com egos inflados. No dia 07 de abril os conselheiros se reuniram para analisar o acordo com a parceira. Discussões, debates e logo o acordo estava aprovado, só faltava ser assinado e seria dentro de pouco tempo. Digamos que esta reunião tivesse sido em 2011, o cenário de guerra estaria armado. Grupos opositores, organizadas fantasiadas de sócios, as figuras de sempre trabalhando contra, cada qual puxando “a brasa para a sua sardinha”, mais ou menos como fizeram com a nossa futura Arena. O ano de 1992, apesar de marcar o início da parceria, não foi um mar de rosas. O Palmeiras começou mal o Paulistão, Nelsinho foi demitido em 19 de agosto, após três derrotas e um empate em 0x0 com o Noroeste, e chamou os torcedores que fizeram pressão de covardes. Dois técnicos recusaram o clube, Candinho e Valdir Espinoza. Raul Pratalli, então técnico dos juniores, assumiu o time interinamente e sonhava com uma chance, que não veio. O Palmeiras acertou com Otacílio Gonçalves que chegou com grande pressão e com o discurso que: “O Palmeiras é um clube difícil”. Tem um trecho da matéria que é bom destacar, pois parece que cabe certinho no cenário de hoje: “Segundo o meia Daniel, uma profusão de forças negativas ronda o Palmeiras e levam os jogadores a proporcionar exibições ruins como a de sábado. Em conversas com jogadores e dirigentes, percebe-se que as tais forças negativas são, na verdade, o trauma da demissão de Nelsinho e a pressão das torcidas organizadas. Pode-se somar a isso a ausência de pelo menos um craque e também o jejum de títulos. Mas o que é o ovo e o que é a galinha?”. As tais forças negativas sumiram rapidamente a partir de 1993, pois foi feito um ótimo trabalho, com planejamento, choque de gestão e muito dinheiro, o que não temos nenhum dos três hoje. Coincidência ou não as “forças negativas” voltaram com a saída da Parmalat, em 2000, justo quando o clube voltou a andar com suas próprias pernas. No primeiro ano efetivo da co-gestão ganhamos o Campeonato Paulista, o Rio-São Paulo e o Brasileiro. Ano seguinte fomos bicampeões Paulista e bi do Brasileiro, façanha jamais igualada. Em 96, de forma avassaladora ganhamos o Paulistão com mais de 100 gols e apenas uma derrota. No ano de 1998 a Taça Mercosul e a Copa do Brasil. Em 99 o maior titulo de todos, a Taça Libertadores da América e o vice mundial. E no finalzinho da parceria a Copa dos Campeões em 2000. Tal parceria me deixou ver jogadores como Edmundo, Evair, Zinho, Rivaldo, Alex, Cesar Sampaio, Roberto Carlos, Cafu, Djalminha, Arce, Antonio Carlos... entre tantos outros honrando o manto. Para aqueles que duvidam de minhas fontes, quero dar o crédito ao Verdazzo, a Folha de SP, o site oficial do Palmeiras, a minha memória e aos recortes e revistas que guardo. Não pensem que o Palmeiras mudou muita coisa, estamos nas mesmas disputas políticas e picuinhas de década de 80, tivemos sorte de na década de 90 sermos geridos por outro grupo, por isso eu acredito bastante na Arena. Alguém ainda duvida que este cenário só irá mudar quando separarmos o clube do futebol e profissionalizarmos ambos?
Por mais que eu tentasse enxugar, hoje o assunto foi mais extenso. Agradeço a compreensão de todos e quem quiser me seguir no twitter: @M_Obeidi
Por mais que eu tentasse enxugar, hoje o assunto foi mais extenso. Agradeço a compreensão de todos e quem quiser me seguir no twitter: @M_Obeidi
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
PÓS NIVER

OS MIL DIAS
Faltam um pouco menos de mil dias para a Copa do Mundo, 997 para ser mais chato e exato. Quando esses dois anos e poucos meses chegarem, a população estará em festa, esqueceremos todas as obras superfaturadas, as verbas publicas, as cidades escolhidas... O que importa são os convocados, por que o fulano e não sicrano? Será a festa do futebol como sempre acontece a cada quatro anos. As emissoras de tv com intervenções ao vivo, musicas próprias, shows de artistas famosos, anônimos ficando famosos fazendo micagem por 5 minutos de fama, um belo carnaval... Que venha o trio elétrico. Poucos se lembrarão das exigências absurdas da FIFA, gramados rebaixados, atrasos em obras, greves dos operários, elefantes branco... Será a festa do futebol, do tal país do futebol. Será Neymar o melhor do mundo? Quem tem o penteado mais bonito? Qual será a “vuvuzela” da vez? E quem será “Larissa Riquelme” desta copa? Sim, será um mês de festa e bola rolando, belas jogadas, gols de placa e muita, mas muita festa mesmo. Turistas do mundo inteiro visitarão o país tropical, querem conhecer as nossas belezas naturais, desfrutar de nossas maravilhas e se deliciar com o esporte mais praticado no mundo. Mas a Copa tem data para acabar e com ela os turistas irão embora, assim como os cartolas capitaneados por Sepp Blatter. Mas antes de partir deixarão um legado, entre ele despesas publicas enormes e muito distante das necessidades do nosso povo. Ou você acha que a zona leste de São Paulo necessita mais de um estádio do que de creches e hospitais? Se Brasília ao ser construída demorou mais de 50 anos para ser paga, imaginem os tais estádios.
MAIS UMA DA DIRETORIA
Não é novidade para aqueles que acompanham os bastidores do Palmeiras que as coisas estão sendo “ajeitadas” de modo que a Poá Textil, (empresa de confecção), torne-se responsável pelos produtos licenciados do clube. Segundo o blog do Paulinho, comissões estariam sendo prometidas para muita gente no Parque Antártica. Pratica meio que comum em 99% dos clubes no Brasil. Porém, para não ficar uma coisa muito “na cara”, os dirigentes do clube querem apresentar 3 propostas e “escolher a melhor”. As três empresas seriam a tal Poá Textil, a SPR e a Meltex. Até ai tudo normal, se apresenta três propostas e a melhor delas garante o direito de confeccionar produtos oficiais. Na teoria muito bom, só que o dono da SPR é o mesmo da Poá Textil e a Meltex, (localizada no bairro do Brás), também realiza negócios em conjunto com ambas as empresas. Ou seja, concorrência claramente manipulada, em que os vencedores sempre pertencerão ao mesmo grupo. Quem ganha com isso? Empresários e dirigentes. Quem perde? Como sempre o Palmeiras.
Assinar:
Postagens (Atom)