quarta-feira, 5 de agosto de 2009

ISSO É BRASIL



Prometi escrever sobre o confronto Palmeiras x Grêmio. Vou escrever sim, mas bem pouco. Escreverei mais amanha que é o dia do jogo. Correndo sites e lendo por ai, eis que uma noticia me chamou atenção. Lembram do caso do arbitro réu confesso que manipulou resultados do campeonato brasileiro de 2005? Pois bem, o nome do arbitro para quem não se recorda é Edílson Pereira de Carvalho. Seu advogado se chama Sérgio Alvarenga, além de advogado é diretor-jurídico do Curintia. Era em 2005 e continua sendo. No ano de 2005 foi quando ocorreu a maracutaia. Sabe quem ganhou o campeonato aquele ano? O Curintia. Sabe quem foi o maior beneficiado nos jogos remarcados? O Curintia. Não é perseguição, mas não dá. É nos dar atestado de idiota. E isso nem é o pior. Mesmo sendo réu confesso o ex-arbitro segue livre graça a um habeas-corpus. O advogado sabendo do habeas-corpus e da complexidade do processo pediu para que fossem escutadas todas as fitas na qual a policia coletou conversas por telefone. Isso levaria mais alguns anos e ganharia tempo na liberdade de seu cliente. Mas calma que isso não é nada. O desembargador que irá julgar o caso é conhecido como garantista, como se diz na linguagem jurídica. Quer dizer, um homem que normalmente vota a favor do réu. Este senhor. Dr. Fernando Miranda é o mesmo que em 2008, rejeitou a caracterização de dois crimes de violência sexual como hediondos e abrandou a pena do condenado, em um dos casos. Na sua avaliação, “estupro sem morte não é crime hediondo”. Isso porque não foi a mãe dele que foi estuprada. Em outra audiência o desembargador considera que “um preso que dilapide o patrimônio público em tentativa de fuga não deve ser punido. Que é legítimo destruir cadeia em tentativa de fuga.”. Que país nós vivemos? Não sei o que é pior, quem comete os crimes ou quem os julga. É provável que Fernando Miranda jamais tenha ouvido qualquer fita do caso Edílson. Mesmo assim, interrompeu a ação contra Edílson Pereira de Carvalho em outubro de 2007 até que fosse julgado o habeas-corpus. Ou seja, a ação está parada faz quase um ano e hoje este cidadão com mais dois colegas votarão para o arquivamento do processo. O país do futebol teve sua história manchada e vão apenas arquivar o processo. Mesmo as coisas sendo assim no Brasil, eu não posso aceitar. Os Curintianos que me desculpem, o titulo que vocês ganharam em 1990 é válido e jamais irão ouvir contestações. Mas graças a pessoas como estas ligadas ao futebol ouvirão sempre que o titulo de 2005 foi uma farsa. Inter você é o campeão moral.

JOGO HISTÓRICO

Jamais esqueceremos esta partida. Em Porto Alegre o Palmeiras perde de 5 x 0 com 3 gols do Jardel. Acabou o jogo e todos diziam ser impossível reverter tal vantagem. A data era 03/08/95. O Palmeiras precisaria fazer 6 gols ou os mesmos 5 e ir para os pênaltis. Aos 19 minutos do primeiro tempo Jardel abre o placar. 1 x 0 Gremio em pleno Parque Antártica. Todos já diziam que agora não dava mais. Precisávamos fazer 7 gols. O Palmeiras poderia ter se entregado. Mas não. Aqui é Palmeiras. Aos 29 Cafú, aos 39 Amaral. Acaba o 1° tempo. Comentaristas davam como jogo encerrado. Palmeiras apenas administraria a vitória. Seria eliminado da Libertadores, porem não perderia em casa. Aos 13 Paulo Isidoro, aos 24 Mancuso e aos 39 Cafú novamente. Fomos eliminados sim. Mas ganhamos de 5x1. Não desistimos. A torcida aplaudiu de pé. Um jogo para ser lembrado e jamais esquecido.

A SÉRIE DE ABSURDOS CONTINUA

Eu e meu amigo Cláudio Sorin sempre conversamos sobre a ridícula idéia de trazer a Copa de 2014 para um país sem a mínima estrutura. Hoje não temos um estádio capaz de abrir um jogo de tamanha grandeza. Nem mesmo a reforma feita no Maracanã o credencia para tal jogo. O governo federal criou o PAC que na verdade se chama Programa de Ajuda a Copa de 2014. Veja, eu votei no Lula. Quatro vezes ainda. E sei que esta copa do mundo aqui servirá de trampolim eleitoral e para desviar milhões dos cofres públicos. Lula e o sr. Ricardo Teixeira, (presidente da CBF), haviam dito que para reformar os estádios e construir mais “elefantes brancos” não sairia R$ 1,00 do governo e somente dinheiro da iniciativa privada. Eu sou até favorável que o governo arrume estádios como Mineirão, Maracanã e Pacaembu já que são públicos. Mas hoje o presidente da CBF já mudou seu discurso dizendo que o governo terá de injetar bilhões dos cofres públicos nas reformas e construções. Eai Lula? Como ficamos?

Hoje me estendi um pouco mais. Tenho escrito com mais frequência também. Fruto das pessoas que me mandam mensagens no MSN e e-mails. Muito obrigado, dá sempre um gás a mais para escrever. Hoje de noite se a minha internet ajudar eu já coloco algo sobre o jogo de amanha.

Um comentário:

Larissa Costa disse...

Brasil é Brasil...e sempre existem imbecis que tiram proveito da situação...Falta mais pró atividade da população para não sermos mais vitimas dessas palhaçadas...

Indignada...

E realmente não temos estruturas para uma copa....