terça-feira, 4 de agosto de 2009

TEMOS DE COMEMORAR


Ontem o Marcos fez 36 anos. Quase 20 anos no Palmeiras como profissional. Em maio, teve seu contrato renovado por mais cinco anos, dois anos como goleiro e os outros três com possibilidade de assumir um cargo na comissão técnica. "Renovei meu contrato por dois anos. São 70 jogos por ano, dá para passar o Valdir de Moraes e o Velloso. Mas tenho que manter a qualidade, essa é a preocupação. Se não tivesse me machucado tanto, dava para passar o Leão". Em entrevista ontem, olhando para o futuro, voltou a pensar em ir à Copa do Mundo de 2010 com a seleção brasileira e revelou que pensa em ser preparador de goleiros. "O pessoal sempre perguntava e eu achava errado ficar falando não, porque parecia que eu estava desprezando a camisa da seleção. É claro que temos grandes goleiros e o Júlio César, que é titular, é um dos melhores do mundo. Não falei que eu voltaria, mas deixo o Dunga à disposição para, se quiser, me convocar. Falar não à seleção, jamais", disse o aniversariante. "Nem penso o que vai ser na hora em que parar de jogar, mas é claro que, um dia, vou ter que parar", admitiu o jogador, já vislumbrando a chance de seguir trabalhando. "Quero fazer alguma coisa de campo. Quero fazer um curso de treinador de goleiros e usar o que sei. De repente, até fazer uma faculdade de preparação física para ajudar na parte que eu sei". Uma coisa é certa. Marcos jamais vai trocar o trabalho dos gramados para ser dirigente. "Como dirigente eu não me daria bem, não", disse o goleiro. "Deus me livre, acordar todo dia 5 horas da manhã, dormir mais de meia-noite". Tendo como exemplo o Toninho Cecílio, ex-jogador e dirigente do Palmeiras.

VENDA DE JOGADORES


A famosa janela ainda continua assustando. Palmeiras tem muitos jogadores que interessam aos clubes que estão longe dos grandes centros. Os salários são astronômicos. Mas o jogador será esquecido. São campeonatos que ninguém acompanha e jogadores nascem aos montes no Brasil. Belluzzo foi enfático. "Nenhum jogador vai sair do Palmeiras este ano. Só por cima do meu cadáver". Não confio tanto assim. O que sei é que o pensamento do jogador brasileiro mudou. Já viram muitos colegas de profissão bater e voltar. Segundo o Blog do Juca Kfouri hoje o presidente da Traffic e o Belluzzo anunciarão o aumento salarial do Pierre de 70 mil mensais para 120 mil e com isso mostrar que ninguém sairá do Palmeiras até dezembro de 2009. Não sou contra ao reconhecimento de trabalho e nem aumento salarial, desde que o empregado esteja regido pela CLT. No caso de Pierre, como muitos jogadores, eles possuem um contrato. As vezes de anos com um salário fixo. Se o cara assina um contrato de 5 anos sabendo que irá ganhar 70 mil mensais, não acho certo ele pedir aumento de salário se estiver jogando bem. Se ele estivesse jogando mal ele pediria redução?

RESGATE AO PASSADO


Eu havia prometido que quando não tivesse muita coisa para escrever falar de antigos ídolos. Resgatar a história do Palmeiras. Tive o prazer de conhecer dois ídolos como César Maluco e Leivinha. O primeiro faz até parte do meu Palmeiras de todos os tempos. Um dia eu coloco até as fotos aqui. Tive este prazer de conhecer ex-jogadores ao lado de amigos que alem de assistir jogos comigo, acompanham meu blog como é o caso do Fabrício Bim. Mas não é para falar de jogadores antigos que comecei a escrever aqui. A homenagem hoje é para o Marcos e eu quis apenas colocar umas curiosidades que já ocorreu no Parque Antártica. Hoje a sua lotação é de 27.650 lugares, mas em 18 de agosto de 1976 o Palestra recebeu 40.283 pessoas. A partida foi valida pelo campeonato paulista daquele ano, sendo a sua final e o Palmeiras se sagrando campeão. Outra curiosidade foi o recorde de partidas sem perder em casa, 68 jogos no período de 1986 a 1990.

Amanha escrevo uma resenha da partida contra o Grêmio e quem sabe resgato também alguns confrontos históricos. Continuo aceitando sugestões.

Nenhum comentário: