Por enquanto é só um sonho. Lugar no time ele teria. Diego Souza faria o segundo atacante e o Muricy teria o camisa 10 que tanto pedia aos Bambis. Sonho bem distante, mas que irá começar a pipocar comentários por ai. O chileno, ídolo da torcida palmeirense, foi vendido há um ano para o Al Ain, dos Emirados Árabes. O presidente Belluzzo admite “Se eles bobearem, a gente volta à carga. Mas o Valdivia está bem lá. Não prometo nada, porque não posso prometer o que não tenho condições de cumprir. Mas não paramos de conversar com ele, de manter essa proximidade. Ele gosta muito do Palmeiras. Se ele se distrair, trazemos o Valdivia de volta”. Acredito que seja muito difícil. Só se o Mago forçar mesmo uma saída. Todos sabem que a 1° proposta que surgiu ele se foi. Muito se deve ao seu péssimo convívio com o Luxemburgo. É um sonho. Temos até dia 31 para inscrevê-lo. Ver o mago jogando contra os bambis no panetone seria demais. “Recordar é viver Valdivia acabou com você”. Já a outra contratação. O Robert. Era para ser anunciado hoje. Foi adiado para amanha devido a um acerto de datas. O Palmeiras queria o empréstimo até o final da Libertadores de 2010. O Monterrey queria até o final de 2009. Ficou assim. Emprestado até o final de 2009 com a possibilidade de compra em 2010. Robert deverá ser apresentado na manha de sexta-feira.
ADEQUAÇÃO DO CALENDÁRIO
Muito se fala sobre isso. Nesses últimos dias até se falou mais. Ninguém agüenta mais ver seus craques saindo no meio do campeonato e aquele time que parecia que ia ser campeão se desfaz pelo caminho. O Palmeiras receber esta ameaça. A diretoria bateu o pé e garantiu os jogadores. São Paulo não vendeu por falta de ofertas. Curintia aceitou qualquer tipo de oferta, porque depois que a MSI/DUALIB afundaram o clube em dívidas nada podem fazer. O Internacional começou um desmanche, mas acreditava que as ofertas seriam maiores. O Cruzeiro também sofre com o assédio perdendo grande parte de seu time e correndo risco de perder ainda mais. Até mesmo o Goiás que deu uma arrancada neste brasileiro já admite perder algumas peças. Faz anos que devemos ter o calendário padrão no mundo todo. Quando falamos em Europa. Não é só um país são vários. Tem uns 10 países por lá que levam jogadores nossos na famosa janela. Todos eles com o calendário padrão. Países das Américas como México, Chile, Argentina... Também aderiram faz tempo. A Copa do Mundo é disputada ao final do campeonato deles. Mas, no meio do nosso. Bem antigamente, década de 50, 60, 70 os clubes brasileiros disputavam torneios de verão. Taças de menor expressão. Arrecadavam dinheiro e ainda divulgavam seu nome, sua marca pelo mundo a fora. Tem de se pensar como empresa. Não é somente a janela que é a grande vilã no futebol brasileiro. O amadorismo dos dirigentes também. Acho que mais desacreditado que político no Brasil, somente cartola de futebol. Não sei como fariam para adequar. Nunca pensei nisso. Sei que os campeonatos levam datas como 2008/2009; 2009/2010... Teríamos de ficar uns meses sem jogar até se adequar. No final valeria a pena e não veríamos jogadores indo embora sem disputar a fase final da Libertadores.
AINDA O JOGO DE ONTEM
Fui questionado ao fato do Grêmio ter atacado e poderia até sair com a vitória. Realmente atacou e o Marcos foi perfeito no mínimo em 3 bolas. Mas o Palmeiras perdeu um mundo de chances e ainda foi prejudicado pela arbitragem.
BABACAS DO FUTEBOL
O futebol concentra um grande número de babacas. Muitos deles se intitulam dirigentes. Ontem mais um. O Rever sofreu uma pancada na cabeça. O lance foi normal só que o jogador apagou. Simplesmente desmaiou. Os sinais vitais se mantinham normais só que o jogador ficou desacordado. Em segundos foi atendido pelo médico do Palmeiras. Até ai tudo bem. Nenhuma novidade. Um dirigente do clube gaúcho deu uma entrevista dizendo que o certo seria uma ambulância entrar para buscar o jogador. O cara nem médico é, como ele pode dizer o que é certo ou errado? O médico do Palmeiras agiu certo. Um trajeto de menos de 20 metros pode-se muito bem ser levado de maca. O pronto atendimento já tinha sido feito. São pessoas como este senhor que fazem o futebol parecer cada vez mais amador. Como dizia a música do Titãs: “Quinze minutos de fama...”
CHOQUE REI
Algumas pessoas ainda não conhecem esta expressão. Choque rei é o nome que se dá ao clássico Palmeiras x São Paulo. Sei que ainda temos alguns jogos na frente. Mas eu costumo dizer. O Curintia é rival. São Paulo é inimigo. Durante a semana soltarei algumas “curiosidades” sobre este time de 3 cores. Você sabia: Que o São Paulo da Floresta foi fundado em 1930 e faliu em 1935 por dívidas acumuladas? Que para "ajudar" financeiramente o São Paulo, em 1938 Palestra e Corinthians disputaram o famoso "jogo das barricas", assim chamado, pois colocaram barricas na entrada do Palestra Itália para o povo jogar dinheiro? Os dois clubes nada receberam e ainda doaram a renda para ajudar o São Paulo a pagar suas novas dívidas. Que neste "Jogo das barricas", Porfírio da Paz - Presidente do São Paulo FC - andou no meio das torcidas adversárias com uma bandeira esticada, para que os torcedores atirassem algumas moedas para ajudar o São Paulo? Até o dia do clássico vocês irão ler muitas verdades sobre este time que se diz exemplo de profissionalismo e se diz o clube mais rico e organizado do Brasil. Com uma história propositadamente mal contada, envergonhados do próprio passado, os dirigentes lutam para criar uma identidade que não existe, um clube sem alma e sem história de superações e heroísmos de seus antepassados, restando criar o simbolismo de "clube da moda", de embalo, na eterna luta de tentar transformar "simpatizantes" em "torcedores reais". Um clube que tem na sua história de estádio o seu maior público foi uma reunião de Testemunhas de Jeová. A torcida do São Paulo só aparece no próprio estádio na 8ª colocação, e ainda assim porque jogou contra o Curintia em 1982. Tentaram por diversas vezes nos prejudicar. Até mesmo fazer o governo tomar nosso estádio. Se eu começar a escrever aqui dá 5 blogs. Vou soltar tudo aos poucos. O verdadeiro vínculo. A verdadeira paixão o marketing não consegue resolver.
Escrevi demais hoje. Muita coisa para ler? Reclamem... Podem chiar. Eu me empolgo e vou escrevendo. Enquanto não reclamarem continuo escrevendo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário