quinta-feira, 6 de agosto de 2009

O BUSTO


Já comentei o fato de porque Marcos mereceria um busto nas alamedas do Parque Antártica. Para quem não conhece o clube. Não é apenas um estádio. Existe uma área social. Tem uma ampla área verde. O clube é bem arborizado. Para se ter um busto nessa área o jogador deve ter tido uma carreira excepcional, maravilhosa. Não basta apenas ser um bom jogador e ter história no clube. Se fosse assim, Leivinha, César Maluco, Djalma Santos entre outras centenas de craques teriam direito a um busto. Ou vamos dizer que Evair e Edmundo não jogaram muitíssimo bem no Palmeiras? O que dizer de César Sampaio? Existem algumas regras. Por isso o busto se torna tão especial. O jogador alem de ter feito historia no clube. Jamais poderia ter enfrentado o Palmeiras defendendo outro clube. Hoje são 3 bustos. Junqueira: Com 40 jogos pela seleção brasileira, o zagueiro atuou por 16 anos no Palmeiras (1931-45), o único clube de sua carreira. Na equipe, ganhou sete paulistas, um recorde no Alviverde. Waldemar Fiúme: Apelidado de “Pai da bola”, era considerado um jogador polivante: atuou como meia, volante e zagueiro. Defendeu por 17 anos (1941 a 58) o Palmeiras, seu único clube. Ademir da Guia: Filho do lendário zagueiro Domingos da Guia, o Divino é considerado por muitos o melhor jogador que já defendeu o Palmeiras. Segundo o site oficial do clube, o mais “talentoso” da história. Chegou ao Palestra em 1961 e permaneceu até 1977. Foi o líder da Academia Palmeirense, que brilhou nos anos 60 e 70. São grandes feitos. Nosso presidente Belluzzo quer mudar a clausula no estatuto que impede ter busto quem jogou contra. Por favor, senhores conselheiros. Não façam isso. Sei que a intenção do presidente é boa. Ele quer homenagear Oberdan Cattani ainda em vida. Apesar da enorme história que este goleiro tem. Ele defendeu a camisa do Juventus por duas vezes contra o nosso Palmeiras. Mudar esta “regrinha” seria vulgarizar algo tão importante como é ter um busto no Palestra.

EMPATE MAGRO DEMAIS

O Palmeiras jogou bem. Até melhor do que vínhamos jogando. Wendel parece que resolver acordar e as vezes, digo as vezes, tem lapsos e lembra que é o lateral direito. Em um destes lapsos cruzou a bola certinha para Cleiton Xavier abrir o placar. Quando o Palmeiras fez 1 x 0 poderia estar uns 3 já. Muitas chances perdidas. A bola parecia não entrar. Em uma falta boba no meio campo a defesa dormiu. Grêmio cobrou rápido. Encontrou Souza livre na ponta que achou Maxi Lopez ainda mais tranquilo dentro da área para marcar. 1 x 1. A partir daí o Palmeiras só foi ataque. Um massacre. 14 finalizações. 11 desarmes. Chegava a ter 10 jogadores do Grêmio no campo de defesa. Sentimos e muito a falta do Armero. Precisamos urgente de banco de reservas. Também de um lateral direito. Procura-se um atacante de habilidade. Chega só força de vontade. Como eu disse. O time está bom. O maior reforço que o Palmeiras pode ter foi manter seus jogadores. Só que com este elenco até podemos ser campeões, mas não será com tanta folga assim. Ainda somos lideres e até acabar esta rodada nos manteremos assim. O próximo confronto nosso é na quarta-feira dia 12. Muricy terá um bom tempo para treinar este time. No jogo de hoje deu para se notar muitas jogadas ensaiadas. Basta ensaiar mais.

MAIS PIZZA

A máfia do apito que era para ser julgada nessa ultima quinta-feira foi adiada novamente. O pedido partiu do desembargador Christiano Kuntz. Ele quer até terça-feira que vem para poder averiguar melhor o processo. De 2005 a 2009 não foi suficiente. Seus colegas Fernando Miranda e Francisco Menin, já pediram o arquivamento. Se na terça o desembargador pedir para retirar o processo de pauta, será o mesmo que arquiva-lo. Os dois desembargadores ainda entendem que no Brasil não há legislação que puna a manipulação de resultados. Se manipular resultados não é estelionato, macaco não come banana. Sete pessoas juntas para lesar outras também não deve ser formação de quadrilha. Uma vergonha. Mas já sabíamos o final do filme, antes mesmo dele ter começado.

CHOQUE REI

Já estou me preparando. Articulando para ir ao clássico paulista. Mais uma vez lotaremos o setor que nos será destinado. 9 mil ingressos será pouco. Panetone me aguarde.

Estão querendo adequar o calendário brasileiro ao europeu. Assunto longo. Tenho de tirar um dia para escrever sobre isso. Aproveitar que o Palmeiras terá esta semaninha de “folga” e escrevo no final de semana. Para os curiosos meu álbum continua a se encher de novas figurinhas. Continuo aceitando seus e-mails, msn, orkut ou até quando alguém que lê me encontra na rua e diz que gostou disso ou aquilo. Me mandem sugestões, palpites, pitacos e etc. O Blog é nosso.

Nenhum comentário: