sábado, 1 de agosto de 2009

CONTINUAMOS NA PONTA

Como eu havia previsto joguinho bem mais ou menos. Eu não o assisti. Acompanhei pelo rádio e depois vi os melhores lances. Ganhamos, de certa forma é o que importa. A vitória nos mantém na ponta da tabela. Somos lideres. São seis pontos de diferença para o segundo até o momento. 34 pontos, nem mesmo o Atlético ganhando nos tira a liderança. Somente diminui a vantagem. O Palmeiras possui a melhor campanha da historia dos pontos corridos. O jogo foi medonho. Pudemos observar algumas mudanças na movimentação da equipe. Pierre chegava mais a frente. Obina ainda continua aquele jogador mediano que esbanja boa vontade. Chutou muito feio e teve sorte do zagueiro desviar e fazer o gol contra. Não tem nem como o arbitro dar o gol ao Obina. Muricy foi corajoso. Mesmo jogando fora iniciou o jogo num 3-6-1 de forma ofensiva. Como um 3-6-1 é ofensivo? Na verdade era um 3-1-4-2. Muitos números e pouca explicação eu sei. Mas é meio impossível explicar isso em palavras. Quem é palmeirense e acompanha os jogos entende. Colocou 3 zagueiros, um volante, soltou os laterais para fazer meio campo ofensivo, lançou Diego Souza como um segundo atacante. Simples. Vitória magra, porem importante. Comecem a se acostumar eu já disse. Mesmo estando 1 x 0 jogando fora, Muricy colocou mais um atacante tirando um zagueiro para forçar o segundo gol. Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras volta a jogar no Palestra Itália diante do Grêmio. Jogo importante. Ainda acredito na chegada do Grêmio. No G 4 porque o titulo tem dono. Eu me satisfazia com o empate. Fico ainda mais feliz com a vitória. Questo qui é lavoro, mio figlo.

TAÇA BRASIL

Logicamente que eu não me recordo dela. Eu nem nascido era. Conhecia um pouco da história e mais um tanto eu pesquisei para escrever hoje. Criada em 1959 pela CBD (atual CBF), a Taça Brasil foi a primeira competição a nível nacional no país disputada no sistema mata-mata. Contava, em média, com 20 clubes por edição. Entre eles, os campeões paulista e carioca, que tinham direito a entrar direto nas semifinais, exceto em 1964 e 1968, quando começaram a competição nas quartas-de-final. As outras vagas eram compostas pelos vencedores dos principais estaduais restantes e alguns vice-campeões, que formavam grupos por região. Na Taça Brasil participavam somente as equipes campeãs de cada Estado, porém em 1961, 1964, 1965 e 1966 houve 2 representantes do futebol paulista na competição, e em 1967 2 representantes mineiros. Pensamos bem e vemos que era o campeonato brasileiro da época. Mais organizado que muito campeonato brasileiro da década de 80. Em 1968 nenhuma equipe paulista disputou a competição. Na postagem abaixo eu listei os campeões e os anos.

ROBERTO GOMES PEDROSA

O torneio era disputado no sistema de pontos corridos entre os principais clubes do país, e dividido em duas fases. Na primeira, dois grupos de oito e nove times jogavam entre si. Os quatro melhores times disputavam um quadrangular final, que definiria o campeão, numa fórmula parecida com a do Campeonato Brasileiro de 1971. O nome foi uma homenagem ao goleiro Pedrosa, do São Paulo e da Seleção Brasileira (Copa de 1934), que morreu em 1954 como presidente da Federação Paulista de Futebol.

CONCLUSÃO

Eram em média 20 times que disputavam o compeonato. Hoje são 20 também. Participavam times do Brasil inteiro. Hoje dos 20 times que disputam, 6 são times de SP. Quase 40% do Campeonato Brasileiro é composto de paulistas. O time vencedor, mais o vice tinham o direito de disputar a Libertadores. A FIFA em seu site oficial reconhece os titulos. Foi encontrado papéis da própria CBD, (antiga CBF), que reconhece tais titulos. O link está ai para quem quiser conferir:http://www.lancenet.com.br/infograficos/copa-jules-rimet/ Se o Flamengo ou o Curintia tivessem ganho uma destas edições a CBF já teria reconhecido. Sabe o porque não reconhece? Porque mudaria o ranking nacional. E o tal ranking é quem determina as cotas televisivas. Eu não me importo. Sei que meu time foi 8 vezes campeão nacional e partimos para o nono campeonato. Sendo assim o time mais vitorioso do Brasil.

Tento passar um pouco da história do futebol nacional. Sem conhecer o passado não temos futuro. Espero que tenham gostado um pouco da história dos campeonatos. Vocês mandam aqui. Me escrevam e digam o que acharam.

Um comentário:

Marcelo Durst disse...

GOSTO DO TIME NO 4-4-2 COM DIEGO DE MEIA JUNTO COM O CLEITON, MAS O IMPORTANTE FOI VENCER, VÁRIOS CONCORRENTES NOSSOS VÃO PERDER PONTOS NA ILHA DO RETIRO ...

VALEU PALESTRA ...


AGORA EH FOCAR, NAS PROXIMAS DECISÕES ...