No Brasil quem manda é a tv. Em várias áreas a TV determina. Ela exerce um poder, um fascínio. E quanto maior é a sua abrangência, quanto maior é sua força. Mais poder lhe é concedido. Faz tempo que os clubes são reféns das cotas televisivas para poder montar times. Existem clubes que já pegam cotas antecipadas. De 2010, 2011... É apenas empurrar o problema para o próximo presidente. Não olham para o clube e sim para a sua gestão. Hoje a Rede Globo domina o futebol. Ela determina que jogo vá transmitir e que horário. Detêm todos os jogos. Pay-Per-View. Jogo as 21h40 só é bom para quem está vendo pela TV. O jogo acaba meia-noite o cara desliga a TV e dorme. E o torcedor no estádio? Se for visitante tem de esperar uma hora para sair. Mais o metro, ou ônibus, ou mesmo o transito. Vai chegar em casa 3 horas da manha. Tendo de ir trabalhar no outro dia cedinho. Para a Globo é importante passar os jogos do time do povão. Muitos deles não têm dinheiro para ir ao estádio com freqüência. TV aberta, qualquer lugar pega. Jogo do Flamengo e Curintia na TV é certeza de IBOPE. O calendário universal, que alguns chamam de europeu, não irá sair. O diretor da Globo já disse que pode até mudar, mas não seria bom para empresa. O Palmeiras teve seu jogo contra o Atlético-MG alterado de data. Era jogo do líder contra o vice. Certeza de IBOPE. E deu. No domingo teve Flamengo e Curintia. Nada melhor que uma quarta ter um jogo do líder. Assim alem de monopolizar todos os jogos, a empresa pode monopolizar os índices do IBOPE também. Só que não olharam para o lado do clube. Jogamos quarta-feira, uma partida exaustiva. Correria. Voltamos na quinta. Descansamos sexta. Jogamos sábado. E quando treinamos? O Palmeiras também tem culpa nisso. Todos os clubes têm. São dependentes das cotas televisivas. O correto seria olhar para o clube e a TV que se ajuste. Assim funciona a Copa do Mundo. O sinal televisivo é nosso. É dada uma concessão para a TV trabalhar. Teria de servir o povo. Se um canal de TV não irá transmitir o jogo de um determinado clube, outros canais deveriam poder transmitir. Mas, estamos no Brasil.
PENALTIS SÃO IMPORTANTES SIM
Um pênalti pode determinar uma partida. Já foi dito que pênalti é tão importante que o presidente do clube deveria bater. Frase clichê do futebol, entre outras: Futebol é uma caixinha de surpresa, Clássico não tem favorito, Pênalti é loteria. E não é. Se for assim o Marcos é sortudo demais. Quantas vezes já ganhou na loteria? Pênalti é treino. Envolve o psicológico. O jogador do Botafogo foi punido porque perdeu um. Descontaram do salário. Fiquei chocado. Fui atrás de informações e descobri o porquê. Ele simplesmente desobedeceu ao técnico que mandou outro jogador bater. Bateu e perdeu. Ato de indisciplina tem de ser punido mesmo. E você confia no cobrador de seu time?
NO PALMEIRAS
Anda um corre-corre danado. A diretoria busca um atacante. Robert já chegou. Daniel Lovinho foi trazido da base. Ortigoza deverá ter seu contrato renovado. Eu acredito que seja mais um oba-oba do que trazer atacante de fato mesmo. Já se falou em tantos nomes. A bola da vez é o Vagner Traíra Love. O time está encaixadinho. Estou ficando com medo do Figueroa. O cara deve ser muito ruim. Se até agora não conseguiu uma vaga no time titular que tem Wendel. Imaginem. Nem tudo é noticia ruim. Sábado devemos ter a volta de Edmilson, Armero e Obina. Um empate garante nosso título de campeão do 1° turno. Uma vitória sábado é obrigação.
DA SÉRIE PERGUNTAS QUE NÃO SE CALAM
Onde o Curintia arruma tanto dinheiro? Se a máfia russa e o Dualib tinham deixado o clube com mais de 100 milhões em dívidas, se até a Fazendinha é do Luizão. Como eles ainda querem trazer Lucas, Riquelme e etc? Em 2005 eu lembro de ter ouvido até que trariam o Beckham. A campanha de 2009 é inferior a campanha de 2007 no qual rebaixou o Curintia. Será que o André Desmanchez quer colocar o clube na série B para comemorar o centenário com título?
E A PERGUNTA AINDA NÃO CALOU
Quem vai pagar a farra da Copa do Mundo de 2014?
E NÃO CALA
Fui indagado de porque o Marcos não está na Seleção Brasileira. Primeiro que aquilo ali não é seleção. É o catado do Dunga. Está bem longe de ser algo que todos os brasileiros gostariam. Segundo que estamos no Brasil. Diferente de outros paises que mantêm seus goleiros por anos. Lehman, Van Der Sar, Oliver Kahn e etc. Não temos a tradição de respeitar nossos ídolos. Se eu fosse técnico da seleção, dois jogadores já teriam a sua vaga cativa. Marcos e Ronaldo. Por tudo que já fizeram, leva-los em um grupo de 24 jogadores é no mínimo obrigação. E hoje o Marcos tem plenas condições de brigar por uma vaga de titular.
Por hoje é só. Amanha escrevo uma resenha de como eu acredito que será o jogo. Sugestões? Continuem mandando. Simone Elias, porque me abandonou? Você me lia há mais de ano. Sinto falta de seus comentários e de seu rosto ali como seguidora.
Um comentário:
a televisão é um dos maiores problemas do mundo por que ela manipula a grande massa popular, pessoas mais humildes que infelizmente acreditam em td ali.....
Bjus
Postar um comentário